Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5850 - Desempenho em jogos


Evandro

Posts recomendados

Não sei se seria problema de refrigeração, acho que o problema é que o cooler da VGA em auto não passa dos 21% não importando o que estou fazendo. Eu não gosto de arriscar, mas já vi chegar a 80~85ºC quando esqueço de mudar o perfil. E não eram jogos tão pesados.

Engraçado pois o meu aumenta quando a temperatura aumenta. A temp full aqui com cooler auto é 84-86º

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você usa algum programa?

Eu agora estou usando o MSI afterburner, e configurei para aumentar a rotação em auto.

Uso o everest para olhar as temperaturas. O teste de estabilidade da uma ideia melhor pois ele registra o minimo e o maximo que as temps chegam. Alem de montar um grafico referente a temperatura.

Normalmente eu deixo o cooler em auto, mas quando vou jogar algo pesado, deixo em 45%, ai as temps não passam de 72ºC, o que pra mim é aceitavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade os dois...

Eu setei assim:

Até 45ºC em 35%

A partir de 55ºC coloquei para 50%

Acima de 65ºC coloquei para 60%

Antes deixava em auto e mexia só pelo CCC, por lá não via a rotação aumentar.

Para medir as temperaturas uso o GPU-Z e o HWMonitor.

Agora as temperaturas em Iddle estão em 34ºC, com cooler em 35% e temperatura ambiente de ~20ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade os dois...

Eu setei assim:

Até 45ºC em 35%

A partir de 55ºC coloquei para 50%

Acima de 65ºC coloquei para 60%

Antes deixava em auto e mexia só pelo CCC, por lá não via a rotação aumentar.

Para medir as temperaturas uso o GPU-Z e o HWMonitor.

Agora as temperaturas em Iddle estão em 34ºC, com cooler em 35% e temperatura ambiente de ~20ºC.

Então parece que está havendo um conflito de configurações. Quando você deixa o fan em Auto o profile que você criou na tabela de rotação do fan/temperatura não é executado. Para que ele seja executado é preciso que deixe apenas em User Define.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então parece que está havendo um conflito de configurações. Quando você deixa o fan em Auto o profile que você criou na tabela de rotação do fan/temperatura não é executado. Para que ele seja executado é preciso que deixe apenas em User Define.

Não sei, mas não estou com problemas. A rotação agora com o MSI em auto está mudando, e antes eu mesmo usava os atalhos do CCC para deixar em 40-55% o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Over a 1Ghz na 5850!!??:o

Um pouco mais que 1Ghz, foi 1035mhz com 1.30v no core :).

Gostei dos resultados do amigo Fguarezi, parabéns. ;)

Outra coisa que achei bacana foram as temperaturas, que ficaram relativamente baixas segundo as imagens. Se puder informar a rotação do cooler usada e como fez para burlar aquele limite de 900Mhz na HD5850, agradeço.

Cara eu uso a ultima bios da ATI para a 5850 e destravei ela pelo RBE, posso subir até 1050 no core e 1400 nas memo, alem disso subi a tensão padrão para 1.15v e uso diario 850/1125, 100% estavel em todos os testes possiveis.

Usei o MSI Afterburner para subir a tensão para 1.30v e soquei over na bixinha até os 1035/1300.

Aqui no uso geral em jogos deixo em 40% e a temperatura nao passa dos 70ºC, isso com 850/1125 1.15v, nos testes coloquei o cooler para rodar a 75%(turbina de avião) e mesmo com 1.30v e over para 1035/1300 as temperaturas não passaram de 60ºC, o cooler padrão da ATI é muito eficiente, pena ser muito barulhento, para uso diario nao rola muito mais que 40%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu uso a ultima bios da ATI para a 5850 e destravei ela pelo RBE, posso subir até 1050 no core e 1400 nas memo, alem disso subi a tensão padrão para 1.15v e uso diario 850/1125, 100% estavel em todos os testes possiveis.

Usei o MSI Afterburner para subir a tensão para 1.30v e soquei over na bixinha até os 1035/1300.

Ah bom, destravando no RBE dá para subir até 1050Mhz, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, mas não estou com problemas. A rotação agora com o MSI em auto está mudando, e antes eu mesmo usava os atalhos do CCC para deixar em 40-55% o cooler.

Menos mau então:p!

Mudando de assunto, eu também estou tendo problemas com os clocks em idle. Com a GPU em 0% de carga eles ficam a 400/1000, mas não era pra ser 157/300? Vendo as informações da placa no Everest, constam estes dois "profiles" por assim dizer, mas a minha em idle sempre fica a 400/1000. Uso o Catalyst 10.4. Alguém sabe por que isso ocorre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menos mau então:p!

Mudando de assunto, eu também estou tendo problemas com os clocks em idle. Com a GPU em 0% de carga eles ficam a 400/1000, mas não era pra ser 157/300? Vendo as informações da placa no Everest, constam estes dois "profiles" por assim dizer, mas a minha em idle sempre fica a 400/1000. Uso o Catalyst 10.4. Alguém sabe por que isso ocorre?

Experimenta deixa a frequencia do monitor em 60hz pra ver se fica 157/300.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Subi o clock da minha HD5850 para 885Mhz (Memory Clock em Stock) e meu CPU em 2.8Ghz. Eis o resultado:

3dmarkvantagechagas.th.jpg

Parabéns pelos resultados, só agora vi seu teste.

Menos mau então:p!

Mudando de assunto, eu também estou tendo problemas com os clocks em idle. Com a GPU em 0% de carga eles ficam a 400/1000, mas não era pra ser 157/300? Vendo as informações da placa no Everest, constam estes dois "profiles" por assim dizer, mas a minha em idle sempre fica a 400/1000. Uso o Catalyst 10.4. Alguém sabe por que isso ocorre?

Eu vi alguns comentários que o 10.5 não foi o primeiro driver que subia os clocks em idle, tente baixar o 10.5 e o hotfix também se não funcionar baixando a atualização do monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimenta deixa a frequencia do monitor em 60hz pra ver se fica 157/300.
Eu vi alguns comentários que o 10.5 não foi o primeiro driver que subia os clocks em idle, tente baixar o 10.5 e o hotfix também se não funcionar baixando a atualização do monitor.

Obrigado Daniolip e mikael92, realmente era o refresh rate do monitor. Passei para 60Hz e os clocks foram para 157/300. A temperatura da placa também baixou uns 8°C. Agora a temperatura ambiente deve estar entre 16°C e 18°C e a placa está a 34°C, o gabinete tem só os 3 coolers que já vem de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera to com um problema na minha 5850 XFX

tenho a seguinte configuração, (mais as da minha assinatura)

Fonte seventeam 550, Windows 7 32bits e catalyst 10.5/ E possuo uma ATI Radeon 5850 XFX Modelo: HD-585A-ZN

Ela estava funcionando bem, tudo normal, sempre rodou tudo liso, até que resolvi formatar o meu computador e quando reinstalei o Windows 7 32bits (que sempre usei), a partir dai minha placa só roda jogos com FPS baixississimos comparado ao que rodava.

Instalei directx atualizado, driver da placa de video, atualizei bios da placa mãe, ela esta em boa temperatura.

alguem sabe o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera to com um problema na minha 5850 XFX

tenho a seguinte configuração, (mais as da minha assinatura)

Fonte seventeam 550, Windows 7 32bits e catalyst 10.5/ E possuo uma ATI Radeon 5850 XFX Modelo: HD-585A-ZN

Ela estava funcionando bem, tudo normal, sempre rodou tudo liso, até que resolvi formatar o meu computador e quando reinstalei o Windows 7 32bits (que sempre usei), a partir dai minha placa só roda jogos com FPS baixississimos comparado ao que rodava.

Instalei directx atualizado, driver da placa de video, atualizei bios da placa mãe, ela esta em boa temperatura.

alguem sabe o que pode ser?

Parece que os donos de Hd5870 também relataram esse problema recentemente, tem como você monitorar como está o uso da GPU? Use o programa MSI afterburner. E cuide o tópico oficial da Hd5870 quem sabe eles conseguem uma solução que também fucione para você.

Se eu não me engano os problemas que tiveram por aqui, foram solucionados deixando a GPU em full load, e fechando os programas em background.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que os donos de Hd5870 também relataram esse problema recentemente, tem como você monitorar como está o uso da GPU? Use o programa MSI afterburner. E cuide o tópico oficial da Hd5870 quem sabe eles conseguem uma solução que também fucione para você.

Se eu não me engano os problemas que tiveram por aqui, foram solucionados deixando a GPU em full load, e fechando os programas em background.

fiz o que voce falou sobre o full load e o afterburn mas nao funcionou... Po to fazendo 50 mil pontos no Aquamark 3 O_O muito pouco muito mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela estava funcionando bem, tudo normal, sempre rodou tudo liso, até que resolvi formatar o meu computador e quando reinstalei o Windows 7 32bits (que sempre usei), a partir dai minha placa só roda jogos com FPS baixississimos comparado ao que rodava.

alguem sabe o que pode ser?

Sim.. olhando pra tua assinatura ja sei onde ta o problema, faz o seguinte, tenho quase certeza q tua placa-mãe ta usando video onboard, desativa o onboard e testa.. (eu sei q tu nao ativo ele, mas a placa ativo sozinha.. eu tive esse problema com essa placa-mãe ;p)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.. olhando pra tua assinatura ja sei onde ta o problema, faz o seguinte, tenho quase certeza q tua placa-mãe ta usando video onboard, desativa o onboard e testa.. (eu sei q tu nao ativo ele, mas a placa ativo sozinha.. eu tive esse problema com essa placa-mãe ;p)

po.. Torci para que fosse isso mesmo, mas nao era :(

Mais alguem tem uma luz para mim? kkkk

Pensei na Bios... Mas nao mexi nela, e a placa sempre funcionou bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!