Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Folding@Home - Cliente V7


marcus72

Posts recomendados

Para Linux também existe uma gambiarra, parecida, só que tirando os drivers livres da Radeon e usando os proprietários provavelmente.

Eu uso o driver proprietário da AMD, pois o driver livre não me dá aceleração GLX para usar no KDE4. Se você souber me indicar onde procurar informações para fazer essas gambiarras, vou querer testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ideia é justamente essa, colocar na blacklist o driver livre e usar só o proprietário. Tentei fazer isso na minha GF8200A e por falta de espaço na partiçao nao consegui, vou ter que reformatar a máquina mesmo, em algumas semanas eu tento novamente. Ah, e isso só vai funcionar no cliente gpu3 normal, nada de v7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo WINE não rola ?

Instalei o cliente V7 no Wine e, quando tentei rodá-lo, surgiu um erro e parou por aí. Não cheguei a tentar outro cliente. O GPU2 ou o GPU3, qual dos dois serve na HD 6790?

A ideia é justamente essa, colocar na blacklist o driver livre e usar só o proprietário. Tentei fazer isso na minha GF8200A e por falta de espaço na partiçao nao consegui, vou ter que reformatar a máquina mesmo, em algumas semanas eu tento novamente. Ah, e isso só vai funcionar no cliente gpu3 normal, nada de v7.

Agora que li direito a mensagem do Eriberto... vou tentar com o GPU3, então.

EDIT: não há ainda um meio de fazer rodar o cliente GPU no Linux, pelo menos não encontrei informações a respeito. Verifiquei que as nVidia, após muito trabalho, rodam o cliente GPU2 e GPU3 e há material em grande quantidade disponível na internet. Isso, em parte, tem a ver com a disponibilização dos drivers CUDA na plataforma Linux, coisa que a AMD, na mesma linha que a ATI, não disponibilizou em relação às suas GPU's (OpenCL).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o cliente V7 no Wine e, quando tentei rodá-lo, surgiu um erro e parou por aí. Não cheguei a tentar outro cliente. O GPU2 ou o GPU3, qual dos dois serve na HD 6790?

Agora que li direito a mensagem do Eriberto... vou tentar com o GPU3, então.

EDIT: não há ainda um meio de fazer rodar o cliente GPU no Linux, pelo menos não encontrei informações a respeito. Verifiquei que as nVidia, após muito trabalho, rodam o cliente GPU2 e GPU3 e há material em grande quantidade disponível na internet. Isso, em parte, tem a ver com a disponibilização dos drivers CUDA na plataforma Linux, coisa que a AMD, na mesma linha que a ATI, não disponibilizou em relação às suas GPU's (OpenCL).

Jeito sempre tem, mas 100% estável ninguém garante, a um tempo atrás testei o tutorial abaixo com uma GTX 260 + cliente GPU2, rodou, mas tive problemas de instabilidade e travamentos, talvez ocorreu problema porque sou usuário básico do Linux, talvez alguém com conhecimento mais avançado consiga ter sucesso nesse tutorial:

http://foldingforum.org/viewtopic.php?f=54&t=6793

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pelo WINE não rola ?

Alguma coisa do Wine tem que ser utilizada pelo que me lembro. O Cristianogro andou tentando uma vez.

Instalei o cliente V7 no Wine e, quando tentei rodá-lo, surgiu um erro e parou por aí. Não cheguei a tentar outro cliente. O GPU2 ou o GPU3, qual dos dois serve na HD 6790?

Agora que li direito a mensagem do Eriberto... vou tentar com o GPU3, então.

EDIT: não há ainda um meio de fazer rodar o cliente GPU no Linux, pelo menos não encontrei informações a respeito. Verifiquei que as nVidia, após muito trabalho, rodam o cliente GPU2 e GPU3 e há material em grande quantidade disponível na internet. Isso, em parte, tem a ver com a disponibilização dos drivers CUDA na plataforma Linux, coisa que a AMD, na mesma linha que a ATI, não disponibilizou em relação às suas GPU's (OpenCL).

Folding combina mais com Nvidia por causa do cuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais algumas informações pra quem quer tentar rodar o cliente GPU3 no Linux: http://linuxfah.info/index.php?title=Main_Page

Esse segundo link é mais completo, traz informações que são extremamente úteis e que, se nigligenciadas, impedem o sucesso do usuário que está tentando realizar o dito feito. Eu tentei seguir o link anterior para configurar a 9500GT no Folding e ocorreu o erro apontado no Wiki: provavelmente instalei a versão de 64 bits, pois o sistema é de 64 bits (e eu dou preferência aos pacotes da distribuição).

Vou seguir tentando. Quem sabe, no futuro, consigo colocar a placa de vídeo no Folding, nem que seja só para aprender a fazer as gambiarras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui quando testei foldava mas ocorria congelamentos, como se eu estivesse usando um kernel real-time pro folding, foldava 2 minutos e congelava tudo por 1 minuto, não cheguei a olhar muito a fundo mas talvez o cliente GPU estivesse com prioridade alta, apesar que depois de 2 horas a máquina morria completamente. Por esses dias posso tentar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui quando testei foldava mas ocorria congelamentos, como se eu estivesse usando um kernel real-time pro folding, foldava 2 minutos e congelava tudo por 1 minuto, não cheguei a olhar muito a fundo mas talvez o cliente GPU estivesse com prioridade alta, apesar que depois de 2 horas a máquina morria completamente. Por esses dias posso tentar novamente.

Fiz a configuração e, graças às informações desse Wiki, resolvi o problema. Tive que fazer algumas alterações, mas funcionou normalmente.

O SMP estava processando cada 1% em cerca de 10 minutos e, depois que iniciou o GPU3 passou a processar em 14 minutos. O GPU3 estava foldando cada 1% em 7 minutos, uma WU GROGPU2 (787 pontos). Ainda não fiz cálculos, mas acho que não chega a compensar os bônus desperdiçados pela diminuição de rendimento do cliente SMP. Para quem não fica foldando 24hs por dia, deve ser bem interessante.

A propósito, a placa é uma GeForce 9500GT. Tem clock de 650MHz, 32 shaders/núcleos CUDA em 1500MHz (se não me engano), memória em 1000MHz DDR3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a configuração e, graças às informações desse Wiki, resolvi o problema. Tive que fazer algumas alterações, mas funcionou normalmente.

O SMP estava processando cada 1% em cerca de 10 minutos e, depois que iniciou o GPU3 passou a processar em 14 minutos. O GPU3 estava foldando cada 1% em 7 minutos, uma WU GROGPU2 (787 pontos). Ainda não fiz cálculos, mas acho que não chega a compensar os bônus desperdiçados pela diminuição de rendimento do cliente SMP. Para quem não fica foldando 24hs por dia, deve ser bem interessante.

A propósito, a placa é uma GeForce 9500GT. Tem clock de 650MHz, 32 shaders/núcleos CUDA em 1500MHz (se não me engano), memória em 1000MHz DDR3.

Interessante Zeca, mas teste bem, pois aqui quando fiz não ficou estável e demorei um bom tempo até conseguir foldar algo, agora tô com uma GTX 460 no Linux, vou executar novamente o tutorial e ver como ela se sai.

Se ficar estável depois posta o resultado lá no tópico de pontuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Cristiano, essa eu quero ver hein, quem diria uma GTX 460 foldando no LUX, Zeca parabéns também cara, usar o LUX não é complex suficiente para vocês não né rsssss sempre tem uma gambiarra possível, sempre tem uma saída mágica além da esquerda e da direita rssssssss, o Linux é mistico, GPU folding nele então, nem se fala...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Zeca, com um pouco de tempo posso testar aqui, mas antes vou necessitar reformatar o pc (já está na lista de coisas a fazer), e instalar o driver proprietário. Uma pergunta: foi muito complicado fazer rodar? No meu caso vai ser só para testar e dizer se roda ou não, pois a igp que eu tenho é muito fraca (GF8200A).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zeca, com um pouco de tempo posso testar aqui, mas antes vou necessitar reformatar o pc (já está na lista de coisas a fazer), e instalar o driver proprietário. Uma pergunta: foi muito complicado fazer rodar? No meu caso vai ser só para testar e dizer se roda ou não, pois a igp que eu tenho é muito fraca (GF8200A).

Não achei tão difícil. Claro, quando a gente não tem conhecimento do que esperar, a ansiedade pode atrapalhar. Eu fiz essa configuração em duas etapas. Inicialmente verifiquei o driver da placa de vídeo, no caso era recomendada a versão 256.x, mas essa versão não estava estável no meu sistema. Até cheguei a buscá-la, tentei compilar, mas não dava certo. Como a versão instalada era provavelmente compatível, resolvi deixá-la lá (260.x). Instalei o pacote nvidia-cuda-toolkit (versão 3.0), que no Gentoo é o nome dado para o conjunto de arquivos necessários para rodar o programa.

Segui o tutorial (o do foldingforum) até o ponto em que são feitos os links simbólicos para os wrappers baixados do site e o teste para verificar se os links funcionam (passo 14). Aí verifiquei que os links não funcionavam. Voltei ao fórum e vi que o Cristianogro tinha colocado um novo link, dei uma lida por cima e já identifiquei o possível problema: a versão do nvidia-cuda-toolkit. Era necessário que fosse a de 32 bits. Como o meu sistema é de 64 bits, talvez fosse esse o problema: o sistema não conseguia ler as bibliotecas do CUDA, pois estavam numa versão incompatível com os wrappers. Até comentei isso aqui, depois fui aos testes.

Desinstalei o nvidia-cuda-toolkit e baixei o pacote de 32 bits da própria distribuição (disponível em um dos mirrors do Gentoo, no caso eu usei a disponível no servidor da UFPR).

É importante lembrar o seguinte: o Gentoo é uma meta-distribuição. Utiliza-se de pacotes do Debian, Ubuntu, Red Hat, etc., só são feitas algumas alterações de modo a compatibilizá-las com a estrutura de pastas e variáveis de ambiente que os desenvolvedores introduziram no sistema. Isso é feito através do Portage. Como verifiquei que o arquivo baixado anteriormente era do mesmo formato do usado pelo Red Hat e sabia que o mesmo poderia ser rodado independentemente do Portage, baixei e o rodei direto no bash, seguindo os padrões originais de configuração do executável.

Retornei aos testes dos links e tudo ficou normal... pelo que definia o tutorial do foldingforum, pelo do Wiki não estava dando certo. Ao tentar rodar o GPU3 ele apresentava mensagens de que não encontrava os arquivos CUDA e acabava terminando automaticamente. Supus que o programa estivesse procurando pelos arquivos do próprio diretório, aqueles que o tutorial mandava deletar. Fiz um link simbólico para os arquivos baixados anteriormente (cudart.dll e cufft.dll) e rodei novamente: dessa vez rodou tudo liso. Processou 16%, parei e reiniciei, havia marcado o ponto de checagem e continuou dali por mais alguns % e tive que parar para voltar pra casa (o micro está na casa da noiva).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, é coisa que posso fazer também desde que tenha um pouco mais de tempo :)

No teu caso, como é uma 9500GT você tem que usar o GPU2 assim como eu 8200. Foi bom ter lembrado do CUDA, pois aprendo a utiliza-lo e compila-lo com outro software :)

O GPU3 também dá suporte a esta placa de vídeo: http://folding.stanford.edu/English/FAQ-NVIDIA-GPU3#ntoc33

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O GPU3 rodou toda uma WU e a entregou, não notei nenhum aviso de erro. Acho que nessa configuração está 100%. A placa de vídeo atingiu 73ºC, mas isso é pouco além do que ela ficava em idle (62ºC). Entretanto, foi perceptível a contribuição do PC para a calefação do quarto... até a minha noiva ficou preocupada, pediu que eu desse uma verificada, pois achava que o quarto estava ficando muito quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zeca, conseguiu fazer um comparativo de PPD dessa 9500GT no Windows e no Linux com o esquema do Wrapper?

Bah, eu não uso Windows, prefiro fazer funcionar no Linux do que usar um sistema Microsoft com acesso direto ao disco ;). Acabei fazendo com que minha noiva seguisse pelo mesmo caminho... O que posso te dizer é que era um dos projetos entre o 5787 e 5798, pois o número de pontos era de 787. O tempo total de processamento deu um pouco menor que 10hs, com TPF em torno de 7min., rodando num Phenom II X2 555BE stock (3,2GHz) que estava foldando ao mesmo tempo com um cliente SMP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Zeca, apenas perguntei com intuito de fazer um comparativo de desempenho de tudo rodando nativo no Windows com tudo rodando no Wine com Wrapper, ou seja, ver se mesmo usando a adaptação no Linux teria algum ganho ou perca de desempenho. Mas não deu pra ter base nenhuma, essas WU's que você pegou não constam em nossa tabela: http://forum.clubedohardware.com.br/pontuacao-rendimento-cpus/837378

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Zeca, apenas perguntei com intuito de fazer um comparativo de desempenho de tudo rodando nativo no Windows com tudo rodando no Wine com Wrapper, ou seja, ver se mesmo usando a adaptação no Linux teria algum ganho ou perca de desempenho. Mas não deu pra ter base nenhuma, essas WU's que você pegou não constam em nossa tabela: http://forum.clubedohardware.com.br/pontuacao-rendimento-cpus/837378

Parece sacanagem minha, né? Fui pegar logo uma WU que não consta na nossa lista... Vou processar mais algumas até pegar algo que possa ser comparado com um cliente Windows.

Acabei de verificar no Kakaostats e lá estão os 787 pontos dessa WU entregue pela placa de vídeo. Também vi que o ViX colocou como comentários que o GPU3, apesar de atender também placas DirectX 10, provavelmente não renda o mesmo que o cliente GPU2, visto que não é otimizado para essas placas. Vou fazer outros testes, mas antes pretendo descrever passo-a-passo o que fiz para fazer rodar o GPU3 no Linux.

Quanto às especificações da GeForce 9500GT, revisei no NVClock e são 650MHz de clock do processador, 1000MHz DDR3 e 1620MHz de shaders. Esses parâmetros vieram overclockados de fábrica, pois a BIOS da placa informa 600MHz para o processador, 1000MHz para a memória e 1500MHz para os shaders.

EDIT: agora estou lembrando: meu irmão mais novo possui uma 9500GT instalada no micro dele. Aparentemente as características são semelhantes, exceto o processador (Core2Duo). Já pedi para ele fazer um testezinho para saber se haveria diferença gritante entre o rendimento da placa no Linux e no Windows, mas ele anda bastante ocupado com o trabalho de conclusão de curso (faz Direito) e ainda não pode se dedicar a isso. Quando der, ele faz esse teste e eu posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!