Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O circuito pode ser visualizado nesse link,

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/38

Quando a bateria estiver completamente carregada o circuito desliga?Eu posso deixar o carregador ligado direto sem correr o risco de uma sobrecarga na bateria? , pois estou querendo montar um circuito com uma lampada de emergencia e tenho que estar com a bateria sempre carregada .

Obrigado

• mês depois...
Postado

Alguém montou o carregador simples do nosso colega Rafael? Montei ele mas não funcionou... Utilizei um trafo de 24v e 7A. Primeiro liguei sem carga e não consegui ajuste acima de 11,5v. Ao ligar uma carga (resistência de 82 ohms), na hora queimou o bc547 e o lm317 . Gostei muito desse projeto por ser barato e pela possibilidade de controlar a corrente na saída.

Postado

chokibrown, se a tensão de saída não passou dos 11V é porque tem algo errado na montagem. O projeto é na verdade uma simples fonte de alimentação com limitador de corrente. O transistor (booster) TIP147 serve para o conjunto ter uma corrente maior do que a do LM317 sozinho (1,5A). Se substituir o LM317 pelo LM338, o TIP147 pode ser eliminado. Tire ele ja jogada por um instante e veja se o mesmo LM317 regula. Se ainda não, desligue o coletor do BC547 e faça um jumper no resistor "RX". Feito isso, o circuito passa a ser uma simples fonte de alimentação ajustável e terá de ser regulável normalmente.

A minha funciona normalmente, ok?

Postado

Valeu Rafael, vou dar uma revisada aqui, depois posto o resultado. Johanne, também não achei o resistor de 0,12. Coloquei um de 0,1 mesmo pois ainda ficará dentro da capacidade do meu trafo.

• Curtir 1
Postado

Os valores dos resistores são frutos dos cálculos. Naturalmente podem não ser achados comercialmente. Procure pelo valor mais próximo. Também não é necessário colocar esse leque de resistores, é melhor colocar dois ou três nos valores que o montador acha que vai usar mais... ou mesmo um resistor limitando em 4A (por exemplo).

• Curtir 1
Postado

Rafael, dei uma revisada na minha montagem, estava errado mesmo. Acabei invertendo o BC547, por isso queimei ele e o LM... Mas agora já está funcionando. Nos meus testes, consegui ajustar a saída de 3 até 22V. Deixei nos 13,8V. Testei em uma bateria de 65A automotiva que já estava carregada. Medi 2,8 A de corrente quando liguei, depois foi baixando conforme subia a tensão na bateria. Montei com 3 niveis de ajuste de corrente, para 0,7A, 4A e 6A, mas tenho alguma dúvidas: Quando seleciono para 0,7A, ele deveria manter limitada essa corrente? No meu teste, a corrente foi 0, não carregou. Foi assim também quando testei só com resistores de 82ohms, a tensão caía a 0 também. Na medição em aberto ou com resistores altos, estava ok. Outro detalhe, montei o LM e o TIP no mesmo dissipador, mas esquentou demais e rápido! Seria o caso de colocar um dissipador maior? Ou em dissipadores separados? Aí vai como ficou o carregador pronto:

A maior parte das peças vieram de sucata mesmo :cool:

post-39863-13884966429787_thumb.jpg

Postado

Parabéns pela montagem As vezes é assim mesmo, a gente vai acertando um detalhe por dia até o projeto funcionar bem. Ao selecionar 0,7A, sua corrente foi a zero não por sua culpa, culpa do esquemático onde o valor esta marcado errado :eek:: 0,6 volts (tensão de base do transistor) dividido por 0,7A (corrente máxima desejada) é igual a 0,82Ω (0,85Ω mais precisamente) e não 82Ω. FALHA NOSSA! :D

Mas também nunca espere valores exatos la no multímetro por causa das tolerâncias para mais ou para menos dos componentes.

Eu suponho que 0,7A é para uma bateria de moto ou alarme. Recomenda-se carregar a 10% do valor normal... AS vezes também é recomendado carregar a 3A como carga rápida, claro, monitorando a temperatura. Sendo assim, carregar a 700mA ou 1A não é prejudicial para a bateria não.

Quanto ao dissipador, quanto mais, melhor .

Vou corrigir o esquema acima e edito o post.

Att.

• Curtir 1
Postado

Fiz mais alguns testes com o carregador montado, ainda sem o resistor correto pra testar o limite da corrente em torno dos 700mA. Instalei o Tip em um dissipador exclusivo. Deixei ligado apenas 5 min carregando a bateria com a corrente em torno de 2,5A (pouco em relação a capacidade do tip que é 10A e do trafo de 7A). O resistor de 1R ligado ao v in (pin3) do LM queimou. Ali deve ser usado um resistor de potência, talvez 1W ou mais. O aquecimento do TIP foi excessivo mesmo com um dissipador grande (10x5cm com aletas) e uma ventoinha em cima. Não pude medir a temperatura, mas pra ter uma ideia não dava pra encostar a mão.

Postado

Esse esquema foi postado em meio à muita informação sobre fontes e carregadores. Na época, pouca informação ja ilustrava bem o esquema...

O resistor de 1R é de 5W ou mais. O aquecimento do transistor pode-se dar pelo fato da tensão de entrada do circuito ser muito alta, tipo acima dos 16V ou de ter um curto na saida. Como está a bateria, está boa? Quanto mais descarregada ela estiver, mais ela será uma carga para o circuito.

Um circuito semelhante é encontrado aqui:

http://www.electronicecircuits.com/electronic-circuits/lm317-regulated-battery-charger-circuit

O resistor de 1R é de 5W assim como RX. Também é uma boa ideia adicionar um resistor de 0,10R (até 0,22R) no emissor do TIP147 para que ele não se danifique facilmente, ficará mais protegido.

O circuito que eu uso (com as correções) são esses:

b3eb.jpg

ou, mais simples ainda:

7lig.jpg

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

O circuito pode ser visualizado nesse link,

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/38

Quando a bateria estiver completamente carregada o circuito desliga?Eu posso deixar o carregador ligado direto sem correr o risco de uma sobrecarga na bateria? , pois estou querendo montar um circuito com uma lampada de emergencia e tenho que estar com a bateria sempre carregada .

Obrigado

faz um com fonte atx ou tx que quando a bateria carrega totalmente a fonte para de enviar carga dae nao da sobrecarga

• 6 meses depois...
Postado
Ola.  Eu li seus posts desta seção do forum e preciso de uma ajuda.

Eu montei dois carregadores de bateria com fonte ATX, um de para 12 volts e outro para 6 volts. 

Estão funcionando corretamente, entram em flutuação quando a carga é atingida , eu observei isso com um multímetro.

O que preciso deve ser simples pra vocês , mas não estou conseguindo.

Desejo colocar um led avisando "carga cmpleta" mas não descobri como fazer. Podem me ajudar ? 
  • 2 anos depois...
  • 5 meses depois...
Postado

@Tonny Pereira Qual a corrente do transformador que ele usa? Se é para uma bateria de 90A, tem que ter 9A na saída do transformador e entre 13,5V à 14,5V, eu recomendo carregar nessa faixa de tensão, para carga lenta. Tire uma foto do transformador, circuitos, etc.

• 3 anos depois...
Postado
Em 05/04/2011 às 01:49, chacalgbi disse:

Pessoal, montei meu carregador, funciona. Só que o meu tá carregando "bem de leve" não passa de 400mA a corrente, e olha que a bateria tava bem baixa! Ai demora demais! Até ai tudo bem, é só ter paciência e deixar a carga lenta fazer seu trabalho. Só que tô montando esse carregador pra ligar em baterias que vão está ligadas em MicroTiks, eles funcionam de 10 a 24V. Cada um em tráfego consome 600mA. Eu iria ligar 2 ou 3. Como o trafo é de 4A, teria que dar essa carga né? Ou não? Como eu faço pra ele dar mais corrente?

estou usando o Triac BT137-600E o SCR é o MCR100-6 o capacitor é de 220uF/16V. O esquema original é 220uF/25V. As resistências são de 82ohms mesmo, porém são de 5W (não achei de 1w).

Quando eu ligo uma carga na bateria com o carregador ligado nela, uma carga de 800mA, a bateria vai caindo a tensão bem lentamente. O Carregador não teria que suprir isso?

O dissipador do triac só fica morno, e mesmo com o potenciômetro todo para o lado de R3, só dá 12,46V

Olha as fotos em minha bancada:

post-801738-1388495911883_thumb.jpg

post-801738-13884959120561_thumb.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!