Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa bluetooth desligando antes do fim da bateria descarregar


maycon2
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Olá, estou com um projeto de fazer um fone bluetooth (não do zero) mas utilizando placas já feitas (vou descrever tudo o que usei de eletrônico nesse sistema no fim do post) existem duas baterias de 1650mAH em paralelo para poder duplicar os mAH mas os 4.2v são mantidos, ela alimentou a placa bluetooth por aproximadamente 10 horas (as baterias não estavam 100% carregadas) por fim a placa de som desligou mas ate o exato momento o indicador de bateria mostra que ainda há 25% de carga, não entendi o porque de não conseguir ligar o circuito.

peço ajuda de quem entender.

desde já agradeço.

tenha um bom dia!

 

Placas:

de som: bluetooth mp3 5.0 (HW-770B),

de carga: carregador de bateria de lítio (TP4056) 1a,

painel de bateria: indicador de carga de bateria p/ bms 1s a 8s.

 

Baterias:

2x de 1650Mah

obs.: baterias de baixo custo.

 

Botões:

1x interruptor tic tac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BCP alterou o título para Placa bluetooth desligando antes do fim da bateria descarregar
  • Membro VIP

Noutro tópico, num contexto de pilhas AAA, com um intervalo de tensão mais delicado, uma qualidade de energia mais exigente, foi me explicado que o bluetooth faz picos de corrente. Então, se a saúde de suas células de bateria não estiver boa (ou ao menos de uma delas, ou seja, do conjunto), não haverá tensão para segurar a potência durante os picos de demanda.

 

Resumindo: teste a saúde de suas células.

 

Quando ruins, elas podem carregar-se e "funcionar", mas não sustentam. Quando estão muito ruins, isso fica perceptível logo que o carregamento é encerrado, quando elas estão supostamente de carga completa: a tensão em circuito aberto se mostra alta mas cai com uma demanda qualquer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, maycon2 disse:

indicador de carga de bateria p/ bms 1s a 8s.

Além do que o amigo @alexandre.mbm explicou, há a questão de como tal indicador lê a saúde da bateria. Um simplista apenas mede sua tensão. Um menos simplista além dela, mede a corrente que ela consegue fornecer naquele momento. Já um completo mede ambos, te dá estimativa de tempo e etc. Um método que usa usar é aplicar uma carga conhecida por frações de segundo e usar tal informação pra medir a R interna.. quanto menos carga, maior R =

9 horas atrás, maycon2 disse:

baterias de baixo custo.

🙃

49 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

pílulas AAA

Vermelha ou azul? Uma delas te leva à realidade... A azul te fornece alternativa... 🤪

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, .if disse:

há a questão de como tal indicador lê a saúde da bateria. Um simplista apenas mede sua tensão.

 

Eu somente chamaria "indicador de saúde" a uma carga eletrônica testadora. Como opções há os carregadores¹ inteligentes para packs de LiPo, e há projetos² no YouTube.

 

1 – no hobby dos modelismos

2 – de "carga eletrônica" para consumir uma bateria monitorando tensão, corrente e tempo

 

12 minutos atrás, .if disse:

[a pílula] azul te fornece alternativa... 🤪

 

A propósito, existe célula Li-On 3,7 volts com as dimensões de uma pilha AAA, e o fabricante usou a cor azul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos indicadores de bateria dessas de 3,7v (que ficam cheias até a boca com 4,2v) indica 25% quando a bateria pode fornecer, no máximo, 3,3v.

 

A "régua" mais comum é:

100% - 3,9v ou mais

75% - entre 3,9v e 3,7v

50% - entre 3,7v e 3,5v

25% - abaixo de 3,5v e até 3,3v.

 

Abaixo desses 3,3v geralmente há um led indicando que a recarga deve ser feita urgentemente.

 

Agora sobre o TP4056...

Se o gerenciador de carregamento TP4056 for do tipo protegido, ele corta a bateria lá pelos 2,7v~2,9v.

A proteção visa proteger a bateria contra ser descarregada demais...

 

Esse aqui é do tipo sem proteção

4dedea5707.jpg

 

E esse aqui é protegido

TP4056-03.png

 

 

 

E tem a questão do pico, também: se a tensão da bateria cair abaixo daqueles 2,9v por um intervalo de tempo muito curto (já li que é algo como 100ms mas acho que é menos), mesmo que no momento seguinte ela volte a, digamos, 3,2v~3,3v, o tipo protegido corta a bateria e só a libera de novo caso o TP4056 receba 5v na entrada. Pode até colocar uma bateria com 4,2v full cheia até a boca no lugar da que ficou descarregada que o TP4056 não libera. Só libera depois que for reconectado ao carregador.

 

A rigor, na maioria dos casos a histerese dessas plaquinha é assim: corta a bateria com aprox. 2,9v e só a libera depois de conectada à fonte.

 

Tem um truque mas não é muito "saudável" nem à bateria nem ao mosfet do TP4056 (8205A, aquele chip logo abaixo do chip DW01A), mas que pode ser usado numa emergência: caso a bateria ainda tenha carga para tensão acima da tensão de corte, em vez de ter que reconectar o TP4056 à fonte carregadora, basta curto-circuitar entre o (OUT-) e o (B-) por um segundinho, um toque com a ponta da chave de fenda, por exemplo. Mas reforço: bom mesmo é, se o TP4056 cortar a bateria, conecte-o ao carregador para que ele volte a funcionar.

 

Uma curiosidade: tome um TP4056 novinho em folha, que nunca foi usado, e um bateria totalmente cheia e nas mesmas condições, conecte a bateria ao B+ e ao B-, conecte a carga (sua placa de BT, por exemplo) e... nada vai acontecer antes de você conectar o TP4056 ao carregador...

 

Para entender, olha o esquema do circuito de um TP4056 protegido

b7f6dd5e279c4575e765780531945ce81dc31f08

 

Ou se quiser se aprofundar, uns datasheets aqui (clique).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

A "régua" mais comum é:

 

100% - 3,9v ou mais

75% - entre 3,9v e 3,7v

50% - entre 3,7v e 3,5v

25% - abaixo de 3,5v e até 3,3v.

 

Eu não estava recebendo a palavra "indicador" com este significado. Agora está claro: um indicador com quatro estágios, por exemplo sendo indicados mediante quatro LEDs, como um "VU meter".

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

se a tensão da bateria cair abaixo daqueles 2,9v por um intervalo de tempo muito curto (já li que é algo como 100ms mas acho que é menos), mesmo que no momento seguinte ela volte a, digamos, 3,2v~3,3v, o tipo protegido corta a bateria e só a libera de novo caso o TP4056 receba 5v na entrada

 

Ele teria os 5V constantemente caso o sistema estivesse online em carregador de celular, e a bateria implementando ali como uma espécie de nobreak.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

um indicador com quatro estágios

4S-lithium-battery-power-display-indicat

Mas varia. Por exemplo:

hqdefault.jpg

 

15 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Ele teria os 5V constantemente caso o sistema estivesse online em carregador de celular, e a bateria implementando ali como uma espécie de nobreak.

Quase isso. Na verdade com algo entre 5v e 8v na entrada do TP4056 - desde que do tipo protegido - tem sempre 4,2v na saída, com bateria ou sem. Acima de 8v segundo o DS estraga o TP4056...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/11/2023 às 19:16, alexandre.mbm disse:

O pessoal gosta muito dessa linguagem dos quatro LEDs para monitorar bateria automotiva, ou de parafusadeira.

 

é difícil saber com precisão quanta carga uma bateria ainda tem...

 

Acho que é como celular, Alê: uma vez que ele se auto-desligue por falta de carga na bateria, só liga de novo depois de conectado ao carregador.

 

Agora, depois que o celular se auto-desligou, se você tirar a bateria, esperar um pouco e medir sua tensão, vai ver que ela não está no zero e sim com um nível de tensão que permitiria até que o celular funcionasse...

 

É curioso que baterias em repouso e sem serem carregadas se auto-recuperem, né? Sabe aquele negócio de exaurir a bateria de um carro que não quer pegar, deixar quieto por um tempo e, quando você bate a partida de novo, o motor de arranque roda novamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

 

É curioso que baterias em repouso e sem serem carregadas se auto-recuperem, né? Sabe aquele negócio de exaurir a bateria de um carro que não quer pegar, deixar quieto por um tempo e, quando você bate a partida de novo, o motor de arranque roda novamente?

 

Onde você viu isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Onde você viu isso?

Coisas práticas da vida.... 

A pilha, bateria ou o quer que seja quando em repouso os elétrons voltam um pouquinho ao polo negativo por conta própria. 

Isso do carro é corriqueiro pra quem já o deixou parado por muito tempo. 

 

Também já ocorreu no celular, carreguei aos 100%, usei um pouco e deixei parado com os aplicativos fechados. Ao pegar de volta a carga da bateria tinha voltado aos 100% sendo que usei e o repousei 97.

Só que quando volta a usar, rapidamente cai pra 97 outra vez. 

 

Em outra situação, guardei pra não vazar umas pilhas usadas que estavam marcando 1,3V. Quando fui usá-las de volta a carga estava em 1,45V. 

 

Esse fenômeno só ocorre quando as pilhas outro baterias são novas. 

Pois quando estão velhas, a química vai se transformando tornando cada vez mais difícil a volta dos elétrons ao polo negativo. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

off - *semi on...

Me fez lembrar...de novo... Era uma vez "alguém" quase que meio que passando mal. A ideota imediata era medir a pressão. Mas a lei de murphy atuou naquele momento: as pilhas fracas do medidor não davam conta de acionar a bombinha. E, novamente murphy, não haviam pilhas novas. Mas ele não contava com minha astúcia. Coloquei as pilhas no congelador por alguns minutos. Recoloquei no aparelhinho e voilà! ... murphy se retorceu no túmulo... de tanto rir de minha pressão alta... . A auto-explicação foi simples: Não é que a pilha se "recarregou"... à baixa temperatura a *resistência interna das pilhas caiu e conseguiu partir o compressorzinho.

 

Mas de nada adiantou... continuei passando mal do mesmo jeito... nem sei se morri ou não... 🤪

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Onde você viu isso?

 

Dá para experimentar. Tome uma pilha qualquer - pode ser até bateria de lítio... qualquer uma -, conecte um voltímetro e veja a tensão. Aí, sem tirar o voltímetro, conecte um resistor entre o + e o - da bateria e fique olhando o ponteiro do voltímetro. Com o tempo a tensão vai caindo... Quando a tensão atingir uma marca exata qualquer, tire a resistência e verá que o ponteiro do voltímetro, em vez de permanecer na marca, começará a subir sozinho.

 

Cuidado: se o resistor for de valor baixo demais, ele esquenta, hein? Olha o dedo... Mas se for alto demais, demora para a tensão da bateria cair.

 

Já percebi que se a resistência for baixa (por exemplo um pequeno e fino fio de cobre, e a bateria for dessas de 1,5v) o fio fica em brasa na hora, o ponteiro cai rapidinho mas também, tirado o fio, a tensão volta a subir rapidinho. E quase que chega na tensão original.

 

Por outro lado, se a resistência for grande - para 1,5v, por exemplo, uma R = 100k - a tensão cai bem lentamente, o resistor aquece bem pouquinho e, ao ser retirado, a tensão também demora mais a subir e não sobe muito, não chega nem perto da tensão inicial.

 

4 horas atrás, .if disse:

Mas de nada adiantou... continuei passando mal do mesmo jeito... nem sei se morri ou não... 🤪

Para nossa alegria, não, ainda não foi daquele vez. E Deus queira que ainda tenha muita alegria!

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok.. continuando na saga de tentar trazer ideotas originais que me foram iluminadas ao longo da carreira pra alimentar a IA do futuro...

Ao observar o circuito de uma pilha...

FIS_09B.jpg

... a alimentar um relógio de ponteiro, deduzi que este tem um pico de consumo a cada segundo de milésimos de segundo.  Se a R interna aumenta, não consegue mais acionar o motorzinho brushless do relógio.  Pois bem, coloquei um capacitor mental em paralelo com a pilha. Com o efeito mencionado pelos colegas (restauração automática de tensão) teorizei que mesmo pilha cansada pode recarregar meu capacitor por 0.99 segundos e descarregá-lo 0.01 segundos: o tempo do tic do ponteiro. Com isso minha pilha mental dura mais.

Em 29/11/2023 às 09:45, rmlazzari58 disse:

Sabe aquele negócio de exaurir a bateria de um carro que não quer pegar, deixar quieto por um tempo e, quando você bate a partida de novo, o motor de arranque roda novamente?

Sobre isso e na mesma linha, teorizei um supersupercapacitor em paralelo com a bateria. A energia residual carrega-o lentamente e minutos depois ele forneceria alguns segundos pra partida. Algo como um auxiliar de partida: um simples supercapacitor

 

Em tempo (e de novo) ... pilhas atuais duram de 1/4 a 1/10 das antigas. Me lembro de meu relógio de parede funcionar 3 anos com a mesma pilha... hoje 3 meses... sério!! Ou é falsificada ou reduziram a qualidade pra cortar custos e maximizar lucros. Sinto muito mas vou falar qual: Pilha pequena Panasonic...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2023 às 13:48, .if disse:

Sobre isso e na mesma linha, teorizei um supersupercapacitor em paralelo com a bateria. A energia residual carrega-o lentamente e minutos depois ele forneceria alguns segundos pra partida. Algo como um auxiliar de partida: um simples supercapacitor

Isso existe pra vender, serve como um sistema de emergência.

Em 30/11/2023 às 13:48, .if disse:

Em tempo (e de novo) ... pilhas atuais duram de 1/4 a 1/10 das antigas. Me lembro de meu relógio de parede funcionar 3 anos com a mesma pilha... hoje 3 meses... sério!! Ou é falsificada ou reduziram a qualidade pra cortar custos e maximizar lucros. Sinto muito mas vou falar qual: Pilha pequena Panasonic...

Os relógios de hoje consomem mais.

Mas sim, as pilhas de hoje também devem ter cortes de custo como tudo que vendem por aí.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maycon2

Me refiro a um aparelho que vendem em meio as "muambas" chinesas.

Serve pra dar partida num carro que arriou a bateria, você consegue carregar o aparelho com a carga que sobrou da bateria e tentar dar a partida.

Em casos de se esquecer o farol ligado apenas e a bateria for nova pode resolver.

Nesse vídeo tem a demonstração deste aparelho:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
16 minutos atrás, maycon2 disse:

@Renato.88 Ah, bom! mas você saberia fazer um testador de baterias de litio?

Nunca fiz. Mas se eu der uma pesquisada acho que consigo. 

É um tipo de circuito que não vale a pena fazer, mesmo eu tendo a maioria dos componentes necessários. 

Talvez somente aqueles com leds mostrado no inicio do tópico possa ser viável. Só que esses não são precisos. 

 

Hoje esse tipo de aparelho se encontra fácil e barato (do ponto de vista de fazer um). 

 

Mas eu não entendi bem o que procura... 

 

A sua pergunta inicial foi sobre o aparelho se desligar com 25% de bateria, isso foi explicado...

De maneira resumida, é que a tensão nas baterias caem bastante quando estão em uso, os circuitos de proteção mais simples se baseiam pela tensão, se cair muito o aparelho desliga. 

Depois de um tempo desligado, a bateria se estabiliza e a tensão sobe, mas não significa que tem muita carga, ao ligar o aparelho a tensão cairá novamente. Porém essa carga é suficiente para o monitor de tensão marcar que a bateria tem uma quantidade razoável de energia. 

 

Acho que não precisa disso de ficar medindo baterias, a não ser que seja pra outra coisa. 

10 horas no projeto que montou usando 2 baterias baratas não carregadas totalmente, está excelente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uns testadores de baterias 18650, de lítio, que funcionam bem. Por exemplo:

 

S17edacec934046c6b1bf30022cc74cdcl.jpg_6

E há uns carregadores que também mostram a "saúde" das baterias. Por exemplo

S01f4c9777e124b5783cf054257d60c02k.jpg_6

No segundo é um pouco mais difícil saber dessa "saúde", tem que interpretar o gráfico de carregamento: baterias "saudáveis" estabilizam a tensão mais rápido que as já muito usadas, usam mais tempo acrescentando apenas corrente. Já as mais usadas, demoram mais para a tensão de carregamento ficar estável.

 

Dá para encontrar esses dois equipamentos buscando por "18650 battery tester" na Internet.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!