Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor-Gerador perpétuo


Mauricio rocha

Posts recomendados

"Aproveitar a energia do sol é uma boa ideia. Não precisa ser painéis solares. 

Um bom motor Motor Stirling já tem uns 45% de eficiência e só funciona com calor, que até pode ser o calor do sol concentrado por espelhos. Um motor de combustão interna não atinge nem 30% de eficiência, mesmo os dos carros mais modernos do mundo.

Um painel solar fotovoltaico não passa dos 17% de eficiência.

 

Todos os caminhos apontam para o motor Motor Stirling.

Até a nasa já projetou um para aproveitar melhor o combustível que eles usam nas missões com robôs que agora já está bem escarço.

 

Uma boa combinação são vários espelhos apontando para um mesmo ponto, um motor Motor Stirling potente e num alternador."

 

Com exceção da energia atômica, toda energia consumida foi criada pelo sol.

Faltou considerar o custo da instalação dos espelhos, sua eficiência na reflexão, o custo dos equipamentos para mover os espelhos, ou no caso de tecnologia de transferência de energia através de fluido aquecido pelo calor refletido pelos espelhos, sua eficiência, a eficiência da transferência do calor para o motor Stirling. Isso tudo são perdas. Um bom painel solar tem 17% de eficiência porque foram computadas as perdas, que são devido a vários fatores.

 

Se formos analisar a eficiência apenas em termos de carga, estaremos incorrendo em grande erro.

Um motor elétrico é, sem dúvida, mais eficiente que um motor a combustão interna. Esta não é a questão.

Deve-se considerar os custos e gastos de energia desde o início, na produção da fonte de energia até o torque na ponta do eixo do motor.

Para gerar eletricidade por meio de uma hidrelétrica, deve-se considerar o custo do kW instalado na usina, sua eficiência, o custo da instalação das linhas de transmissão, sua eficiência, o custo da subestação para reduzir a tensão para 13,6kV, sua eficiência, o custo das redes de distribuição em 13,6kV, sua eficiência, o custo dos transformadores redutores para 220V, 110V, 380V ou 440V, sua eficiência, o custo das redes de baixa tensão e sua eficiência. Este é o ponto que você recebe a energia elétrica em sua casa ou indústria.

Numa termelétrica o custo é maior e a eficiência é menor.

Produção de óleo diesel, gasolina, e gás tem custo maior.

A coisa é bem complicada, hehehe!!!

MOR_AL

 

Eu estava apenas sugerindo ideias para sistemas de pequeno porte caseiros. 

Mas já que você quer jogar sujo então toma rsrsrsrs:

 

 

Existe um outro sistema destes que não só gera durante o dia. Gera durante a noite também.

O segredo é o armazenamento do calor em sal derretido e vai usando este calor durante a noite para manter a água a 400 graus, para continuar girando as turbinas.

 

Veja a façanha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha visto o programa em um desses canais de TV, tais como History, Discovery, ou National Geographic, não me lembro mais.

Observe na figura do segundo vídeo, que há uma boa perda por reflexão. Parece que a torre é uma "lanterna".

O movimento dos espelhos ao longo do dia consomem muita energia. A perda de energia devido a dispersão do calor do "sal" também é uma parte considerável. Sem contar com a conversão do calor em energia.

Mas como você disse, "Eu estava apenas sugerindo ideias para sistemas de pequeno porte caseiros.", então a coisa muda de figura. Acho que deve-se verificar quais são as características do local em termos de disponibilidade de fontes de energia. Se eólica, solar, hidráulica, ... Aí pode-se até usar uma combinação das disponíveis. Em locais onde a eletricidade ainda não chegou, estas opções são mais balizadas pela necessidade que pelo custo.

Há alguns anos, trabalhando em um centro de pesquisas, implementamos a geração de energia elétrica em locais onde não havia rede elétrica. Uma utilização era para energizar uma pequena escola, para alimentar uma TV com um vídeo e algumas poucas lâmpadas fluorescentes. Em outra comunidade a energia elétrica foi usada para retirar e armazenar água de um poço. Você não esquece da cara de felicidade do pessoal, quando a água jorrou do poço. Basicamente eram apenas alguns painéis solares, uma bomba e uma caixa d' água para 10 mil litros. Nem me lembro mais se tinham baterias.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você pode ver, esse negócio de energia magnética infinita e gratuita é perda de tempo.

Devemos nos concentrar em ideias sobre energias renováveis.

 

Você como engenheiro, poderia nos dizer o que é mesmo o magnetismo?

O pessoal imagina ser um tipo de energia, por isso estas ideias mirabolantes para aproveita-la de forma gratuita. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkkk

Ainda estamos nisso ???????????

Ainda bem que chegou o MOR para escutar os absurdos, meu ouvido tá cansado.....

Bem vindo ao grupo, Mor !

Paulo

Pois é, pense num absurdo kkkkkk  até o Roberto está me dizendo que o campo magnético de um imã permanente é uma energia.

Daí eu perguntei para ele:

- E como aproveita-la? Quero muito abolir minha conta de energia.

O mesmo não soube me dar uma resposta plausível. Se enrolou todo kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

Kkkkkkk nossa até o Roberto tá se confundindo.... Também..... você experimentou ler todos os posts, desde o primeiro ? É uma obra-prima do ENEN !

Caramba, tenho aqui 4 altofalantes Selenium pesados , de 15 polegadas, tem cada imã enorme.... Também quero essa dica kkkkkkk

Roberto,

É uma questão de semântica ! Magnetismo estático não tem nada a ver com um campo eletromagnético variável, justamente por faltar a componente ELETRICA do campo, entendeu ? Temos apenas campo magnético estático, invariável no tempo, portanto não podemos transformar em energia elétrica, sem "criarmos" alguma variação no tempo.

Quando existir um campo eletromagnético, como o de um indutor por onde passa uma frequência alternada, temos as duas componentes do campo variando no tempo, e podemos realmente converter em energia elétrica.

O que pode-se fazer é simular uma variação do campo magnético, fazendo uma bobina se movimentar perto desse campo magnético, e teremos uma tensão induzida. Mas tivemos de gastar mais energia para mover a bobina do que a gerada pela indução....

Mor, ajuda aqui.... Nem eu sei mais se o que falei tá certo !!!

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu vou me intrometer aqui, li o post desde o inicio e achei uma perda de tempo ficar defendendo ideais sobre criar energia do nada, mesmo assim eu vim fazer uma pergunta, creio que eu vi no  Discovery (canal) que a NASA pretendia esticar um fio de cobre de seu ônibus espacial (mantendo-o parado), verticalmente em relação o centro da terra, a ideia seria usar o campo magnético da terra para gerar energia como se fosse um gigantesco gerador.

Ai eu me pergunto funcionaria? 

 

OBS: Para deixar bem claro, mesmo que funciona-se, e eu já pensei nisso, não teríamos como enviar energia a Terra....

 

Felipe Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeZ.,

 

Sim, existiu esse estudo, se não me engano foi feito em 1977, mas foi logo abandonado pelos problemas técnicos e custos.

 

O campo magnético da Terra nunca é constante, ele é variável, e calcularam que um cabo estendido na vertical pode gerar uma diferença de potencial de 100 Volts a cada 150 Km de altitude.

 

Mas a ideia original era a de que cada satélite levasse o seu fio para obter a sua energia.

 

O que "matou" essa ideia é justamente o problema da "outra" ponta do fio que sai do satélite : como trazer ela de volta até o satélite sem que o mesmo campo magnético não "zere" essa diferença de potencial ? Ou seja, mesmo que o cabo desça 150 Km e suba 150 Km, a diferença de potencial ainda só vai existir devido à diferença de altura !  Se ambas as pontas estão na mesma altura, acabou o efeito....

 

O mesmo problema se aplica a qualquer variante dessa ideia, como por exemplo estender um cabo enorme no deserto da Austrália. Vai existir sim uma diferença de potencial nas duas pontas, mas como aproveitar ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, obrigado pela explicação Paulo, dei mais uma pesquisada e pelo que entendi no memento que eles esticaram, o cabo acabou por se romper, ainda assim mesmo que funciona-se não seria aplicável para a terra, somente em satélites mesmo, o mais perto que eu já vi de transferirem energia sem fio por grandes distancias foi um projeto, se não me engano de usar micro-ondas e receptores ou algo do gênero, funcionou bem a baixa distancia mas se tornava inviável logo que atingia  1km.

 

Felipe Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

...

É uma questão de semântica ! Magnetismo estático não tem nada a ver com um campo eletromagnético variável, justamente por faltar a componente ELETRICA do campo, entendeu ? Temos apenas campo magnético estático, invariável no tempo, portanto não podemos transformar em energia elétrica, sem "criarmos" alguma variação no tempo.

Quando existir um campo eletromagnético, como o de um indutor por onde passa uma frequência alternada, temos as duas componentes do campo variando no tempo, e podemos realmente converter em energia elétrica.

O que pode-se fazer é simular uma variação do campo magnético, fazendo uma bobina se movimentar perto desse campo magnético, e teremos uma tensão induzida. Mas tivemos de gastar mais energia para mover a bobina do que a gerada pela indução....

Mor, ajuda aqui.... Nem eu sei mais se o que falei tá certo !!!

Paulo

 

Bom acredito que você esteja certo, Paulo, pois foi isso que aprendi...

Com relação ao tal fio, como você lembrou, para haver diferença de potencial (ddp) nele, algo deve variar. Ou a posição do fio em relação ao campo magnético estático, que podemos obter com o satélite não geoestacionário (a 36.000km), ou com o fio parado mas o campo magnético variando, como em satélites em baixa órbita.

Com relação ao tal fio "pendurado". Não devemos nos esquecer, que ele poderia "retornar" ao satélite, formando uma espira. As linhas do campo magnético teriam que ser cortadas pelo loop do fio. Com isso haveria a passagem de corrente.

 

... Conjecturando mais um pouco...

 

No caso de um satélite não geoestacionário, a energia elétrica obtida não seria retirada do movimento do satélite? Lembrando que um fio em loop, alimentando um circuito (gastando energia elétrica), em um campo magnético variável, produz força no mesmo. É o princípio do motor elétrico. Depois de algum tempo, o motor do satélite teria que ser acionado para o mesmo retornar à órbita original. É a conversão do combustível do foguete em eletricidade, hehe.

 

Este tópico já está virando uma "salada de frutas". Acho que não vale mais a pena acrescentar nada nele.

 

... Boas divagações.

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou mais um que concorda com o @MOR e o @FelipeZ.

Além de ser um assunto mais que debatido e sempre se chega a mesma conclusão: IMPOSSÍVEL o post ainda é muito antigo 18/13/2011

Qualquer estudante de 2º Grau ( não sei como se chama hoje) sabe que é impossível.

Os moderadores deveriam fechar o post. assim como fecharam um post meu sem eu saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

Boa ideia essa do satélite, se ele não for geoestacionário ele atravessa o campo magnético em alta velocidade. Pena que nas alturas deles o campo seja bem fraco. As espiras em loop deveriam ter uma área muito grande para se o ter alguma energia útil.

Concordo com todos.

Moderador, por favor feche o tópico !!!!!!

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de fechar, uma curiosidade:

 

Motor Homopolar

 

http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensmedio/fisica/ampere-01.jpg

O curioso é que apesar das linhas de campo do fio condutor estarem circular, o campo magnético gerado pela bateria é estático. Não muda de polaridade nem sequer varia de intensidade. Mas observe que o tal motor gira sem parar rsrsrs.


Não é truque. Este realmente funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe como desativa a mensagem de Email toda vez quem responde a tópico? Minha caixa mensagem tinha uns 60 Email informando que fulano de tal respondeu o tópico! acho que já ta bom de fechar o tópico, tem muita coisa misturada( e eu adicionando ainda mais kkkkk ).

acredito que seja possível sim mas por meios fora da física convencional, porque tem gente que fala que ta gerando energia infinita usando um alternador ligado a motor elétrico na tomada da casa e tem a cara de pau de mostrar um caderno inteiro de cálculos do projeto  :P

 

Eu já tive a oportunidade de visitar a usina solar do estado, eu e os colegas de curso fomos cedo e na tarde falaram que é muito quente o local, ainda estavam limpando o lugar e no lixeiro e tinha muito mas MUITOS pássaros mortos(Sabiás, corrupiões e pardais) devido ao calor que atordoam e acabam batendo no chão.

Parece que haverá impactos ambientais por mais que seja limpa a fonte de energia.

 

A ideia dos Carros híbridos é ótimo assim temos em media 12kgfm logo a 1rpm,(normalmente consegue isso a 2500rmp) e sol não falta, usa a bateria estaciona no seu aberto(como sempre! kkkkk) e volta para casa de bateria carregada usando no máximo 1 litro de gasolina (3,00 aqui  <_<mas como aqui é BRASIL um desses é vendido por no minimo 128.000! fazem de proposito para ninguém largar a gasolina e botar o preço como bem entendem.

 

128.000 é quase o preço de uma casa simples, dependendo da cidade e lugar é uma p¨t@ de uma casa, Por favor! Tem ser doido para dar esse valor em um carro estilo popular  por ser elétrico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkk uma casa boa por 128mil?? Kkkkkkk se for no meio do mato ate compra uma casa boa, mas em cidades como sao paulo, rio de janeiro.. Com 128 mil você compra uma casa com 3 comodos só no reboco em qualquer favela kkkkkkk "Aqui é Brasil" <-- isso mesmo é!! Kkkk

Mas nao vale a pena mesmo investir isso em uma carro, pelo menos aqui no Brasil a mwnos que a pessoa seja rico kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkk uma casa boa por 128mil?? Kkkkkkk se for no meio do mato ate compra uma casa boa, mas em cidades como sao paulo, rio de janeiro.. Com 128 mil você compra uma casa com 3 comodos só no reboco em qualquer favela kkkkkkk "Aqui é Brasil" <-- isso mesmo é!! Kkkk

Mas nao vale a pena mesmo investir isso em uma carro, pelo menos aqui no Brasil a mwnos que a pessoa seja rico kkk

 

Em São Paulo tu exagerou 128 é só a entrada  kkkkk, mas tem muita lugar por ai tranquilo e bem organizado que tem esses preços ainda eu tenho uma casa na capital e uma na serra, prefiro 1.000 vezes a da serra só la eu durmo melhor(quer dizer quando não vejo pegada de onça rondando a casa hehehehe).

 

se fosse rico com esse dinheiro comprava uma mercedes e não o bendito carro elétrico que nem velocímetro precisa afinal não vai passar dos 100km/h mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já inventei a moto perpétuo.

Coloquei um ASNO girando em torno de um circulo o qual faz uma roda girar sem parar. Na frente do ASNO coloquei uma espiga de milho e o ASNO fica rodando tentando pegar a espiga.

Ouvi esse conto quando estava no pré primário, quase 60 anos atrás,

Meu filho acaba de me dizer que não era um ASNO e sim um BURRO e que agora estão mudando p/ programadores p/ ver se dá resultado. KKKKK

 

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita amigo mas isso deve custar milhões! 128.000 provavelmente em Dollar deve ser primeira parcela com valor total parcelado em 100 vezes sem falar que se trazer ao Brasil O imposto vai comer solto no seu Bolso.

 

128 aqui é um prius hibrido(feio de doer) que o motor elétrico só vai até 65kmh/h depois disso motor combustão é ligado exceto em descidas. Em descida até um Uno vai né!

 

Detalhe se for só na bateria só vai percorrer míseros 3km pra que D$@B0S vou querer pagar isso em num carro só vai andar 3km! coisas que só Brasil tem!

Bonus!: na minha Cidade as rotatórias tem sinal....

 

 

Eu já inventei a moto perpétuo.

Coloquei um ASNO girando em torno de um circulo o qual faz uma roda girar sem parar. Na frente do ASNO coloquei uma espiga de milho e o ASNO fica rodando tentando pegar a espiga.

Ouvi esse conto quando estava no pré primário, quase 60 anos atrás,

Meu filho acaba de me dizer que não era um ASNO e sim um BURRO e que agora estão mudando p/ programadores p/ ver se dá resultado. KKKKK

kkkkkkkk mesmo assim não ia ser infinito, o burro ia morrer de fome, se não morrer de fome vai ser de sede, se não for de sede vai morrer de velho e direito dos animais vai comer solto! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!