Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5850 - Desempenho em jogos


Evandro

Posts recomendados

valeu garoto pela resposta, eu tb tinha visto q a temp normal dele pode ir ate 85C so nao sabia do limite q era de 105C.

aqui elas estão chegando a 80C, deve ser tb por causa do cross q deve esquentar mais...

Como você fez esse ajuste, foi pelo catalyst mesmo?

Tem como colocar a quantos % o cooler deve ficar em load?

Então, antes eu usava o MSI Afterburner para montar uma relação mais personalizada entre temperatura e rotação da fan. Mas como tive problemas com as travadinhas usando esse programa em background durante os jogos, hoje em dia estou usando o Catalyst mesmo.

Eu fiz assim, criei perfis diferentes de acordo com a quantidade de processamento de vídeo que os jogos demandam.

Aqui fiz assim:

Perfil 1 - Rotação fixa em 25% (uso com a placa em idle, vendo filmes, etc)

Perfil 2 - Rotação fixa em 40% (jogos leves a médios como CS, TF2, PES2010)

Perfil 3 - Rotação fixa em 60% (jogos de médios a pesados como os CoDs, Crisis, etc)

Só para benchmarks que eu desativo todos os perfis e deixo a fan no automático, mas isso é de vez em nunca que faço.

Criei os perfis desta forma levando em conta também o barulho, em 25% o ruído é quase imperceptível, até 40% o ruído da fan é suportável, depois disso só jogando com fone de ouvido. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, antes eu usava o MSI Afterburner para montar uma relação mais personalizada entre temperatura e rotação da fan. Mas como tive problemas com as travadinhas usando esse programa em background durante os jogos, hoje em dia estou usando o Catalyst mesmo.

Eu fiz assim, criei perfis diferentes de acordo com a quantidade de processamento de vídeo que os jogos demandam.

Aqui fiz assim:

Perfil 1 - Rotação fixa em 25% (uso com a placa em idle, vendo filmes, etc)

Perfil 2 - Rotação fixa em 40% (jogos leves a médios como CS, TF2, PES2010)

Perfil 3 - Rotação fixa em 60% (jogos de médios a pesados como os CoDs, Crisis, etc)

Só para benchmarks que eu desativo todos os perfis e deixo a fan no automático, mas isso é de vez em nunca que faço.

Criei os perfis desta forma levando em conta também o barulho, em 25% o ruído é quase imperceptível, até 40% o ruído da fan é suportável, depois disso só jogando com fone de ouvido. rsrsrs

Boa dica, criei meu proflie aqui, realmente com 40% fica bom quase imperceptivel...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há meses vinha tendo problemas com o cursor do mouse (q ficava gigante), assim como também tinha problemas de travadas com vídeos e programas bem leves em 2D.

Entrei em contato com o @CatalystMaker via twitter, e o mesmo me recomendou atualizar a BIOS da minha placa mãe. Providenciei o upgrade e agora tudo roda as 1000 maravilhas. Já tinha até pensado em mandar a placa para o RMA. Graças ao bom Deus não é problema de hardware.

Por isso recomendo a quem esteja tendo algum tipo de problema desse tipo q faça um upgrade na BIOS do seu sistema. Aqui resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há meses vinha tendo problemas com o cursor do mouse (q ficava gigante), assim como também tinha problemas de travadas com vídeos e programas bem leves em 2D.

Entrei em contato com o @CatalystMaker via twitter, e o mesmo me recomendou atualizar a BIOS da minha placa mãe. Providenciei o upgrade e agora tudo roda as 1000 maravilhas. Já tinha até pensado em mandar a placa para o RMA. Graças ao bom Deus não é problema de hardware.

Por isso recomendo a quem esteja tendo algum tipo de problema desse tipo q faça um upgrade na BIOS do seu sistema. Aqui resolveu.

Cara, aqui eu tentei atualizar a BIOS da MoBo e não resolveu. Até a BIOS da VGA eu tentei trocar, mas sem sucesso.

Guigle,

você conseguiu resolver 100% os travamentos ae? Ficou satisfeito com a placa? O q era?

Andei um tempo meio off...

Resolvi sim cara, agora estou satisfeito com a placa, apesar de que provavelmente será minha primeira e última placa da ATI devido a fatores que todos sabemos quais são e que não vale caberiam aqui.

O meu problema estava relacionado com programas rodando em background, especificamente programas de medição como o Everest, HWMonitor e principalmente GPU-z e MSI Afterburner.

Eu costumava deixar o MSI afterbuner rodando em background o tempo todo para customizar a relação entre a temp da VGA e a rotação da fan e abria o HW Monitor ou o GPU-z para medir as temps do sistema enquanto jogava.

As travadinhas só sumiram quando eu fechei tudo antes de entrar nos jogos, ver filmes, etc. Hoje deixo rodando apenas o Catalixo e o Everest, e ainda assim eu fecho o Everest antes de jogar.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, minha placa chegou anteontem e eu não tenho palavras para descrever minha felicidade com o desempenho dessa monstra:D! Pra quem saiu de uma 9400GT e de uma HD 3300 onboard, dá pra imaginar a diferença né:P? Só pra dar um exemplo, no bench do Devil May Cry 4 com tudo no Super High, MSAA x8, alguns cenários chegaram a dar mais de 250fps:eek:!!!! Durante o jogo com V-Synch ligado dificilmente baixa de 120fps. Depois eu posto aqui umas prints de alguns benchs. E viva o chip R800:lol:!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, minha placa chegou anteontem e eu não tenho palavras para descrever minha felicidade com o desempenho dessa monstra:D! Pra quem saiu de uma 9400GT e de uma HD 3300 onboard, dá pra imaginar a diferença né:P? Só pra dar um exemplo, no bench do Devil May Cry 4 com tudo no Super High, MSAA x8, alguns cenários chegaram a dar mais de 250fps:eek:!!!! Durante o jogo com V-Synch ligado dificilmente baixa de 120fps. Depois eu posto aqui umas prints de alguns benchs. E viva o chip R800:lol:!!
É amigo Marcio fico feliz em saber do desempenho da sua 5850, quero que chegue logo mês que vem para a minha Asus 5850 DirectCU!! assim que chegar venho aqui para postar as fotos dela e para contar de seu desempenho fantastico!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigo Marcio fico feliz em saber do desempenho da sua 5850, quero que chegue logo mês que vem para a minha Asus 5850 DirectCU!! assim que chegar venho aqui para postar as fotos dela e para contar de seu desempenho fantastico!!

Pois é caro Ramon, imagino sua ansiedade para colocar as mãos nessa maravilha! E a quem possa interessar, a minha é o modelo de referência, PCB original da AMD, modelo HD-585A-ZNFC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaracaaaaAAaa, rodei The Saboteur em High, FullHD, liso liso liso, sem lag, sem travamento, sem nada, só beleza, é simplesmente maravilhoso. Estou satisfeitíssimo com minha HD 5850. Ainda não encontrei um programa para ver a temperatura que alcança, alguma recomendação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaracaaaaAAaa, rodei The Saboteur em High, FullHD, liso liso liso, sem lag, sem travamento, sem nada, só beleza, é simplesmente maravilhoso. Estou satisfeitíssimo com minha HD 5850. Ainda não encontrei um programa para ver a temperatura que alcança, alguma recomendação?

Rapaz, eu uso o novo HWMonitor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hm... o novo catalyst realmente aumentou a temperatura! em 8 Cº! :(... mais to usando, q q posso fazer?

lembrando versao 10.5

Só pra constar, o desempenho em AERO no indice de experiencia do windows caiu 1.0, esta em 6,7! pro aero e pra jogos :X

será q vai influenciar nos jogos tbem?... q driver podre :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura da minha placa chega a 70 °C jogando The Saboteur no High+FullHD.

Lembrando que minha placa é aquela com PCB da XFX, com cooler no meio. Driver 10.4, sem Catalyst. Estou achando meio alta a temperatura.

Acho que é uma boa temperatura, tendo em vista que alguns testes pela internet demonstram que ela pode alcançar 85ºC ( se eu não estiver errado acho que a temperatura dela em alguns testes chegou à essa temperatura)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá senhores :)

Tenho tirado muitas dúvidas sobre hardware nesse fantástico site, seja em suas matérias ou neste fórum. Tenho uma dúvida quanto o custo beneficio de comprar um dos modelos da Radeon HD5850. Minha intenção é fazer um crossfire de duas HD5850, para montar um pc decente depois de muitos anos usando pcs muito ruins :)

Tenho reparado em diversos lugares da internet o pessoal recomendando a compra do modelo Sapphire Toxic. Acontece que não encontei o mesmo a venda em sites aqui no Brasil, nem mesmo no mercado livre. Então recori ao ebay. Encontrei o seguinte modelo lá: Sapphire Toxic Radeon HD5850 2GB (http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=160431561884).

Entrei em contato com o vendedor e ele me disse que envia ao Brasil via UPS Worldwide Expedited, com o custo de $130, o que totaliza $910 para duas placas Sapphire Toxic HD5850 2GB. O problema é que, pelo pouco que eu sei, terei que pagar um total de 60% de impostos quando receber a mercadoria. No total, arredondando, gastaria $1500 nas duas placas, ou R$ 1.350 por cada uma.

Dai vem minha dúvida: um vendedor aqui no Brasil, via Mercado Livre, me ofereceu uma placa 5850 black edition 1gb por R$ 1.000. Vale a pena investir mais R$ 350 no modelo Sapphire Toxic com 2gb, ou devo ficar com o modelo mais simples e pagar menos, pois não haveria um ganho de performance significativo? Ou ainda, alguém tem ideia de quanto tempo irá demorar para esta placa chegar ao Brasil e se ela deverá ser mais barato que R$ 1.350 cada quando isto acontecer?

Abraços,

David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como o Ramon já disse pegue o modelo mais barato. O Black Edition não compensa, é apenas um over que vem de fábrica mas você mesmo pode fazer. As "comuns" saem na faixa dos R$850 no Mercado Livre e R$880 na Pichau (Loja recomendada pelo fórum).

Se quiser investir mais procuraria pelas Vapor-X ou Toxic como falou ou algum outro modelo com boa refrigeração, mas não pagaria muito a mais por elas, já que você já encontra Hd5870 na faixa dos R$1150~1200.

Outra coisa, veja se sua fonte aguentaria ambas as placas, não adianta investir R$1000 na placa e ficar com uma fonte genérica correndo o risco de perder o investimento todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu até me esqueci dos 2Gb da placa, mais tambem não acho necessario, agora que o cooler da Toxic é muito bom é sim, tenho um colega que tem a vapor X que é o mesmo cooler e ele falou que em full ela não passa de 50°, mais mesmo assim não vale a pena, ela é muito mais cara que os outros modelos e faz a mesma coisa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal sobre as travadinhas e a tela cinza, já teve alguma solução ou ainda vocês continuam tento.. não encontrei nada nesse post.

Tipo aqui em casa não dah nenhuma travada em jogos apenas de vez em quando dah tela cinza.. ai aparece uma mensagem que o driver de video se recuperou de um problema....

Isso acontecia com a minha gforce 9800gtx+ em vez de tela cinza era preta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 2Gb só seriam usados caso fosse resoluções muito altas, 1Gb para 1920x1080 já é suficiente. Pela diferença de refrigeração não acho que vale a pena, pois está mais caro que comprar uma Hd5870 que tem desempenho superior a Hd5850.

Infelizmente a HD5870 não cabe no meu gabinete (CM Storm). Um monstro de grande essa 5870 né?

Olha eu até me esqueci dos 2Gb da placa, mais tambem não acho necessario, agora que o cooler da Toxic é muito bom é sim, tenho um colega que tem a vapor X que é o mesmo cooler e ele falou que em full ela não passa de 50°, mais mesmo assim não vale a pena, ela é muito mais cara que os outros modelos e faz a mesma coisa!!

Realmente, o ganho seria principalmente na refrigeração. Tenho ouvido falar muito bem dessa Sapphire Toxic, será que irá demorar para chegar ao Brasil? Dependendo vale a pena esperar um pouco, se os preços forem compatíveis, né?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...