Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei uma fita de LED de 5m + o recetor pro controle e na loja tava tudo ok. Quando fui instalar no quarto da minha prima, encaixei o receptor na fita e deu um clarãozinho e um "bzz" sonoro. Desde então apénas o Azul funciona.

Enfim, é possível um led queimar somente cores específicas do RGB? Isso tem jeito de arrumar? Porque aparentemente o Red e Green foram pro saco rs.
Fotos da fita e controlador abaixo
image.thumb.png.5d3b8d0a8a491b4c4bb22bb06c2fb658.png

image.png.6c6ebbbc23944d23c88c7931c0fb155b.png
image.thumb.png.aee58fd92d009775c7e84a917aaed34f.png

Postado

Dá para testar se o problema é na fita ou no controlador e dá até para tentar consertar, mas se estiver no prazo de garantia, dá para exigir a troca. É exatamente para isso, defeito não provocado pelo comprador, que tem a garantia, já incluída no preço.

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 Eu trocaria, mas adquiri em outro estado. Comprei numa loja fisica no RJ e acho que nem compensa a dor de cabeça. Vou procurar algum lugar que mexa com isso pra ver se recupero. De qualquer forma comprei uma outra fita e se arrumar essa vejo o que faço.

Muito obrigado a todos

Postado

A ponta da fita de LED tá estranha. Tá escura como se tivesse sido sobre aquecida, 3 fios soldados que vão pro outro lado (talvez porque a fita esteja interrompida em algum ponto), restos de solda onde deveria dar contato...  E do jeito que está dá a impressão que entraria no conector tanto do jeito certo como ao contrário com obvias consequências "nefastas". Pelo jeito quem fez o serviço não tinha o par do conector que deveria ser soldado na fita e deu um jeito de usar a própria fita como conexão... oinc, oinc, oinc!!!

image.thumb.png.374c2c3be33c2d445512466542352316.png

• Curtir 1
Postado

Não tinha visto os conectores. Pelo visto, essa fita é a RGB tradicional.

image.png.dac9fb7a082bcb010d063f511f4633fe.png

você pode testar a controladora c/ multimetro, ou pegar uma fonte manual p/ testar a fita fio a fio, respeitando o terra (fio positivo na cor que você quer ligar e fio negativo ou terra no gnd)

• Curtir 1
Postado

@Andreas Karl pois é, na loja que comprei isso ai a moça que cortou a fita e ajeitou la parecia saber tanto de eletrônica quanto a mim.

@Thiago Miotto Vou pegar o multimetro hj de tarde pra testar, mas mais a titulo de curiosidade. Desisti de tentar qualquer tipo de conserto.

Postado

Me passou algo na cabeça agora. Estranho a cor dos fios do conector.
Ele tem alguma descrição? Se sim, joga no google p/ ver?

Existe muitos padrões de conexões diferentes. Talvez o problema foi misturar tipos diferentes (a fita é do modelo padrão pelo visto)

Postado
2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

fio positivo na cor que você quer ligar e fio negativo ou terra no gnd)

Pior que, contrariando a lógica, parece que o fio comum é o positivo e não o GND. Eu assisti um monte de pedaços de vídeos e em apenas um o autor falava isso. Eu achei estranho e agora achei este desenho que diz V+ (negro):image.png.978f4d1ad55ebe234ed97339b88529bf.png

Não sei se existem 2 padrões... De qualquer forma a tensão reversa dos LEDs costuma ser 5 volts e como nas fitas costumam ser 3 LEDs em série, ligando invertido vai dar 4 volts por LED, não deve queimar, só não acendem. É tentativa e erro. Como a saída azul do controlador está funcionando, medindo o contato do fio amarelo e o do azul o multímetro vai dar a resposta. 

image.thumb.png.4358f5c765146e9dac1aa537c71521bb.png

PS. 

Provavelmente o comum é o positivo porque mosfets canal N são muuuito mais comuns que os canal P.  E os canal N funcionam bem entre o negativo e a carga:

image.thumb.png.94dce4fc266ef117c7bf59fbc42e7d08.png

Postado

acontece também com LEDs RGBs isolados... segundo alguns datasheets as cores diferentes (em um memo LED), por exemplo funcionam com tensões um pouco diferentes... tenho vários LEDs onde determinada cor queimou, e as outras ainda funcionam... o negócio é reciclar e usar o LED em algum projeto que não exija a cor queimada.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...