Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu aprendi a consertar placas mediante pesquisas na internet e prática, consertando placas de coisas como microondas, notebooks, receptores de televisão, lavadoras e purificadores de água. Tenho tido sucesso e as pessoas ficam satisfeitas. Porém, recentemente eu pesquisei e aparentemente é obrigatório ter curso para realizar estas tarefas, eu gostaria de saber melhor sobre isso, se realmente isso está errado e o quê pode acontecer se estas tarefas forem feitas sem realização de curso. Não consegui achar informações claras sobre isso.

• Membro VIP
Postado

Não é obrigatório ter curso para consertar esse tipo de equipamento, é recomendado o curso caso você queira alçar voos maiores, assinar projetos, assinar laudos entre outros.. eu sou a favor de cursos, pois conhecimento não se adquire somente vendo videos de youtube, muitos professores guardam esse tipo de material para alunos presencial e ead...

• Curtir 5
  • Membro VIP
Postado

@Ygor Ferreira Campos de Sá Se você acha que é o certo fazer, faça, não sei porque veio perguntar se você já tem a resposta!

o que você precisa entender é que não são todas as pessoas que são auto-didatas para aprender algo sozinho só vendo videos e dicas/macetes pela internet, para qualquer profissão que você for exercer é necessário um curso, um treinamento, nem que seja ead para poder executar, ai o sistema sim vai informar que é necessário fazer um curso para aprender. Cada caso é um caso, agora, se você acha que a resposta ai é a mais indicada, faça um curso de eletronica para ter seu crea e boa sorte!

Outra informação: o pulo do gato ninguem ensina de graça. Caso queira aprender de verdade é sim bom ter um treinamento, seja curso técnico, seja faculdade voltada na area de eletronica. Pense bem!

• Curtir 5
  • Membro VIP
Postado

Essa resposta genérica diz que precisa ter curso no sentido de que precisa ter conhecimento, e não que precisa de certificação para atuar na área.

• Curtir 5
Postado
56 minutos atrás, Antonio V. Garcia disse:

não sei porque veio perguntar se você já tem a resposta!

Bem vindo ao admirável mundo novo, onde pessoas reais precisam justificar suas respostas frente a punhados de texto cuspidos por IA. Era só o que faltava.

O pessoal não tem a menor ideia de como os modelos de IA LLM funcionam (e como chegam em "respostas") e os tratam como oráculos da verdade. É lamentável.

Gente, lembrem-se: IA ainda não tem um domínio nem mesmo rudimentar de raciocínio real. É muito fácil forçar uma IA a dar uma resposta completamente errada, bastando exigir o mínimo de lógica real em sua pergunta.

• Curtir 3
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Acho que o garoto quer saber se existem problemas legais e não técnicos. De fato pra se trabalhar numa empresa [séria] como técnico, você precisa sim de curso e CREA. Mas pra fazer bico, obviamente que não. Só daria um diferencial se você tivesse o curso e [há quem goste de] emoldurar seu diploma e colocar a mostra na sua oficina. Pra empresa não tem valor o diploma mas sim seu registro no CREA e obviamente seu desempenho.

Em tempo.. conheço engenheiros que mal sabem trocar lâmpada e conheço semi-analfabetos que fazem instalação elétrica estilo profissional.

Em tempo II.. atualmente pago um pedreiro que fez zero curso mais que eu ganho e ele tem nível escolar abaixo do meu 😒 .. mas não tenho alternativa 😪

O lance da IA foi irado kk

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Não, só precisa declarar no Imposto de renda como autônomo e recolher os devidos impostos, mas para essa atividade acredito que possa ser MEI que é mais vantajoso.

Mas em relação a impostos e tributação recomendo buscar auxílio de um escritório de contabilidade e avaliar a melhor opção.

Como é eletrônicos, precisa ver se está dispensado alvará dos bombeiros ou não. Houve alterações certo tempo atrás, não sei dizer se sua atividade está dispensada ou não.

• Curtir 2
Postado

Pelo que li aqui de respostas, só precisa certificação se for para trabalhar para empresas. Mas se você tiver oportunidade de fazer um curso, especialmente se for presencial, você pode aprender - e ensinar - muito mais do que apenas vendo vídeos do Youtube, tanto tecnicamente falando quanto sobre os aspectos burocráticos e fiscais da prestação de serviços. Isso vai ajudar em tudo: estipular preço em função de material + mão-de-obra, manter registro, ainda que só para você... hoje, em tudo que é curso o pessoal ensina a administrar empresa, além do assunto principal do curso, claro.

Uma dica: não se esqueça de recolher INSS ou fazer uma previdência privada. Peço desculpa se falo sobre o que não se aplica a seu caso específico, mas sei do que falo, @Ygor Ferreira Campos de Sá: quando a gente tem 30 anos acha que 60 vai demorar prá chegar... SQN, rs...

• Curtir 1
Postado

@Ygor Ferreira Campos de Sá ,

Não precisa de curso não. Basta ter o conhecimento, e pelo que você mesmo diz, você já tem algum e consegue fazer vários consertos com ele, então PARABÉNS !!!! 

E você pode aumentar ainda mais esse conhecimento, estudando pela Internet ! E com isso vai conseguir consertar mais coisas e ganhar mais dinheiro !

Monte uma MEI de prestação de serviços, pague o imposto das notas que emitir, e seja feliz !

Hoje em dia é um prazer ver que existem pessoas que realmente se interessam em aprender !

Apenas lembre sempre disso : se você acabar estragando algum equipamento ao tentar consertar, você é o responsável por isso, e pode ter de pagar pelo que você causou.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Administrador
Postado

@Ygor Ferreira Campos de Sá Teoricamente (veja bem, teoricamente), para consertar eletrônicos é necessário ser técnico em eletrônica e ter registro no CREA. Em teoria, o conserto de eletrônicos sem este registro configura exercício ilegal de profissão. Porém, a grande verdade é que o CREA não fiscaliza e só apura em caso de denúncias. No passado eu já fui muito favorável ao CREA, mas mudei de opinião e hoje sou contra. A história está descrita em detalhes abaixo.

• Curtir 4
  • Coordenador
Postado

Apenas pra aprofundar um pouco mais o tema, em casos de empresas que prestam serviços de venda, instalação e manutenção de equipamentos eletrônicos -- em especial de informática --, a maioria dos tribunais entende que não há necessidade de registro no CREA, tendo em vista que, segundo entendimento deles, não se trata de atividade privativa de engenheiro ou técnico industrial. Então não é raro o CREA autuar determinada empresa e o auto de infração ser anulado na via judicial. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O órgão regulamentador da profissão não é o Crea mas sim o CRT - Conselho Regional de Técnicos. A rigor, precisa ter sim curso técnico na área para poder reparar placas. Na prática, acaba não tendo tanto problema (a menos que alguém te denuncie). 

Como reparador de placas, não comece como autônomo. Abra um MEI e seja feliz.

E mais pra frente, faça um bom curso técnico. Mas não por causa da regulamentação, mas para refinar seus conhecimentos e tirar possíveis "vícios".

• Coordenador
Postado

Você tem razão. Mas muda o órgão, mantém-se o entendimento pela desnecessidade de registro e fiscalização, seja do CREA, seja do CRT, quando se tratar de atividade de comercialização de peças, assistência técnica e reparos em equipamentos de informática, pois são, segundo entendimento dos tribunais, atividades de menor complexidade. Exemplo: https://jurisprudencia.trf4.jus.br/pesquisa/inteiro_teor.php?orgao=1&numero_gproc=40003367150&versao_gproc=3&crc_gproc=9f57a49d

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ok, e concordo com quase tudo. Para comercializar peças e componentes, reparos em informática, sim, é muito, mas muito difícil dar problema. Mas há algumas vantagens (dependendo do caso e necessidade de cada um) como poder emitir laudos, assinar projetos e coisas do tipo de maior complexidade. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!