Ir ao conteúdo

Como funciona esse pisca led com 1,5v?

Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, montei um circuito que encontrei pela Internet (Youtube) afora e está funcionando. Olha lá:

O esquema do circuito é esse aqui:

18qCfMG.jpg

Eu gostaria de aumentar o tempo entre um piscada e outra mas, na verdade, ainda nem entendi como e porque funciona.

Já substituí os 3 capacitores por valores diferentes mas o ciclo se mantém.

Poderiam me ajudar a entender isso aí ou indicar como faz para aumentar o tempo entre as piscadas?

Obrigado.

• Amei 1
  • Solução
Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Poderiam me ajudar a entender isso aí ou indicar como fazer para aumentar o tempo entre as piscadas?

Altere o resistor de 100k. Para o dobro do tempo, 200k. Para metade, 47k.

Alterando o resistor de 1k há uma discreta variação do intervalo, é necessário aumentar 10x o valor para se obter 2x o intervalo mas o brilho da piscada cai junto.. Diminuindo o valor aumenta o pico de corrente sobre o led e uma pequena diminuição do intervalo. Aumentando diminui o pico de corrente sobre o led (intensidade da piscada) e um discreto aumento do intervalo. Altere-o apenas para controlar a intensidade da piscada. Se muito forte pode queimar o led. 

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado
20 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Mas como explicar o funcionamento do circuito? Por que 1,5V são suficientes?

Estou fazendo o IRPF.

Mais tarde vou dar uma olhada no circuito para poder entender e (caso eu entenda) mostrar como funciona, ok?

MOR_AL

• Curtir 2
Postado

Bom. Se eu entendi bem, então vamos lá.

1 - Liga a fonte de 1,5v. Os capacitores estão descarregados.

10uF é curto imediato, então o divisor 100k e 56 ohms, criam uma tensão na base do 548 INFERIOR a sua condução.

2 - O capacitor de 10uF começa a carregar e a tensão de base do 548 aumenta.

3 - A tensão de base do 548 inicia a condução, fazendo com que o 558 também conduza bem, devido ao capacitor de 10nF e produz um pulso positivo no resistor de 56 ohms.

4 - Esse pulso atravessa o capacitor de 10uF e aumenta a condução do transistor 548. Neste ponto SUPONHO que ambos os transistores podem ir à saturação. Não sei se o 558 chega a saturar devido ao valor BAIXO do resistor de 56 ohms.

5 - Com o capacitor de 10nf quase carregado, a corrente de base de 558 diminui, reduzindo a tensão no resistor de 56 ohms.

6 - Essa redução de tensão chega a base do 548, que reduz sua condução. O capacitor de 10uF deve estar agora com uma tensão negativa. Talvez o capacitor de 10uF esteja com os "lides" invertidos. Isso só pode ser observado com uma simulação, ou com uma montagem.

7 - O resistor de 100k começa a carregar o capacitor de 10uF. O lado do resistor está com zero e o lado da base do 548 vai de negativo a positivo, iniciando a condução.

8 - O ciclo se repete.

Quanto ao capacitor de 820uF e o led. 

Quando houver o pulso positivo no resistor de 56 ohms, ele é transferido para o led, somado à tensão da alimentação. Acho que 1,5V ainda deve ser insuficiente para acender o led, mas com o pulso positivo no resistor de 56 ohms, o led pode acender.

O tempo de aceso vai depender do resistor de 100k e do capacitor de 10uF, assim como o capacitor de 10nF e o resistor de 1k.

É claro que os períodos vão depender também dos transistores, já que eles vão funcionar tanto na região ativa como saturados.

Maiores detalhes, só mesmo montando e verificando.

MOR_AL.

• Curtir 2
  • Amei 2
Postado

Funciona, mas os valores dos componentes são críticos.

Segue a simulação com as curvas.

Os dois diodos 1N4148 em série, simulam a tensão no LED.

1533387691_Circuito1v5V.jpg.1dc67cf37580e78a82efefc390e2d683.jpg

Clipboard01.jpg.73f3c57a90e19a15562d8b7c57a10b83.jpg

MOR_AL

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

Dá pra ver que em um curto espaço de tempo, a carga de C3 se soma com a da pilha e chega até a passar de 2V.

É isso que faz o led acender, pois até mesmo o led vermelho que é o mais sensível precisa de 1,8V pra acender. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Se é para simular, um zener de 1.8V é o adequado. O diodo começa a conduzir a partir de +- 0.5V. Com 2 em série começa a dar condução a 1V. O led a 1,5V só dá corrente de fuga. No início, capacitores descarregados e transistores cortados, R4 carrega C3, a tensão em VC2 é zero ou quase. Ao mesmo tempo R1 carrega C2 e deste RC tem-se a definição do intervalo de tempo. Quando Vb1 consegue excitar Q1 a mágica inicia com realimentação positiva pois basta uma faísca de excitação em Q1 para disparar o processo, tal qual uma espoleta na pólvora. Quando Q1 começa a excitar Q2 a tensão Vc2 começa a subir. Ao subir através de C2 aumenta a excitação sobre Q1, realimentando o circuito positivamente e levando ambos os transistores para a saturação onde até o minusculo C1 colabora para essa centelha inicial. Como consequência C3 age como dobrador de tensão sobre o led, este passa a conduzir enquanto houver carga em C3. Com a descarga de C2 através do emissor de Q1 a realimentação positiva é cortada e começa tudo de novo.  O mais incrível e crítico é a influência de C1 sobre o comportamento do piscador. Se removido o tempo de piscada aumenta significativamente mas a corrente instantânea cai, fica limitada pela polarização de R2 x hfe de Q2. Se aumentado a corrente da piscada sobe de forma assustadora. 

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

Esse circuito foi feito em cima desse circuito oscilador, chamado de: Oscilador com transistores complementares.

images?q=tbn:ANd9GcSHJzqu1Setjo0a2d6ITBR

Vai muito bem na faixa de áudio e era muito comum vir nos projetos das revistas dos anos 80. Se torna crítico ao baixar a frequência dele para unidades de Hz ou menos (como nisso de fazer o led piscar).

No caso do Ladrão de Joule apresentado fica pior ainda, pois além de trabalhar lento, tem que fazer o "truque" de carregar o capacitor num momento, pra em seguida fazer acender o led acender com a carga dele e com a da pilha junto.

Acabei me lembrando que outro usuário do fórum levantou a questão sobre um outro circuito e este mesmo tema foi discutido com outros exemplos, achei legal linkar aqui.

Pois naquela ocasião fiz o led acender e piscar com uma pilha só usando outro tipo de oscilador, menos crítico pra funcionar.

Só que talvez não tão econômico:

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

O vídeo de onde tirei para montar aquele lá em cima tem no tópico que você nos trouxe, @Renato.88🙂

É aquele do cara que montou diversos circuito e que fica naquela piscação multicolorida que o cara chamou de "sinfonia de LEDs", rs...

A propósito, para quem quer fazer um LED piscar com 1,5v esse tópico que você nos trouxe está "muy rico".

• Obrigado 2
  • 7 meses depois...
Postado

Uma curiosidade: para esse circuito aqui

18qCfMG.jpg

alterada a R de 100k para 470k, a bateria AAA "faleceu" ontem, 4/12. Durou, portanto, 8 meses piscando uma vez a cada 4s, aproximadamente. A bateria apresentava 800 mV quando não mais piscava o LED, bem próximo dos 700mV de queda no transistor, né?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Me fez lembrar de uma lanterninha de 1 pilha só que tive há muitos anos. Havia nela um stepup pros leds 3V. Funcionava até a última gota da pilha ~0.5V .. desapareceu na escuridão.. tinha valor sentimental...😪

Dei uma googlada e achei algo do gênero...

300mA-s-ncrono-De-Alta-Efici-ncia-PFM-st

https://pt.aliexpress.com/item/32799493884.html

Mas a que eu tinha era um (01) transistor apenas.. preguiça de procurar esquema semelhante (clique)

Pro caso de bateria (recarregável) não é interessante deixar ela cair tanto...

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

apresentava 800 mV

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...