Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Zmax


A.Marques

Posts recomendados

  • Membro VIP

jrftrt

Não cheguei a bootar o Fenix Linux. Aquilo demora horrores para carregar... você chegou a testar tais botões para ver se funcionam no Linux?

Sobre o BIOS, eu acho melhor nem arriscar... o Everest reconhece o note como um Compal e no site tem uns BIOS mas ao dar uma verificada melhor nos drivers, pouco tem haver com esse modelo da Zmax.

Uma opção que eu senti falta no BIOS foi a ausência da opção para desativar o AHCI. Sem isso, fatalmente todos que possuem o chipset GM45 estará fadado a criar um CD de instalação do Windows XP com os drivers da southbridge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae elpapa,

Em comparação dos notes Kennex (15.4") e o Zmax (14.1") pelas suas dimensões, realmente o Zmax é bem menor, ou é pouca coisa. Pois pela tela, a borda superior do Zmax é bem maior do que o Kennex. E a espessura, qual dos dois é mais fino? Agradeço desde já sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jrftrt

Não cheguei a bootar o Fenix Linux. Aquilo demora horrores para carregar... você chegou a testar tais botões para ver se funcionam no Linux?

sim testei no linux, e funcionava certinho, veio ate configurado pro botao do meio ligar a webcam, já o de usb nem cheguei a testar, mas devia funcionar também....

sim a BIOS tem muito pouca configuracoes, já pensei até e atualziar ela, mas o problema é q ser der alguma mer* eles podem alegar que eu mexi na bios e não dar garantia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
... botão do lado do power com o símbolo do USB com um raio em cima indicando energia.

...

espaço para controle remoto com a tampinha removida.

Esse botão do USB pode ser para energizar ou não as portas USB quando o notebook estiver desconectado. Para testar isso pegue algum dispositivo que possa ser carregado pela porta USB, conecte no notebook desligado e veja se está carregando. Aperte este botão da USB e veja se tem alguma alteração.

"espaço para controle remoto com a tampinha removida"???

Você acha que é só isso?

Isso dai é a porta express card que possibilita a adição de novos dispostivos no notebook. Antigamente este tipo de porta (padrão antigo, PCMCIA) era muito usado para placa de rede e modem (quando não vinham integrado no notebook).

Informações sobre o express card (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/ExpressCard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
"espaço para controle remoto com a tampinha removida"???

Você acha que é só isso?

Isso dai é a porta express card que possibilita a adição de novos dispostivos no notebook. Antigamente este tipo de porta (padrão antigo, PCMCIA) era muito usado para placa de rede e modem (quando não vinham integrado no notebook).

Informações sobre o express card (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/ExpressCard

Verdade, esqueci desse detalhe :D

Faz tempo que não vejo um Express Card e acabei esquecendo do mesmo. Os últimos notes HP que eu peguei tinham um controle remoto no Slot e o ExpressCard caiu no esquecimento huahuahua...

Bom você me lembrar disso :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citei a atualização da Bios, não pensando em facilitar a instalação do XP, mas apenas para ter a ULTIMA BIOS no hardware mesmo.

Em materia de atualização de bios, sempre eu tive essas máximas:

Tudo que chega em casa, ou até de cliente, sabendo ( tendo a certeza de que é a correta bios, firmware pro hardware) o procedimento de atualizar, eu atualizo SEMPRE.

SEMPRE MESMO. O unico perigo é interrupção de energia eletrica !

Quando não tenho certeza da compatibilidade entre a bios e o hardware ( será que é o arquivo certo ?) ou não tenho conhecimento do procedimento correto. (as vezes não há instruções claras de como fazê-lo) AÍ EU NÃO FAÇO.

Já mudei bios, firmware etc por MOD´s, só que também senti muita firmeza no procedimento.

Agora voltando ao caso em concreto, no site da intel encontra-se modelo de BIOS para esse hardware da compal (note Zmax) (O interessante é que no site da propria compal o link da bios está quebrado). A minha primeira indagação é a seguinte: Qual é o modo de atualização, é via DOS? SE for precisaria de drive de disquete ! Ou fazer um CD inicializavel por DOS com os arquivos necessarios para o procedimento. Nota: eu nunca fiz um CD de boot do DOS com arquivos para atualizar bios, Não saberia fazer !!!! Queria um tutorial passo a passo disto.

Portanto teríamos 2 debates: Se a bios é a correta ? e que procedimento tomar ???

Sinceramente gostaria se digne dos colegas o debate dos temas, pois esperaria atualizar a bios deste hardware.

Sobre a a eventual perda da garantia, acho que não é o caso. Até 7 dias apos o recebimento do produto você pode devolver o produto ao sub. e pedir seu dinheiro de volta sem muitas indagações por parte da empresa. ( O equip deu problema e pronto) Depois manda pra assistencia e espera els resolverem.... ( o equipamento deu problema e pronmto também ..., negue que tentou atualizar bios) o dever é deles ! inclusive por que a empresa é obrigada a colocar instruções de manutenção do equipamento)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se seguir o resto dos notebooks da Compal, o modo de atualizar o BIOS é via DOS, cria um cd ou pendrive de boot e atualiza.

Tenho um Intelbras baseado no modelo JFT00 da Compal e fiz a atualização dessa forma; o método eu descrevi no review dele -> http://forum.clubedohardware.com.br/review-intelbras-i35/581478?t=581478

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando chegar o note irei tentar fazer a atualização conforme você ensinou, se precisar de mais apoio vou te chamar.

MAS: você JÁ OBSERVOU QUE AS BIOS DO SITE DA COMPAL ESTÃO OFFF !!!!!!

PERGUNTO para você ICEFLY :

A bios que está no site da intel com arquivo de nome 112b.zip é a BIOS correta pra esse note Zmax ? Se você tiver certeza irei tentar atualizar !

PS: Gostei muito da riqueza de detalhes do teu review do outro note.

Não não chegou o note mas, já estava treinando o procedimento, no seu tutorial pra fazer a atualização: Na utima etapa do Flashbott, a ultima tela no choose format, aparece apagado e outra opção aparece selecionada, será que tem problema?

Após o termino do procedimento acima é só dar o boot pelo pendrive e buscar aqueles arquivos da bios no C: e boa !!!

Icefly, sem medo de ser feliz, você fornecendo esses procedimentos vou flashear na hora o note !!!

Se seguir o resto dos notebooks da Compal, o modo de atualizar o BIOS é via DOS, cria um cd ou pendrive de boot e atualiza.

Tenho um Intelbras baseado no modelo JFT00 da Compal e fiz a atualização dessa forma; o método eu descrevi no review dele -> http://forum.clubedohardware.com.br/review-intelbras-i35/581478?t=581478

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quando chegar o note irei tentar fazer a atualização conforme você ensinou, se precisar de mais apoio vou te chamar.

MAS: você JÁ OBSERVOU QUE AS BIOS DO SITE DA COMPAL ESTÃO OFFF !!!!!!

PERGUNTO para você ICEFLY :

A bios que está no site da intel com arquivo de nome 112b.zip é a BIOS correta pra esse note Zmax ? Se você tiver certeza irei tentar atualizar !

PS: Gostei muito da riqueza de detalhes do teu review do outro note.

Conselho sobre atualizar a BIOS:

1) Na duvida não atualize

2) Só atualize se for para resolver algum problema. Muitas atualizações são somente para suportar um tipo de processador novo, uma memória que antes dava problema,... Não fazem diferença para equipamentos que já estão funcionando corretamente.

3) Mesmo sendo a BIOS certa sempre existe o risco de algum bug e da BIOS não ser mais reconhecida. Já aconteceu comigo e com um amigo em placa mãe de desktop, a solução é tirar a BIOS e mandar para algum lugar que grave ela (coisa difícil de fazer com notebook).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no caso exite um indicativo pra se tentar esse procedimento + complexo: a dificuldade em se instalar o xp, ou não?

Conselho sobre atualizar a BIOS:

1) Na duvida não atualize

2) Só atualize se for para resolver algum problema. Muitas atualizações são somente para suportar um tipo de processador novo, uma memória que antes dava problema,... Não fazem diferença para equipamentos que já estão funcionando corretamente.

3) Mesmo sendo a BIOS certa sempre existe o risco de algum bug e da BIOS não ser mais reconhecida. Já aconteceu comigo e com um amigo em placa mãe de desktop, a solução é tirar a BIOS e mandar para algum lugar que grave ela (coisa difícil de fazer com notebook).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim eu vi comentarem que estão indisponiveis no momento (talvez algo momentâneo); só respondi a questão de como fazer.

A decisão de atualizar ou não, só tome depois de ter certeza que o modelo desse notebook é igual ao do modelo Compal. Pro meu Intelbras só fiz a atualização após alguém comentar que o i35 era igual ao JFT00 e depois de uma cobaia ter tomado a dianteira, confirmado que funcionava e eu confirmar com outros métodos.

Passado isso, numa boa, eu usaria Vista nessa máquina.

XP só no caso de ter que usar algum programa indispensável que funcionasse só com XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Icefly: me ajuda a encontrar a BIOS correta, seria essa daqui?:

http://downloadcenter.intel.com/filter_results.aspx?strTypes=all&ProductID=2796&OSFullName=Windows*+XP+Professional〈=eng&strOSs=44&submit=Go%21

Observe que temos uma foto do CPU Z da placa mãe que fala que a bios em versao 1.1 tem a data de 22/10/2008 e essa BIOS do site da intel diz que AINDA é de 2007 . SOCORRO !

Sim eu vi comentarem que estão indisponiveis no momento (talvez algo momentâneo); só respondi a questão de como fazer.

A decisão de atualizar ou não, só tome depois de ter certeza que o modelo desse notebook é igual ao do modelo Compal. Pro meu Intelbras só fiz a atualização após alguém comentar que o i35 era igual ao JFT00 e depois de uma cobaia ter tomado a dianteira, confirmado que funcionava e eu confirmar com outros métodos.

Passado isso, numa boa, eu usaria Vista nessa máquina.

XP só no caso de ter que usar algum programa indispensável que funcionasse só com XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O BIOS não é esse; por tudo que já foi escrito no tópico, o BIOS tem que ser da Compal (o tal JHT01, como mostra o screen e é até recente, de três meses atrás).

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=64350&d=1233592765

E como você mesmo falou tem o lance as datas ai; esse da Intel não tem nada a ver.

Conselho: deixa quieto essa atualização de BIOS, enquanto o site da Compal não voltar ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com Certeza, aguardarei o site da Compal, voltar ao normal,

gostei muito do pendrive bootavel, só falta mesmo é se confirmar a bios, e você vai me ajudar e ajudar a toda a comunidade a dominar os segredos do NOTE.

PS: O CPU Z diz que o DVD RW é um Sony Optiarc DVD RW AD-7560 Sata, no entanto não encontrei no site do fabricante o produto e consequentemente o seu firmware.

você e qualquer outro teriam o firmware deste aparelho ?

O BIOS não é esse; por tudo que já foi escrito no tópico, o BIOS tem que ser da Compal (o tal JHT01, como mostra o screen e é até recente, de três meses atrás).

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=64350&d=1233592765

E como você mesmo falou tem o lance as datas ai; esse da Intel não tem nada a ver.

Conselho: deixa quieto essa atualização de BIOS, enquanto o site da Compal não voltar ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal, tenho acompanhado o tópico do ZMAX, que por sinal é muito interessante, e tenho acompanhado tambem o tópico do Kennex, concorrente direto ai do ZMAX...

Gostaria de saber a respeito da fonte do ZMAX, ela gera a corrente certinha que o Note necessita ? (Grande problema do Kennex até agora)

E outra dúvida, os canais de memória dele são Dual Channel ?

valeu, Abração !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se em relação a jogos, o pessoal que comprou o note, ja jogou alguma coisa com ele???? jogos antigos ou novos como se sai, em qual nivel de grafica e talls, estou relutante em comprar devida essa informação pois gostria de jogar alguns jogos com ele de preferência the sims 2...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ludy, você sabe pra que serve esses dois botões no note:

Imagem0047.jpg

botão do lado do power com o símbolo do USB com um raio em cima indicando energia

Aquele botão, ao lado do Power, com o desenho do USB é pra que, se você precisar carregar um celular, por exemplo, você não precisa ligar o note. Basta pressionar o botão que, mesmo com o note desligado, as portas de USB funcionam enviando energia.

Olá Pessoal, tenho acompanhado o tópico do ZMAX, que por sinal é muito interessante, e tenho acompanhado também o tópico do Kennex, concorrente direto ai do ZMAX...

Gostaria de saber a respeito da fonte do ZMAX, ela gera a corrente certinha que o Note necessita ? (Grande problema do Kennex até agora)

E outra dúvida, os canais de memória dele são Dual Channel ?

valeu, Abração !!!

Fonte gera corrente suficiente (3,42A) e ele não esquenta quase nada.

Quanto a memória ser dual channel... retirei do site da Intel

The Mobile Intel GM45 Express Chipset features hardware based decoding for Blu-ray content, dual-channel DDR3 and DDR2 memory support, 1066 MHz system bus, PCI Express* x16 graphics port and PCI Express x1 I/O ports, Serial ATA, and Hi-Speed USB 2.0 connectivity.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se em relação a jogos, o pessoal que comprou o note, ja jogou alguma coisa com ele???? jogos antigos ou novos como se sai, em qual nivel de grafica e talls, estou relutante em comprar devida essa informação pois gostria de jogar alguns jogos com ele de preferência the sims 2...

Da uma olhada na comunidade do note no Orkut... Um cara la disse que rodou Pro Evolution Soccer 2009 com tudo no médio sem lag. Talvez ele te passe mais informações.

Olá Pessoal, tenho acompanhado o tópico do ZMAX, que por sinal é muito interessante, e tenho acompanhado tambem o tópico do Kennex, concorrente direto ai do ZMAX...

Gostaria de saber a respeito da fonte do ZMAX, ela gera a corrente certinha que o Note necessita ? (Grande problema do Kennex até agora)

E outra dúvida, os canais de memória dele são Dual Channel ?

valeu, Abração !!!

Como da pra saber se ela gera a corrente correta? Qual o método pra avaliar isso? Quanto a ser Dual Channel, o Chipset certamente tem suporte a isso. E acho que em algum momento alguem postou uma screen do CPU-Z mostrando que ele identificava as memorias estarem traballhando em Dual Channel(o que eu até estranhei pois até onde ouvi falar, para trabalhar em DC as duas memorias tinham que ser identicas, o que no caso do nosso note até onde eu sei não sao... é 2gb + 1gb) alguem pode me confirmar essa informação????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Aquele botão, ao lado do Power, com o desenho do USB é pra que, se você precisar carregar um celular, por exemplo, você não precisa ligar o note. Basta pressionar o botão que, mesmo com o note desligado, as portas de USB funcionam enviando energia.

Suspeitei que fosse isso, porém, não me parece muito inteligente usar esta função com o note funcionando na bateria por motivos óbvios ;)

E até agora ainda não consegui achar o maldito driver Intel HDMI :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suspeitei que fosse isso, porém, não me parece muito inteligente usar esta função com o note funcionando na bateria por motivos óbvios ;)

E até agora ainda não consegui achar o maldito driver Intel HDMI :(

Bom, no meu caso é funcional pois se necessitar carregar o celular (sempre acontece em viagens..heheh) posso deixar o note desligado e utilizar apenas a energia da entrada USB para carregar. Mas cconcordo com você pois cada caso é um caso.

Quanto ao driver hdmi.... ainda estou procurando tb....:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PROBLEMA HDMI RESOLVIDO

Ápós inúmeras tentativas, leituras de manuais e preces, meu pc está sem nenhum aviso de alerta. O tal Dispositivo de áudio desconhecido no etc

sumiu!!!!

Bom, fiz o seguinte: baixei um driver de gráficos da Intel para o Asus.

Instalei no ZMax. Abri a pasta e segui o caminho VGA, XP, 32bit e mandei ver no setup (não no Asus setup, mas apenas no Setup). Apareceu uma msg dizendo que era mais antigo, etc e tal. Mandei instalar. Reinstalou os drivers da placa de vídeo e... OS DRIVERS HDMI Reiniciei e...voliá!!!!

Nada de triângulos amarelos......

O link é

http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/misc/vga/Intel_Graphics_V614104969_V715101508_XPVista.zip

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a intromissão do nada, é que eu comprei ontem um notebook desses. ludy, e esses drivers aqui que eu vi no decorrer do topico, não são uteis no seu guia? um é de wifi e o outro de sata.

Outra coisa, o wifi tá incluido nos drivers do seu guia? e sobre a primeira parte, de usar os do cd, é pra integrar no nlite? mas se vai integrar porque precisa instalar depois tudo?Obrigado!

http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&ProductID=2991&DwnldID=16750&strOSs=44&OSFullName=Windows*%20XP%20Professional〈=eng

http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&Inst=Yes&ProductID=3062&DwnldID=17228&strOSs=44&OSFullName=Windows*%20XP%20Professional〈=por

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!