Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Apenas 1SSID usando 3 roteadores é possível?


Posts recomendados

Amigos, gostaria de dar uma melhorada na Wi-Fi aqui de casa, e uma dessas melhorias seria não precisar ter 3 SSID, eu gostaria que aparecesse 1 SSID (na verdade seriam 2 né? 2.4 e 5Ghz) e conectando em apenas 1 SSID o dispositivo se conectasse no roteador que estivesse mais próximo ou com melhor sinal, inclusive se o dispositivo se afastar de um roteador e se aproximar de outro.

Isso seria possível? Ou teria que comprar 3 roteadores da mesma marca? Outro detalhe, eu não quero que eles se enxerguem sem fio, prefiro conectar um roteador no outro via cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ramonxp Não sou muito perito em redes,  mas sei que é possível sim...   no caso acredito que você poderia colocar o mesmo nome SSID  e senha em todos os roteadores... eaí a medida que você vai um para outro.. você conecta manualmente uma primeira vez.. uma vez que conectou em cada um.. quando transitar depois a rede vai "buscar" o sinal que conectar...  

 

Mas também acredito que dá para por exemplo ter 1 roteador,  o resto seja um repetidor... só não sei dizer se é possível conectar o roteador com repetidor via cabo... teria que pesquisar melhor isso.

 

Aqui na minha casa, eu tenho  1 modem-roteador da operadora  e um roteador que joga o sinal para o segundo andar,  e um terceiro roteador na casa do meu irmão nos fundos.. que pega o sinal do roteador daqui do segundo andar..   ambos todos conectados via cabo... só que no meu caso.. ambos tem nomes SSID e senhas diferentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ramonxp disse:

e conectando em apenas 1 SSID o dispositivo se conectasse no roteador que estivesse mais próximo ou com melhor sinal, inclusive se o dispositivo se afastar de um roteador e se aproximar de outro

 

wifi não funciona assim. E nem poderia. Seria preciso ficar monitorando continuamente todo e qualquer aparelho ligado no wifi e o sinal relativo dele em relação a cada antena, e ter uma margem, e também ter um buffer pra poder armazenar dados durante a transferência da conexão de um ponto para o outro. 

 

Tudo isso para atender um ou outro dispositivo que fosse levado de um ponto a outro com uma conexão ativa, tipo uma videoconferência. 

 

Dá para imaginar o custo disso em termos de processamento e algoritmos...

 

Mas de todo modo é isso o que essas redes mesh fazem: usam aparelhos de menor alcance e menor potência, chamados POD pelo marketing. E monitoram todo o tráfego de todos os aparelhos na rede para ver se algum está se movendo, e se preparam para uma eventual transição, através de um canal de controle chamado de ethernet backhaul e muita matemática e algoritmos. 

 

E para alguns aparelhos desses é possível fazer o que quer, interligar os POD via cabo para ter maior eficiência. Claro, o tráfego é maior, todo esse tráfego do canal de controle é para acompanhar isso. E esses aparelhos tem menor alcance então deve precisar de mais deles. E são, claro, bem caros.

 

Mas faz exatamente o que quer. No BR por exemplo acho que os DECO M5 da marca TP-Link tem essa funcionalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@arfneto  Tem varios métodos para fazer o que ele quer.... configurar em modo repetidor.... modo bridge...   modo AP......  enfim..

 

 Basicamente ele vai conectar o cabo na porta LAN de um na porta LAN do outro....  e então configurar os roteadores para o mesmo range de ip..   E também, dá para "unificar"  as redes tendo uma só enorme..

 

Aqui tem uma pequena explicação de como configurar o modo de AP

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DiF disse:

Tem varios métodos para fazer o que ele quer.... configurar em modo repetidor.... modo bridge...   modo AP......  enfim..

 

 Basicamente ele vai conectar o cabo na porta LAN de um na porta LAN do outro....  e então configurar os roteadores para o mesmo range de ip..   E também, dá para "unificar"  as redes tendo uma só enorme..

 

Aqui tem uma pequena explicação de como configurar o modo de AP

 

Não é bem como está no vídeo de que falou. A ideia do vídeo acho que é simplificar demais as coisas, que nem são como o autor diz. Mas pode ser útil, apesar dos error de portugues e de inglês e de conceitos.

 

O que o autor quer é mesmo uma rede mesh com ethernet backhaul via cabo. Está claro no texto. Na verdade a proposta dessas redes mesh é exatamente essa: oferecer transitividade transparente, for a price, em uma projeção de uma rede sem fio através da rede mesh.

 

modo repetidor não é o caso: vai apenas repetir o sinal. Não vai oferecer transitividade porque não faria sentido. E não vai mudar de ponto de acesso conforme o dispositivo se move. Não há o que mudar nem há reconexão porque os sinais são apenas repetidos.

 

modo bridge eu não entendo o que possa ser. Você pode estar falando de um roteador cuja documentação recriou o termo. Um roteador em modo bridge não é um roteador. Sem surpresas, é uma ponte. Só isso. Ele não vai rotear nada, e sequer vai ativar as antenas. Só vai servir de ponte entre duas redes.

 

Sobre como ligar eu escrevi dezenas de vezes sobre isso aqui, mas parei de repetir.

 

Sobre usar como AP vai depender de que aparelho está usando, porque muitos em modo AP desativam as portas ethernet e demais funções, ativando apenas --- sem surpresas --- o rádio.

 

Não sei o que seria unificar as redes numa rede "enorme".  TCP/IP é estruturado e roteável. DHCP opera em segmentos. OS roteadores comuns hoje em dia nem são exatamente roteadores, estão mais para adaptadores LAN/WAN. E se vai ligar LAN/LAN não vão rotear nada. Estarão no mesmo segmento de rede ethernet.

 

 

 

 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@arfneto  Você complica demais as coisas e vê muito o lado conceitual e profundo.   Não precisa complicar.  O que ele quer é justamente uma coisa que é fácil de fazer.

Há repleto de tutoriais pelo google de como "unificar" a rede com a expansão do sinal. Nem sempre é a melhor escolha. 

Não necessariamente precisa fazer exatamente como ele quer com mesmo nome e senha....... o que ele quer basicamente é uma expansão de sinal que abrange a casa toda.

 

E digo mais,  a solução mais prática pra isso é só repetir o sinal... usar um repetidor... ele vai conectar em uma rede  SSID chamada por exemplo de "sala"..  usando um roteador configurado como repetidor.. vai repetir o sinal para outro roteador  que vai ter o mesmo nome "sala",  porque justamente só tá repetindo o sinal do anterior... e dai por diante..  é funciona?   SIM. É recomendado? depende.  

Já configurei uma rede de repetidores de um vizinho, onde ele tinha o modem na sala,  que envia o sinal via cabo para um repetidor,  e esse repetidor, envia o sinal para outro repetidor....   que pegou todos os comodos da casa.. em uma unica rede.  o lado ruim:   quanto mais longe da fonte,  o sinal tem perdas...  é notório?  não exatamente.... só se fosse uma pessoa que jogasse online em modo competitivo poderia sentir uma diferença... ver um youtube, netflix.. não sentiria perdas do sinal.

 

A ideia do Vídeo é só uma explicação do que pode ser feito como uma alternativa caso ele não consiga fazer o que quer.

 

O melhor a se fazer, que EU acho, é conectar os 3 roteadores entre si, com  SSID diferentes. e então deixar automaticamente buscar o sinal do mais próximo... funciona extamente como quando você está em casa. conectado no seu wifi.. daí você vai na casa do vizinho e conecta manualmente no wifi dele...  então quando voltar para sua casa, seu celular vai conectar na sua rede automaticamente.. e quando voltar na casa do vizinho, ele vai conectar automaticamente na rede dele.   

 Eu já uso isso em casa.  meu computador está ligado diretamente no modem via cabo, e meu celular conecta no roteador wifi, que por sinal está conectado por cabo no modem agindo como um roteador apenas.   e ambos usam frequencias diferentes..   no segundo andar é 2.4Ghz,  no modem é 5.0Ghz...  quando eu subo  meu celular conecta na rede daqui de cima.. quando eu desco, meu celular conecta na rede da sala, se eu quiser eu posso manualmente alterar as redes,, porém quando estou na sala, o sinal do segundo andar é naturalmente menor.

 

EU dei exemplos de solução que não é bem o que ele quer.  MAS é melhor do que tentar o jeito que ele quer. 

Usar o modo repetidor, como eu mencionei  VAI resolver o problema dele. de ter uma expansão de sinal, porém  há perdas de sinal,  é ruim?  É.   Funciona? sim.  Justamente porque  vai repetir o sinal do ponto principal, e replicar em outro lugar, é a mesma rede. não vai ter nada transitório. Porém, como disse,  é péssimo por causa da perda.

 

O modo Bridge é a configuração que desativa o recurso NAT no modem, permitindo que um roteador funcione como um servidor DHCP, sem um conflito de endereço IP. O modo Bridge permite conectar dois roteadores sem o risco de problemas de desempenho.  É a alternativa que corrige o problema do repetidor de perda de sinal. 

O modo bridge funciona como um roteador ao contrário. em vez de obter o sinal via cabo e distribuir pelo ar, o bridge usa antena para se conectar ao Wi-Fi e entregar o sinal via cabo ethernet para outros aparelhos, estendendo a conexão.  é uma das soluções para uma expansão de sinal, é o que ele quer?  NÃO,  mas é funcional?  SIM.

 

A principal diferença entre bridge e repetidor:

 

A instalação de repetidores ao longo de um cabo, permite que os sinais percorram distências maiores. Bridges (pontes) - É um dispositivo que transfere dados entre vários segmentos de rede que usam o mesmo protocolo de comunicação. Ela envia um sinal de cada vez.

 

Muitas das vezes, não se usa o modo bridge, a não ser que tenha problemas com  NAT duplo.  Eu comentei só por comentar, as possiveis soluções para ele ter em mente. 

 

Se ele quer expandir o sinal sem percas  é interessante ele investir em um TP-Link TL-WR941HP.  Conhecido como "atravessador de paredes", ele permite que o sinal ultrapasse obstáculos e alcança até 900 m² e nem vai precisar "ter uma rede unificada com 3 roteadores" . É um produto  relativamente  "caro"  na faixa dos 300/400 reais... mas resolve muita coisa e é bastante eficiente no sinal. Se ele comprar dois desses se quiser... é só ligar ambos na porta LAN  e criar duas redes na mesma faxia de IP, e colocar o mesmo nome e senha.  simples.

 

O Modo AP, é mais conhecido com o ponto de acesso,  Os roteadores AiMesh no modo AP se conectam a um roteador sem fio através de um cabo Ethernet para estender o sinal sem fio a outros clientes da rede.   é uma das possiveis soluções para ele...    eu mesmo já usei este método, embora eu tive que trocar o firmware do meu roteador para o DD-WRT  onde é possível configurar o modo AP, e fazer ele conectar ao modem.  e então no pc/celular/notebook conectar no roteador no AP.

 

 

Para finalizar,  o que ele quer, é "unificar"  os SSIDs  para não ter mais 3 diferentes, e só ter 1.   o jeito simples é  configurar o modo AP nos outros roteadores e usar o survey  para "linkar"  com o modem/roteador principal

 

 

 

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com 3 rotadores "comuns" não é possível.

 

Porque eles não possuem um protocolo de roaming.

Esse protocolo permite que os pontos de acesso de forma centralizada identifiquem que você está conectado e qual o melhor sinal das antenas que a rede possui, quando você sai da melhor cobertura de um e vai para o outro, ele automaticamente faz a troca de ponto de acesso. (De forma semelhante ao que ocorre com a rede celular, quando o carro está em movimento é comum ter uma troca de base/antena e uma pequena interrupção no sinal)

 

Conforme citado, geralmente são utilizados equipamentos com menor potência e mais distribuídos. Um bom exemplo deste uso são as implementações bem feitas em shoppings, utilizando ferramentas é possível ver que em determinada área tem mais de um ponto com o mesmo SSID, mas que fornecem força de sinal diferentes. Essa segmentação também permite que mais clientes sejam conectados simultaneamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode utilizar a abordagem sugerida, desde que os roteadores estejam conectados um ao outro através das portas LAN, utilizando o mesmo método de autenticação e a mesma PSK.

Mas, ao contrário do imaginado, um dispositivo associado não fará a transição para o roteador mais próximo ou com o melhor sinal. Ele ficará conectado a um roteador até que perca o sinal e somente então reconectará naquele que estiver com o sinal mais forte.

Teoricamente você também poderia utilizar o mesmo SSID para os rádios de 2,4 GHz e 5 GHz, mas em aparelhos domésticos os resultados não são satisfatórios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

9 horas atrás, DiF disse:

Não necessariamente precisa fazer exatamente como ele quer com mesmo nome e senha....... o que ele quer basicamente é uma expansão de sinal que abrange a casa toda

 

19 horas atrás, ramonxp disse:

uma dessas melhorias seria não precisar ter 3 SSID, eu gostaria que aparecesse 1 SSID (na verdade seriam 2 né? 2.4 e 5Ghz) e conectando em apenas 1 SSID o dispositivo se conectasse no roteador que estivesse mais próximo ou com melhor sinal, inclusive se o dispositivo se afastar de um roteador e se aproximar de outro.

 

Pois é. 1 SSID, uma senha. É assim que começa o tópico.

 

Usando repetidores não há essa figura de reconexão. Os mesmos pacotes são repetidos  por todos os ... repetidores.

 

9 horas atrás, DiF disse:

Você complica demais as coisas e vê muito o lado conceitual e profundo.   Não precisa complicar. 

 

12 horas atrás, arfneto disse:

Não é bem como está no vídeo de que falou. A ideia do vídeo acho que é simplificar demais as coisas, que nem são como o autor diz. Mas pode ser útil, apesar dos error de portugues e de inglês e de conceitos.

 

Eu vejo esses tutoriais e receitas que seguem caminhos supostamente mais simples, omitindo conceitos, criando novos significados para certos termos, e cheios de erros de toda sorte, tudo para tentar simplificar as coisas e reforçar uma opinião que o autor quer arrastar.  Mas tudo na internet segue protocolos públicos e bem definidos, e talvez não devessem ser distorcidos pelo princípio de simplificar.

 

9 horas atrás, DiF disse:

Muitas das vezes, não se usa o modo bridge, a não ser que tenha problemas com  NAT duplo

 

Em modo bridge não há roteamento nem NAT. apenas se deixa de usar essas funções e o aparelho funcione meio que como um conversor de mídia, o modem. Entra um cabo coaxial sai uma conexão ethernet. Desativa todo o resto. Entra um cabo de fibra otica, sai uma conexão ethernet, desativa todo o resto. No caso da VIVO e desses settop boxes desativa a TV e o telefone e o roteador.

 

19 horas atrás, ramonxp disse:

Outro detalhe, eu não quero que eles se enxerguem sem fio, prefiro conectar um roteador no outro via cabo.

 

Em resumo o que o usuário procura é  a definição da rede mesh com o canal de controle trafegando via cabo ethernet e não rádio (wifi também é ethernet). O marketing batizou isso como redes MESH com o ethernet backhaul via cabo, usando vários POD para permitir uma cobertura uniforme e transição transparente.

 

Isso é a implementação do que @ramonxp quer usar, de General questions about Ethernet Backhaul feature on your Deco:

 

image.png.58e9bc854de51613edb962473c664479.png

 

 

Aqui tem uma discussão sobre isso usando aparelhos da D-Link COVR

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde senhores

 

A forma como está no vídeo que o @DiF falou está correto, e é a forma mais simples e funcional, que vai funcionar com qualquer roteador até os modelos mais simples e antigo.

O primeiro roteador mantenha o DHCP ligado, por exemplo seu IP for 192.168.0.1 o segundo equipamento será IP 192.168.0.2 com DHCP desligado e depois é só ligar porta LAN com LAN.

Se os roteadores secundário se tiver função access point melhor ainda, assim você desativa algumas funcionalidade deixando a internet mais estável.

Uso dessa forma o WIFI do meu serviço e funciona perfeito.

E sobre usar o mesmo SSID para todos roteadores eu não acho uma boa, porque está com um dispositivo conectado por exemplo um celular, você está ao lado do primeiro roteador e qualidade do sinal está 100%.

Assim que você se afasta do primeiro roteador, por exemplo uns 30 metros e você está próximo segundo roteador, a qualidade do sinal vai cair para uns 40% porque você ainda está conectado no primeiro roteador.

Para você pegar o sinal forte do segundo roteador você é obrigado a desconectar do WIFI e conectar novamente para se conectar no segundo roteador.

router.JPG

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Edvaldo J. Frederico

3 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Para você pegar o sinal forte do segundo roteador você é obrigado a desconectar do WIFI e conectar novamente para se conectar no segundo roteador.

Entra no caso que eu mencionei anteriormente,  onde precisa conectar manualmente no segundo roteador.  Eaí quando ele volta pro primeiro,  o celular tenta conectar no segundo e não consegue, como primeiro ta mais forte ele conecta direto nele.. porque já estava conectado antes.... é como funciona aqui na minha casa.    Se eu vou na sala conecta no modem,  se eu vou no meu quarto pega o sinal do roteador de cima, porque amos já estavam conectados 🙂 

 

E hj aconteceu a mesma coisa quando fui no banco.   Em casa, fico conectado no meu roteador...  quando entrei no banco, automaticamente pegou o sinal da farmácia do lado, porque anteriormente eu já tinha conectado uma vez. .. mas claro, sempre vai precisar pelo menos conectar manualmente uma primeira vez. 👍

 

Obrigado pela sua explicação, é bem objetiva e prática.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, DiF disse:

@Edvaldo J. Frederico

Entra no caso que eu mencionei anteriormente,  onde precisa conectar manualmente no segundo roteador.  Eaí quando ele volta pro primeiro,  o celular tenta conectar no segundo e não consegue, como primeiro ta mais forte ele conecta direto nele.. porque já estava conectado antes.... é como funciona aqui na minha casa.    Se eu vou na sala conecta no modem,  se eu vou no meu quarto pega o sinal do roteador de cima, porque amos já estavam conectados 🙂 

 

E hj aconteceu a mesma coisa quando fui no banco.   Em casa, fico conectado no meu roteador...  quando entrei no banco, automaticamente pegou o sinal da farmácia do lado, porque anteriormente eu já tinha conectado uma vez. .. mas claro, sempre vai precisar pelo menos conectar manualmente uma primeira vez. 👍

 

Obrigado pela sua explicação, é bem objetiva e prática.

O Wi-Fi deveria funcionar da mesma maneira do sinal 4g e 5g de celular.

Ele se conecta a várias antenas para aumentar o desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

O primeiro roteador mantenha o DHCP ligado, por exemplo seu IP for 192.168.0.1 o segundo equipamento será IP 192.168.0.2 com DHCP desligado e depois é só ligar porta LAN com LAN.

 

Esse cenário nada tem a ver com isso. E em geral é melhor deixar DHCP ligado nos dois, para menor latência e para ter alguma redundância. A menos que o infeliz roteador em uso não tenha opção para especificar o gateway padrão no serviço DHCP.

 

E entenda que ao ligar via LAN, que é o correto, o roteador deixa de ser roteador e passa a ser um simples switch. O roteamento que faz esse aparelho ser chamado de roteador é o NAT que só ocorre entre WAN e LAN. O wifi nada tem a ver com isso, já que é apenas mais um segmento de rede ethernet.

 

4 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Se os roteadores secundário se tiver função access point melhor ainda, assim você desativa algumas funcionalidade deixando a internet mais estável.

 

Qual seria uma funcionalidade que, ao ser desativada, tornaria o acesso à internet mais estável? Entenda que alguns roteadores ao serem configurados no modo AP desativam as portas ethernet e isso pode não ser uma opção em muitos casos.

 

4 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Para você pegar o sinal forte do segundo roteador você é obrigado a desconectar do WIFI e conectar novamente para se conectar no segundo roteador.

 

Pois é: essa é a finalidade do canal de controle das redes mesh: monitorar o deslocamento de todos os dispositivos no wifi e fazer a transição da conexão de modo transparente assim que o aparelho passa a ter sinal melhor em outro POD.

 

13 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

O Wi-Fi deveria funcionar da mesma maneira do sinal 4g e 5g de celular.

Ele se conecta a várias antenas para aumentar o desempenho.

 

Esse é o propósito das redes mesh.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, gostaria de agradecer pelos comentários, vou ler cada um com calma.

 

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

O Wi-Fi deveria funcionar da mesma maneira do sinal 4g e 5g de celular.

Ele se conecta a várias antenas para aumentar o desempenho.

Seria exatamente o que eu gostaria, o @arfneto comentou que esse seria o propósito da rede mesh, o problema é que esses conjuntos de 2 ou 3 kits de roteadores mesh se comunicam sem fio, o que na minha opinião é ruim pela perda de sinal e velocidade.

O que eu queria (mesmo que tivesse que esperar um pouco pra comprar) seria um kit de 3 ou 4 roteadores mesh que criassem a rede mesh com eles conectados via cabo entre sí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, ramonxp disse:

Seria exatamente o que eu gostaria, o @arfneto comentou que esse seria o propósito da rede mesh, o problema é que esses conjuntos de 2 ou 3 kits de roteadores mesh se comunicam sem fio, o que na minha opinião é ruim pela perda de sinal e velocidade.

 

 

Em 26/03/2024 às 21:21, arfneto disse:

monitoram todo o tráfego de todos os aparelhos na rede para ver se algum está se movendo, e se preparam para uma eventual transição, através de um canal de controle chamado de ethernet backhaul e muita matemática e algoritmos. 

 

E para alguns aparelhos desses é possível fazer o que quer, interligar os POD via cabo para ter maior eficiência. Claro, o tráfego é maior, todo esse tráfego do canal de controle é para acompanhar isso. E esses aparelhos tem menor alcance então deve precisar de mais deles. E são, claro, bem caros.

 

Como eu disse no primeiro post, apenas procure por conjuntos que permitam o tráfego d canal de controle via cabo. É o que quer. E faz total sentido. O tráfego do canal de controle via rádio é um contra-senso eu acho. Acrescentar um enorme volume de tráfego no rádio para permitir a transição de uma ou outra conexão, via rádio, é um pouco ingênuo a menos que seja inevitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!