Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TP-Link WR941ND: Firmware/Impressões


icefly

Posts recomendados

Alguém aí testou ele em 2 andares ?

Criei um tópico aqui no site pois queria saber se ele ou algum outro modelo não tão caro conseguiria fazer o sinal chegar bom/ótimo no cômodo abaixo de um outro, passando por uma laje e uma parede, a uma distância de no máximo 10m.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Alguém aí testou ele em 2 andares ?

Criei um tópico aqui no site pois queria saber se ele ou algum outro modelo não tão caro conseguiria fazer o sinal chegar bom/ótimo no cômodo abaixo de um outro, passando por uma laje e uma parede, a uma distância de no máximo 10m.

É difícil ser preciso neste ponto.

Por exemplo eu com um roteador já consegui fazer o sinal funcionar a dois pisos abaixo e um acima.

Em outro apartamento funcionava apenas um piso abaixo e de modo satisfatório, o sinal era menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é!

Não queria ter que passar cabo, furar parede... cabo pra mim hoje é tão antigo como usar internet discada, mas fazer o que.

Olhei muitos modelos até uns 200,00, mas está difícil.

Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom estou postando aqui pois não sei o que fazer, adquiri um wr941nd mas não obtive sinal como esperava, o roteador fica no segundo andar no começo da casa, e queria pegar o sinal no meu quarto que fica no 1 andar, a uns +- 13 metros, passa por 4 paredes e o teto, o sinal está chegando muito baixo as vezes até cai, ai mudei o channel e deixei ele livre de coisas próximo a ele, melhorou de uma barra para duas barras, dependendo da posição do note, as vezes volta para 1. Eu queria saber o que pode ser o problema, pois eu tinha um tplink TL-WR743ND de uma antena só 5dbi e chegava o mesmo sinal de uma barrinha caindo sempre, pensei que este fosse pelo menos chegar uns 80% ou até 100% do sinal, queria saber o que pode estar errado ou se meu problema só resolveria colocando um repetidor de sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom estou postando aqui pois não sei o que fazer, adquiri um wr941nd mas não obtive sinal como esperava, o roteador fica no segundo andar no começo da casa, e queria pegar o sinal no meu quarto que fica no 1 andar, a uns +- 13 metros, passa por 4 paredes e o teto, o sinal está chegando muito baixo as vezes até cai, ai mudei o channel e deixei ele livre de coisas próximo a ele, melhorou de uma barra para duas barras, dependendo da posição do note, as vezes volta para 1. Eu queria saber o que pode ser o problema, pois eu tinha um tplink TL-WR743ND de uma antena só 5dbi e chegava o mesmo sinal de uma barrinha caindo sempre, pensei que este fosse pelo menos chegar uns 80% ou até 100% do sinal, queria saber o que pode estar errado ou se meu problema só resolveria colocando um repetidor de sinal.

Olá Renato acho que no seu caso a melhor solução seria colocar um Acess Point do Andar do seu quarto. Ele pode funcionar como repetidor, ou AP simples mesmo. Para funcionar como AP comum você terá que passar o cabo de cima para baixo, como repetidor não. Ambas as soluções tem suas vantagens e desvantagens. Usar um roteador único fica difícil dizer qual solucionaria o seu problema, teria que se ver com calma, mas tem uns com 400mw 500mw que talvez resolvesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Renato acho que no seu caso a melhor solução seria colocar um Acess Point do Andar do seu quarto. Ele pode funcionar como repetidor, ou AP simples mesmo. Para funcionar como AP comum você terá que passar o cabo de cima para baixo, como repetidor não. Ambas as soluções tem suas vantagens e desvantagens. Usar um roteador único fica difícil dizer qual solucionaria o seu problema, teria que se ver com calma, mas tem uns com 400mw 500mw que talvez resolvesse.

É o que eu estava pensando em fazer, fiz até um tópico mas ninguém respondeu, eu tenho outro roteador aqueles simples da DLINK o 524, você acha que se eu deixar o dlink como router e colocar o tplink como repetidor iria funcionar, ou tplink só puxa sinal do tplink?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que eu estava pensando em fazer, fiz até um tópico mas ninguém respondeu, eu tenho outro roteador aqueles simples da DLINK o 524, você acha que se eu deixar o dlink como router e colocar o tplink como repetidor iria funcionar, ou tplink só puxa sinal do tplink?

Oi Renato,

o firmware de fábrica desse modelo da tplink não tem função repetidor universal e acredito que o dlink também não tenha. Você tem duas alternativas. Ou coloca um firmware alternativo em ao menos 1 dos dois roteadores ou simplesmente pode ligar um routeador no outro via cabo, mas ai seriam duas redes distintas, pois nem um dos dois tem função AP.

Tem até outra solução tu pode colocar o firmware alternativo em 1 e ligar ambos via cabo e nesse que você instalou o firmware alternativo configura-lo como AP.

Se for possível e viável passar o cabo ligando um ao outro acho que seria a melhor opção.

E talvez o pessoal tenha outras sugestões ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Renato,

o firmware de fábrica desse modelo da tplink não tem função repetidor universal e acredito que o dlink também não tenha. Você tem duas alternativas. Ou coloca um firmware alternativo em ao menos 1 dos dois roteadores ou simplesmente pode ligar um routeador no outro via cabo, mas ai seriam duas redes distintas, pois nem um dos dois tem função AP.

Tem até outra solução tu pode colocar o firmware alternativo em 1 e ligar ambos via cabo e nesse que você instalou o firmware alternativo configura-lo como AP.

Se for possível e viável passar o cabo ligando um ao outro acho que seria a melhor opção.

E talvez o pessoal tenha outras sugestões ai.

Mas a função do TPlink WDS não é para virar um repetidor, não sei se é universal, mas li em alguns lugares que está função é para deixar ele como AP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a função do TPlink WDS não é para virar um repetidor, não sei se é universal, mas li em alguns lugares que está função é para deixar ele como AP.

Não essa função não deixa ele no modo AP. Embora pareça a primeira vista o WDS não é AP. Tem vários agravantes. . Essa função foi criada para propiciar interconexões de roteadores ou até APs sem precisar dos cabos. Um grande agravante é que ambos dispositivos precisam ter essa tecnologia, e teu dlink não tem, e outro agravante, cada fabricante meio que tem um padrão WDS diferente que geralmente são incompatíveis.

Eu li em algum lugar que como eles foram feitos apenas para conexão ponto-a-ponto entre AP, roteadores, quando dois dispositivos estão configurados no modo WDS ninguém mais tem acesso, só um enxerga o outro. Isso eu não sei se é certo, como existem vários padrões eu particularmente nunca configurei nem um dispositivo no modo WDS.

o apartamento onde moro tenho um 941nd e um 901nd configurado como AP comum, pois o 941nd não deu conta sozinho pois o apartamento tem um corredor comprido e o ultimo quarto o sinal chegava muito fraco ai coloquei o 901nd no meio.

Quando fui comprar o meu eu a princípio pensei a mesma coisa mas não tão simples assim. E modo repetidor ou WDS diminui a largura de banda passante da tua rede wifi o cahmado throughput, o que não ocorre no modo ap com cabo, mas se seu uso é só para Internet não irá fazer diferença pois são apenas dois dispositivos, o tplink e o dlink se fossem mais ai sim. Mas não é o caso pois não dá para fazer usando o firmware original.

Usando o firmware original o que pode fazer é ligar um ao outro via cabo, a porta LAN de um na porta WAN do outro. Eu fiz assim aqui em casa, fivou ótimo, a diferença que o 901 esta no modo AP no teu caso se o teu DLINK não tem esse modo, que pelo que me lembro não tem, ficarão duas com nomes diferentes. Agora com firmware alternativo você terá acesso a mais recursos, mas se fazendo como falei acima resolver, ficarás tranquilo. Porque para colocar o bicho como repetidor não poderás ter um sinal muito fraco no local que ficar o repetidor, entende? Acho que ao menos 3 traços.

Se falei alguma bobagem por favor, me corrijam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não essa função não deixa ele no modo AP. Embora pareça a primeira vista o WDS não é AP. Tem vários agravantes. . Essa função foi criada para propiciar interconexões de roteadores ou até APs sem precisar dos cabos. Um grande agravante é que ambos dispositivos precisam ter essa tecnologia, e teu dlink não tem, e outro agravante, cada fabricante meio que tem um padrão WDS diferente que geralmente são incompatíveis.

Eu li em algum lugar que como eles foram feitos apenas para conexão ponto-a-ponto entre AP, roteadores, quando dois dispositivos estão configurados no modo WDS ninguém mais tem acesso, só um enxerga o outro. Isso eu não sei se é certo, como existem vários padrões eu particularmente nunca configurei nem um dispositivo no modo WDS.

o apartamento onde moro tenho um 941nd e um 901nd configurado como AP comum, pois o 941nd não deu conta sozinho pois o apartamento tem um corredor comprido e o ultimo quarto o sinal chegava muito fraco ai coloquei o 901nd no meio.

Entendi, e o dlink e tplink tem repetir o sinal pelo cabo, não sei como se chama isto, eu poderia fazer da seguinte maneira, ligar o modem de internet no dlink da lan dele ligar na wan do tplink e ele passar sinal wifi ou isto não é possivel? se for tenho que configurar alguma coisa diferente ou é padrão, deixo os dois iguais apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, e o dlink e tplink tem repetir o sinal pelo cabo, não sei como se chama isto, eu poderia fazer da seguinte maneira, ligar o modem de internet no dlink da lan dele ligar na wan do tplink e ele passar sinal wifi ou isto não é possivel? se for tenho que configurar alguma coisa diferente ou é padrão, deixo os dois iguais apenas.

Suponto que seu modem está configurado como roteador e com servidor DHCP ativo que é o que dá o IP automaticamente ao cliente.

Você vai ligar o cabo de rede do modem na ponta WAN do DLink. Vai configurar a WAN o DLink para pegar o IP automaticamente por DHCP. Vai configurar a rede wifi do dlink com nome e canal diferente da do TPlink, pode colocar canal 1 no DLINK e o nome você escolhe.

Agora o cabo de rede que irá ligar os dois, no DLINK você irá ligar em uma das portas LAN e no TPLINK na porta WAN.

No TPLINK você irá configurar a WAN de forma semelhante do DLINK pegar IP autromaticamente por DHCP (o nome não é exatamente esse mas dai você olha deduz), depois irá configurar a rede wifi do tplink com nome diferente e canal diferente do DLINK no caso poderia ser canal 11.

E depois disso é só testar. Procure não coloca-los em locais não muito baixo e nem muito fechado.

Você então terá duas redes uma para o andar de cima e outra para o andar de baixo.

Outra solução caso você só use no andar de baixo e tiver ponto de telefone nesse andar, caso seja ADSL é mudar tudo para o andar de baixo, modem e roteador.

Resumindo o modem fornece Internet para o Dlink, o DLINK espalha o sinal wifi no andar de cima e fornece Internet para o TPlink do andar de baixo que irá espalhar o sinal no andar de baixo.

Uma observação. Isso é indicado apenas para compartilhamento de Internet de arquivos e impressora não sei seria possível dessa forma só pesquisando, a princípio daria sim desde que a impressora estivesse na rede do DLINK, mas só vendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suponto que seu modem está configurado como roteador e com servidor DHCP ativo que é o que dá o IP automaticamente ao cliente.

Você vai ligar o cabo de rede do modem na ponta WAN do DLink. Vai configurar a WAN o DLink para pegar o IP automaticamente por DHCP. Vai configurar a rede wifi do dlink com nome e canal diferente da do TPlink, pode colocar canal 1 no DLINK e o nome você escolhe.

Agora o cabo de rede que irá ligar os dois, no DLINK você irá ligar em uma das portas LAN e no TPLINK na porta WAN.

No TPLINK você irá configurar a WAN de forma semelhante do DLINK pegar IP autromaticamente por DHCP (o nome não é exatamente esse mas dai você olha deduz), depois irá configurar a rede wifi do tplink com nome diferente e canal diferente do DLINK no caso poderia ser canal 11.

E depois disso é só testar. Procure não coloca-los em locais não muito baixo e nem muito fechado.

Você então terá duas redes uma para o andar de cima e outra para o andar de baixo.

Outra solução caso você só use no andar de baixo e tiver ponto de telefone nesse andar, caso seja ADSL é mudar tudo para o andar de baixo, modem e roteador.

Resumindo um fornece a Internet para o outro.

Sim seria bom levar tudo lá pra baixo, mas o PC fica la em cima, mas ai eu vejo, então eu tenho que apenas deixar o nome e o canal diferente, no dlink eu configuro como sempre pppoe colocando senha e tudo certo, e no tplink como ip dinamico? fazendo isto o tplink vai transmitir tanto via wifi quanto lan internet certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim seria bom levar tudo lá pra baixo, mas o PC fica la em cima, mas ai eu vejo, então eu tenho que apenas deixar o nome e o canal diferente, no dlink eu configuro como sempre pppoe colocando senha e tudo certo, e no tplink como ip dinamico? fazendo isto o tplink vai transmitir tanto via wifi quanto lan internet certo?

Certo! Perfeito. É só fazer isso. Inclusive o TPLINK em sua página de configuração tem o botão que detecta o tipo de conexão WAN. É bem tranquilo.

Agora como falei na mensagem anterior, os computadores da rede do Dlink não vão enxergar os que estão na rede do TPLINK, mas acho que os da rede do TPLINK enxergam os da rede do DLINK se não me fala a memória. Para Internet isso não faz diferença alguma, agora para compartilhamento de arquivo e impressora pode fazer caso tenho alguma impressora compartilhada ligado a algum computador na rede do TPLINK um computador da rede do dlink não irá ter acesso. Não sei se tem como configurar essa transparência, isso só pesquisando, mas é bem provável que sim. Me corrijam se eu estiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo! Perfeito. É só fazer isso. Inclusive o TPLINK em su página de configuração tem o botão que detecta o tipo de conexão WAN. É bem tranquilo.

Certo vou fazer neste final de semana porque ainda tenho q comprar o cabo de rede do tamanho necessário, como meu quarto fica no meio da casa acho que colocando lá já ficaria bom no resto da mesma, eu furo a parede la de cima passo por dentro do telhado furo o teto do quarto e desco o de rede lá e já era, assim posso usar tanto o lan quanto wifi no meu quarto que é melhor ainda que estava pensando em colocar um pc lá. Só para garantir vou passar os passos que vou fazer e ve pra mim se está certo.

1 - Ligar modem speedytouch no dlink 524.

2 - Configuração padrão, colocando nome canal(ex: casa1 canal 1) e pppoe (usuário e senha).

3 - Conecto o cabo de rede em uma das entradas lan do dlink e conecto no wan do tplink.

4 - Configuro o tplink como IP dinâmico nome e canal diferente do dlink (ex: casa2 canal11).

Apos fazer isto verificar testar para ver se tanto a lan quando o wifi do tplink estão ok e pronto tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo vou fazer neste final de semana porque ainda tenho q comprar o cabo de rede do tamanho necessário, como meu quarto fica no meio da casa acho que colocando lá já ficaria bom no resto da mesma, eu furo a parede la de cima passo por dentro do telhado furo o teto do quarto e desco o de rede lá e já era, assim posso usar tanto o lan quanto wifi no meu quarto que é melhor ainda que estava pensando em colocar um pc lá. Só para garantir vou passar os passos que vou fazer e ve pra mim se está certo.

1 - Ligar modem speedytouch no dlink 524.

2 - Configuração padrão, colocando nome canal(ex: casa1 canal 1) e pppoe (usuário e senha).

3 - Conecto o cabo de rede em uma das entradas lan do dlink e conecto no wan do tplink.

4 - Configuro o tplink como IP dinâmico nome e canal diferente do dlink (ex: casa2 canal11).

Apos fazer isto verificar testar para ver se tanto a lan quando o wifi do tplink estão ok e pronto tudo certo.

Isso, perfeito. Depois que fizer o teste diz o resultado. E como falei para acessar uma dispositivo compartilhado na rede pai(Dlink) a partir da rede filha(tplink) acredito que não terás problema algum, agora se for compartilhar uma pasta ou impressora na rede filha e quiser acesso de um comptuador da rede pai, poderá ter problema, ai tem que ver e pesquisar, talvez usando NAT transparente para entrada, não sei só vendo. E espero que não seja necessário.

Quanto à Internet deverá funcionar perfeitamente.

Boa sorte ai, e espero que dê resultado. E mande notícias depois do teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, perfeito. Depois que fizer o teste diz o resultado. E como falei para acessar uma dispositivo compartilhado na rede pai(Dlink) a partir da rede filha(tplink) acredito que não terás problema algum, agora se for compartilhar uma pasta ou impressora na rede filha e quiser acesso de um comptuador da rede pai, poderá ter problema, ai tem que ver e pesquisar, talvez algo sobre NAT transparente, não sei só vendo.

Quanto à Internet deverá funcionar perfeitamente.

Boa sorte ai, e espero que dê resultado. E mande notícias depois do teste.

Beleza, bom eu não pretendo compartilhar nada mesmo, é apenas internet que preciso e vou precisar, mas caso mudar eu procuro sobre isto na epoca.

Valeu mesmo ai pelo ajuda, assim que tiver os resultados obtidos com a ligação feita assim eu posto aqui.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Comprei esse roteador, configurei-o minuciosamente com o firmware original (Firmware Version: 3.12.5 Build 100929 Rel.57776n Hardware Version: WR941N v2/v3 00000000) e depois de umas horas ele travou(acho que foi depois de ligar o traffic statistics). Mas depois disso nunca mais aconteceu e fica ligado dias a fio sem qualquer problema. Moro numa cobertura, o roteador fica no escritório no 2.º andar, que tem uma janela interna sempre aberta grande. Tive o cuidado de deixá-lo perto da janela e numa parte mais alta emcima da escrivaninha. O sinal chega com as 5 barras em todos os locais do apartamento, inclusive no andar de baixo. Temos net virtua 10 mb e dá pra baixar na velocidade máxima. Mudei também o canal de transmissão. Depois de vários testes, mesmo verificando que a maioria dos outros equipamentos da redondeza usavam o canal 6, a melhor opção foi o canal 5. Recomendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai pessoal beleza?

comprei esse router e ele chegou ontem aqui, o sinal nao era bem como eu esperava, é apenas um pouco mais forte que o meu antigo mas pensei que onde nao pegava o antigo esse novo iria pegar pelo menos com 2 barrinhas. tentei configurar com a velox 15mb sem sucesso, o modem é um td8816 tambem da tplink ele conecta sozinho a internet, coloquei dynamic ip no router e ele detecta depois diz wan port unplugged, e nunca fica fixo a luz lan no modem sempre apaga e depois volta, qual sera a configuração certa a fazer?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • mês depois...
  • mês depois...

Olá pessoal, venho pedir uma ajuda aos que possuem tal router, pois estou interessado nele. Possuo um Di-524 150, com uma antena TP-Link de 5dbi, ele está situado no meu quarto, como mostrado em azul no esquema abaixo, e o sinal dele, através das duas paredes/portas, chega até a sala/cozinha, não chegando aos outros quartos (Q's), e é isso que eu quero.

Será que com o 941ND será que irei conseguir?

esquema_zpsd6144a59.png

Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Meu antigo roteador pifou (um D-Link DI-524) e então comprei esse da TP-Link para uso doméstico, e de "luxo" comprei três antenas de 5 dBi para usar nele no lugar das de 3 dBi de fábrica.

O sinal aparentemente melhorou significavelmente. Não pude realizar testes de benchmark no antigo (pois não esperava que o mesmo fosse pifar) mas testando com meu iPhone, locais que antes ficavam com 1 ponto com queda frequente de sinal agora ficam com 2 pontos (3 é o máximo). De vez em quando cai pra 1.

A posição das antenas muda alguma coisas? Elas são omni-direcionais da própria TP-Link, e eu coloquei elas posicionadas com as duas das extremidades inclinadas, dessa forma: \ | /

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia a todos

Possuo um roteador tp-linl WR941nd alguem sabe como consigo aumentar a potencia para alcance do aparelho já fiz a substituição das antenas por 3 x 5dbi mais nao houve nenhum ganho de sinal no que se refere a distancia. tem alguma coisa a fazer dentro para esse sinal melhorar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!