Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Eu estou querendo fazer o seguinte projeto, eu tenho duas caixas de som, daquelas de mini system, e o comprei um amplificador na Aliexpress para poder ligar eles no PC.

Eu quero fazer o seguinte, o amplificador/Dispositivo de Som vai na tomada, e eu quero colocar algo que ligue a tomada/energia quando o pc estiver ligado, algo como um interruptor. No pouco que pesquisei eu vi falar bastante sobre relés, mas todos os videos que achei, eram sobre Arduino, e não quero usar.

Eu quero saber se existe algum tipo de relé, que com um usb de 5v ligado ele libere a energia para o Dispositivo de Som, para que ele ligue, e quando o PC desligar e cortar e energia do USB o Som desligue.

Eu fiz um desenho (bem porco) de como eu imaginei, não entendo de eletrônica mas com o que pesquisei imagino que seja possível.

SOM-COM-PC.thumb.jpg.1b9214295ad9728ecce3927b5c4e5ec9.jpg

Não sei se seria melhor fazer um extensão para ligar o relé(se for o caso) ou fazer no cabo do aparelho, ou se teria de ser dentro da tomada. Quem puder me ajudar eu agradeço.

• Membro VIP
Postado

Seu desenho está semi certo. Basta-lhe um relé 5V

rele-5v-10a-1.jpg

E claro, saber onde soldar os fios. Existe módulo pronto também (clique). Uma mini adaptação é necessária. Mas isso...

28 minutos atrás, Gax2K disse:

não entendo de eletrônica

..dificulta 1 pouco... mas só 1 pouco...

• Membro VIP
Postado

Este dispositivo não funciona em 12v com uma fonte externa para conversão DC/AC? Se sim, você poderia instalar este amplificador dentro do PC utilizando um molex da fonte, economizando tempo, trabalho e dinheiro.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Phoenyx disse:

Este dispositivo não funciona em 12v com uma fonte externa para conversão DC/AC? Se sim, você poderia instalar este amplificador dentro do PC utilizando um molex da fonte, economizando tempo, trabalho e dinheiro.

Pois é, ganhei um par de caixas acústicas amplificadas do meu cunhado e fiz exatamente isso, embora a alimentação original era de 18V, está funcionando muito bem nos 12V da fonte do computador. 

Coloquei um plug P2 na traseira do PC e liguei no conector De HD que estava sobrando. 

3 horas atrás, Gax2K disse:

No pouco que pesquisei eu vi falar bastante sobre relés, mas todos os videos que achei, eram sobre Arduino, e não quero usar.

Os relés que dizem ser pra arduíno é somente um marketing pra facilitar a venda. 

Pode sim comprar eles e usar pra outra coisa, facilita muito quem não tem prática com eletrônica, pois já vem com bornes de parafuso evitando o uso de solda. 

Basta puxar os fios corretos para seu PC e para a tomada do seu aparelho. 

Nas caixas do meu outro PC eu fiz um sistema desses, desliga o monitor também. 

Porém fiz um sistema bem mais sofisticado. 

Postado

Boa noite gente.

7 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Qual amplificado você comprou no Alie?

Foi este das imagens abaixo. (ainda não recebi)

Douk-audio-drive-pro-hifi-2-0-canais-mini-classe-d-tpa3116-amplificador-digital-de-udio.jpg_Q90.jpg_.thumb.png.2f32083c417471fa4bdccf963deae7ec.pngScreenshot_6.png.f7c0591773837fbf18c2c1eba98cd217.png

7 horas atrás, .if disse:

Existe módulo pronto também (clique). Uma mini adaptação é necessária.

Acredito que minha duvida agora é apenas se com o USB será possível usar o relé, pois um dos videos que eu vi, apareceu esse mesmo relé e dizia que um dos três pinos é o comando(para ligar e desligar), fazendo a ligação certa ele funcionará apenas com a energia da porta USB?

@Renato.88 @Phoenyx @.if Obrigado gente, eu estava com uma duvida e agora estou com duas soluções👍👍👍👍

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, Gax2K disse:

fazendo a ligação certa ele funcionará apenas com a energia da porta USB?

Se o módulo for do tipo 5V funciona, tem que prestar atenção pois existe de 12V também, este só funciona se ligar nos fios usados para HDs e DVDs internos. 

Mas no seu caso, a outra opção que sugerimos é mais interessante. 

Com um cabo P4 da para puxar alimentação 12V diretamente da sua fonte. Se tiver dúvidas, nós podemos te orientar. Sai mais fácil e barato que adaptar o relé. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Gax2K disse:

fazendo a ligação certa ele funcionará apenas com a energia da porta USB?

Sim amigo. Geralmente basta aplicar os 5V (ou no gnd se for pnp) no sinal de controle: dar uma soldinha na entrada.

Mas de fato permito-me concordar com os amigos acima, ok?

7 horas atrás, Renato.88 disse:

puxar alimentação 12V diretamente da sua fonte

... me parece ser uma boa pedida. A coisa que deve observar é a potência (consumo) adicional que pode ser exigido da a sua fonte. No seu caso pode ser até 200W. Sua fonte deve suportar este adicional. Ou se não, basta-lhe não tuxar o volume no máximo, ok?

• Curtir 1
Postado
43 minutos atrás, .if disse:
7 horas atrás, Renato.88 disse:

puxar alimentação 12V diretamente da sua fonte

... me parece ser uma boa pedida. A coisa que deve observar é a potência (consumo) adicional que pode ser exigido da a sua fonte. No seu caso pode ser até 200W. Sua fonte deve suportar este adicional. Ou se não, basta-lhe não tuxar o volume no máximo, ok?

Bem observado. @.if. Dei uma olhada no datasheet do CI amplificador. Ele tem dois Tpa3116d2 e são  classe "D" e "em ponte". Aliás esses CIs amplificadores classe D da Texas Instruments me parecem muito bons. Com dois canais e cada um com 1 caixa  de 8 ohms  (com 4 ohms vai dobrar tanto a potência como o consumo) vai dar uns  9 watts RMS por canal.

Quero dizer RMS calculado, não o "chutado" que substituiu o malfadado PMPO nos aparelhos de consumo e consta na ficha técnica coisas como potência: 50 watts RMS e depois consumo: 15 watts kkkk.

Como é classe "D" a eficiência é boa, acredito que mantendo o volume abaixo do ponto de distorção o consumo deve ficar lá pelos 2 amperes. 12 volts costuma ser a saída de maior corrente das fontes, tem tudo para dar conta. Mas se ela começar a desarmar a saida vai ser mesmo uma fonte só pra ele.

18 watts RMS já é um volume muito bom e até doi um pouco o ouvido ficar na frente das caixas. Aliás merece umas caixas  de boa qualidade. Claro que o amplificador tem potencial pra muito mais. Se a ideia é fazer uma festa e usar os  proclamados 200 watts vai precisar de 4 caixas de 8 ohms ou 2 de 4 ohms e uma fonte de 24 volts pra uns 10 amperes $$$ ái ái. kkk

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
19 horas atrás, Gax2K disse:

Boa noite gente.

Foi este das imagens abaixo. (ainda não recebi)

Douk-audio-drive-pro-hifi-2-0-canais-mini-classe-d-tpa3116-amplificador-digital-de-udio.jpg_Q90.jpg_.thumb.png.2f32083c417471fa4bdccf963deae7ec.pngScreenshot_6.png.f7c0591773837fbf18c2c1eba98cd217.png

Acredito que minha duvida agora é apenas se com o USB será possível usar o relé, pois um dos videos que eu vi, apareceu esse mesmo relé e dizia que um dos três pinos é o comando(para ligar e desligar), fazendo a ligação certa ele funcionará apenas com a energia da porta USB?

@Renato.88 @Phoenyx @.if Obrigado gente, eu estava com uma duvida e agora estou com duas soluções👍👍👍👍

Bom dia

Cara pega um molex esses que usa pra ligar HD Sata, corta a parte que vai no HD e conecte um fio no amarelo e preto, depois liga no relê e o rele coloque uma tomada macho e outra ponta do fio ligue na fonte de 24 volts por 5A  e ligue a fonte no amplificador.

É claro o molex vai conectado na fonte do PC, assim que o PC ligar vai ser ligado o relê e o amplificador.

image.thumb.png.6546c7575b1aa3792c421a24c35230c6.png

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Uma outra observação que talvez o autor já saiba mas vai quê né... O (-) da saída de som não, nunca, jamais é o mesmo o [-] da fonte ok? O par de fios vai sozinho pra caixa de som sem contato com nada nem ninguém.

E de fato pra dar 200W a fonte deve ser 24V. Como a lei de ohm não permite mais que V²/R, com 12 vai dar... 🙃

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, .if disse:

Uma outra observação que talvez o autor já saiba mas vai quê né... O (-) da saída de som não, nunca, jamais é o mesmo o [-] da fonte ok? O par de fios vai sozinho pra caixa de som sem contato com nada nem ninguém.

E de fato pra dar 200W a fonte deve ser 24V. Como a lei de ohm não permite mais que V²/R, com 12 vai dar... 🙃

Bem lembrando a potencia máximo do amplificador só é alcançada com a tensão mais alta e corrente também 5 amperes no mínimo, em casa eu montei uma caixa 2.1 para por no PC com dois Tpa3116d2 e uso um fonte chaveada do tipo colmeia de 24 volts / 5 amperes e ajustei para mandar 25 volts.

Esse TDA ele aguenta um pouco a mais de 24 volts.

Estou montando um outro projeto com esse TDA e estou usando bateria para alimentar ele.

Esse TDA é excelente, nem parece que é um amplificador classe D.

Postado

image.png

Esse arranjo é bem bacana: não só não "gasta" uma USB do PC como evitar tomar corrente que, nessas USBs é bem restrita. Além disso, usa o ramal de 12v que sai da fonte do PC (o cabo amarelo).

Duas coisas: nesse caso o relé também precisa ser de 12v. Mas se quiser usar o ramal de 5v para casar com algum relé que seja também de 5v, aí é só pegar do cabo vermelho.

Bem... e seja como for, 12v ou 5v, não dá para esquecer do diodo em anti-paralelo com a bobina do relé, hein?

Olha como colocar esse imprescindível diodo:

ffa49982ef7432199c9d30f9ed167b1763e1bb8b

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...