Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review do Gabinete Cooler Master CM 690


Posts recomendados

O PHSN também pode ficar sossegado quanto a isso. O Legit Reviews mediu o consumo de um sistema com Crossfire de 6850 e deu 385 watts em carga máxima rodando o Furmark (consumo total do PC, não das placas). Com uma só 6850 deu 253 watts. Isso usando um guloso Intel Core i7 970 na configuração de testes deles. Veja em http://www.legitreviews.com/article/1445/17/ .

O Bit-Tech achou menos ainda para uma só placa: 229 watts, num sistema baseado em um Core i7 965. Eles não testaram o CF, mas é de se presumir que também desse menos do que os 385W do teste do Legit Reviews. Veja em http://www.bit-tech.net/hardware/graphics/2010/10/22/ati-radeon-hd-6850-review/9 .

Agora, Phenom II X4 965 Black Edition é um convite explícito para overclocking, e é sabido que os Phenom II aumentam o consumo exponencialmente em overclock. Mesmo assim, se isso aumentar o consumo em 100 watts, com uma fonte de 550 watts ele ainda estará com uma boa folga, e é provável que a Corsair 550VX dê mais do que os 550W nominais tranquilamente. Suponho que o 965 seja novo e portanto da revisão C2 ou C3, com TDP de 125W e não de 140W, mas acho que mesmo se for um 965 antigo, o PHSN pode ficar tranquilo.

.

.

Também acho que a 550VX vai segurar seu CF, mas não garanto que seja seguro fazer OC com essa fonte...

É possível que a 550VX suporte até mais que sua potência nominal, mas não é seguro extrair mais do que a fonte suporta por um período de tempo mais dilatado.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que a 550VX vai segurar seu CF, mas não garanto que seja seguro fazer OC com essa fonte...

É possível que a 550VX suporte até mais que sua potência nominal, mas não é seguro extrair mais do que a fonte suporta por um período de tempo mais dilatado.

[]s!

Bom , como acho que foi meu comentário que inciou esse debate, gostaria de esclarecer que o comentário sobre a fonte além de ser baseado nas caracteristicas do sistema e suas possiblidades convidativas para over, levei em consideração o fato de ter a certificação 80 Plus e como tratado no artigo do Clube do Hardware (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Entendendo-a-Certificacao-80-Plus/1694) sobre essas fontes que no 4 e 5º paragrafo diz:

"As fontes de alimentação não apresentam uma eficiência constante.... a fonte de alimentação apresenta sua melhor eficiência ao fornecer 50% da sua potência rotulada.

Por causa deste efeito é recomendável que você compre uma fonte de alimentação com o dobro de potência que você realmente precisará."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal! Antes de tudo, um ótimo ano novo pra todos.

Bom, eu tenho um CM690 com janela de acrílico desde o ano passado mas ainda não consegui encontrar uma configuração ideal paras as FANs. A minha cidade não ajuda muito (é normal a temperatura aqui passar dos 40ºC) e por isso mesmo eu já tinha 6 FANs LED da Akasa que usava em outro computador. Acabei colocando todas no CM690 e usando essa configuração (sem a FAN extra da lateral devido a janela de acrílico):

ex1x.th.jpg

O problema é que eu tenho um cooler tower para o meu Core 2 Duo E8400 (um Evercool Buffalo) e FAN dele fica de frente para a parte frontal do gabinete. A minha dúvida é a seguinte: O Buffalo não estaria sendo prejudicado pela FAN superior do meio ? Pelo fato de ela funcionar como exaustor, ela não está puxando um ar que entraria no Buffalo?

As temperaturas estão um pouco altas: A CPU está com cerca de 55ºC em Full e a placa-mãe está com 47ºC estáveis. Eu tenho uma Baia FAN de 120mm do meu antigo gabinete e até poderia usar nesse, mas eu realmente não sei se as posições acabariam jogando ar "sujo" no Buffalo. Eu já tentei colocar essa FAN superior do meio no modo "ventilador" (como na foto abaixo) mas a temperatura oscilou apenas 2ºC para baixo.

exem2.th.jpg

Existe alguma outra configuração de FANs especial para cooler tower nesse gabinete ? Ou alguma outra mudança que faria essas temperaturas baixarem pelo menos um pouco?

Agradeço por qualquer ajuda! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, pessoal!

Depois de enrolar muito, este fim de semana finalmente montei meu PC novo no CM 690. Gastei dois dias inteiros nisso e ainda tenho algumas pendências. Tudo no CM 690 é mais trabalhoso, demora mais, não é do jeito que você pensava, seus planos mudam, você tem que improvisar, perde-se muito tempo com picuinhas (exemplo: colocar e tirar a fonte várias vezes para achar um esquema de cabos aceitável) etc. etc. etc.

Mas o resultado final certamente vale a pena: é um senhor gabinete! Tirei algumas fotos da montagem; depois posto um relato mais pormenorizado. Agora estou corrido porque ainda tenho umas coisas para fazer agora cedo e depois vou reinstalar o Windows (está funcionando precariamente com a instalação antiga do Windows - leia-se: em modo VGA, grrrr! :mad: - porque antes eu usava placa de vídeo Nvidia, agora é uma Radeon e não consegui instalar o Catalyst, mas eu tinha umas coisas de trabalho a fazer urgentemente, já estava sem o PC há dois dias e não dava para esperar). Também não quero postar fotos agora porque ainda não está pronto, o gabinete está aberto, ainda não arrumei os cabos etc.

Bem, uma das pendências é, ou deveria ser ridícula, mas não consegui tirar a tampa dianteira do gabinete de jeito nenhum! Pelo menos, não consegui pensar em nenhum jeito que não destruísse o gabinete. Vi que a tampa é presa por seis presilhas de pressão, daquelas que você espreme para passar, mas nem se eu fosse Vishnu com seus quatro braços daria para espremer as seis presilhas e puxar a tampa ao mesmo tempo! Sem isso, não posso colocar a baia fan que preparei, nem o NZXT Sentry 2 que está esperando, e principalmente o drive de DVD. Para quebrar o galho, já que vou precisar reinstalar o Windows agora, liguei o drive solto, fora do gabinete, que continua aberto dos dois lados. Mas é óbvio que isso não estava nos meus planos, nem pode ficar assim indefinidamente.

Alguma luz? Ou alguém tem um polvo amestrado disponível para me emprestar? :(

Outra dúvida: eu queria cortar algumas das grades tipo "colmeia" para melhorar a ventilação, colocando grades tipo grelha no lugar, mas não sei como cortá-las. Achei que um alicate de corte desse conta, mas o metal é mais duro do que eu pensava. Não quero me arriscar a levar o PC já montado numa serralheria (isso se eu descobrisse uma - descobrir essas coisas no imenso palheiro de São Paulo é mais difícil do que se pensa), não quero investir numa serra circular elétrica para usar uma vez só, então estou pensando em alguma ferramenta manual baratinha que dê conta. Alguma sugestão?

Obrigado, pessoal!

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, pessoal!

Bem, uma das pendências é, ou deveria ser ridícula, mas não consegui tirar a tampa dianteira do gabinete de jeito nenhum! Pelo menos, não consegui pensar em nenhum jeito que não destruísse o gabinete.

Eu acho que isso não é uma exclusividade sua! :lol:

No meu caso foi bem tenso tirar essa parte frontal da primeira vez. Puxava cada vez mais forte e o bixo continuava lá fazendo uns estalos bem estranhos. Tive que pesquisar um pouco na internet antes de continuar puxando porque eu achei que era um defeito de fabricação. Se não me engano, foi aqui mesmo nesse tópico que descobri que isso é normal no CM690.

É só puxar firme, mas sempre segurando pela abertura que fica em baixo dessa parte frontal. Puxe somente na direção contrária ao gabinete e com uma certa força, mas nada muito bruto senão tu pode arrancar uma dessas presilhas no processo.

Inclusive, se prepara pro barulho que isso vai fazer na hora que sair. É bem alto e dá a impressão de que você trucidou seu gabinete antes de poder aproveitar direito. Mas isso é só na primeira vez... depois que você e o gabinete acostumam, fica muito mais fácil de tirar. Só pega leve um pouco lá pela quarta vez porque as presilhas se desgastam e ao mesmo tempo em que fica mais fácil de tirar, aumenta muito o perigo de quebrar os pinos caso você puxe muito forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

esse ano vou tentar fazer um upgrade legal no pc, tanto que resolvi começar pelo gabinete, eu tinha um daqueles genéricos 4 baias, e a minha fonte ficava bem apertada, se eu quisesse uma placa de video maior nao caberia...pois bem, achei por um preço muito bom, comprei na megamamute por R$205,27 no boleto com frete grátis dia 01/01 e recebi no dia 10/01, acho que ta bom levando em conta que nao paguei frete nenhum...pois bem somente ontem a noite consegui um tempinho p/ montar, não ficou tão caprichado como os que eu vi aqui neste topico, mas pretendo dar uma ajeitada nele quando sobrar mais tempo, minha única magoa é que o led do power, acho que veio queimado, sei lá, não tem jeito de ligar, e está ligado certo, tanto é que já liguei o hdd led no power led e acende normalmente...pena, vou ter que achar um outro pra substituir....mas enfim o gabinete é muito bom, vale a pena o preço que se paga, a diferença de qualidade entre um qualquer e um gabinete destes é absurda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha única magoa é que o led do power, acho que veio queimado, sei lá, não tem jeito de ligar, e está ligado certo, tanto é que já liguei o hdd led no power led e acende normalmente

Verifique a polaridade dos jumpers do LED. Lembro-me que tive que prestar muita atenção na ordem, seguindo o manual da placa-mãe, porque não tinha lógica nenhuma. Acho que o que tem o fio branco é negativo. Quem sabe não é isso?

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente adquiri recentemente o CM-690 e estou com uma dúvida na colocação de alguns fans.

Sei que os 3 fans que já vem com o cm-690 não são top.

Então fiz a seguinte configuração:

Tenho 4 Spire 120mm, coloquei dois no dissipador do processador, um na parte frontal superior e o último na parte traseira (Fromando um túnel de Vento). - Detalhe retirei a "furação" da parte traseira para melhorar o fluxo de ar.

Dos fans originais do cm-690 aproveitei 2 e colequei-os na parte superior.

O fan original do meu Ice Age Prima boss II eu coloquei na parte frontal em baixo (led azul).

Na parte de baixo do gabinete eu coloquei um fan Aluminium AL12025 com 79 cfm da Evercool.

Não colquei nenhum Fan nas Laterais.

Segue fotos para orientar melhor.

Panorâmica:

panormica.jpg

Túnel de Vento:

tnel.jpg

Parte superior:

superiorc.jpg

Parte Inferior:

inferiorb.jpg

Se Algém puder dar alguma dica de como melhorar a refrigeração agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente adquiri recentemente o CM-690 e estou com uma dúvida na colocação de alguns fans.

Sei que os 3 fans que já vem com o cm-690 não são top.

Então fiz a seguinte configuração:

Tenho 4 Spire 120mm, coloquei dois no dissipador do processador, um na parte frontal superior e o último na parte traseira (Fromando um túnel de Vento). - Detalhe retirei a "furação" da parte traseira para melhorar o fluxo de ar.

Seu túnel de vento com os Spire ficou muito legal, Leo! Eu ainda não terminei a montagem do meu e estou com uma montagem provisória, porque estou esperando chegar o acessório de corte de metal da tesoura elétrica que comprei para também tirar as "colmeias" e melhorar o fluxo de ar. Mas meu caso é um pouco diferente.

Olhando suas fotos, fiquei aliviado de não ter comprado o Prima Boss, como cogitei, porque ou ele não caberia aqui, ou ficaria muito apertado, já que minha placa-mãe é micro-ATX e minha 6850 ocupa o primeiro e o segundo slots do painel traseiro. E o Nero 2 está se saindo muito bem, até porque o Phenom II X6 tem uma eficiência térmica impressionante e uma dissipação muito baixa de calor (chega a meros 21°C!) - pelo menos por enquanto, quando não senti ainda nenhuma necessidade de overclock. Por isto, também estou pensando em colocar a baia fan com a segunda ventoinha frontal ocupando as três baias inferiores de 5,25" - ou seja, sem formar um túnel perfeito com o cooler, mas em compensação jogando um pouco de ar na placa de vídeo.

Mas também tirei a ventoinha original da parte de trás, porque essa posição é talvez a mais importante de todas (tanto que é a única que existe em muitos gabinetes mais baratos) e merece um fluxo de ar mais potente; então, coloquei uma Evercool Spider lá (pena ser tão cara, porque é a melhor relação potência/ruído do mercado). A original coloquei embaixo, um lugar onde não achei prioritário botar uma ventoinha mais potente. Como a Spider vem com um filtro de poeira, que não seria usado no caso, aproveitei o filtro colocando-o embaixo da fonte, uma posição que vem desprotegida no CM 690.

Dos fans originais do cm-690 aproveitei 2 e colequei-os na parte superior.

O fan original do meu Ice Age Prima boss II eu coloquei na parte frontal em baixo (led azul).

Na parte superior coloquei duas Adda potentes, porque ar quente sobe e é bom que essa exaustão superior puxe bastante. Ainda não estão ligadas (o gabinete ainda está aberto, esperando a finalização). Sei que as Adda são um tanto barulhentas, mas são as mais potentes, ruído não é crítico para mim (tenho uma ligeira perda de audição, genética em todos os homens da minha família a partir de uma certa idade, então é difícil isso me incomodar) e é provável que eu não precise tê-las trabalhando a todo vapor; para isso, terei um NZXT Sentry 2. Então, para o meu caso a relação custo/benefício delas era muito boa.

Agora, a ventoinha frontal inferior está me preocupando. Mesmo com o gabinete ainda aberto, meus dois HDs estão a 39-40°C e 35-36°C. Não é nenhum absurdo, mas também é bem mais do que se esperaria de HDs sendo ventilados ativamente. E não estou mesmo sentindo um fluxo de ar significativo colocando os dedos naquele espaço. Acho que você fez bom negócio colocando a ventoinha original do Prima Boss lá. Estou pensando em botar algo mais potente também, talvez a Akasa Amber que reservei justamente para colocar onde eu achasse que faria mais falta. Não tem LED, mas isso para mim não é problema: é solução, porque odeio luzinhas, quanto menos melhor!

Não colquei nenhum Fan nas Laterais.

Vou manter a ventoinha original. Não dá para colocar duas, por causa da altura do cooler. Mas no lugar da segunda, vou tirar a colmeia (como todas) e colocar um filtro de poeira. Acho que não é necessária uma ventoinha mais potente ali, porque já está vindo e circulando ar de todos os lados.

Segue fotos para orientar melhor.

Campanha: não coloquem fotos na resolução original, gente. Aqueles megapixels todos das câmeras modernas são para dar resolução suficiente para quem quiser imprimir as fotos em papel com boa qualidade, mas para a Web, isso só atrapalha: aumenta o tempo de download (e ainda há muita gente com conexões lentas e/ou com limite de tráfego) e a foto fica tão grande na tela que na maioria das vezes você vai ter que dar zoom para diminuir de todo jeito, senão não consegue enxergar o conjunto. Mesmo se algum detalhe precisar ser visto ampliado, acho preferível cortar só aquele pedaço. Usem o Paint, Picasa, IrfanView, ou mesmo Paint Shop Pro ou Photoshop se vocês tiverem, e reduzam a foto para um tamanho mais razoável (acho que 800x600 dá para ver muito bem o que se pretende mostrar na maioria dos casos, e mesmo 1024x768 ainda dá para rolar bem na tela para quem tiver um monitor mais antigo, de mais baixa resolução).

Seu arranjo ficou bacana dentro dos padrões de ventilação que o 690 oferece. Se você tiver mais um Fan a disposição, talvez seria interessante prende-lo junto ao suporte das baias dos hd's soprando ar frio em direção a sua placa de video.

Acho que isso talvez fosse vestir um santo para desvestir outro, porque não gosto da ideia de adicionar vibração ao lugar onde ficam dispositivos (HDs, no caso) tão sensíveis a ela, e já com uma propensão natural a falhas críticas, que não convém estimular...

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostei bastante do gabinete, porém nao tenho tido tempo para aproveita-lo, nem para ajeitar tudo de uma forma melhorzinha, mas de fato, só de montar ali dentro é um espetáculo, e minha temperatura baixou bastante, pelo menos hd e processador, segue antes e depois...

GABINETE ANTIGO ~ JOGANDO HOT PORSUIT

PLACA DE VIDEO ~ 105

PROCESSADOR 68 ~ 70

HD ~ 40

______________________________________

CM 690 ~ JOGANDO HOT PORSUIT

PLACA DE VIDEO - 102

PROCESSADOR - 54 ~ 55

HD ~ 29

configuração bem simples, mas este ano vou trocar, ai vai ficar mas bonito o interior dele ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me considero um sortudo!

Um dia desses pesquisando na Kabum me deparo com o CM 690 a R$188 dilmas, olhei o número de série e era do Pure Black, liguei perguntando e niguém soube responder (não tinha fotos da parte interna), arrisquei assim mesmo. Recebi tudo certinho, quando abri a caixa para minha alegria total era o Pure Black :D, penso comigo que eles se enganaram, para minha felicidade:D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me considero um sortudo!

Um dia desses pesquisando na Kabum me deparo com o CM 690 a R$188 dilmas, olhei o número de série e era do Pure Black, liguei perguntando e niguém soube responder (não tinha fotos da parte interna), arrisquei assim mesmo. Recebi tudo certinho, quando abri a caixa para minha alegria total era o Pure Black :D, penso comigo que eles se enganaram, para minha felicidade:D.

mas velho, eu vi esse anúncio...R$188 pure black, fiquei meio na dúvida, achei o preço bem fora do real...ai fui pergunta pra um atendente online pra ver se ele tinha pintura interna mesmo...ela respondeu que não..ai acabei não comprando....mas tá bom igual, to feliz com o meu ;D

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas velho, eu vi esse anúncio...R$188 pure black, fiquei meio na dúvida, achei o preço bem fora do real...ai fui pergunta pra um atendente online pra ver se ele tinha pintura interna mesmo...ela respondeu que não..ai acabei não comprando....mas tá bom igual, to feliz com o meu ;D

abraço

Fiz a mesma coisa que você, liguei mas não souberam responder, com certeza eles vacilaram, ainda bem:D.

Em breve posto fotos, tô fazendo um up e devo acabar daqui uns dois meses e meio.

É um gabinete e tanto, antes tinha um Asus TA-M11, literalmente não vale o que custa e perto do CM ele faz feio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, saca os custom que o pessoal criou:

Meu projeto:

• Pintar externo perolado;

• Tampa de acrílico lateral - algum de vocês já sabe a espessura?

Cooler V8 - substituir os dois fans que iriam ficar na lateral;

• Pintar internamente de preto - tinta automotiva;

2 Fans no topo - gostaria de sugestões, se a temperatura ficou melhor trabalhando feito euxaustores;

Consegui achar esse gabinete por R$ 245,00 (Frete grátis para PE)

Fora as configurações que pretendo add vou demorar uns 6 meses porque a grana ta curta! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera comprei um CM 690 modelo comum mesmo hoje, e put* *****, to mt satisfeito mesmo case gigante, arrumação de cabos tranquila num ficou um fio pendurado sequer, achei o custo/benefício excelente, R$ 220,00 no Centro do Rio.

As temps não mudaram em relação ao meu case genérico, mas o motivo disso é que meu genericão era cheio de buraco em tudo pra por fan, porque antes dos mods destrutivos em nome da refrigeração, era tudo um baita forno. To carregando a bateria da camera amanha posto ibagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai galera não estou achando esse gabinete em lugar nenhum, estou doido para comprar um mais não o encontro, o que eu estou querendo é o mais simples mesmo com o preço máximo de 250,00 reais (sem o frete), e preferência por compra Online pois na minha região é difícil.

Valeu abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, Fábio, parece que está em falta mesmo em todo lugar. Encontram-se as versões mais caras, mas não o basicão. Espero que não tenha sido tirado de linha e ainda haja a importação de mais lotes. O jeito é esperar, porque se você estiver com pressa, você tem três alternativas: pagar mais por uma das outras versões, pegar um CM-590 (quase a mesma coisa, só que mais baixo e com uma baia e um slot a menos) ou optar por outro modelo semelhante.

Sugiro que você contate o SAC de alguma das lojas (a Guerra Digital e a JustShop com certeza respondem rapidinho) e pergunte se há alguma previsão de recebimento.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é amigo eu tenho aqui no meu msn o Dono da Guerra Digital, diz ele que o distribuidor deles não esta tendo no momento, entrei em contato com a Kabum e me falaram a mesma coisa que não tem prazo para a chegada dele, agora falta a Just Shop, entrarei em contato com eles.

Amigo russo_yf, tanto faz para mim, o fato é eu achar ele em estoque sendo ele mais barato do que 250 sem o frete, 250,00 é o valor estourando que eu posso ta pagando em um gabinete pois o frete dele é bem caro, valeu ai cara, caso você sabia os mais alguem saiba uma loja pela net que tem esse gabinete com o preço abaixo do que eu falei pode postar, não importa qual CM690.

Valeu a dica e abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar o meu Gabinete Cm 690 II Advanced e o gabinete e muito bom, pensei que como muita gente tinha falado da dificuldade em se tirar a tampa frontal do modelo do cm 690 poderia ate quebrar, mas nesse modelo para minha surpresa a tampa sai muito fácil... paguei por ele 290 reais a vista na quallicomp... depois conforme for posto fotos dele montado...

Phenom II x2 555 3.2 Ghz, Asus M4A785-M, 2x 2GB DDr2 Kingston 800 Mhz, HD Seagate 500GB SATA, RADEON XFX HD 5770 1GB Gddr5, Fonte Zalman HP 600W , CM 690 II Advanced, Windows 7 64 bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu amigão pela ajuda a unica coisa que ta me quebrando ai é o frete mais vamo ve o que eu faço, sobre a loja eu ja comprei la, meu processador foi comprado la, ótima loja, agora sobre o gabinete, não achei nenhum gabinete bom e bonito com preço mais baixo que o CM 690, pois bem mais alguem ai que saber outra loja ai que te pode postar.

Valeu Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!