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No-break realmente é a salvação???


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Senhores,

Para mim sim, o no-break é a salvação! :)

Acho terrível ter o PC desligado bruscamente por causa de quedas de energia, principalmente durante as chuvas que sempre castigam o Rio de Janeiro. No meu caso sempre que saio de casa deixo o PC ligado baixando e enviando arquivos de Torrent, e o no-break me ajuda, nem que por pouco tempo, a manter o PC funcionando. do trabalho também acesso meus aquivos quando preciso, ou faço o gerenciamento das tarefas remotamente. Portanto é essencial a presença desse aparelho.

Atualmente possuo um no-break do tipo (chulé) velhinho, já com 3 das 6 tomadas queimadas, ainda do padrão antigo, a marca é TS SHARA UPS Soho II 700 mono 115V,... depois de ler esse fórum, percebi que é extremamente fraco e prejudicial para meu PC, cuja descrição está na minha assinatura.

Estive pesquisando algo que meu bolso suporte e encontrei:

Nobreak Manager III Senoidal 700VA Bivolt (490W) - POR R$ 550,00

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Manager-III-Senoidal

Seria uma boa opção para troca? Ou devia partir para o outro modelo desta mesma linha, só que de 1400VA (980W) ? este por 890reais! aiaiai :o

Obrigado!

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....Seria uma boa opção para troca? Ou devia partir para o outro modelo desta mesma linha, só que de 1400VA (980W) ? este por 890reais! aiaiai :o

Um bom dimensionamento para seu PC, que conta com uma fonte com PFC ativo, de 650 Watts e 88% de eficiência, seria, se ligares só o PC e o monitor ao mesmo..

650 Watts /0,88 = 738 Watts + 50 Watts do monitor = 780 Watts como mínimo...

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Um bom dimensionamento para seu PC, que conta com uma fonte com PFC ativo, de 650 Watts e 88% de eficiência, seria, se ligares só o PC e o monitor ao mesmo..

650 Watts /0,88 = 738 Watts + 50 Watts do monitor = 780 Watts como mínimo...

E isso implica um nobreak de pelo menos 1.5 KVA com FP de 0.7 (caso tenha um FP maior, pode ser um nobreak mais simples).

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E isso implica um nobreak de pelo menos 1.5 KVA com FP de 0.7 (caso tenha um FP maior, pode ser um nobreak mais simples).

Então devo partir pro modelo Senoidal 1400VA (980W) da SMS, ta saindo por 899,00 :unsure:

http://www.submarino.com.br/produto/7475569/nobreak-manager-iii-senoidal-1400va-bivolt-sms-preto

Dúvida: Mesmo se o conjunto (PC+Monitor) estiver exigindo menos, fiz um cálculo agora pelo ferramenta "eXtreme Power Supply Calculator Lite" o resultado foi:

Minimum PSU Wattage: 408 W

Recommended PSU Wattage: 458W

+ o monitor que segundo o fabricante consome 40W....só vou ligar esses 2 equipamentos ao no-break...ok!

O cálculo é sempre feito com a potência máxima que a fonte pode fornecer? Sempre calculado pelo "rótulo" dela? Ou pode ser pelo valor que está consumindo/gerando naquele momento?

Imaginei aqui rapidamente uma situação, se o conjunto (PC+Monitor) estiver sugando do No-break um total 450W...como ele (o no-break) vai "adivinhar" que a fonte está com uma etiqueta dizendo que ela suporta puxar até 650W..??? Imagina também o caso das fontes vagabundas q a fonte só segura até 400watts, puxando mais que isso ela abre o bico, mas ai o fabricante colocou uma etiqueta dizendo que é de 850Watts, o cidadão terá que se basear nos 850watts da etiqueta ou "medir" o consumo da máquina real para calcular qual o no-break ideal? kkkkkk :lol::D:D:D:D:D:D:D

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Então devo partir pro modelo Senoidal 1400VA (980W) da SMS, ta saindo por 899,00 :unsure:

http://www.submarino.com.br/produto/7475569/nobreak-manager-iii-senoidal-1400va-bivolt-sms-preto

Dúvida: Mesmo se o conjunto (PC+Monitor) estiver exigindo menos, fiz um cálculo agora pelo ferramenta "eXtreme Power Supply Calculator Lite" o resultado foi:

Minimum PSU Wattage: 408 W

Recommended PSU Wattage: 458W

+ o monitor que segundo o fabricante consome 40W....só vou ligar esses 2 equipamentos ao no-break...ok!

O cálculo é sempre feito com a potência máxima que a fonte pode fornecer? Sempre calculado pelo "rótulo" dela? Ou pode ser pelo valor que está consumindo/gerando naquele momento?

Imaginei aqui rapidamente uma situação, se o conjunto (PC+Monitor) estiver sugando do No-break um total 450W...como ele (o no-break) vai "adivinhar" que a fonte está com uma etiqueta dizendo que ela suporta puxar até 650W..??? Imagina também o caso das fontes vagabundas q a fonte só segura até 400watts, puxando mais que isso ela abre o bico, mas ai o fabricante colocou uma etiqueta dizendo que é de 850Watts, o cidadão terá que se basear nos 850watts da etiqueta ou "medir" o consumo da máquina real para calcular qual o no-break ideal? kkkkkk :lol::D:D:D:D:D:D:D

Você tem que fazer o calculo através da potência máxima que a fonte pode fornecer sempre, por questão de segurança. Fontes com PFC ativo exigem mais do No-Break e nesses casos é necessário deixar uma certa folga apenas por precaução de que em um momento de queda de energia o No-Break permaneça ligado.

E sobre o calculo, no caso dos 408w necessários faltou acrescentar a eficiência da fonte, já citada que é de 88% ou seja ela vai puxar 463,5w da tomada.

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Então devo partir pro modelo Senoidal 1400VA (980W) da SMS, ta saindo por 899,00 :unsure:

http://www.submarino.com.br/produto/7475569/nobreak-manager-iii-senoidal-1400va-bivolt-sms-preto

Dúvida: Mesmo se o conjunto (PC+Monitor) estiver exigindo menos, fiz um cálculo agora pelo ferramenta "eXtreme Power Supply Calculator Lite" o resultado foi:

Minimum PSU Wattage: 408 W

Recommended PSU Wattage: 458W

+ o monitor que segundo o fabricante consome 40W....só vou ligar esses 2 equipamentos ao no-break...ok!

O cálculo é sempre feito com a potência máxima que a fonte pode fornecer? Sempre calculado pelo "rótulo" dela? Ou pode ser pelo valor que está consumindo/gerando naquele momento?

Imaginei aqui rapidamente uma situação, se o conjunto (PC+Monitor) estiver sugando do No-break um total 450W...como ele (o no-break) vai "adivinhar" que a fonte está com uma etiqueta dizendo que ela suporta puxar até 650W..??? Imagina também o caso das fontes vagabundas q a fonte só segura até 400watts, puxando mais que isso ela abre o bico, mas ai o fabricante colocou uma etiqueta dizendo que é de 850Watts, o cidadão terá que se basear nos 850watts da etiqueta ou "medir" o consumo da máquina real para calcular qual o no-break ideal? kkkkkk :lol::D:D:D:D:D:D:D

Veja você mesmo a recomendação da APC acerca do correto dimensionamento do no-break..

Quanto a adivinhar a potência final da fonte, não é nem um pouco necessário.. Fontes de alimentação tem seus capacitores de entrada dimensionados exatamente para segurar para fornecer essa potência máxima, tanto maior potência de saída uma fonte tem, maior a capacitância desses canecos de entrada da mesma. A não ser que você corra e troque os mesmos antes das quedas de energia eles, os capacitores de entrada das fontes, deverão ser alimentados, segurados, e até mesmo carregados em sua totalidade, a partir do zero quando alimentados a partir do no-break..

Veja ai o que a APC recomenda e veja se atende a tua duvida..

Quanto a fontes que mentem na etiqueta, essas estão fora de minhas considerações ou se tiver de considerar alguma delas, evidentemente terá de ser em cima de sua potência de pico real.. Isso é o óbvio do óbvio.. É elementar.. Me admira teres alguma dúvida acerca..

https://www.dropbox.com/s/21yov6wc4l9s24s/Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20da%20APC%20no%20dimensionamento%20de%20UPS%20em%20fontes%20com%20PFC%20ativo.jpg

Os erros nesse processo de dimensionamento correto e seguro são facilmente detectáveis e se apresentam sob a forma de no-breaks que se desligam ao ter de oferecer energia a config, que seguram sua config enquanto houver energia mas que abrem as pernas ao faltar energia... A internet está repleta de casos relatando isso dai.. É só se antenar neles para saber..

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  • 4 semanas depois...

Olá, então para uma fonte da corsair (ou qualquer outra marca "BOA") de 430W (Fonte Típica recomendada, para que não ira fazer sli nem cross), aquele modelo de nobreak senoidal de 700VA suportaria? Ou qual seria um modelo de nobreak, para uma fonte entre 400 a 500w, que é o que maioria deve usar com uma folga boa.

Aproveitando e respondendo um duvida, minha configuração com uma corsair 430w provavavelmente funcionaria de boa, (agora esta sem over), ou seja a cada hora meu pc ligado, estou consumindo cerca de 200w só para gastar energia, sem nenhum aproveitamento, se for isso mesmo, vou te que trocar minha fonte, ausdaus.

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Pessoas, eu tenho (deixei ele de lado) esse modelo de nobreak junto com a configuração da assinatura há uns 3 anos. Acontece que, no período que teve muitas chuvas aqui na cidade, o número de quedas de energia aumentou e o nobreak não segurou a carga. Eventualmente a fonte também não segurou e me deparei com uma mobo e vga queimadas (a fonte n queimou!).

Enfim, agora estou montando outra máquina, e quero por uma fonte corsair ax860i (irei fazer um SLI de GTX780). Gostaria de saber se esse nobreak senoidal de 1400va dá conta do recado http://www.submarino.com.br/produto/7475569/nobreak-manager-iii-senoidal-1400va-bivolt-sms-preto?epar=102414&utm_source=buscape&utm_medium=cpc&utm_campaign=bp&WT.mc_id=Buscape&WT.mc_ev=Click&opn=COMPARADORESSUB ou um de 1800va ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484900412-nobreak-senoidal-1800va-18kva-sms-net-winner-bivolt-_JM ) será melhor?

Lembrando que vai a fonte + monitor lcd + modem + multifuncional no nobreak.

Agradeço a ajuda.

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Pessoas, eu tenho (deixei ele de lado) esse modelo de nobreak junto com a configuração da assinatura há uns 3 anos. Acontece que, no período que teve muitas chuvas aqui na cidade, o número de quedas de energia aumentou e o nobreak não segurou a carga. Eventualmente a fonte também não segurou e me deparei com uma mobo e vga queimadas (a fonte n queimou!).

Enfim, agora estou montando outra máquina, e quero por uma fonte corsair ax860i (irei fazer um SLI de GTX780). Gostaria de saber se esse nobreak senoidal de 1400va dá conta do recado http://www.submarino.com.br/produto/7475569/nobreak-manager-iii-senoidal-1400va-bivolt-sms-preto?epar=102414&utm_source=buscape&utm_medium=cpc&utm_campaign=bp&WT.mc_id=Buscape&WT.mc_ev=Click&opn=COMPARADORESSUB ou um de 1800va ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484900412-nobreak-senoidal-1800va-18kva-sms-net-winner-bivolt-_JM ) será melhor?

Lembrando que vai a fonte + monitor lcd + modem + multifuncional no nobreak.

Agradeço a ajuda.

Esses nobreaks sao senodais por aproximacao e nao online.

Se nao errei na conta um de 1800 VA com FP de 0.7 deve dar justo a medida. Recomendaria um de 2100 VA ou maior para uma pequena folga.

Realmente você precisa dessa fonte de 860 W?

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Esses nobreaks sao senodais por aproximacao e nao online.

Se nao errei na conta um de 1800 VA com FP de 0.7 deve dar justo a medida. Recomendaria um de 2100 VA ou maior para uma pequena folga.

Realmente você precisa dessa fonte de 860 W?

segundo a eXtreme Power Supply Calculator Lite, com o sistema que estou montando, necessitaria de 642, e recomendado uma de 692w.

Estou pensando mais no SLI de GTX780 e no overclock, precisaria de uma desta para ter uma folga, ou talvez uma de 760w.

O que influencia o nobreak em ser por aproximação ou online, digo, o beneficio de cada um? E porque esses que coloquei os links não são recomendados? Poderia me recomendar algum? Pois não entendo nada sobre nobreak...

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segundo a eXtreme Power Supply Calculator Lite, com o sistema que estou montando, necessitaria de 642, e recomendado uma de 692w.

Estou pensando mais no SLI de GTX780 e no overclock, precisaria de uma desta para ter uma folga, ou talvez uma de 760w.

O que influencia o nobreak em ser por aproximação ou online, digo, o beneficio de cada um? E porque esses que coloquei os links não são recomendados? Poderia me recomendar algum? Pois não entendo nada sobre nobreak...

A primeira pergunta é: você precisa de um no-break? Se sim, porque?

Em teoria um no-break por aproximacao gera ondas quadradas quando alimentados pela bateria e funciona como um estabilizador quando alimentado pela rede elétrica.

Leia o primeiro post deste tópico para saber melhor.

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A primeira pergunta é: você precisa de um no-break? Se sim, porque?

Em teoria um no-break por aproximacao gera ondas quadradas quando alimentados pela bateria e funciona como um estabilizador quando alimentado pela rede elétrica.

Leia o primeiro post deste tópico para saber melhor.

Sim, eu preciso de um nobreak. Como eu disse a 2 postagens acima, aqui há muitas quedas de energia, se eu estou sem nobreak ás vezes o pc chega a desligar 2x em menos de 5min, mas não é todo dia que acontece, pelo menos uma vez na semana isso ocorre. Sem falar nas variações de tensão que chegam a dar agonia de tantos "clicks" gerados pelo nobreak. A maior necessidade mesmo é para quando faltar energia eu ter tempo de salvar o que estou fazendo e desligar com segurança todos os equipamentos.

Pelo que entendi a diferença é que o online mantém sempre uma corrente senoidal contínua, mesmo na bateria. Mas esse por aproximação, não entendi bem, ele gera ondas retangulares, isso é muito prejudicial á fonte?

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Sim, eu preciso de um nobreak. Como eu disse a 2 postagens acima, aqui há muitas quedas de energia, se eu estou sem nobreak ás vezes o pc chega a desligar 2x em menos de 5min, mas não é todo dia que acontece, pelo menos uma vez na semana isso ocorre. Sem falar nas variações de tensão que chegam a dar agonia de tantos "clicks" gerados pelo nobreak. A maior necessidade mesmo é para quando faltar energia eu ter tempo de salvar o que estou fazendo e desligar com segurança todos os equipamentos.

Pelo que entendi a diferença é que o online mantém sempre uma corrente senoidal contínua, mesmo na bateria. Mas esse por aproximação, não entendi bem, ele gera ondas retangulares, isso é muito prejudicial á fonte?

Sim, essas ondas retangulares sao prejudiciais a longo prazo. Se for só para desligar o micro, quebram o galho, mas vem com um estabilizador internamente.

Para os meus equipamentos só uso no-break online, e embora sejam muito mais caros, o tempo de comutacao é zero.

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Sim, essas ondas retangulares sao prejudiciais a longo prazo. Se for só para desligar o micro, quebram o galho, mas vem com um estabilizador internamente.

Para os meus equipamentos só uso no-break online, e embora sejam muito mais caros, o tempo de comutacao é zero.

Entendi.

Não posso comprar um senoidal online agora por causa do orçamento das peças que já tá saindo um tanto salgado, e o mais barato que achei custa quase 2mil reais.

Mas será que tem algum problema a longo prazo se pelo momento eu usar um offline e dentro de uns 2 meses eu trocar e usar um online?

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Entendi.

Não posso comprar um senoidal online agora por causa do orçamento das peças que já tá saindo um tanto salgado, e o mais barato que achei custa quase 2mil reais.

Mas será que tem algum problema a longo prazo se pelo momento eu usar um offline e dentro de uns 2 meses eu trocar e usar um online?

Ligue na tomada que não haverá problema. Completamente desaconselhável nobreak interativo onde haja muita oscilação de tensão, como você declarou na postagem anterior que há aí.

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  • 3 semanas depois...

Galera, um amigo de outro fórum me indicou este post, pois eu estou com muita dúvida em relação ao No Break!

No apartamento que moro, sempre que é acionado o elevador meus No Breaks instala, ou seja, a energia oscila e ele regula.

Lendo este tópico fiquei com muito medo, uma vez que no meu quarto existem 2 No Breaks da APC.

22_12_2004__1_No-Break%20APC%20600VA.jpg

NO%20BREAK%20APC%20BE400G-BR.jpg

São esses dois ai!

O primeiro está ligado a Televisão 42" LED, Xbox 360 e PS3. O segundo está ligado meu PC de mesa e o monitor.

Queda de luz não tenho problema algum lá em casa, porém, como já dito, sempre quando acionam o elevador, meus No Breaks estalam!

Juro que faz anos (cerca de 5-7) que utilizo esses No Break e só tive problema com a fonte do PC que começou a fazer um ruído irritante. Troquei a mesma, que era velhaca, e a nova faz, as vezes, um ruído bem baixo, nada comparado a fonte antiga que era insuportável.

Nunca tive problemas com as televisões, video games, etc.

Devo continuar utilizando No Break ou devo partir para um filtro de linha somente ????

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  • Membro VIP
No apartamento que moro, sempre que é acionado o elevador meus No Breaks instala, ou seja, a energia oscila e ele regula.

......

Devo continuar utilizando No Break ou devo partir para um filtro de linha somente ????

Pois você deveria saber que a cada um desses estalos o no-break desalimenta seu equipamento e o realimenta novamente com uma tensão pouco superior ou pouco mais baixa. De uma inutilidade total visto que as fontes atuais, tanto de televisores quanto de PCs e outros mais equipamentos são em sua maioriua absoluta Full Range, podendo operar muito bem, normalmente, sem stress nenhum desde 90 até 264 Volts AC...

Essas interrupções e religamentos só mesmo atrapalham os equipamentos, as fontes dos mesmos... Não ajudam em nada pois as fontes já foram projetadas para suportar variações enormes.....

Eu sempre digo... Use no-break se e somente se as faltas de energia prejudicarem seu trabalho no PC fazendo você perder horas de trabalho não salvo... Caso contrário não use.. No-break é um remédio tarja preta e como tal tem inúmeros efeitos colaterais indesejáveis.. Em televisores então não os colocaria por nada desse mundo.. Não existe a menor indicação para tal..

Mas cada um cada qual.. Ainda mais se os tem há cinco anos. Acredite em sua experiência e siga em frente, mas evite perguntar, se estás contente.. 20 vendedores te dirão que tá na hora de trocar de no-break (afinal tem de faturar), outros 20 que pouco entendem do riscado lhe dirão que esse é o sonho deles..

Vais pegar um ou outro, como eu, engenheiro eletrônico ou técnico da área, que te desencorajarão..

Acredite naquele que desejares ou te fizer mais bem..

Leia: No-break realmente é a salvação???

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Pois você deveria saber que a cada um desses estalos o no-break desalimenta seu equipamento e o realimenta novamente com uma tensão pouco superior ou pouco mais baixa. De uma inutilidade total visto que as fontes atuais, tanto de televisores quanto de PCs e outros mais equipamentos são em sua maioriua absoluta Full Range, podendo operar muito bem, normalmente, sem stress nenhum desde 90 até 264 Volts AC...

Essas interrupções e religamentos só mesmo atrapalham os equipamentos, as fontes dos mesmos... Não ajudam em nada pois as fontes já foram projetadas para suportar variações enormes.....

Eu sempre digo... Use no-break se e somente se as faltas de energia prejudicarem seu trabalho no PC fazendo você perder horas de trabalho não salvo... Caso contrário não use.. No-break é um remédio tarja preta e como tal tem inúmeros efeitos colaterais indesejáveis.. Em televisores então não os colocaria por nada desse mundo.. Não existe a menor indicação para tal..

Mas cada um cada qual.. Ainda mais se os tem há cinco anos. Acredite em sua experiência e siga em frente, mas evite perguntar, se estás contente.. 20 vendedores te dirão que tá na hora de trocar de no-break (afinal tem de faturar), outros 20 que pouco entendem do riscado lhe dirão que esse é o sonho deles..

Vais pegar um ou outro, como eu, engenheiro eletrônico ou técnico da área, que te desencorajarão..

Acredite naquele que desejares ou te fizer mais bem..

Leia: No-break realmente é a salvação???

Excelente resposta amigão! Me ajudou e muito!

Estou morando há mais de um ano na minha nova residência e jamais tive problema com queda de energia, mas então somente com os estalos de regulagem do No Break, que não são muitos, são raras as vezes que ouço os estalos dele!

Eu só não entendi a parte que você disse que esses estalos são quando o No Break desalimenta meu equipamentos e alimenta-os novamente com uma tensão maior ou menor... Então isso seria muito mais prejudicial à meus equipamentos do que se eles estivessem ligados a um filtro de linha comum ???

Agora, o engraçado é que tive muitos problemas de equipamentos com fontes queimadas na minha antiga residência. Tive problema com a fonte do Xbox 1, tive problema com televisões, etc. Depois de passar por isso, decidi comprar os No Breaks e de lá pra cá nunca mais tive problema algum! Então estou em cima do muro! Não sei o que fazer! Ao mesmo tempo que tenho medo de retirar meus equipamentos do No Break e estragá-los, por outro lado tenho medo de que o No Break os estrague!

O único problema que tive foi o que você mencionou na cabeça do tópico. Tinha um PC com uma fonte muuuuitooo antiga e ela começou a fazer um ruído irritante. Tive que trocá-la. E essa nova, AS VEZES, faz esse ruído também mas muito baixo, nem se compara com o ruído da antiga!

Então... Não sei o que fazer...

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..

Eu só não entendi a parte que você disse que esses estalos são quando o No Break desalimenta meu equipamentos e alimenta-os novamente com uma tensão maior ou menor... Então isso seria muito mais prejudicial à meus equipamentos do que se eles estivessem ligados a um filtro de linha comum ??? ...

Um estabilizador é na verdade um seletor de tensão que busca uma tensão mais aproximada da tensão nominal. Isso em si somente nem chega a ser prejudicial, na concepção da coisa. Desnecessária totalmente mas até mesmo tolerável..

O que absolutamente não é tolerável, em minha opinião, é o modo como isso é feito, por uma chave seletora, no caso um relé, que abre o circuito de saída de tensão e logo, alguns milissegundos depois, fecha o contato do outro lado, na tensão pouco maior ou pouco menor, derivada de uma segunda saída do autotransformador do estabilizador..

Isso que é totalmente prejudicial e, para não me repetir, leia ai as 3 principais razões disso: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Filtro de linha por sua vez é um dispositivo totalmente passivo, que em nada, absolutamente nada interfere na energia normal da tomada. O filtro de linha só entra em ação no caso dessa energia transgredir os valores de ruptura de seus varistores e nesse caso, absorve essa energia de exceção, salvando seus equipamentos.. Por outro lado também filtra essa energia removendo da mesma espúrios, sinais indesejados que porventura apareçam na mesma..

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Pessoal, gostei muito do tópico, uso um NoBreak SMS 600VA Net Station há 3 anos. Nunca me deu problema, mas tem 1 semana que eu dei uma "tunada" boa no meu PC, coloquei 1 HD de 1TB e reaproveitei o que eu já tinha de 320GB, reaproveitei também o meu Gravador de CD/DVD, e coloquei uma placa de vídeo GTX 660 TI, uma fonte Sentey 750W reais modelo sdp750-ss, um Core i5 3330, 8GB de ram Corsair, placa mãe ASUS P8H77-M, e junto com isso reaproveitei meu monitor de 20'' de LCD, minha impressora HP 4780 e minhas caixinhas de som e meu modem ADSL, só que, ontem eu jogando uns joguinhos no pc, o NoBreak começou a apitar, saí do jogo e parou de apitar, dai deixei ele carregando por umas 12 horas, e ele parou pelo o que parece de dar esse apito, joguei METRO: Last Light por um bom tempo e nem sinal de apito, mas é que eu estou em uma dúvida terrível, esse apito que ele deu, será que era as baterias, ou era ele que não estava aguentando a carga?

Ah, uso o NoBreak porque onde moro é meio doida a rede elétrica, toda vez que chove, falta energia e quando volta, tem horas que volta com tudo, já queimou até o PC do meu vizinho que utilizava um estabilizador qualquer, mas pessoal, eu estava pensando em comprar um NoBreak de 1200VA, desse modelo:http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Station-II

-------------------

Sendo que o modelo do meu é esse:http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Net-Station

------------

Eu estou muito em dúvida no que fazer, e não acho que Filtro de Linha seja bom, porque vai que falte energia e eu me lasque, perdendo meus arquivos da faculdade, sempre faço trabalhos e etc, e mais um detalhe, que eu acho que é importante, eu utilizo uma "extensão" que veio no NoBreak para conectar todos esses equipamentos, no NoBreak em Si só está conectado o gabinete, porque eu conectei todos os outros itens na extensão que veio nele.

E aí pessoal? O que eu posso fazer e o que vocês acham que eu deva fazer? Lembrando que não posso gastar muito, e o máximo do máximo que posso gastar em algo é R$ 500,00, que por coincidência é o preço desse NoBreak de 1200VA.

Abraços.

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  • Membro VIP
.....E aí pessoal? O que eu posso fazer e o que vocês acham que eu deva fazer?
Em primeiríssimo lugar bem dimensionar esse seu sistema que está careca de sub dimensionado..

Veja bem...

Tens ai uma fonte de 750 Watts de capacidade com eficiência de 80%. Isso dai representa um carregamento da ordem de 750/0,80 = 938 Watts a quem a alimenta, no caso o no-break...

Isso de modo independente de que sua config demande isso tudo ou não...

Some-se a isso pelo menos um monitor de vídeo e a demanda chega muito próximo aos 1.000 Watts..

O que você põe ai para alimentar isso dai??? Um no-break de 600 VA com fp (fator de potência) de 0,5 (consulte o manual do mesmo, vai te fazer bem)

Se o no-break tem fp de 0,5 ele será capaz de oferecer decentemente a carga algo como 600 VA x 0,5 = 300 Watts

Admira não ter pego fogo... Apitar é o mínimo que ele deveria fazer... Fazer errado o que lhe cabe seria também uma opção e pegar fogo a terceira...

Isso dai foge a qualquer dimensionamento minimamente sensato. Um dispositivo que pode entregar 300 Watts alimentando uma equipagem que demanda no pico, 1.000 Watts. Até meu cachorro sabe que isso dai tá errado...

A carga das baterias em nada, absolutamemnte nada influencia o desempenho do mesmo, até porque quando a energia estiver presente esse tipo de equipamento absolutamente só carrega as baterias, nada mais. Elas não estarão envolvidas no desempenho do no-break. Provavelmente o sintoma desapareceu logo após deixares carregando as baterias por 12 horas pelo fato do no-break ter esfriado e desse modo ter momentaneamente saído fora da "zona de incêndio" ..

Esse tipo de no-break, na presença da energia comercial, se comporta como um mero estabilizador da tensão da rede, a qual repassa a carga. Nada a ver portanto com suas baterias.. A bateria só entra quando a energia comercial se vai embora.. Ai ele passa a gerar energia a partir das baterias..

Como se comporta tal e qual um estabilizador, ele tem todos os problemas inerentes aos mesmos, sem tirar nem botar. No seu caso piorado pelo erradíssimo sub-dimensionamento do mesmo..

No-break é um remédio tarja preta.. Se corrige um problema de um lado, agrega outros tantos por outro lado...

A não ser que adotes um no-break decente, on-line, de dupla conversão, com geração de forma de onda senoidal pura como é a da rede elétrica, e não essas ondas retangulares que esses dai geram..

Grande problema ai é seu preço, certamente maior que o custo de seu PC..

Eu, se tivesse de adotar um no-break com certeza não seria um desse dai não...

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Em primeiríssimo lugar bem dimensionar esse seu sistema que está careca de sub dimensionado..

Veja bem...

Tens ai uma fonte de 750 Watts de capacidade com eficiência de 80%. Isso dai representa um carregamento da ordem de 750/0,80 = 938 Watts a quem a alimenta, no caso o no-break...

Isso de modo independente de que sua config demande isso tudo ou não...

Some-se a isso pelo menos um monitor de vídeo e a demanda chega muito próximo aos 1.000 Watts..

O que você põe ai para alimentar isso dai??? Um no-break de 600 VA com fp (fator de potência) de 0,5 (consulte o manual do mesmo, vai te fazer bem)

Se o no-break tem fp de 0,5 ele será capaz de oferecer decentemente a carga algo como 600 VA x 0,5 = 300 Watts

Admira não ter pego fogo... Apitar é o mínimo que ele deveria fazer... Fazer errado o que lhe cabe seria também uma opção e pegar fogo a terceira...

Isso dai foge a qualquer dimensionamento minimamente sensato. Um dispositivo que pode entregar 300 Watts alimentando uma equipagem que demanda no pico, 1.000 Watts. Até meu cachorro sabe que isso dai tá errado...

A carga das baterias em nada, absolutamemnte nada influencia o desempenho do mesmo, até porque quando a energia estiver presente esse tipo de equipamento absolutamente só carrega as baterias, nada mais. Elas não estarão envolvidas no desempenho do no-break. Provavelmente o sintoma desapareceu logo após deixares carregando as baterias por 12 horas pelo fato do no-break ter esfriado e desse modo ter momentaneamente saído fora da "zona de incêndio" ..

Esse tipo de no-break, na presença da energia comercial, se comporta como um mero estabilizador da tensão da rede, a qual repassa a carga. Nada a ver portanto com suas baterias.. A bateria só entra quando a energia comercial se vai embora.. Ai ele passa a gerar energia a partir das baterias..

Como se comporta tal e qual um estabilizador, ele tem todos os problemas inerentes aos mesmos, sem tirar nem botar. No seu caso piorado pelo erradíssimo sub-dimensionamento do mesmo..

No-break é um remédio tarja preta.. Se corrige um problema de um lado, agrega outros tantos por outro lado...

A não ser que adotes um no-break decente, on-line, de dupla conversão, com geração de forma de onda senoidal pura como é a da rede elétrica, e não essas ondas retangulares que esses dai geram..

Grande problema ai é seu preço, certamente maior que o custo de seu PC..

Eu, se tivesse de adotar um no-break com certeza não seria um desse dai não...

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Muito obrigado por explicar, e na loja que comprei, não só nela, mas rodei muito para ver se o meu de 600VA aguentaria, os "técnicos" falaram que aguentaria tranquilo, e caso ele apitasse, era para colocar para recarregar, daí foi o que eu fiz, procurei em N locais se era certo mesmo, mas não achei nada explicando, mas no caso, já que um nobreak do bom custa mais que meus dois rins, o que se pode fazer nesse caso?

E é até estranho esse caso porque o nobreak funciona normalmente aqui, e também depois que apitou das primeiras vezes e etc, ele parou.

:wacko:

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Muito obrigado por explicar, e na loja que comprei, não só nela, mas rodei muito para ver se o meu de 600VA aguentaria, os "técnicos" falaram que aguentaria tranquilo, e caso ele apitasse, era para colocar para recarregar, daí foi o que eu fiz, procurei em N locais se era certo mesmo, mas não achei nada explicando, mas no caso, já que um nobreak do bom custa mais que meus dois rins, o que se pode fazer nesse caso?

O que eu faço. Não adoto no-break, pelo menos desses ai, interativos, verdadeiros estabilizadores. Não consigo ser suficientemente mau com a fonte de meu PC.. Quando falta energia, pelo menos uma vez por mês, largo do PC e vou conversar. Acredite, é muito melhor.. Se a energia voltar, e ainda necessitar, faço um esforço e volto ao PC...

Falta de energia muito dificilmente trará problema ao PC. Adote um bom filtro de linha para "limpar" possíveis surtos de tensão que podem acompanhar a falta de energia e deu...

A vida simplificada é muito melhor...

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O que eu faço. Não adoto no-break, pelo menos desses ai, interativos, verdadeiros estabilizadores. Não consigo ser suficientemente mau com a fonte de meu PC.. Quando falta energia, pelo menos uma vez por mês, largo do PC e vou conversar. Acredite, é muito melhor.. Se a energia voltar, e ainda necessitar, faço um esforço e volto ao PC...

Falta de energia muito dificilmente trará problema ao PC. Adote um bom filtro de linha para "limpar" possíveis surtos de tensão que podem acompanhar a falta de energia e deu...

A vida simplificada é muito melhor...

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Ok, e no caso, um filtro de linha aguenta mesmo o tranco aqui do pc pelas configurações? Ele é mais seguro que esse NoBreak que eu tenho aqui?

É que não entendo muito disso, daí pergunto mesmo.

:S

Ah, e no caso falte energia, e eu perca algum trabalho, essa é a parte que fez eu querer um NoBreak.

Mas no caso, o filtro é "melhor" que o meu NoBreak e o NoBreak que citei em cogitar comprar?

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Ok, e no caso, um filtro de linha aguenta mesmo o tranco aqui do pc pelas configurações? Ele é mais seguro que esse NoBreak que eu tenho aqui?

É que não entendo muito disso, daí pergunto mesmo.

:S

Ah, e no caso falte energia, e eu perca algum trabalho, essa é a parte que fez eu querer um NoBreak.

A maior parte dos aplicativos que se tem dispõe do recurso de auto salvamento... Desse modo "perder" alguma coisa de um trabalho na maioria das vezes significa perder de 5 a 10 minutos de trabalho e em um texto quem sabe um parágrafo, mais ou menos. Não vejo muito problema ai..

Entretanto, somente o no-break é capaz de fazer com que nem isso dai percas.. Nenhum outro elemento tem essa capacidade..

A dúvida é se vale a pena...

Mas no caso, o filtro é "melhor" que o meu NoBreak e o NoBreak que citei em cogitar comprar?

O no-break que citastes, de 1200 VA, com fp = 0,5, é na verdade um no-break de 1.200VA x 0,5 = 600 Watts, e não 1.000 Watts que sua fonte mais monitor pedem. Continuaria sub dimensionado..

Além de ser um no-break interativo, um estabilizador com baterias..

No-break decente, que gera forma de onda senoidal pura, igual ou melhor que a da rede elétrica são esses dai, como exemplo: http://www.atera.com.br/produto/91301KVA230/Nobreak+Eaton+9130,+1KVA+900W+230V+230V+dupla+conv.

Entrada e saída 220 Volts como deve ser ai...

1KVA com fp=0,9 (900 Watts)

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