Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E também a Intel tem grana (e pessoal) pra melhorar bastante o processo antes dele sair, coisa que a AMD não tem.

Correto, porém vale lembrar que o desenvolvimento do processo de fabricação não é mais problema da AMD, e sim da Globalfoundries, e nesse meio, da forma como as notícias tem chegado a mim, os investimentos são altos e a "GloFo" está melhorando pra concorrer com a TSMC e futuramente quem sabe também com a Intel, por meio dos profundos bolsos dos Árabes oriundos dos Emirados.

• Membro VIP
Postado

Bem lembrado Tk, mas você sabe que isso não ocorre da noite para o dia, talvez nos 28/22 nm a GF seja "100%" responsável pelo desenvolvimento das coisas, mas por hora ainda tem dedo da AMD e da época onde ela ficou sem grana.

Ainda tem este fato, como são duas empresas e não uma como é a Intel, a integração entre desenvolvimento e produção não é tão boa.

http://www.xbitlabs.com/news/other/display/20110801135743_AMD_Teams_Up_with_HP_Clarkson_University_New_York_State_for_Sustainable_Data_Center_Energy_Research.html

AMD se junta a HP, Universidade de Clarkson e o estado de Nova Iorque no New York State Energy Research and Development Authority (NYSERDA) para fazerem pesquisas sobre datacenters mais ecológicos.

Postado

Certamente 28nm será usado pra VGAs, Processadors sempre usam o nível segunte.

45nm CPU, 40nm VGAs, 32nm CPU, 28nm VGAs, 22nm CPU.

Exceção às APUs nanicas (Bobcat)

Zacate 40nm, Wichita 28nm.

Tem um outro Road em páginas atrás que mostra Bulldozer-NG (Dublin) como 22nm.

Postado
Certamente 28nm será usado pra VGAs, Processadors sempre usam o nível segunte.

45nm CPU, 40nm VGAs, 32nm CPU, 28nm VGAs, 22nm CPU.

Exceção às APUs nanicas (Bobcat)

Zacate 40nm, Wichita 28nm.

Tem um outro Road em páginas atrás que mostra Bulldozer-NG (Dublin) como 22nm.

Já faz um bom tempo que reparei isso, mas sempre fiquei curioso para saber o motivo de se "pular" um processo e essa distinção entre "processo de CPU" e "processo de GPU". Será que os ganhos ao pular de 45nm para 40nm, por exemplo, seriam pequenos? O investimento não valeria a pena? É isso?

Postado

Sim, os ganhos são pequenos. 45>32>22 são os chamados "Full-node". 40>28>20 são os chamados "Half-node".

A razão específica para GPU usar half-node e CPU usar full-node eu não sei =/, mas essa é simplesmente a prática: CPU no full, GPU no half.

EDIT: talvez tenha alguma coisa a ver com bulk/SOI e essas coisas mais esotéricas.

• Membro VIP
Postado

Pelo que me lembro dos comentários dos caras que entendem, é mais fácil portar um chip de placa de vídeo pois ele é menos complexo que um processador.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Do que foi postado aí no Xbit, o Opteron de 16 núcleos mais rápido será 2.3 GHz, e o X12 mais rápido tem 2.5 GHz, então, temos uns 10 a 15% de ganho no clock a clock ??

Postado
Do que foi postado aí no Xbit, o Opteron de 16 núcleos mais rápido será 2.3 GHz, e o X12 mais rápido tem 2.5 GHz, então, temos uns 10 a 15% de ganho no clock a clock ??

Eu entendo o mesmo, já que as últimas declarações da própria AMD seriam de que os novos Opteron ofereceriam 35% mais poder de processamento em relação aos seus predecessores. O Xbit também fala disso, então poderíamos supor que um novo Opteron com o mesmo clock que o Opteron antigo poderia alcançar um desempenho superior em torno de 40%.

Mas isso só poderia ser analisado de fato com um teste, um benchmark, coisa que a AMD não apresentou. E isso eles reclamaram muito...

A notícia/comentário do Semiaccurate é uma troca de farpas entre dois correspondentes de sites do ramo. O Sebastian até surge comentando as críticas feitas a ele. Se a gente não tem o painel do que esses dois caras representam, melhor não dar muito ouvidos ao que falam um contra o outro. Mas se é possível acompanhá-los, esse comentário é bem útil para traçar um perfil de cada um: um é pró-Intel e o outro pró-AMD... (foi o que me pareceu).

Postado

é muito difícil acreditar em algo tão insano.

Llano por mais que seja um Athlon II comprimido ele por pior que seja o yield, ela arranca fácil 6% sobre seu antecessor.

Opteron 6234 vs Opteron 6176SE, é de duvidar que o primeiro não arranque pelo menos 35% sobre o segundo, o clock suponho que não seja o principal difusor nestes casos, eu fico me imaginando somando a essa discussão dois blocos de 2 núcleos?

Postado

No Semiaccurate, realmente parece uma piada o tal de Sebastian ter dito que MLAA teria sido inventado pela Intel, tanto que é uma tecnologia exclusivamente utilizada nas placas de vídeo Radeon.

Mas eu não entendi como um artigo de 03/ago (hoje) está se referindo a algo que quase todo mundo que está ligado no mundo tecnológico das placas de vídeo sabe.

Postado

Rumor: Intel, AMD e NVIDIA são candidatas a comprar a divisão ARM da Texas Instruments

Link:http://www.adrenaline.com.br/tecnologia/noticias/9378/rumor-intel-amd-e-nvidia-sao-candidatas-a-comprar-a-divisao-arm-da-texas-instruments.html

Está circulando hoje pela web um rumor informando que a Texas Instruments está em vias de se desfazer de sua divisão de chips ARM (linha OMAP).

De acordo com as especulações, as candidatas pela compra da divisão são: Intel, AMD, ATIC e NVIDIA.

Dentre os nomes citados, analistas crêem que a Intel seria uma das últimas apostas, visto que a companhia se desfez de sua linha ARM, e um retrocesso nesse sentido, poderia sinalizar ao mercado, o início da “derrocada” dos processadores x86.

Em relação à NVIDIA, por esta já ter um posicionamento muito forte no segmento com a linha Tegra, o interesse pela compra da divisão ARM da Texas Instruments é vista como certa descrença pelo mercado.

Postado

Intel não vai porque canibaliza o principal negócio dela.

AMD não vai por falta de grana.

nVidia vai se tiver a chance

ATIC: Tá a venda? Ofereceram quanto? Tá aqui o cheque com o dobro, então, CAI FORA dessa cadeira! ;)

Postado

Embora ainda sejam rumores, caso isso acontecesse o mais plausível seria realmente a compra por parte da ATIC, mas... não duvido que a AMD entraria nesse barco, afinal não parceiras na GF, e tempos trás rolavam rumores da aquisição da AMD pela ATIC.

Postado

Sei não, acho que a ATIC (por sinal, uma divisão da Mudabala agora) vai pensar em investir primeiro no mercado foundry e depois vão criar (comprar) uma divisão de produtos.

Se bem que se a AMD não se anima para o ARM, faz sentido a ATIC investir em uma empresa ARM para ter um pé em cada mercado. O problema seria que, como a TI vai supostamente vender a divisão ARM dela, a ATIC (que é um grupo de investimento) teria que fazer uma empresa inteira (administração, gerenciamento, financeiro, CEO, blabla) para poder atuar.

---

PCMag fala que BDZ sai dia 26 de setembro.

http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2390410,00.asp

Postado

o meu pitaco é que o BD vai dar menos dametade deste estardalhaço depois que lançarem, acredito que não vai ter muito o que disputar no high end.

Postado
o meu pitaco é que o BD vai dar menos dametade deste estardalhaço depois que lançarem, acredito que não vai ter muito o que disputar no high end.

parece que sim, como ta cada vez mais perto do lançamento, ou tão escondendo muito bem, ou... é uma káka

ps.: espero que o soullforged não veja meu comment, senão ele pira :lol:, eu mesmo já dei meu chute no meio fio só pra sentir a dor da revolta :D

• Membro VIP
Postado
Tá bom da AMD mudar o slogan do Bulldozer para "um dia sai..."

Ou trazer na caixa o Duke Nukem Forever..

Ele não vai disputar no High end.. nunca disseram isso, a meta é caçar o i7 2600K, pelo menos agora no começo.

Postado

Se a AMD quiser buscar o segmento highend teria que fazer um bulldozer hexamodular para desktop, o que eu acho meio difícil, mas não impossível, tendo em vista que Thuban teve exatamente esta missão, era feito em 45nm, esquenta menos e tem tdp igual aos denebs.

Não iria melhorar IPC, mas com o refino do processo de 32nm pode ser possível, mesmo que com frequencias menores. Garanto que em força bruta faria um belo estrago.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!