Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

cálculo para achar valores de resistores


Posts recomendados

Olá! Eu quero que se tiver algum cálculo de resistores para limitar a corrente elétrica pra qualquer valor que eu queira, por gentileza, alguém me dica como é feito este cálculo, sou leigo. Não sei se fiz a pergunta correta, mas como que faço pra se eu quiser lá fazer algo com a quantidade de corrente que eu queira, como faço?  Só precisa dos resistores ou outro componente eletrônico??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Tensão = resistência x corrente

Potencia = tensão x corrente

Se a intenção é limitar a corrente entre 2 pontos verifique a tensão entre os 2 pontos, defina a corrente e aplique a primeira fórmula, simples assim.

Obrigado. Outra dúvida, o senhor sabe por que a resistência de chuveiro é tão baixa? Eu pensei que quanto maior fosse a resistência, maior seria o calor que ele dissiparia.. tô vendo que resistência de chuveiro aqui está abaixo de 20omhs.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

Obrigado. Outra dúvida, o senhor sabe por que a resistência de chuveiro é tão baixa? Eu pensei que quanto maior fosse a resistência, maior seria o calor que ele dissiparia.. tô vendo que resistência de chuveiro aqui está abaixo de 20omhs.. 

Resistência é um componente que se opõem à passagem de corrente, ou seja, enquanto maior o valor, mais efetivo ele é na sua função de se opor à passagem de corrente. Lembre-se da formula:

 

I = V/R

 

I = Corrente

V = Tensão

R = Resistência

 

Considerando que você tem uma tensão fixa, digamos, 220V, enquanto mais você aumentar o valor de R, menor será o valor de I.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Indo pelo intuitivo... Quanto mais baixa a resistência, mas ela "esquenta". Imagine um pequeno e fino fio de cobre, conecte suas ponta a uma bateria de 9v. Na hora ele esquenta, fica vermelho e até se funde. Agora nessa mesma bateria conecte as pontas um fio enorme, compridíssimo, tipo 10, 20 metros e esse fio ficará, quando muito, morno, morninho...

1 minuto atrás, rmlazzari58 disse:

Indo pelo intuitivo... Quanto mais baixa a resistência, mas ela "esquenta". Imagine um pequeno e fino fio de cobre, conecte suas ponta a uma bateria de 9v. Na hora ele esquenta, fica vermelho e até se funde. Agora nessa mesma bateria conecte as pontas um fio do mesmo calibre só que enorme, compridíssimo, tipo 10, 20, 30 metros e esse fio ficará, quando muito, morno, morninho...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aquecimento significa potência. Mais potencia, mais quente certo? Sendo a tensão constante p.ex. 220V, a matemática do P=V²/R explica direitinho...

prod_lei-ohm1.jpg

menor o R -> maior a P...

Matemática eu não ensino porquê não sei 😜

 

32 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

Eu pensei que quanto maior fosse a resistência, maior seria o calor que ele dissiparia.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Resistência é um componente que se opõem à passagem de corrente, ou seja, enquanto maior o valor, mais efetivo ele é na sua função de se opor à passagem de corrente. Lembre-se da formula:

 

I = V/R

 

I = Corrente

V = Tensão

R = Resistência

 

Considerando que você tem uma tensão fixa, digamos, 220V, enquanto mais você aumentar o valor de R, menor será o valor de I.

é impressão minha ou existe 2 cálculos para se achar a corrente(i)?
i = v/r e i = p/v ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um esclarecimento sobre a resistência do chuveiro :

 

Inicialmente ela é mais baixa do que quando ela está trabalhando aquecida.

 

Fazendo uma conta simples, podendo cometer erros crassos mas para efeitos de didática vale :

 

Um chuveiro de 220V que tenha a potencia de 5.600 watts tem uma resistência de :

 

P = VxV/R   então R = 220 X 220 /5600 = 8,6 OHMS .....  esse é o valor que ela terá já aquecida.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, aphawk disse:

Um esclarecimento sobre a resistência do chuveiro :

 

Inicialmente ela é mais baixa do que quando ela está trabalhando aquecida.

 

Fazendo uma conta simples, podendo cometer erros crassos mas para efeitos de didática vale :

 

Um chuveiro de 220V que tenha a potencia de 5.600 watts tem uma resistência de :

 

P = VxV/R   então R = 220 X 220 /5600 = 8,6 OHMS .....  esse é o valor que ela terá já aquecida.

 

Paulo

 

 

eu não entendo como um resistir pequenininho pode ter muito mais resistência do que a resistência do chuveiro que é aquela mola grande. Tipo, um resistior pequeno pode ter 1000Omhs e uma resistência de chuveiro só 8,6 omhs?? Será que é por conta do material usado na fabricação? Não entendo direito, tentando entender..

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Tensão = resistência x corrente

Potencia = tensão x corrente

Se a intenção é limitar a corrente entre 2 pontos verifique a tensão entre os 2 pontos, defina a corrente e aplique a primeira fórmula, simples assim.

Se tenho um resistor de 1000 Omhs e uma tolerância de  +/-5%, saberia me informar qual o cálculo que a gente faz com esse 5% pra mais ou pra menos? O chatGPT me disse, mas quero algum humano me diga se ele souber o cálculo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

eu não entendo como um resistir pequenininho pode ter muito mais resistência do que a resistência do chuveiro que é aquela mola grande. Tipo, um resistior pequeno pode ter 1000Omhs e uma resistência de chuveiro só 8,6 omhs?? Será que é por conta do material usado na fabricação? Não entendo direito, tentando entender..

Você está comparando uma resistência feita para suportar 5600W com um resistor que suporta no máximo 0,25W, o tamanho físico do resistor reflete mais à potência suportada do que a sua resistência ohmica. Por exemplo, todos abaixo são resistores de 150k, mas cada um na sua faixa máxima de potência.

 

maxresdefault.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

eu não entendo como um resistir pequenininho pode ter muito mais resistência do que a resistência do chuveiro que é aquela mola grande. Tipo, um resistior pequeno pode ter 1000Omhs e uma resistência de chuveiro só 8,6 omhs?? Será que é por conta do material usado na fabricação?

Sim, o material também influencia. 

Os resistores que tem resistência menor, consequentemente vai circular mais corrente por ele, dado a matemática já apresentada. 

Por isso, são feitos de metal. É essa liga aí de níquel-cromo, que tem no do chuveiro. 

Para ficar fácil dissipar o calor, esse material ocupa mais espaço.  

Os resistores de valor maior, em sua maioria não precisam dissipar muito calor por isso são menores. 

Costumam ser feitos de carbono misturado com outros materiais, a composição dos materiais define a resistência de cada um. 

1 hora atrás, Álvaro Dínamo disse:

Se tenho um resistor de 1000 Omhs e uma tolerância de  +/-5%, saberia me informar qual o cálculo que a gente faz com esse 5% pra mais ou pra menos?

É matemática simples de porcentagem mesmo. 

Multiplicação por cinco e divisão por 100.

Num valor desse se faz de cabeça rápido... 

Varia entre 950 e 1050.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, aphawk disse:

sobre a resistência do chuveiro :

 

Inicialmente ela é mais baixa do que quando ela está trabalhando aquecida.

Me fez lembrar de uma liga de cobre níquel que tinha um baita rolão aqui. Semi caro, desapareceu há alguns anos.. Mas o que importa é que usava o fio como shunt pra medir corrente quase bem muito alta. O detalhe curioso dele é que ele frio ou quando avermelhava pela alta corrente, mantinha o valor de resistência "inalterado" (pro propósito proposto)

 

https://www.kanthal.com/pt-br/knowledge-hub/heating-material-knowledge/resistance-alloys-for-lower-temperature-applications/copper-nickel-alloys/

"No campo do resistor, sua alta resistência e coeficiente de resistência de temperatura insignificante são os principais atrativos."

 

Ao amigo autor, olha que fofo...

Ct.png.7e9e37e02ff7003b6924992b5908bc98.png

de onde veio...

De novo.. quero minha comissão!!😁

Ah e G.T. viajou na maionese.. até parece que vou ficar procurando o simbolo de ohm Ω pra colocar nas minhas postagens mesmo né! Vou de R mesmo pow! 😁

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!