Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5850 - Desempenho em jogos


Evandro

Posts recomendados

Cara, as vezes pode ser q o cooler não esteja em perfeito contato com o chip, ou a pasta térmica não seja boa (o q eu acho difícil). Se você quiser pode experimentar dar uma olhada nisso. Se o cooler não estiver encostando na placa pode colocar um cooler a 500% de velocidade q não vai adiantar. Só uma curiosidade, não trava o seu PC?

A minha é o modelo de refêrencia e com um calor dos infernos por volta de 38º ela fica 41º em stock e por volta de 78~80 em full com o cooler a 70%

Olha a bicha aí... IMG_2473.jpg

É então... só poder ser algo relacionado a isso... vou tentar dar uma olhada novamente, é que não queria ficar mexendo muito já que ela está na garantia, pois é mais fácil trocar por outra, porém o meu medo é trocar e a danada continuar assim, por isso queria ter certeza que é realmente a placa e não meu pc.

O duro que não tenho outro pc aqui em casa com fonte de 500w confiável, até tem uma de 500w porém é C3Tech, tenho medo, mas se for o caso eu testo também, já que estou ficando sem ter o que fazer.

E sobre processador, não tem problema de temperatura, está tranquilo, tanto que ja executei teste de 1 hora no OCCT e 1 hora usando Orthos (Prime95) pois fiz overclock de 3,0ghz para 3,5ghz e não tive problemas nos testes.

E meu pc não trava, isso que é estranho, pois já tive uma 4850 que aquecia muito e travava meu pc durante o jogo, dai instalei 3 cooler dentro do meu gabinete que resolveram o problema, e travava meu pc inteiro, congelava. Agora no caso da 5850 o jogo trava, mas ele só fecha, o pc continua normal.

Valeu galera

EDIT:

Mais algumas fotos:

cooler.jpg

cooler2.jpg

cooler3.jpg

cooler4.jpg

3d.jpg

Porque ta toda branca em baixo? Normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É então... só poder ser algo relacionado a isso... vou tentar dar uma olhada novamente, é que não queria ficar mexendo muito já que ela está na garantia, pois é mais fácil trocar por outra, porém o meu medo é trocar e a danada continuar assim, por isso queria ter certeza que é realmente a placa e não meu pc.

O duro que não tenho outro pc aqui em casa com fonte de 500w confiável, até tem uma de 500w porém é C3Tech, tenho medo, mas se for o caso eu testo também, já que estou ficando sem ter o que fazer.

E sobre processador, não tem problema de temperatura, está tranquilo, tanto que ja executei teste de 1 hora no OCCT e 1 hora usando Orthos (Prime95) pois fiz overclock de 3,0ghz para 3,5ghz e não tive problemas nos testes.

E meu pc não trava, isso que é estranho, pois já tive uma 4850 que aquecia muito e travava meu pc durante o jogo, dai instalei 3 cooler dentro do meu gabinete que resolveram o problema, e travava meu pc inteiro, congelava. Agora no caso da 5850 o jogo trava, mas ele só fecha, o pc continua normal.

Valeu galera

O problema não deve ser na placa-mãe.. faz uma coisa deixa o gabinete aberto e coloque um ventilador em cima para ver se não diminui a temp...

Tipo não adianta tem o melhor cooler de VGA e CPU se não entra ar frio no gabinete... a minha 5850 é do mesmo modelo da sua e em stoc fica em torno de 40-42 em jogos (GTA IV, WoW, Crisys) com o cooler em 25% chega em 58-60 graus.

ai eu coloco a fan em 40% q não fica um barulhomuito aito e ai cai pra 50-54 graus.

Meu gabinete é um modelo da chieftec com 5 fans de 80 e um de 120 na traseira para retirar o ar... em cima da PV e das pontes Sul e Norte sempre tem um ar frio sendo jogado em cima deles....

Tipo a temp da minha PCB está em 35graus.. dah uma olhada quanto q tá a sua..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente trocarei pela mesma ou dinheiro de volta, pois desse jeito não dá, tem algo de errado.

Essa placa é pra ser mais fria que as placas de referência.

Vou testar em outro pc aqui de casa, se a temperatura também ficar em torno de 90ºC ai não tem o que fazer, é certeza que é a placa.

Valeu galera pela ajuda ae... depois que trocar eu posto resultados.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É então... só poder ser algo relacionado a isso... vou tentar dar uma olhada novamente, é que não queria ficar mexendo muito já que ela está na garantia, pois é mais fácil trocar por outra, porém o meu medo é trocar e a danada continuar assim, por isso queria ter certeza que é realmente a placa e não meu pc.

O duro que não tenho outro pc aqui em casa com fonte de 500w confiável, até tem uma de 500w porém é C3Tech, tenho medo, mas se for o caso eu testo também, já que estou ficando sem ter o que fazer.

E sobre processador, não tem problema de temperatura, está tranquilo, tanto que ja executei teste de 1 hora no OCCT e 1 hora usando Orthos (Prime95) pois fiz overclock de 3,0ghz para 3,5ghz e não tive problemas nos testes.

E meu pc não trava, isso que é estranho, pois já tive uma 4850 que aquecia muito e travava meu pc durante o jogo, dai instalei 3 cooler dentro do meu gabinete que resolveram o problema, e travava meu pc inteiro, congelava. Agora no caso da 5850 o jogo trava, mas ele só fecha, o pc continua normal.

Valeu galera

EDIT:

Mais algumas fotos:

cooler.jpg

cooler2.jpg

cooler3.jpg

cooler4.jpg

3d.jpg

Porque ta toda branca em baixo? Normal?

Amigo se eu estivesse no seu lugar não confiaria, essas manchas estão muito suspeitas, peguei um mouse sem fio aqui que estava do mesmo jeito, até pior um pouco, e ele tinha mergulhado dentro d'água em pleno funcionamento, olha se eu estivesse no seu lugar trocaria a placa!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera,

abri a tampa do gabinete, coloquei um cooler voltado no dissipador porém no teste do OCCT mostrou temperatura de 91ºC, ou seja, não adiantou nada.

Tentei jogar o GTA IV e esta travando, simplesmente fecha meu jogo, mas percebi que era o jogo pois jogando o GTA IV Episodes from Libery City o jogo fecha mas jogando o GTA IV normal, o jogo rolou normal, joguei 40min direto e não fechou.

Mas enfim, o problema é essa temperatura alta.

É... não tem jeito mesmo, vou trocar pra ver no que dá.

Tanto que testei em outro computador e a temperatura é igual, sempre acima de 80ºC.

Semana que vem mando de volta, dai posto aqui pra vocês se resolveu ou não..

Valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei em Iddle aqui, diminuiram um pouco as temperaturas com a adição dos coolers.

Processador Phenom II x3 720

Xfx HD-585A-ZNDC

Cooler 40%

Gabinete CM690 6 coolers

Temperatura ambiente 15ºC

Iddle

iddle1.png

iddle2.png

Nossa, pra uma temperatura ambiente de 15º, um gabinete cm690 com 6 coolers, a temperatura em idle esta alta!

Aqui a uma temperatura ambiente de 27º, um gabinete coolermaster elite 335 com 2 fans, um na frente e outro atras, ambos com baixo cfm, a temperatura da minha HD5850 tambem esta em 38º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Nossa, pra uma temperatura ambiente de 15º, um gabinete cm690 com 6 coolers, a temperatura em idle esta alta!

Aqui a uma temperatura ambiente de 27º, um gabinete coolermaster elite 335 com 2 fans, um na frente e outro atras, ambos com baixo cfm, a temperatura da minha HD5850 tambem esta em 38º.

Pois é, 3 coolers são do gabinete mesmo e 3 outros que são silênciosos mas não ventilam muita coisa. Meu quarto aqui também é quente, mas as temperaturas da VGA não baixam disso mesmo. O mínimo que já vi foi uns 34º(Com cooler em auto), mas foi numa madrugada e o processador chegou a ficar em 16º.

Aumentando um pouco a rotação dá pra notar uma boa queda de diferença também.

@Chagas-

Se te ajudar, eu já ouvi falar de uns Biosmod que fizeram com a Hd5850 com Bios da Hd5870, acho que no adrenaline ou aqui mesmo no tópico ouvi falar sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, as vezes pode ser q o cooler não esteja em perfeito contato com o chip, ou a pasta térmica não seja boa (o q eu acho difícil). Se você quiser pode experimentar dar uma olhada nisso. Se o cooler não estiver encostando na placa pode colocar um cooler a 500% de velocidade q não vai adiantar. Só uma curiosidade, não trava o seu PC?

A minha é o modelo de refêrencia e com um calor dos infernos por volta de 38º ela fica 41º em stock e por volta de 78~80 em full com o cooler a 70%

Olha a bicha aí... IMG_2473.jpg

ql a velocidade dos fans manolo?

a minha ta chegando terça, da sapphire mas a de ref. e tudo igual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chagas-

Se te ajudar, eu já ouvi falar de uns Biosmod que fizeram com a Hd5850 com Bios da Hd5870, acho que no adrenaline ou aqui mesmo no tópico ouvi falar sobre isso.

Já li sobre esse BiosMod, mas se fizer, a garantia vai embora e a minha ainda tem 7 meses de garantia da NewEgg.

No mais, o máximo que eu cheguei com a minha foi em 885MHz, pois quando tentei mais, a tela de Bios da Sapphire alertou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Já li sobre esse BiosMod, mas se fizer, a garantia vai embora e a minha ainda tem 7 meses de garantia da NewEgg.

No mais, o máximo que eu cheguei com a minha foi em 885MHz, pois quando tentei mais, a tela de Bios da Sapphire alertou.

Pois é, ainda tem o risco de danificar a placa. Eu acho desnecessário para os jogos atuais, quem sabe no futuro seja útil para tirar um pouco mais de proveito da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, ainda tem o risco de danificar a placa. Eu acho desnecessário para os jogos atuais, quem sabe no futuro seja útil para tirar um pouco mais de proveito da placa.

De fato, é bem desnecessário, ainda mais para a minha resolução, mas gostaria de saber até onde consigo levar essa plaquinha. Vêr 1Ghz no GPU-Z é de dar orgulho, ainda mais que meu CPU não me proporciona capacidade de alcançar altos resultados no overclock. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, eu ainda não me arrisquei no over com ela. As minhas temperaturas também costumam ser altas, chegando aos 70º~75º com o over de fábrica (Modelo XXX), costumo deixar com os clocks padrões e estou rodando satisfatóriamente os jogos em 1920x1080. Achei até um pouco exagerado a força dela para mim que estava acostumado a rodar os jogos no low.

Sobre o seu over de 855Mhz chegou estável? E a que temperaturas ficou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Óia eu aqui de novo, hehehe...

Galera, finalmente acho que descobri o problema do GTA IV fechar. E o pior, não tem nada a ver com a placa de vídeo e sim o processador.

O que aconteceu foi que durante os testes do Prime95 e do OCCT o cooler subiu a 100%, pois percebi pelo barulho infernal. (Pois overcloquei meu processador de 3,0Ghz para 3,5Ghz, um E8400 e estava fazendo testes de estabilidade durante 1 hora)

Agora durante o jogo do GTA, o cooler não subiu tanto, e andei reparando a temperatura chegava a 70ºC.

Andei olhando então as temperaturas do meu processador:

E8x00: Tcase Max 72c, Stepping C0, TDP 65W, Idle 8W

-Tcase/Tjunction-

--70--/--75--75-- Hot

--65--/--70--70-- Warm

--60--/--65--65-- Safe

--25--/--30--30-- Cool

Então, desativei o Q-FAN na BIOS, e estou usando o SpeedFAN, e setei:

Desejada: 65ºC

Warning: 70ºC

FAN: Minimo: 45%

Máxima: 100%

Com isso, consegui jogar mais de 30minutos o GTA sem problemas.

Porque testei usando o processador em stock 2x e nessas 2x o GTA rolou sem problemas.

Então pelo jeito era a temperatura do processador.

Aaaagora... a temperatura da 3D continua 92ºC, portanto mesmo assim irei trocar essa vga pois essa temp não tem condições.

Por enquanto é isso...

Valeu

Matiello

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu ainda não me arrisquei no over com ela. As minhas temperaturas também costumam ser altas, chegando aos 70º~75º com o over de fábrica (Modelo XXX), costumo deixar com os clocks padrões e estou rodando satisfatóriamente os jogos em 1920x1080. Achei até um pouco exagerado a força dela para mim que estava acostumado a rodar os jogos no low.

A primeira diferença que senti foi quando saí da minha falecida 7900GTX e caí em uma HD4850. De início, era outro mundo, mas quando estava me acostumando, peguei a HD5850. A diferença de desempenho não foi muito grande, considerando que minha resolução "capa" o desempenho da placa, mas a qualidade gráfica aumentou considerávelmente.

Sobre o seu over de 855Mhz chegou estável? E a que temperaturas ficou?

885Hz. Ficou bem estável, deu para rodar 3DMark e jogar um pouco de RE5, mas a temperatura foi lá em cima e achei melhor voltar para Stock para não causar danos a placa. Depois arrisquei um OC de 810Mhz que ficou super estável e com ótimas temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu que usava há um ano atrás uma VGA onboard que não rodava nem NFS Carbon, fiquei feliz até quando usei o video onboard da EVO, quando peguei a Hd5850 então nem poderia imaginar o desempenho que teria.

O over eu realmente ainda não vou arriscar, quem sabe quando eu já estiver com um ar-condicionado aqui no meu quarto eu testo, está muito bom assim e não preciso de mais desempenho :D

Mas parabéns pelo over, e ainda tens a imagem do 3DMark aí? Posso tentar uma comparação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, 3 coolers são do gabinete mesmo e 3 outros que são silênciosos mas não ventilam muita coisa. Meu quarto aqui também é quente, mas as temperaturas da VGA não baixam disso mesmo. O mínimo que já vi foi uns 34º(Com cooler em auto), mas foi numa madrugada e o processador chegou a ficar em 16º.

Aumentando um pouco a rotação dá pra notar uma boa queda de diferença também.

Estranho voce falar isso porque aqui quando fica la pelos 28-30 graus a VGA fica em idle por volta dos 42º.

Em um dia mais frio, la pelos 20-23º, a temperatura da vga cai consideravelmente para 38º.

Sera que não tem algum problema de refrigeraçao ai com voce?

Quais são suas temperaturas em full deixando o cooler em automatico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu que usava há um ano atrás uma VGA onboard que não rodava nem NFS Carbon, fiquei feliz até quando usei o video onboard da EVO, quando peguei a Hd5850 então nem poderia imaginar o desempenho que teria.

O over eu realmente ainda não vou arriscar, quem sabe quando eu já estiver com um ar-condicionado aqui no meu quarto eu testo, está muito bom assim e não preciso de mais desempenho :D

Mas parabéns pelo over, e ainda tens a imagem do 3DMark aí? Posso tentar uma comparação.

Eu não cheguei a tirar PS do 3DMark, mas eu tenho o perfil salvo aqui. Amanha eu ativo o perfil e faço um Bench. ;)

Quanto a mensagem, dito e feito ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estranho voce falar isso porque aqui quando fica la pelos 28-30 graus a VGA fica em idle por volta dos 42º.

Em um dia mais frio, la pelos 20-23º, a temperatura da vga cai consideravelmente para 38º.

Sera que não tem algum problema de refrigeraçao ai com voce?

Quais são suas temperaturas em full deixando o cooler em automatico?

Não sei se seria problema de refrigeração, acho que o problema é que o cooler da VGA em auto não passa dos 21% não importando o que estou fazendo. Eu não gosto de arriscar, mas já vi chegar a 80~85ºC quando esqueço de mudar o perfil. E não eram jogos tão pesados.

Eu não cheguei a tirar PS do 3DMark, mas eu tenho o perfil salvo aqui. Amanha eu ativo o perfil e faço um Bench. ;)

Quanto a mensagem, dito e feito ...

Seria ótimo quando puder, mas não tenha pressa.

É, o XITA não deixa passar uma... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera to com um problema na minha 5850 XFX :(

tenho a seguinte configuração, (mais as da minha assinatura)

Fonte seventeam 550, Windows 7 32bits e catalyst 10.5/ E possuo uma ATI Radeon 5850 XFX Modelo: HD-585A-ZN

Ela estava funcionando bem, tudo normal, sempre rodou tudo liso, até que resolvi formatar o meu computador e quando reinstalei o Windows 7 32bits (que sempre usei), a partir dai minha placa só roda jogos com FPS baixississimos comparado ao que rodava.

Instalei directx atualizado, driver da placa de video, atualizei bios da placa mãe, ela esta em boa temperatura.

Bom, eu nao sei mais o que fazer , comecei achar q a Bios (q eu nem mexi) deu algum "pal". Se for isso, me digam, como atualizo?

Ja tenho a Bios (bin da bios) o RBE e o WInFlash ATI, mas nao tenho a minima ideia de como usar, procurei no google mais nao achei.

Alguem sabe alguma solução ou tem algum problema que resolveu igual ao meu?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!