Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Shanghai/Deneb, Istanbul/Thuban - Tópico Oficial


jonasnoia

Posts recomendados

mal sinal esse resultado...

se bem q é pra variar interessante ver q a droga do HT mais atrapalha q ajuda quando se vai fazer coisas mais "sérias"... ;)

Thiago: q razões tu consegue imaginar pro nehalem ser mais rápido nesse, além do fato de q usar libray pré-compilada pra arquitetura diferente é sacanagem/burrada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja bem, Linpack é talvez um dos testes mais otimizados do mundo: tudo usa resolução de sistemas lineares, e as empresas de processadores sérias sempre fazem de tudo para ganhar desempenho nele (não que o Linpack seja realmente usado hoje em dia de forma tão intensiva...). Além do mais, dá pra pensar em algumas razões pelas quais o Nehalem vai melhor nesse bench específico.

Thiago: q razões tu consegue imaginar pro nehalem ser mais rápido nesse, além do fato de q usar libray pré-compilada pra arquitetura diferente é sacanagem/burrada?

Considerando que, pelo que li no teste, o Linpack usado é da Intel...

Respondido antes da pergunta ;)

O LINPACK é um utilitário que usa cálculo massivo de matrizes para resolver milhares de equações lineares complexas , o objetivo é estressar o CPU no uso de ponto flutuante. Portanto qualquer programa que usa massivamente ponto flutuante poderá servir de base como comparação os resultados de CPUs no LINPACK.

Não, não serve, com um código devidamente otimizado com uma matrix grande para um soquete o LINPACK tira mais de 80% da capacidade teórica da CPU, todos os outros fatores que entram na conta em outras aplicações de ponto flutuante (cache, banda de memória, cadeias dependentes, sincronização) no LINPACK são contornáveis, no fim, a única coisa que diferencia ele de um teste puramente sintético é que o LINPACK serve para alguma coisa.

se bem q é pra variar interessante ver q a droga do HT mais atrapalha q ajuda quando se vai fazer coisas mais "sérias"... ;)

Não é mais sérias, é mais otimizadas, o HT funciona usando recursos ociosos, no LINPACK não há recursos ociosos e o compilador provavelmente se atrapalhou com duas vezes mais threads.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Outro fato a ser lembrado é que o Opteron Shangai usa DDR2 800MHz, o Ci7 usa DDR3...

Acho que isso aí só vai valer a pena com o Phenom2 x4 com DDR3 ou 2 1066MHz...

Em fim, viram como ele ganhou performance de 533 para 800MHz?

Aloha

Sem contar que provavelmente estavam usando o triple channel... ou seja, 3gb de triple contra 2gb de dual para Amd... isto deve ter influenciado tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sem contar que provavelmente estavam usando o triple channel... ou seja, 3gb de triple contra 2gb de dual para Amd... isto deve ter influenciado tb.

Não, pro LINPACK nada disso importa...

A propósito, o triple channel do Nehalem é mais um dual channel metido a besta do que realmente um triple channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Edu, eu sei, ISSO é fácil (o q implica também q devido aos diferentes tamanhos de cache entre as arquiteturas dá pra imaginar perda de performance na versão da intel pra intel num amd), mas mesmo levando isso em conta não existe a questão de q cada uma dessas submatrizes vai ter q ser atualizada dentro do cache de tempos em tempos e aí entra a velocidade da RAM? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Edu, eu sei, ISSO é fácil (o q implica também q devido aos diferentes tamanhos de cache entre as arquiteturas dá pra imaginar perda de performance na versão da intel pra intel num amd), mas mesmo levando isso em conta não existe a questão de q cada uma dessas submatrizes vai ter q ser atualizada dentro do cache de tempos em tempos e aí entra a velocidade da RAM? ;)

Segundo um comentário aleatório no fórum (digitar CRTL+F e seconds é sempre útil para obter informações :)...), demora-se no mínimo algo como 110 s para resolver um sistema de 2,5 GiB. Acho que você vai concordar comigo que, se você consegue isolar o sistema em blocos, puxá-los de forma correta e manipulá-los com pouca comunicação (e o HPL roda até em clusters comuns...), largura de banda não vai ser um grande problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Seja como for, o Opteron sentiu diferença com a mudança de memória . . .

Se olharem de novo verão, eu ainda acho que com 1066MHz o resultado seria melhor (mesmo que ainda fosse 2Gb "apenas")

1066MHz só se fosse um Phenom, com apenas 2GB a matriz não caberia na memória tendo que paginar, o que é muito pior, e de qualquer jeito, melhorar o resultado do LINPACK aumentando a banda de memória não é uma solução inteligente, o problema é o software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que beleza, quando minha placa não era visada paguei R$ 195.00 ... e quase um ano depois posso colocar processador de 4 núcleos atualizando firmware ... memória ja tenho (1066) ... esse Propus é interessante 4x512kb caché e 2.7Ghz .. vamos analisar preço ...

só acho que deveriam lançar o Regor primeiro 2x1mb cache e 2.7Ghz ... aff ... 45nm e controlando memórias à 1066 ... esse sim deverá ser um ótimo custo x benefício e o BICHO pra overclock ... pensem em algo do tipo Athlon 5850+ 1066 70w 40º ...

ansioso !-_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ja havia se discutido aqui, provavelmente os maiores lançamentos serão fev/marc...

http://www.techpowerup.com/77634/Tentative_Launch_Time-Frames_for_AMD_45nm_Desktop_CPUs_Tabled.html

88a.jpg

Alguma coisa tipo série "B" ??

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=10695&Itemid=1

Essa eu não entedi, isso é pra um publico mais direcionado, como dito na materia, isso ja existia ?

95W TDP e DDR3

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=10694&Itemid=1

Conesus, Q1/09 ?

http://en.hardspell.com/doc/showcont.asp?news_id=4543

EDIT.

Review do Techrepot

http://www.techreport.com/articles.x/15905

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, Phenom II (Deneb) é o Shanghai aos desktops. Contudo, tem de se considerar que plataformas de servidores utilizam memórias mais lentas e mais confiáveis (ECC) e outras alterações que tangem o chipset e a placa gráfica.

O AnandTech fez algo do tipo no lançamento do Barcelona. Entretanto, notam-se diferenças de performance com o Phenom X4 (que se desempenhou melhor), por conta da plataforma utilizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boas notícias, ainda mais q o 945 vem no meu aniversário pelo jeito... pena q ainda vou estar loooonge de poder dar adeus ao meu Aurora I, 939! :P

Agora, acho q não sou só eu que quero estas imagens aqui em tamanho gigante, né?

88b.jpg

E, por fim, quququq! A melhor notícia de sempre, postada pelo Xita noutro tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3223489&postcount=609

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses eu ja tinha postado pela manhã, hehe.

Agora, gostei do Review do Techreport, muito bem explicado, tinha algumas dúvidas após os testes do Anand., mas agora foram exclarecidas, hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!