Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

_Slade_,

ensinei eletromagnetismo da física fundamental para ensino médio público. A qualidade dos estudantes era muito variada (você se deparava ao mesmo tempo com assistentes técnicos em eletrônica e com outros que sequer ouviram falar de um resistor), sendo em regra muito falha, sobretudo dos conceitos mais fundamentais. Geralmente eu encetava por conceitos muito simples (triviais até), analogias entre sistemas (por exemplo, do funcionamento de um computador com o do corpo humano), situações bem próximas ao cotidiano referto de exemplos. Evitava/evito ao máximo, ao menos inicialmente, cálculos e conceito mais abstratos (no caso do eletromagnetismo, coisas como campo elétrico).

Recomendo sempre iniciar por algo elementar como o Curso GREF de Física. Aconselho desde já a sua leitura para aqueles totalmente leigos (a leitura é rápida, divertida, ensina os conceitos mais fundamentais de forma simples e é gratuito):

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php?midia=grf

Sei que para uma boa parcela dos frequentadores deste fórum esta leitura pode parecer mesmo boba; mas acreditem, em minha experiência profissional descobri que a maior parte das pessoas (inclusive profissionais respeitabilíssimos de outras áreas como direito e biologia) não entende os conceitos mais elementares da eletricidade e magnetismo.

Em minhas aulas, em seus estágios iniciais, também utilizava livros mais conceituais como o Imagens da Física (Ugo Amaldi) e o Física Conceitual (Paul G. Hewitt), em particular para tópicos específicos (é impossível trabalhar com um único texto no ensino...).

Só depois eu passava para livros clássicos usuais de ensino médio (como o Fundamentos da Física do Ramalho e Toledo, Imagens da Física, etc.) se houvesse tempo.

No mais, nesta questão da eletricidade, sempre enviava aos meus alunos endereços de links ensinando o princípio de funcionamento de vários aparelhos elétricos. Infelizmente, faz alguns anos que não ensino eletricidade e magnetismo (tenho ensinado apenas mecânica e termodinâmica), e por isso não tenho o endereço das páginas aqui, mas tenho certeza de que são fáceis de encontrar pelos sites de procura.

Busque sempre por algo mais avalizado, ou seja, revistas como ciência hoje ou Scientific America Brazil. Algumas universidades públicas possuem seções de dúvida, de esclarecimento, de atendimento as questões mais variadas relacionadas ao assunto.

Infelizmente, não posso lhe recomendar nada de eletrônica porque não sou técnico na área.

Até.

  • Curtir 1
Postado

Bem interessante, o difícil vai ser convencer o pessoal aqui em casa que pc sem estabilizador é melhor, ainda mais que sou o único que entende alguma coisa de eletrônica (afinal faço faculdade de engenharia eletrônica, é minha obrigação! :D )

Eu notei um problema esquisito no meu quarto. Quando mexo na chave do ventilador (ligo ou desligo ele) a tela do meu pc fica apagada por mais ou menos um segundo e acende de novo como se nada tivesse acontecido. Não chega a reiniciar a máquina nem nada, é como se eu tivesse desligado o monitor manualmente e depois religado. Pode ser o "sanguessuga" do meu estabilizador + fonte 200w bomba? To com essa configuração há uns 6 meses e não deu nada grave... ainda.

To indo hoje mesmo comprar uma fonta nova na faixa dos 100-150 reais, de preferência com PFC ativo, olhando a lista de fontes testadas do CdH, só pra prevenir, pois daqui a uns meses quero instalar uma placa de vídeo e só em falar que uma intermediária custa uns R$300 meus pais levaram um susto! E olha que esse é o preço médio de uma radeon 5670 e uma gts 250 por aqui. O jeito é fazer uns bicos onde eu puder pra conseguir alguma experiência profissional, afinal tem os impostos de início de ano, matrícula na auto escola que to começando e ainda o casamento da minha irmã em maio. Ainda bem que minha facul é federal!

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
..........A questão que surge é: valeria a pena investir num melhor nobreak, ou este SMS não estaria prejudicando suficientemente minha fonte a ponto de não ter de trocar por uma outra a cada um ou dois anos?

...

Agradeço suas palavras e sei que algumas vezes o aspecto técnico nesses tópicos sai um pouco da compreensão normal da média do grande público.. Procuro sempre, nesses casos, usar de uma analogia para trazer a discussão para um patamar inteligível. Nem sempre consigo..

Não uso essa linguagem para confundir, tenha certeza, mas sim para consubstanciar e conferir um embasamento minimamente técnico às idéias colocadas. Não fosse assim, tenho medo, seria mais uma opinião das tantas que a internet abriga.. Matar a cobra e mostrar o pau, esse seria o maior objetivo das colocações mais técnicas..

Quanto ao seu no-break.. De muito as pessoas sabem da minha defesa da energia pura, decente, simples e eficaz..

Adotar um no-break desses com geração de forma de onda retangular é um remédio tarja preta. Deve ser usado sempre que necessário, sempre que as quedas de energia atrapalhem o bom uso do PC, como senti ser o seu caso..

Me debato é com extremismos daqueles que, tendo energia de boa qualidade, sem interrupções pelo menos danosas no sentido de perda dos trabalhos (pois danosas ao equipamento é muito difícil de existir)colocam esse tipo de no-break respaldados pelo mito de que para se ter uma energia boa, sem surtos, com proteção e estabilidade só com no-break...

Essa é a expressão que mais se vê por ai, da qual discordo ponderadamente..

Se estivermos falando do real no-break, aquele no verdadeiro sentido da palavra, com operação on-line, com dupla conversão, com geração senoidal pura, então concordo.. Um no-break desses on-line, de dupla conversão, onda senoidal é uma excelente solução para energia de seu PC..

Se estivermos falando de short-breaks, esses de custo inferior a R$ 1.000, ai tenho muitas dúvidas e somente os recomendo se a falta de energia trouxer problemas de tal modo a atrapalhar a vida do cidadão..

Para proteger seus equipamentos contra surtos de tensão, nada melhor que um bom filtro de linha/proteção contra surtos.. Contra quedas de energia, somente no-break ajuda..

No seu caso, para poder salvar os trabalhos na falta de energia, sim acredito que seja plenamente justificável a adoção desse seu no-break. Remédio tarja preta com compreensão de que não é a melhor alternativa para alimentar o PC. Na falta de energia salve o que tiver de salvar e desligue seu PC, retomando os trabalhos após retorno da energia..

O quanto ele estressa a fonte, o quanto essa fonte haverá de aguentar são questões extremamente complexas e de racional duvidoso qualquer que fosse.

Então use, somente use, nem te preocupes com a fonte... Serás um usuário consciente....

Inconscientes são aqueles que adotam no-break quando falta energia em seus PC's uma vez por trimestre e, mais, esse no-break só serve para que não interrompa um download ou para poder salvar o status de um jogo ou outro...

Sem falar naqueles que colocam até mesmo a impressora no no-break..

Abraço...

  • Curtir 1
Postado

Gostaria de dar uma sugestão ao tópico: se não me engano, o Faller é formado em engenharia elétrica.

Como esse tópico dele é rodado pra caramba (só eu já mandei pra uns 30), acho que seria conveniente constar essa informação na página principal.

Assim o tópico teria ainda mais credibilidade, nos ajudando a desmistificar de uma vez por todas essa maldição que é o uso de estabilizadores.

O que vocês acham!?

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
faller trabalho com maquinas de tecelagem importadas(http://www.paramalhas.com.br/maquina_detalhe.php?cod=5) seria recomendando retirar o estabilizador delas também?

por que existem os técnicos que fazem sua manutenção e exigem que se use estabilizador!

eles estão certos ou não?

grato!

Equipamentos com motores sofrem muito mais com a variação da tensão que nossos computadores, os quais são alimentados através de fontes chaveadas com larga faixa de tolerância de variação dessa tensão de entrada..

Seria imprudente de minha parte, que não conheço a fundo essas máquinas de tecelagem e suas especificações, afirmar da não necessidade de tensão mais estável para o correto funcionamento das mesmas.. Desse modo penso que devas seguir as recomendações dos técnicos que delas entendem....

  • Curtir 1
Postado
faller trabalho com maquinas de tecelagem importadas(http://www.paramalhas.com.br/maquina_detalhe.php?cod=5) seria recomendando retirar o estabilizador delas tambem?

por que existem os técnicos que fazem sua manutenção e exigem que se use estabilizador!

eles estão certos ou não?

grato!

É como eu costumo dizer. O estabilizador não é uma coisa ruim em si mesma. O estabilizador é ruim para ser utilizado em computadores e eletrônicos modernos. Como nada entendemos de tecelagem e de máquinas de tecelagem aqui no fórum, melhor ser previdente e seguir a orientação dos técnicos da tal máquina. Mas a última palavra ficaria com o fabricante das máquinas.

  • Curtir 1
Postado

É, sei, já li tudo e tudo e digo, quando caiu a meia fase a tensão na minha residência o meu estabilizador chaveou (tapeou) para undervoltagem e passou a gerar mais tensão para a fonte de alimentação, tudo desligou no apartamento, menos o pc com uma fonte Corsair TX-650watts, o micro ficou ligado estabilizado em 115volts. Agora, pensando em se a fonte sozinha conseguiria se manter ligada com meia fase (acho que são uns 55volts), acho que não, o estabilizador assumiu a geração de mais energia a partir da meia fase da rede elétrica e a fonte com PFC ativo segurou o resto. Bom, foi uma DUPLA DE DOIS TIRAS hehehehehehehehe, eu até poderia seguir usando o PC, mas resolvi desligar por segurança, e não ouve surto de tensão nem curtos. Eu uso um TS-SHARA de 1000VA e até hj nunca me deixou na mão, e sempre que eu ligo ele eu vou atrás do gabinete e ligo a fonte depois do primeiro starter do estabilizador, para evitar picos ao ser ligado.

Resumindo, podem falar à vontade, parece JIHAD contra os estabilizadores, mas eu só tenho a dizer que o meu é o meu melhor amigo hahahahahahaha, já segurou muita coisa na minha frente e não sei se a fonte seguraria sozinha...

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
É, sei, já li tudo e tudo e digo, quando caiu a meia fase a tensão na minha residência o meu estabilizador chaveou (tapeou) para undervoltagem e passou a gerar mais tensão para a fonte de alimentação, tudo desligou no apartamento, menos o pc com uma fonte Corsair TX-650watts, o micro ficou ligado estabilizado em 115volts. Agora, pensando em se a fonte sozinha conseguiria se manter ligada com meia fase (acho que são uns 55volts), acho que não, o estabilizador assumiu a geração de mais energia a partir da meia fase da rede elétrica e a fonte com PFC ativo segurou o resto. Bom, foi uma DUPLA DE DOIS TIRAS hehehehehehehehe, eu até poderia seguir usando o PC, mas resolvi desligar por segurança, e não ouve surto de tensão nem curtos. Eu uso um TS-SHARA de 1000VA e até hj nunca me deixou na mão, e sempre que eu ligo ele eu vou atrás do gabinete e ligo a fonte depois do primeiro starter do estabilizador, para evitar picos ao ser ligado.

Resumindo, podem falar à vontade, parece JIHAD contra os estabilizadores, mas eu só tenho a dizer que o meu é o meu melhor amigo hahahahahahaha, já segurou muita coisa na minha frente e não sei se a fonte seguraria sozinha...

Cara isso com toda certeza foi a fonte sozinha que aguentou o tranco da meia faze (os ditos 55V), pois como voce pode ver tem um tópico, de fontes com "PFC ativo, matando a cobra e mostrando o pau" com testes comprovando que fontes operam bem abaixo da margem dos 20%, e que seu "estabilizador" deve ter é prejudicado a fonte nessa hora.

Como exemplo cito minha TV Samsung 32 série 530, ele em sub-tensão foi o único eletrodomestico a funcionar, e digo ainda mais perfeitamente (nesse evento ainda não tinha uma boa fonte como agora), e ela estava, e ainda está ligada diretamente na tomada, pretendo colocar um DPS lá futuramente.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
É, sei, já li tudo e tudo e digo, quando caiu a meia fase a tensão na minha residência o meu estabilizador chaveou (tapeou) para undervoltagem e passou a gerar mais tensão para a fonte de alimentação, tudo desligou no apartamento, menos o pc com uma fonte Corsair TX-650watts, o micro ficou ligado estabilizado em 115volts. Agora, pensando em se a fonte sozinha conseguiria se manter ligada com meia fase (acho que são uns 55volts), acho que não, o estabilizador assumiu a geração de mais energia a partir da meia fase da rede elétrica e a fonte com PFC ativo segurou o resto. Bom, foi uma DUPLA DE DOIS TIRAS hehehehehehehehe, eu até poderia seguir usando o PC, mas resolvi desligar por segurança, e não ouve surto de tensão nem curtos. Eu uso um TS-SHARA de 1000VA e até hj nunca me deixou na mão, e sempre que eu ligo ele eu vou atrás do gabinete e ligo a fonte depois do primeiro starter do estabilizador, para evitar picos ao ser ligado.

Resumindo, podem falar à vontade, parece JIHAD contra os estabilizadores, mas eu só tenho a dizer que o meu é o meu melhor amigo hahahahahahaha, já segurou muita coisa na minha frente e não sei se a fonte seguraria sozinha...

Constatações bem feitas, racional completamente errado...

Um estabilizador, se alimentado com 55 Volts na entrada, se for moderno, da nova geração, desligará suas saídas, não funcionará..

Se for antigo, de antes da norma atual que os rege, recuperará a tensão em cerca de 10 a 15% no máximo dos máximos, isto é, recebendo 55 Volts liberará na saída 15 % a mais, ou seja, 63 Volts, tensão completamente anormal ainda mas suficiente para uma boa fonte com PFC ativo operar se a carga não for muito alta ou plena, quando o fabricante garante operação normal só acima de 90 Volts AC na entrada.

Veja ai como exemplo uma fonte com PFC ativo operando com 30% de seu carregamento mais ou menos.. Operou bem, com tensão completamente estáveis no DC, para o PC, mesmo com a tensão da rede em 30 Volts AC mais ou menos..

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Desse modo o estabilizador em nada contribuiu nessa sua história dai, mas com certeza poderá contribuir ainda, no encurtamento da vida de sua fonte. É só esperar..

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
É, sei, já li tudo e tudo e digo, quando caiu a meia fase a tensão na minha residência o meu estabilizador chaveou (tapeou) para undervoltagem e passou a gerar mais tensão para a fonte de alimentação, tudo desligou no apartamento, menos o pc com uma fonte Corsair TX-650watts, o micro ficou ligado estabilizado em 115volts. Agora, pensando em se a fonte sozinha conseguiria se manter ligada com meia fase (acho que são uns 55volts), acho que não, o estabilizador assumiu a geração de mais energia a partir da meia fase da rede elétrica e a fonte com PFC ativo segurou o resto. Bom, foi uma DUPLA DE DOIS TIRAS hehehehehehehehe, eu até poderia seguir usando o PC, mas resolvi desligar por segurança, e não ouve surto de tensão nem curtos. Eu uso um TS-SHARA de 1000VA e até hj nunca me deixou na mão, e sempre que eu ligo ele eu vou atrás do gabinete e ligo a fonte depois do primeiro starter do estabilizador, para evitar picos ao ser ligado.

Resumindo, podem falar à vontade, parece JIHAD contra os estabilizadores, mas eu só tenho a dizer que o meu é o meu melhor amigo hahahahahahaha, já segurou muita coisa na minha frente e não sei se a fonte seguraria sozinha...

Curioso, ontem me passou uma situaçao bem parecida e minha conclusao foi oposta a tua.

Aqui em Lima como em todo o Peru é 220V, e ontem caiu a tensão, foi caindo, caindo, oscilando, até que culminou com um aproximado de 30V a 40V. Como o povo aqui sabe o meu pc infelizmente ainda possui um estabilizador, nao por gosto meu, por pressao e falta de um filtro de linha.

Meu estabilizador, descobri ontem, tem 4 saída, 2 em 220V e 2 em 110V. As saídas 110V estavam apresentando uma saída de 60V aproximadamente, quando em um dos momentos a energia na tomada estava oscilando entre 110V a 130V (sim, medi com o meu multímetro, adoro fazer isso quando baixa a energia) e meu pc ligado.

Aqui tudo funcionava, monitor, computador, hd externo, lampada fluorescente redonda, compacta, televisao. Conforme ia diminuindo a tensão as lampadas iam se apagando, e o meu valente pc de pé, porque?

Porque minha amada fonte tem PFC ativo e deu conta de alimentar o bicho, nao foi o estabilizador, que como vimos, sua saída 110V estava com 60V, ou seja, se estabilizador funcionasse, a saída 110V estaria saindo com 110V. Só nao pude medir a saída quando entrava 30V porque obviamente a casa estava bem escura.

Nao medi a saída 220V do estabilizador porque só descobri que esse estabilizador tem saídas 110V e 220V ontem, após retornar a luz.

Tirem suas conclusoes :)

  • Curtir 1
Postado

Não vai demorar muito e vai ter gente colocando estabilizador nas lâmpadas pra não ficar mudando o brilho quando cai a tensão...

:fui.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Aqui ontem passou novamente o ocorrido que citei acima, mas verifiquei que o estabilizador na saída 220V fornecia apenas 10V a mais que a rede elétrica, pois quando na tomava marcavam 60V o estabilizador marcava 70V. Houve até algo curioso que nao deu tempo de medir, pois quando na tomada marcava 30V o led indicador do estabilizador apagou. Ele nao deveria estabilizar a saída em 220V? :ironico:

  • Curtir 1
Postado
Aqui ontem passou novamente o ocorrido que citei acima, mas verifiquei que o estabilizador na saída 220V fornecia apenas 10V a mais que a rede elétrica, pois quando na tomava marcavam 60V o estabilizador marcava 70V. Houve até algo curioso que nao deu tempo de medir, pois quando na tomada marcava 30V o led indicador do estabilizador apagou. Ele nao deveria estabilizar a saída em 220V? :ironico:

é... a única coisa que eles fazem é jogar 6v ou 10v a mais, porém continua variando.. (o próprio ato de jogar mais 6v seria uma variação :wacko:)

  • Curtir 1
Postado

Me expliquem uma coisa, vocês sabem como funcionam os TAPS dos TRAFO e suas definições e usos no estabilizador???

Estabilizadores são TRAFOS (transformadores) com uma sessão de retificação que serve de voltímetro para escolher os TAPS ou fases do trafo onde cada fase representa uma transformação de energia, se na entrada fica 110v e saída fica também 110v, mas se acontecem variações na rede elétrica o circuito voltímetro tapea o trafo e esse escolhe uma combinação de perda de energia caso a entrada seja sobretensão (overvolt AC) ou criação de tensão (undervolt AC). Isso só se torna possível pois esses trafos de grandes estabilizadores possuem acho eu duas fazes no bobinado de entrada e uns dois ou três no bobinado de saída e fazendo a devida combinação entre elas você consegue manter a saída estabilizada pois o trafo escolhe o TAP mais apropriado para isso.

Se vocês alguma vez já ligaram um trafo ao contrário colocando tensão AC na entrada dele e medindo a saída verão que ele multiplica a tensão e não diminui como ligado normalmente (função comumente utilizada para fabricação de fontes de alimentação onde você transforma os 110v ou 220v da entrada em 12v a 18v AC na saída dependendo da relação de indutância das voltas das bobinas da sua fabricação).

Bom, é fazendo isso que os trafos dos estabilizadores mantém a saída de tensão estabilizada ou perto do pradrão de 110v.

Falo isso porque não faz muitos dias aconteceu que a fase da minha residência caiu pela metade e o meu pc estava ligado, bom, o estabilizador simplesmente tapeou para undervolt e multiplicou a tensão de entrada (55v pelo que pareceu pois era meia fase) por 2 e a fonte de alimentação do pc, uma Corsair TX-650watts com PFC ATIVO cuidou do resto hehehehe, foi uma dupla de dois tiras pois o PC continuou funcionando perfeitamente, sem nenhum probleminha sequer.

Em casos contrários, onde há overvolt AC o trafo escolhe do outro lado do bobinado um tap menor que o normalmente usado fazendo com que a tensão a mais seja perdida durante a indução (trafos são bobinas indutoras de grande proporção), pois isso o barulho DÃÃÃÃÃ.

Acho que todo mundo deveria parar com essa JIHAD contra os estabilizadores e pensar melhor pois eu uso a três anos um estabilizador TS-SHARA de 1000VA e já vi ná prática ele segurar muitos overvolts, e dias atrás ele segurou meia fase, um undervolt.

Muitos falam para usar régua que comumente tem um varistor contra curto, mas é só isso, apenas contra curto, régua não estabiliza nada e se houver overvolt ou undervolt pode ocorrer queima da fonte, rompimento do fusível (fontes sem PFC ATIVO) e simplesmente fazer com que régua não opere mais até a troca do famigerado varistor.

trafo.jpg

OLhando a foto, entre a ponta de cima e o TAP1 ele libera 1/4 da tensão na saída pois se for esse o TAP escolhido a saída irá recebe 1/4. Isso é só um exemplo exporádico, nada mais técnico ou oficial, só para tentar fazer entender que é isso que o trafo faz tapeando a saída, se entrasse 440v na entrada esse seria o tap escolhido.

Agora, se ele escolhesse o TAP2 a saída seria de 1/2 da entrada, ou seja, se entrasse 220 volts na entrada como overvolt o tap2 seria escolhido para manter a saída em 110v.

Agora, se a entrada estivesse normal, ele escolheria o último conector do trafo, tap3 que não coloquei mas isso seria 1-1 de transformação, 110v na entrada e 110volts na saída.

Para undervolts, como vocês podem observar, existem taps no bobinado primeiro, e é esses taps que fariam a escolha de transformação de undervolt para tensão AC normal na saída usando o princípio de multiplicação da tensão AC na entrada para a saída.

Aprendi isso no meu primeiro estágio como técnico em eletrônica onde um colega era o encarregado de testar os estabilizadores com um VARIVOLT, um aparelho que vai de zero a 400v acho e ele usava para testar a estabilização dos estabilizadores, e afirmo, os primeiros possuíam fios de baixa qualidade e não aguentavam nem perto da potência rotulada como carga, ele ligava uma lâmpada de 500watts mais algumas de 100watts para fazer carga e variava a entrada e isso muitas vezes botava fogo neles hehehehehhe, ele avisava antes que era hora de botar fogo na concorrência pois tinham de ser homologados para uma estatal de processamento de dados onde fiz estágio.

Bom, estamos entendidos sobre estabilizadores::::

Espero ter contribuído com essa discução e estou aberto à conversação.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Me expliquem uma coisa, vocês sabem como funcionam os TAPS dos TRAFO e suas definições e usos no estabilizador???

Sim eu sei, e está me parecendo que quem está com a ideia errada sobre essa questão é você.

Os taps de um autotransformador (ou transformador excepcionalmente) desses tipicamente usados em estabilizadores, agregam cerca de 6 % a 10% a mais ou a menos na tensão, para as tomadas de saída, se esses estabilizadores tiverem sido fabricados anteriormente a nova norma ( NBR 14373:2006 ). Os novos estabilizadores, por essa nova norma, tem de agregar um range maior de tensão tanto a mais quanto a menos.. O novo range total, agora obrigatório, passou a ser de 45% para 110 Volts e de 40% para 220 Volts.

O modo pelo qual eles fazem a escolha dos taps, bem como a quantidade dos mesmos, varia de fabricante para fabricante, usando desde desde 2 ou 3 taps até oito ou mais taps.. O departamento de marketing desse fabricantes não os chama de taps, um nome descabido, ininteligível por parte de comprador, mas sim de estágios de regulação..

Desse modo um estabilizador com 3 taps de seleção de tensão de saída será descrito como tendo três estágios de regulação, o que induz na cabeça do usuário uma operação seriada, cuja regulação só poderia ser ótima pois se um estágio já regula bem, imagine três estágios... Doce engodo mercadológico.. É o tal de "me engana que eu gosto"..

Diagramasimplificadodoestabilizador.jpg

Procure saber mais detalhes sobre essa nova norma lendo sobre a mesma na Internet.

Quanto às suas constatações ai com a fonte com PFC ativo, leia o meu post logo ai acima, de número 1088: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4894123&postcount=1088

Abraço...

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Meu estabilizador marcava em torno de 40V quando a rede marcava 30V. Quando deu a queda, nao foi ele quem elevou para 220V e sim o PFC ativo da minha fonte que se adequou com o que tinha, e o pc estava com 100% de processamento.

  • Curtir 1
Postado

Saudações a todos!

Depois de ler bastante a seção de Energia do Fórum estou prestes a dispensar o estabilizador baratinho que uso em meu PC.

Tenho uma fonte Fonte de Alimentação Zalman ZM360B-APS, recomendada pelo CDH, https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Zalman-ZM360B-APS/1477/10.

O teste acusa:

"Os únicos pontos negativos desta fonte são a ausência de um varistor no estágio de filtragem de transientes e do circuito de proteção contra sobrecarga de potência."

Supondo que deixarei o PC ligado direto num filtro de linha SMS de baixo custo, devo me preocupar com essa deficiência da fonte?

Abraços!

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
to usando um aqui, toda hora que eu vou jogar um jogo pesado, começa a feder queimado :lol:

Um estabilizador ou um filtro de linha?

Tua fonte tem PFC ativo, ligue ela direto na tomada. E outra, tua fonte aguenta umas 3 configuraçoes com a tua.

  • Curtir 1
Postado
Falando em supressor de picos, venho justamente postar fotos de um supressor de picos que vendem aqui no mercado peruano.

Seguem as fotos:

Abaixo da crítica. Pelo visto o Peru tem muito em comum com o Brasil.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Abaixo da crítica. Pelo visto o Peru tem muito em comum com o Brasil.

Pior, os estabilizadores daqui parecem com estabilizadores brasileiros de 20 anos atrás.

Eu queria saber a diferença entre um sólido e um híbrido. Pensei que isso eram estados da matéria, mas aqui sao qualidades do estabilizador.

Também queria um estabilizador líquido ou plasmático. Quem sabe um gasoso? rss.

Vou ver se desmonto o que tirei e posto as fotos. Agora tenho meu image hack :)

  • Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...