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No-break realmente é a salvação???


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Eu preciso de auxilio para uma situação um tanto quanto peculiar.

É o seguinte:

Minha casa tem 3 pisos e por isso eu instalei o modem e o roteador dentro de dois quadros de distribuição de sobrepor da Tigre embaixo da laje-forro no ultimo piso.

Pois bem.Acontece q o roteador Linksys WRT 160, toda vez q cai a força entra em modo de proteção e eu tenho q pegar a escada, abrir o quadro e desconectar e reconectar o cabo de alimentação.

Por isso, gostaria de auxilio na escolha de um short-break decente para alimentar o modem e o roteador, pra eu não ter q fica subindo em escada, alem de entortar o pescoço.

Felizmente, não tem havido quedas longas ou frequentes de energia.

Mas o verão está chegando, ou já chegou, e aí já viu...

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Eu resolveria isso dai adotando um controle remoto para desligar/religar os equipamentos. Não acredito que ele vá funcionar desde o térreo, mas, desde o pé da escada que tu colocas ai, certamente vai operar, eliminando a necessidade de subir até lá em cima..

http://dx.com/p/wireless-1-way-remote-control-electrical-switch-66946

http://dx.com/p/4-channel-wireless-remote-control-switch-set-ac-85-260v-128683

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Eu resolveria isso dai adotando um controle remoto para desligar/religar os equipamentos. Não acredito que ele vá funcionar desde o térreo, mas, desde o pé da escada que tu colocas ai, certamente vai operar, eliminando a necessidade de subir até lá em cima..

http://dx.com/p/wireless-1-way-remote-control-electrical-switch-66946

http://dx.com/p/4-channel-wireless-remote-control-switch-set-ac-85-260v-128683

Talvez eu não tenha me expressado corretamente....

Toda vez q ocorre algum pico e/ou queda de energia,eu preciso pegar uma escada de ferro, abri-la, subir, abrir a caixa, retirar o cabo de alimentação do roteador e recolocar novamente.

O roteador está embaixo da laje e não dentro do forro.

O roteador não possui chave liga/desliga.

Ele entra em modo de proteção (ou algo do genero) com qualquer pico.Um pico de um segundo já ativa o modo de proteção e a unica maneira de retomar o modo normal de roteamento e retirando e recolocando o cabo de alimentação.

Chaveamento não resolve o problema.

Portanto, a minha necessidade é de manter a alimentação constante do roteador, o q só seria resolvido com um no-break ou short-break.

Aqui uma foto pra poder ilustrar melhor a situação:

routeru.jpg

E então Faller?

Teria alguma outra solução?

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Ok.... Esses equipamentos não estão ligados a sua fonte de alimentação???

Devem estar, correto??

Essa fonte de alimentação não vai ligada por acaso em alguma tomada???

Dever ir cero???

Ai, nessa tomada, tire o plug dela, instale aquele treco dali ( o coração do telecontrole) e ligue o plug da fonte do roteador, do nesse telecontrole.

Quando remotamente você aciona um dos botões do telecomando, a fonte do roteador é alimentada e ele vai operar, reinicializando..

Sempre que necessário desligar o roteador não necessita tirar o plug que liga a fonte a ele, basta desligar a fonte do AC, ou seja, acionar o outro botão do telecomando.

Um botão desliga a energia da tomada dele e o outro liga a energia da tomada dele...

Se não for assim ai, me diga então como é???

Acho que você está escravo da ideia de ter de tirar o conector da fonte, pois sempre foi assim que fizestes, certo?

Mas certo que seu roteador não vai inicializar somente pelo ato mecânico de tirar o plug da fonte dele. Ele reinicializa por tirar a alimentação do mesmo e recolocar, religar.

Isso também poderia ser feito na caixa de disjuntores, sem o controle remoto, com o prejuizo dos demais equipamentos que estivessesm ligados naquele circuito elétrico.

Isso poderia ser feito na entrada de energia AC de sua casa, com o prejuizo de toda a energia de sua casa

Isso poderia ser feito lá no poste de energia, desligando e religando a sua casa

Isso poderria ser fdeito lá na subestação da empresa de energia, desligando e raligando a energia de todo o bairro, ou de toda a cidade..

Isso poderia ser feito lá na usina, fechando as comportas d`água que entram no gerador de energia..

Desculpe estar sendo assim tão gozador, mas é para que seu raciocínio pegue no tranco ai...

não é a ação mecãnica de tirar um plug e recolocar, no seu roteador, que faz com que o mesmo reinicialize e sim a ação elétrica de desalimentar o mesmo e realimentar novamente.. Mesmo com o plugue da fonte inserido nele..

Abandone a ideia fixa de no-break que não acho seria a melhor..

Essa solução visa facilitrar o acesso a ação de desloigar e religar o roteador, não evita que ele entre em proteção...

Por que não um no-break???

Se é como você diz, que qualquer pico desliga o mesmo, usar um no-break do tipo interativo pode dar o exato mesmo problema.. Os no-breaks interativos, esses que custam de R$ 300 a R$900, eles operam o tempo todo repassando a energia da rede AC. Somente na falta de energia é que eles fazem partir um inversor que toma da energia da bateria e faz com que a mesma vire 110 ou 220 Volts AC

Ai existe um tempinho envolvido nessa comutação. É bem rápido, mas existe.

Quem garante que esse tempo não faça seu roteador entrar no modo que você não quer ai.

Para resolver isso com no-break teria de usar uma daqueles on-line, de dupla conversão, com geração senoidal pura. Esses dai costumam custar coisa de R$ 1.500

Será que é disso que necessitas??? isso que desejas???

Não é pela qualidade da energia nem tampouco pela potência do no-break e sim pelo modo de trabalho..

No-breaks de dupla conversão, on-line operam gerando energia o tempo todo, eles não param nunca de gerar energia... Diferente de no-break off-line, os mais baratos..

Pense na solução que te dei. Ela, repito, não evita a e trada em proteção de seu router mas facilita um monte a ação de resetar o mesmo..

Ai tend de analisar se isso dai está acontecendo 2 vezes ao dia, duas vezes na semana, duas vezes no mês, etc.. Não vale a pena botar um no-break se ele entrar em proteção duas vezes por semana, por exemplo... Se deres sorte, (vai depender da disposição ai na sua casa, da distância etc) de sua mesa de trabalho mesmo você aperta o botão do controle remoto, espera 1 minuto e aperta o outro, religando o router... Esse controle remoto é por RF e não igual a controle remoro de TV, que é por infravermelho, tem de mirar na TV..

Pense..

A não ser que você deseje que ele nunca mais entre em proteção...Ai a coisa é diferente..

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Aquela parte branca q se vê ao fundo é uma laje de forro, onde neste forro existem duas tomadas, uma para o modem, outra para o roteador.

Os aparelhos estão de cabeça para baixo, na area de circulação dos quartos, no 3º pavimento da residencia.

router2r.jpg

Este é o espelho mais próximo dos aparelhos.A chave embaixo a esquerda serve para ligar/desligar o modem.

espelho.jpg

A direita havia sido instalada uma outra chave exatamente para tentar resolver o problema relatado nos meus posts anteriores.

porém, a mesma causava o mesmo problema das quedas de energia.

Desligar o disjuntor e todo o resto q você cita em tua mensagem anterior causariam o mesmo problema, obviamente.

Se, por acaso, a unica solução for um no-break on-line, paciencia...

Ou eu me conformo em ter q subir na escada para ter q realimentar fisicamente a entrada de alimentação do aparelho, ou eu encaro o gasto de comprar um no-break on-line.

Talvez R$ 1.500 sejam muito para tal comodidade, afinal tal fato ocorre umas 10-20 vezes por ano.

Enfim, necessitava de uma solução q mantivesse o roteador alimentado sempre q possivel, de preferência o tempo todo...

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Aquela parte branca q se vê ao fundo é uma laje de forro, onde neste forro existem duas tomadas, uma para o modem, outra para o roteador.

Os aparelhos estão de cabeça para baixo, na area de circulação dos quartos, no 3º pavimento da residencia.

router2r.jpg

Este é o espelho mais próximo dos aparelhos.A chave embaixo a esquerda serve para ligar/desligar o modem.

espelho.jpg

A direita havia sido instalada uma outra chave exatamente para tentar resolver o problema relatado nos meus posts anteriores.

porém, a mesma causava o mesmo problema das quedas de energia.

Desligar o disjuntor e todo o resto q você cita em tua mensagem anterior causariam o mesmo problema, obviamente.

Se, por acaso, a unica solução for um no-break on-line, paciencia...

Ou eu me conformo em ter q subir na escada para ter q realimentar fisicamente a entrada de alimentação do aparelho, ou eu encaro o gasto de comprar um no-break on-line.

Talvez R$ 1.500 sejam muito para tal comodidade, afinal tal fato ocorre umas 10-20 vezes por ano.

Enfim, necessitava de uma solução q mantivesse o roteador alimentado sempre q possivel, de preferência o tempo todo...

E porque voce nao coloca uma extensao?

Uma ponta da extensao vai ligada a um lugar onde você alcanca, e a outra perto da fonte do equipamento.

O ponto A vai dentro da caixa, e é onde vai a tomada da extensao. Ligue a fonte do AP nela.

O ponto B é o plug da extensao, ligue-a em uma tomada de fácil acesso.

Outra dica seria atualizar o firmware do roteador, ou sendo franco, compre outro, como é que vocÊ vai gastar uma nota só por causa da porcaria de um ap?

post-190301-13884964396912_thumb.jpg

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Este é o espelho mais próximo dos aparelhos.A chave embaixo a esquerda serve para ligar/desligar o modem.

espelho.jpg

A direita havia sido instalada uma outra chave exatamente para tentar resolver o problema relatado nos meus posts anteriores.

porém, a mesma causava o mesmo problema das quedas de energia.

Desligar o disjuntor e todo o resto q você cita em tua mensagem

Deixa eu ver se entendi...

Você está dizendo:

1) Que se desligares e religares o modem / roteador, da energia AC, vai dar problema???

2) Que foi colocada uma chave (chave alavanca) para desligar a energia DC do modem e esse fio anda por dentro da canalização AC com os demais fios AC???

Tente me mostrar o que desliga o que???

Tem a chave alavanca que desliga alguma coisa e tem um interruptor normal, de espelho, que desliga o quê???

E dizes que ele dá o exato mesmo problema?? como assim??? Ao ligar ele dá problema???

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E porque voce nao coloca uma extensao?

Uma ponta da extensao vai ligada a um lugar onde você alcanca, e a outra perto da fonte do equipamento.

O ponto A vai dentro da caixa, e é onde vai a tomada da extensao. Ligue a fonte do AP nela.

O ponto B é o plug da extensao, ligue-a em uma tomada de fácil acesso.

Outra dica seria atualizar o firmware do roteador, ou sendo franco, compre outro, como é que vocÊ vai gastar uma nota só por causa da porcaria de um ap?

Uma extensão continuaria do mesmo jeito.

Pra poder normalizar o roteador após qualquer corte de alimentação, só retirando e recolocando fisicamente o cabo de alimentação no painel traseiro do aparelho.

Deixa eu ver se entendi...

Você está dizendo:

1) Que se desligares e religares o modem / roteador, da energia AC, vai dar problema???

2) Que foi colocada uma chave (chave alavanca) para desligar a energia DC do modem e esse fio anda por dentro da canalização AC com os demais fios AC???

Tente me mostrar o que desliga o que???

Tem a chave alavanca que desliga alguma coisa e tem um interruptor normal, de espelho, que desliga o quê???

E dizes que ele dá o exato mesmo problema?? como assim??? Ao ligar ele dá problema???

Acabei me confundindo.

A chave do roteador ficaria acima, onde está o modulo cego.

A direita são interruptores de luz somente.

A chave q está embaixo a esquerda é exclusiva do modem.

Quando foi feito o serviço, a chave foi ligada primeiro no roteador.

Nos testes, devido a constatação de q ocorria o mesmo problema dos picos de energia, ou seja, qualquer tipo de corte de alimentação, a chave foi passada para o modem.

Originalmente iriam haver duas chaves, uma para cada aparelho.

Por isso, tanto a tomada com controle remoto sugerida por você, qto a extensão sugerida pelo Eriberto, não resolveriam o problema.

É mandatório retirar e recolocar fisicamente o plug de alimentação no painel traseiro do roteador.

E, sei q isso não garante muita coisa, mas o roteador está com o ultimo FW disponivel para o modelo.

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Uma extensão continuaria do mesmo jeito.

Pra poder normalizar o roteador após qualquer corte de alimentação, só retirando e recolocando fisicamente o cabo de alimentação no painel traseiro do aparelho.

Acabei me confundindo.

A chave do roteador ficaria acima, onde está o modulo cego.

A direita são interruptores de luz somente.

A chave q está embaixo a esquerda é exclusiva do modem.

Quando foi feito o serviço, a chave foi ligada primeiro no roteador.

Nos testes, devido a constatação de q ocorria o mesmo problema dos picos de energia, ou seja, qualquer tipo de corte de alimentação, a chave foi passada para o modem.

Originalmente iriam haver duas chaves, uma para cada aparelho.

Por isso, tanto a tomada com controle remoto sugerida por você, qto a extensão sugerida pelo Eriberto, não resolveriam o problema.

É mandatório retirar e recolocar fisicamente o plug de alimentação no painel traseiro do roteador.

E, sei q isso não garante muita coisa, mas o roteador está com o ultimo FW disponivel para o modelo.

Troque de roteador. Tenho equipamentos mais simples no meu servico e alguns mais complexos, e nenhum acontece isso.

Gerencio a rede sem fio de um hotel e tenho uns 19 aps e nunca aconteceu isso. Alguns aps para reiniciar obviamente tenho que tirar o cabo da tomada, mas isso aconteceu uma vez, e acho que esse ap já tinha um problema.

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Troque de roteador. Tenho equipamentos mais simples no meu servico e alguns mais complexos, e nenhum acontece isso.

Gerencio a rede sem fio de um hotel e tenho uns 19 aps e nunca aconteceu isso. Alguns aps para reiniciar obviamente tenho que tirar o cabo da tomada, mas isso aconteceu uma vez, e acho que esse ap já tinha um problema.

Bom, não é AP.

É roteador.É por isso q está ao lado do modem, q não está roteado.

Eu até já cheguei a pensar q pudesse ser algum problema no aparelho.

Mas e se for alguma caracteristica do modelo?

E parece é q a linha nova e atual da Linksys é pior em alcance.

Este modelo q eu tenho ainda é vendido aqui no Brasil.

Apesar dos pesares, eu consigo sinal nos 3 pisos, embora tenha algumas areas de sombra.

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Bom, não é AP.

É roteador.É por isso q está ao lado do modem, q não está roteado.

Eu até já cheguei a pensar q pudesse ser algum problema no aparelho.

Mas e se for alguma caracteristica do modelo?

E parece é q a linha nova e atual da Linksys é pior em alcance.

Este modelo q eu tenho ainda é vendido aqui no Brasil.

Apesar dos pesares, eu consigo sinal nos 3 pisos, embora tenha algumas areas de sombra.

Eu falo AP no geral, mas a diferenca entre AP e roteador sao algumas funcoes e uma placa de rede a mais no roteador (ou um modem adsl).

Se está disposto a trocar o equipamento, ao menos para teste, crie um tópico no setor de redes aqui do fòrum e me indique. Tenho alguns bons modelos, e mesmo que queira gastar, saem mais barato que um ups. De repente, você coloca dois em wds e ainda sai mais eficiente e barato que subir na escada ;)

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Eu falo AP no geral, mas a diferenca entre AP e roteador sao algumas funcoes e uma placa de rede a mais no roteador (ou um modem adsl).

Se está disposto a trocar o equipamento, ao menos para teste, crie um tópico no setor de redes aqui do fòrum e me indique. Tenho alguns bons modelos, e mesmo que queira gastar, saem mais barato que um ups. De repente, você coloca dois em wds e ainda sai mais eficiente e barato que subir na escada ;)

Mas o meu problema não é de alcance de sinal e sim manter o roteador funcionando mesmo com quedas de energia.

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Mas o meu problema não é de alcance de sinal e sim manter o roteador funcionando mesmo com quedas de energia.

Por isso, se vocÊ vai gastar mais de mil reais para comprar um nobreak online (que pesa mais de 20 Kg) só para nao ter que subir na escada, acho melhor trocar o roteador por um outro que nao tenha esse problema, sai mais barato.

E outra, vamos supor: você e sua família saem de casa e falta luz. O ups aguentará X tempo, e após isso esgota-se suas baterias e o teu roteador desliga. Quando voltar a energia comercial você terá que:

1- Simplesmente ligar o ups e tá tudo funcionando?;

2- Subir na escada, tirar o cabo de forca detrás do roteador e colocar novamente?

Tem alguma coisa bem estranha com esse teu roteador, pois sinceramente, trabalho com informàtica e redes a anos e nunca vi isso. Tenho equipamentos com alcance de alguns quilometros, e mesmo quando tive algumas faltas de energia, nunca me deram problema. Raramente, algum equipamento pode dar problemas, sendo necessário sim, um reset, mas isso sao em condicoes bem adversas. Eu te recomendaria comprar um mais simples, pode ser um Tp-Link só para testar, e ficar brincando com o interruptor para ver se ele nega fogo quando voltar a energia ou nao.

EDIT:

Comprar o ups vai te gerar outro grande problema: onde você vai colocá-lo?

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Primeiramente: Muito obrigado! Tópico esclarecedor, porém ainda tenho dúvidas.

Todos falam de ligar o Desktop no nobreak, porém não é minha situação. Utilizo mais o notebook do que o desktop.

Estava pensando em comprar um nobreak simples (300W são mais que suficientes) para manter ligados por 90min: o cable modem, roteador e o Synology NAS.

Porquê?

A energia na minha residência "pisca" com certa frequência (1 vez por semana no pior dos casos). E mais raramente ficamos sem energia por 30min a 1h. Não sei o que acontece nesse bairro de SP, estou reclamando com a empresa fornecedora ainda.

Uma das minhas preocupações era perder meus HDs (e backups) no NAS devido à piscada na energia, mas pelo que li no fórum como estou utilizando o Clone F8 Plus creio que os surtos não sejam problema.

Apesar de usar os notebooks (trabalho e casa) de qualquer forma fico sem internet quando a energia pisca ou acaba e já aconteceu várias vezes enquanto estava trabalhando (home office com certa frequência ultimamente). Mesmo as piscadas atrapalham, pois tenho que esperar o roteador e cable modem religarem, reconectar na VPN e as vezes estou em conferencia via Skype ou Google Voice e atrapalha bastante.

Dúvida:

1) Apesar de o short-break ser bastante prejudicial ao desktop, seria também ao cable modem, roteador e NAS? Muito prejudicial?

2) Será que o tempo de chaveamento do nobreak seria suficiente para evitar que os aparelhos desligassem?

Obrigado.

Abs

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  • Membro VIP
Primeiramente: Muito obrigado! Tópico esclarecedor, porém ainda tenho dúvidas.

Todos falam de ligar o Desktop no nobreak, porém não é minha situação. Utilizo mais o notebook do que o desktop.

Estava pensando em comprar um nobreak simples (300W são mais que suficientes) para manter ligados por 90min: o cable modem, roteador e o Synology NAS.

Porquê?

A energia na minha residência "pisca" com certa frequência (1 vez por semana no pior dos casos). E mais raramente ficamos sem energia por 30min a 1h. Não sei o que acontece nesse bairro de SP, estou reclamando com a empresa fornecedora ainda.

Uma das minhas preocupações era perder meus HDs (e backups) no NAS devido à piscada na energia, mas pelo que li no fórum como estou utilizando o Clone F8 Plus creio que os surtos não sejam problema.

Apesar de usar os notebooks (trabalho e casa) de qualquer forma fico sem internet quando a energia pisca ou acaba e já aconteceu várias vezes enquanto estava trabalhando (home office com certa frequência ultimamente). Mesmo as piscadas atrapalham, pois tenho que esperar o roteador e cable modem religarem, reconectar na VPN e as vezes estou em conferencia via Skype ou Google Voice e atrapalha bastante.

Vamos lá, dependendo do NAS e do notebook 300W é pouco, e para manter mais de 90 minutos nessa carga com um short break...

1- Esqueca;

2- Só se colocar baterias externas e ainda correr o risco de queimar o no-break (por nao estar projetado em alguns casos para baterias externas de muita capadidade).

Só para comparar, tenho um notebook e alguns equipamentos que me consomem 25% da capacidade do meu ups de 1KVa (700 W), e segundo o software do ups, isso me dá entre 86 minutos a 120 minutos (quando a carga do notebook cai).

Só meu notebook deve consumir uns 130 W. Um Nas nada mais é do que um computador com um sistema operacial para compartilhar arquivos, logo nao vai consumir estão pouco.

Com a bateria que vem de fábrica no short-break, você terá tempo de desligar o nas e o notebook.

Dúvida:

1) Apesar de o short-break ser bastante prejudicial ao desktop, seria também ao cable modem, roteador e NAS? Muito prejudicial?

Suspeito que sim, jà que todos trabalham com fontes chaveadas, mas esperemos alguèm com mais conhecimento responder.

2) Será que o tempo de chaveamento do nobreak seria suficiente para evitar que os aparelhos desligassem?

Obrigado.

Abs

Os que eu vi, tem tempo suficientemente baixo para evitar que os equipamentos desliguem, embora já vi equipamento (um radio digital para telecomunicacoes) falhar por causa de falta de energia comercial e "alto" tempo de comutacao do short-break ao qual estava ligado.

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Vamos lá, dependendo do NAS e do notebook 300W é pouco, e para manter mais de 90 minutos nessa carga com um short break...

1- Esqueca;

2- Só se colocar baterias externas e ainda correr o risco de queimar o no-break (por nao estar projetado em alguns casos para baterias externas de muita capadidade).

Apenas para esclarecer: não pretendo deixar o notebook ligado ao No-break, o notebook está sempre com a bateria. Então seriam menos 65W-130W de carga.

O NAS consome em torno de 17,5W segundo o material que encontrei.

O roteador e cable modem devem consumir quanto? Uns 10W em média com pico de 20-25W?

Obrigado pelas respostas, vamos aguardar mais opiniões.

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Apenas para esclarecer: não pretendo deixar o notebook ligado ao No-break, o notebook está sempre com a bateria. Então seriam menos 65W-130W de carga.

O NAS consome em torno de 17,5W segundo o material que encontrei.

O roteador e cable modem devem consumir quanto? Uns 10W em média com pico de 20-25W?

Obrigado pelas respostas, vamos aguardar mais opiniões.

Sim, mas ao usar o notebook sempre com bateria (e ligado na tomada), você estraga a bateria do notebook. Se vocÊ usa o notebook como desktop (sempre no mesmo lugar e raramente passeia com ele, usa o notebook ligado na tomada), tire a bateria quando ela tiver 40% de carga e a guarde (tire com o notebook desligado). Quando for passear com o notebook coloque a bateria novamente a carregue. Sua bateria vai ter uma maior vida útil.

Diminuimos a cara para algo entre 30W, perfeito, agora sim a bateria do short-break poderá durar mais.

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Sim, mas ao usar o notebook sempre com bateria (e ligado na tomada), você estraga a bateria do notebook. Se vocÊ usa o notebook como desktop (sempre no mesmo lugar e raramente passeia com ele, usa o notebook ligado na tomada), tire a bateria quando ela tiver 40% de carga e a guarde (tire com o notebook desligado). Quando for passear com o notebook coloque a bateria novamente a carregue. Sua bateria vai ter uma maior vida útil.

Diminuimos a cara para algo entre 30W, perfeito, agora sim a bateria do short-break poderá durar mais.

Estou ciente sobre esse macete da bateria, mas o trabalho não compensa para mim. Ainda mais no notebook de trabalho, as vezes trabalhamos em clientes que não possuem tomadas em número suficiente ligadas ao nobreak e existem quedas de energia em número razoável.

No meu último DELL Latitude, que utilizei por 4 anos 85-90% do tempo na tomada, a bateria nunca teve problemas e não notei diminuição na duração da bateria. E mesmo se tivesse durado 2 anos, o que é comum, era só a empresa comprar outra.

Hoje em dia muitos notebooks possuem funcionalidades para aumentar a vida útil, como carregar apenas 80% da mesma, mas não testei.

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Estou ciente sobre esse macete da bateria, mas o trabalho não compensa para mim. Ainda mais no notebook de trabalho, as vezes trabalhamos em clientes que não possuem tomadas em número suficiente ligadas ao nobreak e existem quedas de energia em número razoável.

No meu último DELL Latitude, que utilizei por 4 anos 85-90% do tempo na tomada, a bateria nunca teve problemas e não notei diminuição na duração da bateria. E mesmo se tivesse durado 2 anos, o que é comum, era só a empresa comprar outra.

Hoje em dia muitos notebooks possuem funcionalidades para aumentar a vida útil, como carregar apenas 80% da mesma, mas não testei.

A minha bateria custa quase 1/3 do valor do notebook, então economizo. Quando vou sair do meu escritório com o notebook, ai carrego a bateria e levo ele com bateria. Quando estou trabalhando no meu escritório, tiro a bateria.

Esse short-break seria para a empresa ou para você?

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A minha bateria custa quase 1/3 do valor do notebook, então economizo. Quando vou sair do meu escritório com o notebook, ai carrego a bateria e levo ele com bateria. Quando estou trabalhando no meu escritório, tiro a bateria.

Esse short-break seria para a empresa ou para você?

Para mim, minha casa. Home-office.

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Por isso, se vocÊ vai gastar mais de mil reais para comprar um nobreak online (que pesa mais de 20 Kg) só para nao ter que subir na escada, acho melhor trocar o roteador por um outro que nao tenha esse problema, sai mais barato.

E outra, vamos supor: você e sua família saem de casa e falta luz. O ups aguentará X tempo, e após isso esgota-se suas baterias e o teu roteador desliga. Quando voltar a energia comercial você terá que:

1- Simplesmente ligar o ups e tá tudo funcionando?;

2- Subir na escada, tirar o cabo de forca detrás do roteador e colocar novamente?

Tem alguma coisa bem estranha com esse teu roteador, pois sinceramente, trabalho com informàtica e redes a anos e nunca vi isso. Tenho equipamentos com alcance de alguns quilometros, e mesmo quando tive algumas faltas de energia, nunca me deram problema. Raramente, algum equipamento pode dar problemas, sendo necessário sim, um reset, mas isso sao em condicoes bem adversas. Eu te recomendaria comprar um mais simples, pode ser um Tp-Link só para testar, e ficar brincando com o interruptor para ver se ele nega fogo quando voltar a energia ou nao.

EDIT:

Comprar o ups vai te gerar outro grande problema: onde você vai colocá-lo?

Bom, teria q ser um roteador com antenas internas, devido a minha instalação.

No Brasil, creio q aparelho decente com antena interna só da Linksys.

Apesar q a tampa de acrilico da caixa pode ser removida.

Qto a questão do custo e soluções, é exatamente por isso q eu vim postar neste tópico.

Qto a tua pergunta, o ups seria instalado no forro, logo acima dos aparelhos, em alguma das duas tomadas.

A questão é: vou comprar outro WRT 160N?

E se acontecer a mesma coisa?

Tirando este problema da alimentação, nunca tive dores de cabeça com o aparelho.

Fora o alcance dele, já q o sinal transpassa duas lajes de 40cm abaixo, sem AP e com antenas internas.

você conhece algum modelo de roteador chaveado?

Qual modelo da TP-Link recomendaria?

Ou, se tiver algum tópico especifico sobre o assunto, gostaria muito q me indicasse.

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Bom, teria q ser um roteador com antenas internas, devido a minha instalação.

No Brasil, creio q aparelho decente com antena interna só da Linksys.

Apesar q a tampa de acrilico da caixa pode ser removida.

Qto a questão do custo e soluções, é exatamente por isso q eu vim postar neste tópico.

Qto a tua pergunta, o ups seria instalado no forro, logo acima dos aparelhos, em alguma das duas tomadas.

A questão é: vou comprar outro WRT 160N?

E se acontecer a mesma coisa?

Tirando este problema da alimentação, nunca tive dores de cabeça com o aparelho.

Fora o alcance dele, já q o sinal transpassa duas lajes de 40cm abaixo, sem AP e com antenas internas.

você conhece algum modelo de roteador chaveado?

Qual modelo da TP-Link recomendaria?

Ou, se tiver algum tópico especifico sobre o assunto, gostaria muito q me indicasse.

Se formos optar pela solucao do ups, continuamos aqui, se formos testar outro roteador, abra um tópico no setor de redes/wireless aqui do fórum e me passe o link que eu te ajudo ;)

Eu trabalho com isso e tem alguns equipamentos com antena interna decentes que talvez te atendam.

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Bom Eriberto, fazendo uma rápida pesquisa, parece q é há um erro de projeto no WRT160N, já q o problema ocorre com outras pessoas.

Veja:

Este tópico é de 2009

http://homecommunity.cisco.com/t5/Wireless-Routers/WRT160N-wireless-router-stopped-working/td-p/275506

Já estes dois são mais recentes, 2012 e 2011.

http://homecommunity.cisco.com/t5/Wireless-Routers/WRT160N-restarting-eternally-after-power-outage/td-p/509680

Neste aqui de 2011, um usuário "resolveu" o problema com um UPS:

http://homecommunity.cisco.com/t5/Wireless-Routers/WRT160N-V3-Flashing-Lights/td-p/404417

Agora, encontrei uma postagem recentissima, no caso a ultima, de 30/10/2012 neste tópico iniciado em 2010:

http://www.dd-wrt.com/phpBB2/viewtopic.php?t=82164&postdays=0&postorder=asc&start=15

Neste post, o usuário reporta q resolveu o problema, substituindo, pelo q entendi, a fonte de alimentação, por uma de 12V e 3A.

Na citação, pelo q entendi, a fonte original proveria uma corrente insuficiente, de 0.5A, para poder manter o roteador funcionando.

Gostaria de uma explicação/opinião a respeito.

Será q o problema se resume a uma fonte original mal-dimensionada?

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Bom Eriberto, fazendo uma rápida pesquisa, parece q é há um erro de projeto no WRT160N, já q o problema ocorre com outras pessoas.

Veja:

Este tópico é de 2009

http://homecommunity.cisco.com/t5/Wireless-Routers/WRT160N-wireless-router-stopped-working/td-p/275506

Já estes dois são mais recentes, 2012 e 2011.

http://homecommunity.cisco.com/t5/Wireless-Routers/WRT160N-restarting-eternally-after-power-outage/td-p/509680

Neste aqui de 2011, um usuário "resolveu" o problema com um UPS:

http://homecommunity.cisco.com/t5/Wireless-Routers/WRT160N-V3-Flashing-Lights/td-p/404417

Agora, encontrei uma postagem recentissima, no caso a ultima, de 30/10/2012 neste tópico iniciado em 2010:

http://www.dd-wrt.com/phpBB2/viewtopic.php?t=82164&postdays=0&postorder=asc&start=15

Neste post, o usuário reporta q resolveu o problema, substituindo, pelo q entendi, a fonte de alimentação, por uma de 12V e 3A.

Na citação, pelo q entendi, a fonte original proveria uma corrente insuficiente, de 0.5A, para poder manter o roteador funcionando.

Gostaria de uma explicação/opinião a respeito.

Será q o problema se resume a uma fonte original mal-dimensionada?

Nao falei que era problema no rádio? ;)

Te comento algumas coisas:

Eu tenho um provedor de internet wireless aqui no Peru, então por isso estava falando do teu Roteador, que nao é possível você ter que ir pessoalmente tirar o cabo de forca ter que colocar de volta.

Alguns equipamentos funcionam melhor quando tem uma fonte "mais forte", com mais corrente, principalmente se usarem PoE.

Como você vai comprar uma fonte mais forte, nao haverá problemas, já que a fonte poderá fornecer até 3 A (x 12 V = 36 W, o que é muito para um rádio domèstico consumir), então ele irá consumir o que for necessário (em um máximo de 20 W, temos que revisar o datasheet ou no mínimo o manual do equipamento, e aí já teremos um indicativo de fonte subdimensionada).

Alguns dos meus equipamentos funcionam com fonte de 12 V x 0.5A, outros funcionam melhor com 24 V x 1A (ou mais).

E coincidemente tive problema com um rádio na torre, de 6 que estavam funcionando, 1 ficou travado após uma falha no ups (sobre aqueceu e desligou ao invés de entrar em modo bypass), e quando liguei o ups, o rádio ficou travado.

Troque a fonte e atualize o firmware do teu rádio, e vá considerando pegar um mais moderno ;)

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