Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novas Proteções de DVD


Posts recomendados

Drácula de 1931,

Quando você ripara para o HD, todos os arquivos serão extraidos da mídia de DVD sem as proteções... serão salvos no HD em FILES ou em ISO... depois disso você deverá utilizar o DVD SHRINK para comprimir os que forem maiores de 4,7GB e você poderá salvar o backup do Shinrk no HD em ISO... depois você poderá utilizar um programa de gravação e gravar em mídias de 4,7 GB, tipo DVD DECRYPTER, IMAGEBURN, etc...

Gravar a ISO como DADOS não vai rodar em players domésticos e para rodar em micro você terá que "abrir " a ISO...

Para os DVD mais novos, com proteção RIPGUARD ou ArcCos, você não deve tentar copiar direto, porque não vai funcionar... aliás, dificilmente você vai conseguir gravar, devido as proteções... elas existem para isso mesmo: impedir cópias...

Para os DVD mais antigos, que possuem as proteções MACROVISION e CSS, eu não testei, mas acho que essas proteções também impedem a cópia direta... tens que ripar primeiro, removendo-as...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Drácula de 1931,

Veja, eu não sou dono da verdade e bato palmas para todos que tentam ajudar a todos... mas tem um monte de informações misturadas...

O RPC é um código de proteção por região... o objetivo dele é dificultar que DVD comerciais vendidos em uma região funcionem em outra... isso sem contar os padrões do sinal de TV que o conteúdo dos DVD tem que estar adaptado... nossa região é a 4 e o nosso sistema de TV é o PAL M (30 frames x 525 linhas), uma mistura do padrão PAL alemão (25 frames x 625 linhas) com o NTSC americano (30 frames x 525 linhas)... os EUA é região 1... se os players e TV não tivessem recursos adicionais para ajustar esses padrões, os DVD americanos rodariam aqui em preto & branco (a frequência da sub-portadora de croma é diferente da nossa)... os DVD das europias, PAL puro, não rodariam aqui ou, se rodassem, seria acelerado (em 1 segundo nosso passariam 30 frames deles -> a informação por segundo deles é de somente 25 frames), tanto o som quanto a imagem... na gravação da mídia ou na prensagem do DVD original, apenas um BYTE define a região... ele é gravado igual a outros bytes e é lido ou escrito normalmente... não tem "um anel" para esse tipo de informação... o padrão, é definido na codificação dos arquivos que compõem o DVD...

Os DVD comerciais possuem 2 proteções: Macrovision (para impedir a cópia direta do DVD para uma fita VHS por exemplo) e CSS (embaralhamento dos bytes -> para quebrar, existe uma ou mais chaves nos arquivos IFOs)... além dessas duas, os DVD atuais possuem também mais 2 proteções: ArcCoss e Rip Guard (saiba mais em: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=332453 ) tendo essas duas últimas proteções, não tem como copiar direto... com as duas primeiras, eu não sei... nunca tentei... acho que poderia funcionar... se você quiser testar, vai custar apenas o preço da mídia: 2 reais... se der certo, a cópia estaria com a proteção do DVD original, CSS e Macrovision... além da região original, que seria mantida...

Cópia direta de DVD gravado em CASA, pode ser feita com o Nero, etc...

Os PUOs (Proibited User Operation) bloqueia as teclas do controle remoto... geralmente é utilizada na abertura do filme, com aquelas informações sobre a proibição de copiar, as vezes também na logomarca do distribuidor do filme...

Lembre-se de que muitos players domésticos possibilitam trocar a região (não tem limites -> estão em RPC1) conforme o DVD inserido... geralmente deixamos em automático...

Hmmm... eu preciso fazer mais testes aqui e ver como fica, mas é que eu peguei discos liberados (região 0, tocam em qualquer aparelho de DVD) e de 4.7 GB, por esse motivo, achei que era só mandar o NERO gerar uma cópia em DVD-R e pronto, nada de decriptar. Já discos área 4, e todos os de dupla camada eu pensei que era necessário decriptar.

Alguns DVD originais são region free - DVD cópias geralmente são região free -> então pode-se copiar diretamente com o Nero)... dá no mesmo utilizando o DVD Decrypter -> Mode -> ISO -> Read e depois ISO -> Write ... o tempo gasto com o Nero ou Decrypter será o mesmo... o decrypter vai remover os códigos de região, PUO, CSS, Macrovision, se houverem...

Se não me falha a memória, ao tentar executar esse tipo de operação (cópia de prensado pra DVD-R diretamente) o drive se recusava.

O Nero é um programa politicamente correto... ele bloqueia as cópias com direitos autorais...

Tanto é que, por esse motivo, não conseguimos gravar mídias encriptadas em casa.

As chaves citadas são de CSS, unicamente... o detentor desse esquema de proteção vende o seu produto... os distribuidores de DVD de filmes compram, mas é o detentor que cria a chave... ele cria a chave após receber todos os "bytes" do DVD, antes da confecção da matriz de vidro... antes de ir para a prensa... se o distribuidor quiser colocar uma chave qualquer, ele não consegue, porque é uma chave criptografica e que atua em todo os arquivos do DVD... os dados são "embaralhados" (scramble) e são decriptografados pelos players domésticos corretamente... como embaralhar ??? somente o inventor do CSS sabe !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera sou novo no fórum e o q me trouxe ate este tópico foi a dificuldade em copiar a 2 temporada de LOST....Estou seguindo os conselhos dos nossos amigos e espero conseguir....

PS:Elmo te mandei uma MP....Qualquer dúvida eu posto aqui....Obrigado galera e PARABENS Elmo pelo ótimo trabalho...!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom alguém poderia me falar a seguencia de passos q tenho q seguir para gravar a 2 temporada de LOST ???

Eu baixei o Ripit4me mais quando inicie ele pela 1ª vez ele não pediu o FixVTS....aí cliquei na opção "1 CLICK MODE" do Ripit4me aí o dvd decrypter abriu sozinhu e começou a fazer o backup apresentado os seguintes problemas:

*Protected Sectors List Imported Successfully!

*130 areas have been marked as 'suspect'.

*Dummy sectors will be inserted where necessary.

Depois veio essa mensagem..algumas vezes

*Inserting Dummy Sectors

Depois q terminar isso o q devo fazer ?? Passar o backup no FixVTS ??

Help Please!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeeeeeeeeeeeee

Consegui !!!!!!!!!!

Viva o Ripit4me......Muito bom mesmo 100%......

só tenho uma pergunta..eu baxei o PGCedit e tem o FixVTS na pasta bin....Eu posso remover o PGCedit e botar o FixVTS na pasta do Ripit4me que funciona mesma coisa ou tenho q deixar o PGCedit instalado ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vein,

Post #329 - MP respondida, orientando você vir até aqui...

Post #330 - Ele não apresentou "problemas"... ele disse apenas o que estava fazendo...

Post #331 - a versão atual do RIPIT não precisa mais do FIXVTS... portanto, você pode deletar o FIXVTS e PGCEDIT, de você quiser... se pretender utilizar o PCGEDIT, então mantenha o FIXVTS, pois ele precisa desse aplicativo... preciso atualizar o post #1

Post #332 - isso pode ser apenas um problema da mídia que você utilizou... ou é de baixa qualidade ou você gravaou em velocidade alta... mídias de 8x grave sempre em 4x... pode até ser que o ripit não tenha conseguido ripar corretamente, mas é pouco provável... se você quiser tentar com as versões anteriores do ripit+fixvts, você pode baixá-las do site do autor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara já consegui aqui..Usei o AnyDVD e foi muito tranquilo mesmo..abri ele depois botei o dvd no shrink e pronto copiou normal...Adorei esse AnyDVD e consegui ele sem aqueles 21 dias de teste...Agora ele é "meu" hehe....

Muito obrigado pela ajuda !!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Drácula de 1931,

Vamos por partes... eu disse acima que os TV / players tem que estar adaptados ou não não apresentar nada ou poderão apresentar acelerado... falei também de RPC e misturei um pouco as informações...

Traduzindo: a criação dos RPC é cunho eminentemente comercial e visava que, DVD de uma região, não funcionassem em outra... para não atrapalhar os distribuidores, os camelôs, etc... ocorre que os players ignoraram esse quesito e rodam qualquer região... muitos DVD comerciais são free region... portanto, esse negócio de RPC poderia ser abolido... mas não é porque deve ter alguém ganhando um dindin com isso...

Os sinais de TV utilizam na frequência vertical a frequência da rede elétrica pública... no Brasil, EUA e outros, a frequência é 60 hertz... utiliza-se a metade, 30 hertz... para compor os 29.97 frames... nas europias a frequência da rede elétrica é de 50 hertz, metade 25 hertz, para 23.xx frames por segundo...

Portanto, um DVD preparado para rodar em 25 frames (arredondando) vai rodar acelerado aqui, se o reprodutor/TV não fizer os devidos ajustes... ao contrário, rodaria lento lá... os reprodures daqui, adaptados, criam (inventam) frames adicionais entre os frames reais para manter o tempo correto...

Muitos dos DVD que o people baixa na internet estão em PAL... uma grande parte está em PAL N, que é de 25 frames, subportadora de croma em outra frequência, etc... os players da SONY, PANASONIC e outras marcas (alguns modelos), fabricados para o mercado brasileiro, não rodam esses DVD e se o fizer, será em preto e branco... eles não ajustam para o PAL M, nosso padrão... além desses, tem os DVD em PAL PURO ou PAL G (alemão = Germany)... os players citados rodam PAL M e NTSC apenas...

DVD preparados para a França, sistema SECAN, 25 frames x 625 linhas, não rodam aqui, porque é muito diferente do PAL e do NTSC... rodariam se os players estivessem adaptados para isso, mas não estão... penso que pode existir alguma exceção...

Utilizando o Shrink, você pode setar qualquer região no backup... ou mais de uma... ou deixar free... independente do conteúdo e padrão... apenas que vai dar trabalho para alguém setar a região no reprodutores para assistir, se o reprodutor não estiver em automático...

Em outro fórum que eu participava, passado distante, alguém fez uns testes e, dispondo de alguns vídeos e players para testar, conseguiu que rodasse acelerado... portanto, entendo como verdadeira essa afirmação... na teória, é isso mesmo... não é na prática porque os players/TV estão preparados para corrigir isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Grande mestre Elmo,

Se me permite um pitaco em sua explicação, acho importante corrigir uma pequena confusão.

Em vídeos digitais não existe PAL-(M, N, B, G, H, I), NTSC(-M), SECAN ou qualquer outro sistema de cor pois o arquivo contém sempre uma sequência de quadros com xx bits de cor (e ponto final).

Quando o padrão DVD foi criado, convencionou-se chamar de NTSC o arquivo digital que tivesse a resolução 720x480 (ou alguma de suas variantes) e a frequência de 30 fps, por semelhança ao sinal analógico NTSC-M que é o utilizado em sinais de TV e VHS.

Da mesma forma convencionou-se chamar de PAL (pal apenas, sem nenhum traço) o arquivo digital que tiver a resolução 720x525 e frequência de 25 fps, também por semelhança ao sinal analógico PAL-(B, G, H, I, N).

Assim, os DVDs que existem no mundo podem ser apenas de 2 padrões: NTSC ou PAL, de acordo com o conteúdo do arquivo digital que os gerou.

Outra coisa, completamente diferente, são os sinais analógicos que trafegam entre os equipamentos que conhecemos, seja por cabos ou por sinais de antena/radiofrequência. Nesses sinais temos também diferenças de resolução e frequência como nos arquivos digitais, e também temos a componente crominância (cor) e luminância (brilho).

A combinação desses elementos (resolução, frequência, crominância e luminância) pode ser imensa e gerou os padrões conhecidos que valem para transmissões analógicas: NTSC-M (sim, tem o -M) nos EUA, PAL-M no Brasil, PAL-N en nostros hermanos, SECAN na França, PAL-B, PAL-G, PAL-I, PAL-H em diversos paises da europa (não sei qual vai aonde, heheheheh).

Ok?

Agora, o rolo está num aparelho chamado PLAYER que é responsável por converter o sinal digital do DVD em sinal analógico que vai para a TV.

Segundo informações colhidas na internet, 100% dos aparelhos PAL aceitam DVDs NTSC. Isso significa que os aparelhos vendidos na Europa, que jogam para a TV o sinal PAL-alguma_coisa aceitam os DVDs PAL e também os DVDs NTSC, jogando para a TV o sinal corretamente transcodificado quando for necessário.

Porém, nem todos os aparelhos (de dvd) NTSC aceitam discos PAL. O comportamento desses aparelhos pode ser:

1 - simplesmente não aceitam os discos (até onde eu sei, todos os aparelhos da Sony e alguns da Panasonic, entre outros)

2 - aceitam os discos PAL e jogam para a TV o sinal no padrão PAL-alguma_coisa (um Pioneer meu faz isso)

3 - aceitam os discos PAL e jogam para a TV o sinal NTSC transcodificado (eu tenho um Philips que faz isso)

Veja que no caso 2 o aparelho joga o problema para a TV pois se ela não for "tri-norma" ela não vai exibir o sinal de forma correta. Nesse caso pode ocorrer que a TV exiba o sinal em P&B, pode cortar a parte de baixo da imagem, entre outros problemas.

O comportamento de exibir o filme em freqüência diferente da que ele foi gravado pode ser explicado como uma aberração pois significa que o player aceitou o disco PAL e reproduziu como se ele fosse NTSC, sem efetuar os ajustes, que é a aberração.

Outro problema é o nosso PAL-M, mas isso não tem nada a ver com os discos. A compatibilidade entre um aparelho reprodutor (player) e uma TV é permanente: se o aparelho for capaz de jogar para TV o sinal PAL-M, ele será compatível com qualquer TV brasileira, mesmo as mais antigas; entretanto pode acontecer do player somente trabalhar com NTSC-M como saída e neste caso ele só roda colorido nas TVs que aceitarem o sinal NTSC-M além do PAL-M.

Ao contrário do que o amigo Drácula disse, infelizmente as TVs não possuem o comportamento binário Aceitam ou Não-Aceitam o sinal PAL. Algumas delas tentam exibir "o que for possível" e ocorrem aberrações como imagens cortadas, cores trocadas, entre outras coisas. Para você ter uma ideia, alguns dos aparelhos nacionais de Video Cassete podem reproduzir fitas PAL-B/G/H/I e jogam para a TV um sinal PAL-M em 50 Hz, o que é uma tremenda aberração. Porém muitas TVs exibem corretamente, mesmo sendo um padrão que não existe formalmente.

Bem, espero não ter complicado ainda mais, nem ter me enganado em alguma explicação.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RedBeard,

Isso não foi um "pitaco"... foi uma bela explicação... somente fiquei (permaneço) com uma dúvida... esses gravadores domésticos de DVD (eu ainda não tenho), gravam os sinais das estações de TV em que padrão ??? PAL ou PAL-M ??? Pelo que você falou, deve ser PAL, mas gostaria que você confirmasse... nos VHS gravam em PAL-M mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Grande Mestre Elmo,

O Brasil segue oficialmente o padrão NTSC para todo e qualquer tipo de DVD.

Assim, os players vendidos no Brasil obrigatoriamente reproduzem os discos NTSC e como eu disse acima alguns deles também podem reproduzir os discos PAL.

Na hora de gravar todos os gravadores gravam discos no padrão NTSC (DVD NTSC). Quando o sinal de entrada é PAL-M não há problema nenhum em gravar o disco pois ao tranformar o sinal analógico em sinal digital, ele já vai estar na resolução NTSC (480 linhas) e na frequência NTSC (30 fps). Lembre que a diferença entre o PAL-M e o NTSC-M (ambos analógicos) é apenas a polaridade do sinal de crominância, e como esse sinal não existe na imagem digital, não há diferença nenhuma nos sinais "convertidos".

Então, para equipamentos vendidos no Brasil:

- 100% dos player's aceitam discos NTSC.

- 100% dos player's possuem saída analógica padrão NTSC-M

- alguns player's possuem saída analógica padrão PAL-M

- alguns player's não aceitam discos PAL

- alguns player's aceitam discos PAL e jogam como saída analógica o sinal PAL-N (ou outro PAL-B/G/H/I)

- alguns player's aceitam discos PAL e jogam como saída analógica o sinal NTSC-M

- 100% dos gravadores de DVD (vendidos no Brasil) aceitam como entrada os sinais analógicos PAL-M e NTSC-M

- 100% dos gravadores de DVD gravam discos NTSC

- 100% dos gravadores de DVD possuem saída analógica (para a TV) no padrão NTSC-M

- alguns dos gravadores de DVD possuel saída analógica no padrão PAL-M

O que eu não sei é se algum gravador de DVD nacional ou nacionalizado consegue aceitar como entrada algum dos sinais PAL-(B/G/H/I/N) e qual seria o comportamento na gravação (se ele vai converter para NTSC ou gravar o disco em PAL).

Como você disse, nos antigos VHS a gravação é do sinal analógico e nesse caso é gravado o sinal de Crominância e Luminância, mantendo na fita a informação recebida na entrada da antena (NTSC-M ou PAL-M, no caso do Brasil).

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Menos, Elmo, menos... heheheheheh

Às vezes algumas informações nos parecem tão simples que não notamos a importância que ela possa ter. Fique à vontade para transformá-las, ilustrá-las, detalhá-las como quiser e pode deixar q eu vou continuar dando os pitacos quando achar que posso somar alguma coisa.

Grande abraço!

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Post #331 - a versão atual do RIPIT não precisa mais do FIXVTS... portanto, você pode deletar o FIXVTS e PGCEDIT, de você quiser... se pretender utilizar o PCGEDIT, então mantenha o FIXVTS, pois ele precisa desse aplicativo... preciso atualizar o post #1

Elmo, conforme seu post não precisamos mais de FIXVTS? já faz algum tempo que não faço backup de uma midia e sempre usava Ripit4me + FIXVTS conforme sua indicação.

C/ fazemos agora pra backupear sem o FIXVTS os DVD protegidos?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Óia que vou apagar esse off-topic... ficar jogando confete em quem não merece... quem manda aqui é o zóiudo, como diz o gaivota.

Obrigado pela parte que me toca, mas os elogios devem ser endereçados à todos que contribuem com os fóruns. Foi neles que eu aprendei quase tudo que eu sei hoje.

Abraços,

Red

Ahh, encontrei finalmente essa proteção. No DVD High School Music que comprei, fui fazer um backup para dar nas mãos de minha filhinha, e a danada apareceu.

Já testei com o Any e funcionou legal. Assim que essa cópia se estragar, vou testar nova cópia com o Rip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala gente!

Primeiramente gostaria de parabenizar todos aqui pelo ótimo topico!

Em segundo lugar gostaria que alguem resolvesse um problema que estou tendo com uma gravação aqui! Minha namorada ganhou o filme o diabo veste prada, e pediu pra eu fazer uma copia pra não arranhar o original, estava usando o RipIt4me e ainda não tinha dado problema! Ate hoje quando estava passando pro hd o filme, quando chegou ao 58% apareceu um erro, “I/O Error!” “unrecovered read error” e tinha a opção de repetir ou cancelar, apertei cancelar e apareceu uma mensagem do decrypter “No decryption key has been found for “VTS_02_5.VOB” , “Would you like to attempt to get (and use) a decryption key from another file in the same VTS set?” Ai eu falei que sim! Ai continuou passando o filme pro hd! Chegando no final deu outro erro “I/O Error!” “Unknown (CRC or ECC Error) (0x10, 0x90)” esse tinha as opções de repetir, Anular ou Ignorar, a única que funcionou foi a anular, sendo que depois perguntou se eu queria deletar o arquivo que estava com o problema!

Quando terminou o Shrink não conseguiu abrir o filme!

Fui tentar com o AnyDVD! só que já tinha expirado meu tempo de teste... eu reinstalei ele e continuou falando que meu tempo tinha expirado.. tentei de tudo... até só com o DVD Fab... e tb deu problema!

então só tentei com o ripIt, pois o anydvd não estava funcionando aqui!

Alguem sabe o que aconteceu? E alguem sabe como eu reinstalo o AnyDVD aqui, ?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu fiz sem nenhum problema um backup de O Diabo Veste Prada usando o DVDFab Decrypter. Veja essas duas possibilidades: ou seu DVD está riscado e por isso os erros ou você tem uma versão antiga do DVDFab Decrypter. Baixe a mais recente.

----

Pelo que andei lendo em fóruns estrangeiros (Doom9 por exemplo), parece que o RipIt4Me já era mesmo.

Ninguém sabe ao certo a razão. Chegaram a pensar que era "pegadinha" de '1º de Abril, mas não era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ter de volta os 21 dias de teste do AnyDVD, faça o seguinte:

Em opções de pasta assegure-se de ter as opções de exibir todos os arquivos e mostrar arquivos ocultos ativadas.

Use a pesquisa e busque por um arquivo com este nome ".zreglib" (sem as aspas e com este ponto no início).

Pode ser que você ache mais de um. Um em cada pasta de usuário em "Documents and settings".

Apague todos e tenha 21 dias de teste de volta.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!