Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Shanghai/Deneb, Istanbul/Thuban - Tópico Oficial


jonasnoia

Posts recomendados

Inicialmente de 75 a 125 W. Acho que fica assim por uns 6 meses e depois começam os variantes, dessa vez deve sair um de 55 W..

XITA

Existe compatibilidade com TDPs menores, por exemplo, uma placa mãe TDP 95W aceita qualquer processador com um TDP menor ou igual?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, que cheiro é esse? Seria cheiro de "fake"?

Será mesmo?? Trecho do início da matéria:

"We've seen Phenom II, Deneb overclocked all the way to 6.2GHz. This was not a screenshot boot, we've seen it with our own eyes as chaps from AMD managed to run the Crysis benchmark several times. The machine was stable on almost every run."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Será mesmo?? Trecho do início da matéria:

"We've seen Phenom II, Deneb overclocked all the way to 6.2GHz. This was not a screenshot boot, we've seen it with our own eyes as chaps from AMD managed to run the Crysis benchmark several times. The machine was stable on almost every run."

O interessante é que acabou de sair uma nova versão do CPU-Z que inclui um Hall of Fame e cujo mesmo apresenta o máximo de 4.4Ghz de over para os novos Phenom II 940.

Aí que mora a estranha estranhesa...

Link pro CPU-Z novo...

http://cpuid.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O interessante é que acabou de sair uma nova versão do CPU-Z que inclui um Hall of Fame e cujo mesmo apresenta o máximo de 4.4Ghz de over para os novos Phenom II 940.

Aí que mora a estranha estranhesa...

Link pro CPU-Z novo...

http://cpuid.com/

Mas se eu não me engano eles tinham chegado a 4,4Ghz no ar. Como praticamente ninguém deve ter o Phenom II em mãos ainda, com exceção da própria AMD, ficou a cargo dela realizar uma melhor tentativa de OC nos Phenom II, e desta vez aparentemente utilizaram o LN2 para alcançarem quase o limite de OC do "safado".

Vale salientar também, que a Intel ficou "possessa" com o potencial de OC do Phenom II e saiu falando que iria por o Core i7 pra rodar a 7Ghz em um evento própria dela a ser realizado sei lá quando, ae pra "calar" a Intel, a AMD se mexeu em realizar um OC mais agressivo.

É o que eu penso...^_^

PERGUNTA: Por que o valor do Vcore nunca aparece nas screens do CPU_Z nesses OC violentos?? Seria interessante saber o valor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está acontecendo um novo evento da AMD, um evento pra overclockers, mas foi proibida a entrada de cameras, inclusive de celular, portanto não esperem uma validação no CPU-z.

Por enquanto tambem estou desconfiado desses resultados, mas é interessante notar o mistério da AMD nesses novos Phemon's.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, isso é cheiro de um processo que não falho com nitrogênio líquido e alguma mágica para fazer o SOI aguentar 1.9V...

ps: Não era 6.3GHz? A notícia já tem algumas semanas...

Rodando Crysis? Não é nem temperatura, precisaria de uma tensão infernal só para fazer funcionar os datapaths e os caches... e 1,9 V? Suicídio de processador.

Agora, se funcionou... por que lançar o Phenom II a 3 GHz? Por que não aumentar um pouco o TDP da linha para passar de 3,4 GHz e competir com os i7? A Intel fez com os Cores e deu certo... e se tem estabilidade, é uma questão de acertar a parte térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodando Crysis? Não é nem temperatura, precisaria de uma tensão infernal só para fazer funcionar os datapaths e os caches... e 1,9 V? Suicídio de processador.

Agora, se funcionou... por que lançar o Phenom II a 3 GHz? Por que não aumentar um pouco o TDP da linha para passar de 3,4 GHz e competir com os i7? A Intel fez com os Cores e deu certo... e se tem estabilidade, é uma questão de acertar a parte térmica.

Segundo notícias que andei lendo (não lembro aonde), a AMD realmente poderia ter feito isso, maior TDP e maior clock...MAS muita gente achou abusivo o TDP de 140W do Phenom 9950, e muita gente acha um abuso o TDP de 130W dos Core i7, assim para não ter complicações de vendas por conta de um extimado alto valor de TDP, a AMD teria decidido lançar processadores com no máximo TDP a 125W. Por isso eu imagino que a série FX não venha a ser lançada por conta disso.

Tipo fica por conta do comprador, se quiser mais clock, aumentando o Vcore logo se aumenta o valor do TPD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sem contar que o HT tá rodando a 1000.04 no que aumenta mais a desconfiança de ser fake essa ai de 6.3 GHz, ningúem notou isso não do HT?

Eu sinceramente acho puro fake... se fosse HT de 2000 MHz ficava na duvida!

Mas a 1000 MHz!

Multiplicador liberado, divirta-se.

Agora, se funcionou... por que lançar o Phenom II a 3 GHz? Por que não aumentar um pouco o TDP da linha para passar de 3,4 GHz e competir com os i7? A Intel fez com os Cores e deu certo... e se tem estabilidade, é uma questão de acertar a parte térmica.

É o normal da AMD, eles não arriscam clocks muito altos com um processo novo, não da para garantir e sabe como é o SOI...

Mas lembra daquele boato de Phenom FX a 4.4GHz? Então, não é uma ideia tão absurda, o processo de 45nm teve aumento de desempenho esperado na linha ou quase, mas bem melhor que os 65nm, se o 90nm chegou a 3.2GHz então...

Não acho que vão arriscar algo assim tão cedo, e nem precisam disso para garantir o market share, mas é possível e o HK ainda é uma opção para o nó de 45nm, claro, isso tem um custo e estamos em uma época de crise e para complicar a AMD vende processadores com margens baixas e não pode fazer algumas extravagâncias como a IBM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o normal da AMD, eles não arriscam clocks muito altos com um processo novo, não da para garantir e sabe como é o SOI...

Sim. Mas eles já tiveram algum tempo de melhora. Eu diria que até próximo do lançamento dos POWER6+ eles vão ter de melhorar essas frequências. Veja que os 65 nm foram um caso especial de processo e projeto apressados: os 45 nm não, e eu diria que os Shangai tem muito pela frente. Com notícias desse tipo (mesmo que, na minha opinião, sejam exagero), 3 GHz parece muito pouco.

Obviamente, quando os Nehalem começarem a competir pra valer talvez esses 3 GHz virem história :).

Mas lembra daquele boato de Phenom FX a 4.4GHz? Então, não é uma ideia tão absurda, o processo de 45nm teve aumento de desempenho esperado na linha ou quase, mas bem melhor que os 65nm, se o 90nm chegou a 3.2GHz então...

Com certeza dá para um K8 45 nm chegar a pelo menos 3,6 GHz... Problema é: será que o K10 consegue? Deveria conseguir (exceto pelo TDP, claro), e nada indica que não consiga, exceto a experiência dos 65 nm.

Não acho que vão arriscar algo assim tão cedo, e nem precisam disso para garantir o market share, mas é possível e o HK ainda é uma opção para o nó de 45nm, claro, isso tem um custo e estamos em uma época de crise e para complicar a AMD vende processadores com margens baixas e não pode fazer algumas extravagâncias como a IBM.

Se eles conseguirem o HK e acertarem o processo, daria para aumentar um pouco as margens :)... Tá, a crise.

De qualquer modo, é esperar o Nehalem-EP, até lá... sempre existe a possibilidade de que a AMD esteja escondendo algo, seja para o bem ou para o mal.

Segundo notícias que andei lendo (não lembro aonde), a AMD realmente poderia ter feito isso, maior TDP e maior clock...MAS muita gente achou abusivo o TDP de 140W do Phenom 9950, e muita gente acha um abuso o TDP de 130W dos Core i7, assim para não ter complicações de vendas por conta de um extimado alto valor de TDP, a AMD teria decidido lançar processadores com no máximo TDP a 125W. Por isso eu imagino que a série FX não venha a ser lançada por conta disso.

Tipo fica por conta do comprador, se quiser mais clock, aumentando o Vcore logo se aumenta o valor do TPD.

Minha visão da situação é que quando a AMD conseguir acertar o projeto do K10 para um processo (no caso vai ter de ser o de 45 nm) ele vai chegar as mesmas frequências do K8... desconsiderando TDP. Com isso, ele pula de 3/125 W para 3,4-3,6/125-140 W. Daí dá para competir com os Nehalem, tanto em DP quanto em clientes. Os MPs são outra história, ali G3 e MCMs vão ter de resolver (talvez um hexanuclear na parada? É viável em MPs...).

De qualquer modo, essa história de controlar TDPs: isso é variável, com alguma escolha dá pra diminuir TDPs na mesma frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa aí do fudzilla é nova, não é aquele fake que foi divulgado há uns dias atrás. Bem, ainda quero um link de validação do CPU-Z. :lol:

EDIT:

Muito bom esse aí do TPU, diminuindo drasticamente a possibilidade de um Fake. :P Mas essa foto aí do CPU-Z, bem que poderia ter sido inteira né?!

105a.jpg

105b.jpg

105c.jpg

105d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ué, ainda vamos ter X2 na família?

Quad Core faz favor né AMD...

Não sei se já foi postado, pois não acompanho o tópico arduamente, mas aí vai:

Malucos colocam Phenom II a 6,0 GHz!

http://newticias.com/noticias-processadores-amd-conseguiu-phenom-ii-a-6-ghz-,4690.php?a=0

Isso seria um enorme avanço em relação a geração anterior, que são bem ruinzinhos de overclock (Subentenda ruim como pior que os da concorrência). Digamos que, arrependi-me amargamente de não ter pego uma plataforma AM2+. E não posso reclamar por falta de avisos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, ainda vamos ter X2 na família?

Quad Core faz favor né AMD...

Ué, eu acho isso bom. Quanta gente ainda hoje usa Single-Core? Se for contar imagino que tenha bastante, pois já lí bastante gente com problemas de P4 e A64 por aqui e em outros fóruns. Além do mais, os novos Dual-Core que a AMD está pra trazer virão com consumo bem abaixo do padrão, da própria AMD principalmente, e provavelmente com um preço abaixo que os modelos mais baratos da Intel, assim tornando-se mais acessível a todos (tanto aqueles que não querem gastar com processador, quando com energia elétrica :lol:).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!