Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Sandy Bridge / Ivy Bridge - Tópico oficial


Evandro

Posts recomendados

Vai ter outra vez a desculpa do "o processador foi feito pra trabalhar em temperaturas maiores" ?

Mas é bom pro povo parar com essa frescurite de "esse processador esquenta muito".

Eu acho uma desgraça os 20ºC de diferença em overclock.

Mas em stock 4ºC a mais e consumo menor estão longe de ser um problema.

Só estava curioso pra saber como ele se comportará nos notebooks em condições onde dê pra comprar Ivy e Sandy nesse caso.

Mas seja como for, acho que abandonarei o desktop por um Trinity caso não chegue caro demais no Brasil. Ultimamente estava decepcionado por ver que meu Phenom Toliman 8350 me atendia tão bem quanto esse Core i5 atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, mas isso nos processadores "K" é gravíssimo, pois o foco deles é exatamente esse que você falou. Nos sem "K" o "chiclete da Intel" realmente não é algo muito relevante para ser levado em conta, embora seja sim um diferencial negativo frente ao antescessor.

Não tinha pensado nisto, mas pra um profissional que usa ele em Full Load ao tempo, como um designer ou editor de vídeo profissional, não dá meter over nele... ou ao menos não é recomendado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Over nunca é recomendado rss.

Over extremo realmente é um grande risco, mas acho que over leve ou até médio nos processadores atuais, desde que devidamente refrigerados e em placas-mãe fortes, nem considero um risco não (quase nulo). Os fabricantes já devem lançar seus produtos com certa margem para over porque sabem que usuários aficionados farão nem que seja um over leve, então não vejo por que não recomendar. Lógico que para tal prática tem que saber o que está fazendo. Fazer de qualquer jeito realmente não é recomendado. Eu não fazia over até um mês e meio atrás, por receio e por achar que estava bom em stock, mas fiz um over leve aqui (3.69GHz num AMD Phenom II X6 1090T Black Edition) e ficou bom. Não fez uma diferença gigante, mas deu sim um gás a mais para meu PC rodar jogos muito pesados que abusam das minhas duas placas-de-vídeo.

Agora, eu estava pensando numa coisa, é verdade que quem faz over pode adquirir um seguro da Intel? Se sim, será que esse seguro cobre defeito no processador causado pela remoção do IHS?

Está aí uma ótima pergunta! Muito bem lembrado! Eu acredito que não, pois retirar o spreader metálico não deixa de ser uma violação a constituição física do processador, mas seria interessante sim se cobrisse, especialmente nos Ivy Bridge "enchicletados".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Over extremo realmente é um grande risco, mas acho que over leve ou até médio nos processadores atuais, desde que devidamente refrigerados e em placas-mãe fortes, nem considero um risco não (quase nulo). Os fabricantes já devem lançar seus produtos com certa margem para over porque sabem que usuários aficionados farão nem que seja um over leve, então não vejo por que não recomendar. Lógico que para tal prática tem que saber o que está fazendo. Fazer de qualquer jeito realmente não é recomendado. Eu não fazia over até um mês e meio atrás, por receio e por achar que estava bom em stock, mas fiz um over leve aqui (3.69GHz num AMD Phenom II X6 1090T Black Edition) e ficou bom. Não fez uma diferença gigante, mas deu sim um gás a mais para meu PC rodar jogos muito pesados que abusam das minhas duas placas-de-vídeo.

A tomar como exemplo o meu Pentium Dual Core E5200, eu fiz, logo que adquiri ele, um OC de 2.5 pra 3.3 Ghz, sem poder mexer na tensão porque a placa-mãe não me permitia isso, e ele funciona até hoje, mas após 2 anos e uns 7 meses de uso, passou a reiniciar direto, provavelmente por conta do OC prolongado, e no cooler box. Lembro que a temperatura máxima dos núcleos deles chegaram a 72 graus. Se bem que, usando o PC com o Windows XP e o SP2, ele pouco reiniciava. Então, meio que estou em dúvidas quanto aos motivos de reinicio dele, pois poderia ser a memória, que eu comprei uma DDR2 nova (semi, na verdade, pois tinha erros nela, de acordo com o Memtest) e os problemas continuaram, mas com o SP3 instalado. Mas, creio que o problema era no processador, sim, devido ao OC, pois rodando stress tests nele, com o Everest e o Prime95, ele não durava muito.

Assim sendo, um OC moderado não deve ser tão danoso ao processador. Eu, por enquanto, estou usando meu 2500k faz 7 meses e nem me atrevi a fazer OC nele, pois não estou precisando, mas pode ser que eu faça nele algum overzinho, dependendo dos jogos a serem lançados pra PC. Mas, ai, teria que investir numa VGA, que seria o mais adequado. Um OC eu faria, só pra efeito de não gargalar a VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se isso foi levantado, mas para quem quer fazer um overclock moderado, o Ivybridge é excelente.

Até uns 4.4GHz o consumo aumenta muito pouco em relação ao stock. (detalhe que esse resultado já é um tanto difícil de atingir num SandyBridge)

Eles usaram um Thermaltake Frio (que vem com 2 fans) com apenas 1 fan e nessa configuração ele não passa de 60ºC.

Porém, depois disso o negócio vira uma supernova...

http://techreport.com/articles.x/22833

post-907959-13884962881651_thumb.gif

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não sei se isso foi levantado, mas para quem quer fazer um overclock moderado, o Ivybridge é excelente.

Até uns 4.4GHz o consumo aumenta muito pouco em relação ao stock. (detalhe que esse resultado já é um tanto difícil de atingir num SandyBridge)

Eles usaram um Thermaltake Frio (que vem com 2 fans) com apenas 1 fan e nessa configuração ele não passa de 60ºC.

Porém, depois disso o negócio vira uma supernova...

http://techreport.com/articles.x/22833

Ou seja, mesmo com o chiclete, dentro do patamar que considero civilizado ele é um bom processador para overclock. Gostei, já volto a considerá-lo na lista de compras rss.

E o TT Frio é um excelente cooler, mas é um monstro de grande, se a placa nao for gigante, voce perde um slot de memória, ou terá que usar memória de baixo perfil, que nao vem com heatsink.

E convenhamos, 4.4 GHz a 140W nao é nada, gostei. Valeu pelo aporte Alexandre. Joinha para ti.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja, mesmo com o chiclete, dentro do patamar que considero civilizado ele é um bom processador para overclock. Gostei, já volto a considerá-lo na lista de compras rss.

E o TT Frio é um excelente cooler, mas é um monstro de grande, se a placa nao for gigante, voce perde um slot de memória, ou terá que usar memória de baixo perfil, que nao vem com heatsink.

E convenhamos, 4.4 GHz a 140W nao é nada, gostei. Valeu pelo aporte Alexandre. Joinha para ti.

Agora que caí na real, vocês estão totalmente certos em relação ao ib, sem falar que o Vcore esta melhor q o Sbs o que já vale mais pena. Realmente pessoas normais como eu estão criando neuro em relação a temperatura, mas depois do post do alexandre eu fiquei mais convicto em comprar este processador, esta sendo uma bela discussão a respeito, parabéns a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tomar como exemplo o meu Pentium Dual Core E5200, eu fiz, logo que adquiri ele, um OC de 2.5 pra 3.3 Ghz, sem poder mexer na tensão porque a placa-mãe não me permitia isso, e ele funciona até hoje, mas após 2 anos e uns 7 meses de uso, passou a reiniciar direto, provavelmente por conta do OC prolongado, e no cooler box. Lembro que a temperatura máxima dos núcleos deles chegaram a 72 graus. Se bem que, usando o PC com o Windows XP e o SP2, ele pouco reiniciava. Então, meio que estou em dúvidas quanto aos motivos de reinicio dele, pois poderia ser a memória, que eu comprei uma DDR2 nova (semi, na verdade, pois tinha erros nela, de acordo com o Memtest) e os problemas continuaram, mas com o SP3 instalado. Mas, creio que o problema era no processador, sim, devido ao OC, pois rodando stress tests nele, com o Everest e o Prime95, ele não durava muito.

Assim sendo, um OC moderado não deve ser tão danoso ao processador. Eu, por enquanto, estou usando meu 2500k faz 7 meses e nem me atrevi a fazer OC nele, pois não estou precisando, mas pode ser que eu faça nele algum overzinho, dependendo dos jogos a serem lançados pra PC. Mas, ai, teria que investir numa VGA, que seria o mais adequado. Um OC eu faria, só pra efeito de não gargalar a VGA.

72ºC direto realmente ferra o processador. Mas aqui fica em 26ºC em idle e não chega nem a 40ºC em full, devido ao ASUS Triton 78. Como meu over é de apenas 13%, com um aumento insignificante de tensão, não estou muito preocupado, ainda mais com uma placa-mãe com 8+2 fases no circuito regulador de tensão, o que dá folga de sobra para energizar o processador de forma adequada. Over em placa low end acho péssima ideia.

Não sei se isso foi levantado, mas para quem quer fazer um overclock moderado, o Ivybridge é excelente.

Até uns 4.4GHz o consumo aumenta muito pouco em relação ao stock. (detalhe que esse resultado já é um tanto difícil de atingir num SandyBridge)

Eles usaram um Thermaltake Frio (que vem com 2 fans) com apenas 1 fan e nessa configuração ele não passa de 60ºC.

Porém, depois disso o negócio vira uma supernova...

http://techreport.com/articles.x/22833

Bacana! Para mim, por exemplo, ficaria bom, pois eu não sou adepto de over extremo. Para mim é leve ou moderado no máximo. Se eu tivesse um Core i7-3770K o colocaria a 4.0GHz ou 4.2GHz, com turbo desativado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana! Para mim, por exemplo, ficaria bom, pois eu não sou adepto de over extremo. Para mim é leve ou moderado no máximo. Se eu tivesse um Core i7-3770K o colocaria a 4.0GHz ou 4.2GHz, com turbo desativado.

É o "over do povo", cara! :D

Sou tão pão duro, que não fiz over no meu FX-4100 pra não desligar o Cool N' Quiet...

----------------------------------------------------------------------------

Pro pessoal que entende de Foundys:

Agora que esse IB tá sensacional em Performance/Watt, e os ATOM não estão mais caindo nas graças dos vendedores, porque a Intel não põe as séries de baixo consumo dos IB dual core pra peitar os AMD Bobcat? Qual é a diferença percentual de custos de material de fabricação(sem a propriedade intelectual nos custos) entre um IB normal, um IB otimizado e um ATOM Cedar Trail?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo, Skoker, a menos que você tenha um processador muito bom (que sobe muito com pouco vcore), é necessário um cooler muito bom para manter um Sandy Bridge a uns 4.5GHz abaixo de 70ºC.

E com os Bull parece ser meio diferente: O bicho sobe muito(Ghz) com pouco(e as vezes nada) de overvolt, totalmente estável(mas não dá pra saber se a longo prazo pode comprometer a vida útil do processador) e permitindo um melhor controle de temperatura em condições extremas. E um FAILzão na conta de luz depois :D.

olha isso: http://amdfx.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-03-02T08:26:00-08:00&max-results=7&start=35&by-date=false (que AMDoido esse cara!)

--------------------------------------------------------------------------

E tem um site aí que quis comparar 2 GTX 590 com 2 6990, com e sem over, com um monitor e no estilo Eyefinity_6. Essa deu Nvidia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se isso foi levantado, mas para quem quer fazer um overclock moderado, o Ivybridge é excelente.

Até uns 4.4GHz o consumo aumenta muito pouco em relação ao stock. (detalhe que esse resultado já é um tanto difícil de atingir num SandyBridge)

Eles usaram um Thermaltake Frio (que vem com 2 fans) com apenas 1 fan e nessa configuração ele não passa de 60ºC.

Porém, depois disso o negócio vira uma supernova...

http://techreport.com/articles.x/22833

Boas notícias! Parece que os overclockers de plantão fizeram muito barulho por nada, mas eu fico imaginando se a Intel não tivesse usado a tal da pasta; ia virar xodó incondicional da galera.

Eu ainda acho que uma grande marca surge pelo zelo nos detalhes. Essa história meio que tirou o "verniz" dos Ivy Bridge. Mas pelo menos agora é só o verniz!

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo, Skoker, a menos que você tenha um processador muito bom (que sobe muito com pouco vcore), é necessário um cooler muito bom para manter um Sandy Bridge a uns 4.5GHz abaixo de 70ºC.

Se você considera um A70 ou um Hyper 212 Plus coolers muito bons. Eles tem custo/benefício, mas estão longe de competir com um Frio, mesmo que usando apenas uma FAN. Pelo menos aqui no Brasil, o TT Frio custa mais que o dobro dos outos dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops.. nem de longe... a nomeclatura da Intel é confusa até para eles:D

Llano Full => A8 / Trynity Full => A10, os variantes é por conta da velocidade.

Llano com CPU Full e menos SPs no vídio => A6

Llano Dual e GPU de 240SPs => A4

Llano Dual e GPU de 160SPs => E2

Todos 3000 série.

A novidade no Trinity será a APU Top, será A10-5000

Pra intel é meio diferente.... 10 processadores IB no lançamento sendo que apenas 3 ou 4 deles poderiam sintetizar toda a estratégia dos IB.

É, mas ainda assim é meio confuso esses nomes Ax da AMD. Mas diferente da intel, todos os processadores lançados da série são úteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se você considera um A70 ou um Hyper 212 Plus coolers muito bons. Eles tem custo/benefício, mas estão longe de competir com um Frio, mesmo que usando apenas uma FAN. Pelo menos aqui no Brasil, o TT Frio custa mais que o dobro dos outos dois.

Concordo, mas o que o Frio tem de bom, tem de caro e de tamanho. Você perde na teoria um slot e na prática dois, pois já que um slot de memória fica "ocupado" pelo cooler, você nao usa o outro para fazer dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cabrero estou eu que me fizeram comprar um i5 2500 ao invés do 3550... porque os ivy são esquentados... estão dando problema e bla bla bla... ¬¬ os dois estão praticamente o mesmo preço... oooo tristeza que me deu no coração lendo os ultimos posts falando que os ivy são bons!!! hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
cabrero estou eu que me fizeram comprar um i5 2500 ao invés do 3550... porque os ivy são esquentados... estão dando problema e bla bla bla... ¬¬ os dois estão praticamente o mesmo preço... oooo tristeza que me deu no coração lendo os ultimos posts falando que os ivy são bons!!! hehe

A gente tava reclamando da versao K para over, as outras nao tem tanto problema, até porque usuário médio nao faz overclock mesmo rss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu gosto de brincar com over... sempre fiz isso nos meus pcs antigos... então não fiz tão mal negocio assim... ja q peguei um 2500K pelo mesmo preço do 2500 normal... mas no exato momento nao vou fazer over... mesmo porque economizei na MB, pra nem ficar tentando!!! hehehe ainda acho q deveria ter pego um i5 3550 =~ ;D hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu gosto de brincar com over... sempre fiz isso nos meus pcs antigos... então não fiz tão mal negocio assim... ja q peguei um 2500K pelo mesmo preço do 2500 normal... mas no exato momento nao vou fazer over... mesmo porque economizei na MB, pra nem ficar tentando!!! hehehe ainda acho q deveria ter pego um i5 3550 =~ ;D hehe

Para quem não vai fazer overclock o Core i5-3550 realmente seria mais negócio! Mas pode ficar tranquilo que o Core i5-2500K não deixa a desejar em nenhum aspecto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!