Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

eu trabalhei numa empresa onde o armário onde ficavam os papéis foi adaptado para receber um calefator de painel elétrico (imagem), usando um termostato para manter a temperatura dentro de limites seguros (38°C senão me engano).

image.png.5782b0cee0a18141f994783da001b7d5.png

com esta solução todas as resmas "reserva" e os rolos de papel para a plotter que ficavam no armário iriam se encontrar "prontos para uso"

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Eu estou utilizando a alguns anos um desumidificador eletrônico dentro de uma adega, lá eu guardo um ou dois pacotes de papel de 500 folhas, lentes fotográficas e outros objetos.

No mercado existem muitos modelos deste desumidificador eletrônico à partir de R$ 30,00 em 110 ou 220V, basicamente é uma resistência com um LED que consome menos de meio watt.

A adega eu achei no lixo e retirei a placa dela, instalando o desumidificador no lugar, lá dentro sempre fica quentinho e com pouca umidade.

Comprei dois medidores de umidade, deixo um dentro e um fora, os de ponteiro não precisam de pilhas, os digitais se apagam em cerca de um ano precisando trocar as baterias.

Precisa ver quanto pretende investir pois existem desumidificadores próprios para 600 folhas de papel na faixa de R$ 300,00. Eu nunca testei eles mas, se estão sendo comercializados é porque devem desempenhar seu papel à contento, também não sei quanto eles consomem de energia.

Pode ser que agora você queira apenas para 500 folhas e depois queira para dois pacotes, tipo um aberto e o outro ainda no lacre, também pode querer guardar outras coisas como binóculos ou qualquer coisa que precise evitar a umidade, ai o espaço pode ir aumentando, tipo começa com uma gaveta e vai crescendo para uma parte do armário e depois pode ser o armário todo.

Sugiro começar com o mais barato e básico para se ter uma ideia do funcionamento dele, ai você pode adaptar em qualquer espaço como uma gaveta ou caixa, depois que entender os benefícios, pode partir para algo mais caro ou próprio para o papel como o desumidificador vendido na Kalunga.

Uma lâmpada incandescente simples também consegue desempenhar bem o papel por conta do calor que ela gera mas, gasta bastante energia, se bem que hoje em dia não existe mais no comércio lâmpada sem ser de LED.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Eu vou indicar sem conhecer o produto:

https://www.kalunga.com.br/prod/desumidificador-de-papel-para-ate-600fls-a4-bivolt-menno-cx-1-un/240885

O que vejo de bom nele é o baixo consumo de 0,014 KW/h e o termostato de controle de temperatura.

Por enquanto ele tem uma avaliação boa de uma pessoa, tem um outro anúncio com vídeo:

https://www.marpax.com.br/produto/desumidificador-de-papel-estufa-para-600-folhas-bivolt-menno-72745

Mostra um outro que suporta tamanho A3.

• Administrador
Postado

@Kagaho Há muitos anos atrás, o que eu vi fazerem com sucesso foi uma solução caseira bem simples, uma caixa dotada de uma lâmpada incandescente, acho que de 40 W. Mas com certeza essa solução da Menno que indicaram parece ser boa, pois consome bem menos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!