Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que É Pfc Ativo E Passivo


Posts recomendados

Uma correção importante: o PFC não reduz e, nada sua conta de energia e para o usuario final este fator não faz a mínima diferença, a não ser pela qualidade da fonte que você comprou e que por ter PFC demonstra preocupação e investimento no equipamento.

Mais explicações você encontra no site do Clube do Hardware:

Tutorial sobre fontes de alimentação

Correção do Fator de Potência - PFC

Antony

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • 4 semanas depois...

To quase fechando a compra de uma OCZ 600W GameXStream com PFC Ativo > 99%

Me custará R$ 629,00. Não estou comprando pelo PFC, mas sim pela qualidade da fonte, potencia, design, o que me resultará no aquecimento menor dentro de meu gabinete além de uma vida útil maior, uma vez que não tem nem como comparar essa OCZ com a minha Satellite 545K8.

Pergunto: Vale a pena de verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • mês depois...

Mais algumas considerações sobre PFC.

Primeiro, a correção do fator de potência fica na entrada na fonte de alimentação, pode ser passiva com uso de indutores e capacitores ou ativa usando um conversor boost que eleva a tensão de entrada a um valor especifico após a retificação independente da entrada pôr isso ela é autovolt.

Porém a correção de fator de potência não tem nada a ver com o rendimento da fonte que vai depender das perdas no chaveamento dos transistores, perdas no transformador e outras.

Para comparar pense na correção do fator de potência como o catalisador dos automóveis. Ele diminui a poluição gerada pelo motor mas não influencia no rendimento do motor, ao contrario tende ate a diminuir levemente o rendimento que é dado somente pelo motor.

Como já falado os medidores de energia usado nos relógios não medem energia reativa então praticamente não percebemos diferença na conta do relógio usando uma fonte com pfc mas a concessionária tem de gerar energia reativa para as fontes sem pfc e apesar de não pagarmos diretamente pôr isso não vale a pena investir um pouco mais para o futuro do planeta terra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Topico muito bom eu mesmo não sabia o que significava PFC ativo ou passivo . Muito bom mesmo sua iniciativa de ajudar os outros a entenderem.

Poucos dias atrás escrevi um post tentando fornecer uma ideia bem simplificada do PFC e de sua importância. Vale a pena dares uma olhada.

http://forum.clubedohardware.com.br/fator-corre-pot-t431794.html

A analogia utilisada pelo colega psmorales é perfeita (catalisadores nos veículos) e muito apropriada. Melhor do que isso até é que a existência do PFC ativo agrega uma série de outras vantagens à rede elétrica do usuário. Está lá no post.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Pessoal, desculpe se a pergunta que farei já tenha sido esclarecida, mas como o tópico ficou grande e admito que não li todas as respostas.

Comprei a pouco uma fonte Seventeam 550P-AG Black, com PFC ativo.

Acontece que toda vez que ligo a máquina, ela aparentemente começa a ligar (acende as luzes do HD e CPU no gabinete), apaga tudo e aí sim inicia-se normalmente! Com pausa de 1 a 2 segundos aprox.

Isto seria uma característica das fontes com PFC ativo, ou pode ser um problema na fonte?

Detalhe, está ligada a um estabilizador em 110v.

Obrigado!

Abraço, Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não diria a fonte, mas sim a MOBO. Pelo menos eu usava antigamente uma ASUS A7V266 e acontecia a mesma coisa, o sistema levantava, caia e levantava novamente, questão de 1 a 2 segundos (suficientes pra me deixar possuído, pois reduz consideravelmente a vida útil de tudo dentro do gabinete!). Isso pode ser um BUG, talvez semelhante aquele que vinha em algumas MOBO Soyo, que ligavam direto quando conectadas à rede elétrica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Pessoal, desculpe se a pergunta que farei já tenha sido esclarecida, mas como o tópico ficou grande e admito que não li todas as respostas.

Comprei a pouco uma fonte Seventeam 550P-AG Black, com PFC ativo.

Acontece que toda vez que ligo a máquina, ela aparentemente começa a ligar (acende as luzes do HD e CPU no gabinete), apaga tudo e aí sim inicia-se normalmente! Com pausa de 1 a 2 segundos aprox.

Isto seria uma característica das fontes com PFC ativo, ou pode ser um problema na fonte?

Detalhe, está ligada a um estabilizador em 110v.

Obrigado!

Abraço, Rodrigo.

Confesso que não sou expert, porém estou sempre lendo forums de informática e nunca vi nem li relato de um sintoma como esse. Tu poderia começar tirando fora esse estabilizador, pois é totalmente desnecessário. Substitua-o por um bom filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Com certeza, PFC é puro marketing das empresas para venderem um produto mais caro e lucrarem mais! (pelo menos para consumidores residenciais que não pagam pela energia reativa)

Em países europeus principalmente, eles dão bônus para as residências que utilizam PFC nos seus equipamentos.

Já no Brasil........não adianta de nada, só beneficia as concessionárias de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em países europeus principalmente, eles dão bônus para as residências que utilizam PFC nos seus equipamentos.

Já no Brasil........não adianta de nada, só beneficia as concessionárias de energia.

Amigos, aculturem-se. Correção de Fator de Potência em fontes de PC não se destina a economia de energia, diretamente para o usuário. As benesses dessa correção são outras:>

Permita-me indicar um tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/fator-correção-potencia/431794?t=431794

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Esse tópico deveria ser retirado de destaque! Tem tantos outros topicos mais úteis, de informações mais nobres e esse aqui pinado cheio de desinformação logo de cara quando é aberto! Num tem nenhuma alma aí pra fazer isso não??? porque fixam tópicos toscos e topicos com conteudo inteligente não são fixados?? Fala sério!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
O QUE É PFC?

J. Carvalho - 18/11/2003

Ultimamente a sigla PFC tem aparecido com freqüência, sem que a maioria saiba realmente do que se trata.

PFC significa Power Factor Correction, ou fator de correção de força.

O PFC é um método extensamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração.

O resultado são fontes mais silenciosas, mais eficientes e uma redução na conta de eletricidade.

O PFC pode ser ativo ou passivo e a eficiência varia de um tipo para outro. Para se ter uma ideia melhor dos resultados de cada tipo veja a tabela abaixo:

Tipo da Fonte_____________Eficiência________Perda de energia

Fonte Sem PFC__________de 50% a 60%______de 40% a 50%

Fonte Com PFC Passivo___de 70% a 80%______de 20% a 30%

Fonte Com PFC Ativo_____de 95% a 99%______de 1 % a 5 %

Pela tabela acima:

Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 70% de eficiência no limite da carga vai consumir 390W, 90W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 95% de eficiência no limite da carga vai consumir 315W, 15W serão desperdiçados na forma de calor.

Na Europa as fontes sem PFC não podem ser comercializadas, uma medida que combate o desperdício de energia.

Se você computar o tempo que seu micro fica ligado, com o desperdício de energia de sua fonte, verá que em pouco tempo uma fonte PFC se paga.

texto tirado do site www.boadica.com.br

Decidi colocar esse porque está em português e é bem simples de ser entendido. Se alguem tiver um mais robusto ou mais explicativo por favor adicione que vai ser de grande ajuda. Espero que o tópico sirva para esclarecer as duvidas sobre a sigla e ajude em uma melhor escolha na hora de decidir por uma fonte de watts reais.

Abraço a todos.

Oi, sou Isabel e gostaria de saber como é que se calcula qual a potência da fonte que se vai comprar ao escolher os componentes de Hardware de um computador desktop.

Pelo que eu entendi também se uma fonte é ruim e não tem PFC ativo (a gande maioria), ela vai gastar mais watts que sua própria indicação de potência ("Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor")?

E quando se quer saber quanto a fonte realmente entra no cálculo de wattagem para comprar um estabilizador, o pessoal não usa a fonte como parâmetro principal e sim o consumo dos componentes individualmente, isso eu não entendo, pior ainda se a fonte gasta mais que sua potência nominal!

Exemplo: Se compro uma fonte de 400 watts, tenho uma impressora que consome 70 watts, um modem de 50 watts, um monitor CTR de 200 watts, um scanner de 100 watts, nesse caso eu somaria tudo e daria uns 820 watts, só de brincadeira (não sei a wattagem dos meus periféricos e só estou fazendo analogia). Nesse caso eu iria precisar de um estabilizador de mais ou menos 1500VA? Isso parece loucura e mesmo que eu não use um estabilizador para o que for 220 volts, ainda assim o consumo seria altíssimo.

Podes me esclarecer como eu poderia fazer essa conta direito?:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isabel, respondendo direto em teu texto (em azul)

Oi, sou Isabel e gostaria de saber como é que se calcula qual a potência da fonte que se vai comprar ao escolher os componentes de Hardware de um computador desktop.

Uma boa leitura nesse tópico daqui pode lhe dar a resposta que desejas. Mas leia com atenção: http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-melhor/464986

Se, após leitura ainda tiveres dúvida volte e conversamos..

Pelo que eu entendi também se uma fonte é ruim e não tem PFC ativo (a gande maioria), ela vai gastar mais watts que sua própria indicação de potência ("Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor")?

Não necessariamente. Essa leitura ai que colocaste, postada por marcos_vargens é a maior balela que já foi dita sobre PFC, eficiência, perda e tudo o mais. Uma verdadeira baboseira. Quem a escreveu não sabe a diferença de um fusível para um guarda-chuvas...

Uma fonte com 50% de eficiência que forneça 450 Watts para a carga, retira da tomada 900 Watts, só para corrigir o que foi dito, e isso nada, absolutamente nada tem a ver com PFC..

Quanto ao restante de sua indagação, lhe digo que fontes com baixo fator de potência exigem mais de seus geradores (tanto pode ser a tomada quanto seu no-break) da seguinte maneira:

Por exemplo uma fonte que vá fornecer 300 watts ao seu PC.

Se essa fonte for com retificação tradicional, sem PFC ativo, ela terá um fator de potência (relação entre potência útil (Watts) e potência aparente (VoltAmperes)) da ordem de 60%... Ou seja..

Desse modo, para você bem alimentar a sua fonte, a geração deverá poder suprir a essa fonte uma potência aparente da ordem de:

Potência aparente = Potência útil / FP

Potência aparente = 300 / 0,60 = 500 VA

Se sua fonte tiver correção do fator de potência e ele se aproximar aos 100% muda um pouco o valor da potência aparente. Veja ai como seria o cálculo para uma ZM360B-APS com FP=96% como mínimo, ao ofertar 300 watts..

Potência aparente = 300 / 0,96 = 313 VA

Essa é uma das vantagens das fontes com PFC ativo. Mais delas podem ser vistas num tópico fixado aqui no Clube do Hardware chamado:

Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Na dúvida pergunte..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isabel, respondendo direto em teu texto (em azul)

Quanto ao restante de sua indagação, lhe digo que fontes com baixo fator de potência exigem mais de seus geradores (tanto pode ser a tomada quanto seu no-break) da seguinte maneira:

Por exemplo uma fonte que vá fornecer 300 watts ao seu PC.

Se essa fonte for com retificação tradicional, sem PFC ativo, ela terá um fator de potência (relação entre potência útil (Watts) e potência aparente (VoltAmperes)) da ordem de 60%... Ou seja..

Desse modo, para você bem alimentar a sua fonte, a geração deverá poder suprir a essa fonte uma potência aparente da ordem de:

Potência aparente = Potência útil / FP

Potência aparente = 300 / 0,60 = 500 VA

Se sua fonte tiver correção do fator de potência e ele se aproximar aos 100% muda um pouco o valor da potência aparente. Veja ai como seria o cálculo para uma ZM360B-APS com FP=96% como mínimo, ao ofertar 300 watts..

Potência aparente = 300 / 0,96 = 313 VA

Essa é uma das vantagens das fontes com PFC ativo. Mais delas podem ser vistas num tópico fixado aqui no Clube do Hardware chamado:

Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Na dúvida pergunte..

Abraço...

Diz o nome de uma fonte boa pois eu entendo cada vez menos ( física na escola foi sempre ruim e faz muito tempo, não lembro nada).

Qual wattagem e que tipo de fonte para um bom Desktop?

O resto parece ser enrolação e cada um diz algo diferente!

Não vou entender disso aí mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Diz o nome de uma fonte boa pois eu entendo cada vez menos..

Qual wattagem e que tipo de fonte para um bom Desktop?

Isabel. É imprudente dimensionar uma fonte sem a especificação dos componentes de sua config, portanto vou imaginar uma config bastante básica, entendendo que essa seria a config de um bom Desktop..

Veja ai abaixo:

Bel1964.jpg

Veja ai a exigência da potência de pico... 206 Watts.

Eu escolheria para essa config uma fonte ZM360B-APS e digo porque:

1) Tem eficiência em torno de 80% ou mais; (você poupa energia)

2) Tem cabos encapados; (você organiza a distribuição dos cabos)

3) Tem uma capacidade de corrente de 26 Amperes em 12 Volts;(aguenta SLI de 9600GT)

4) Tem PFC ativo na entrada; (melhora a sua planta energética e reduz perdas)

5) Tem conectores banhados a ouro; (melhora o contato elétrico na distribuição de corrente)

6) Tem fan com suspensão dupla com rolamentos; (confere longevidade ao fan)

7) Tem garantia de 3 anos; (uma tranqüilidade para você)

8) Fabricada pela FSP; (uma das melhores fabricantes mundiais de fontes)

9) Custa em torno de R$ 210,00. Uma das melhores relações custo/benefício atualmente no Brasil.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isabel. É imprudente dimensionar uma fonte sem a especificação dos componentes de sua config, portanto vou imaginar uma config bastante básica, entendendo que essa seria a config de um bom Desktop..

Veja ai abaixo:

Bel1964.jpg

Veja ai a exigência da potência de pico... 206 Watts.

Eu escolheria para essa config uma fonte ZM360B-APS e digo porque:

1) Tem eficiência em torno de 80% ou mais; (você poupa energia)

2) Tem cabos encapados; (você organiza a distribuição dos cabos)

3) Tem uma capacidade de corrente de 26 Amperes em 12 Volts;(aguenta SLI de 9600GT)

4) Tem PFC ativo na entrada; (melhora a sua planta energética e reduz perdas)

5) Tem conectores banhados a ouro; (melhora o contato elétrico na distribuição de corrente)

6) Tem fan com suspensão dupla com rolamentos; (confere longevidade ao fan)

7) Tem garantia de 3 anos; (uma tranqüilidade para você)

8) Fabricada pela FSP; (uma das melhores fabricantes mundiais de fontes)

9) Custa em torno de R$ 210,00. Uma das melhores relações custo/benefício atualmente no Brasil.

Abraço...

Bom so posso colocar o que imagino pois na hora de comprar e até o dia que eu vou ter o dinheiro vai mudar é claro!

HD SATA II mínimo de 250 GB;

Gabinete que tenha exaustor lateral e aceite pelo menos um fan fronta e outro traseiro de 120 mm, mas que não custe uma fortuna;

Processador intel core 2 duo E8400 ou o 8200 sei lá;

Placa mãe Asus ou gigabyte, queria com o chipset intel X48 mas o preço é muito alto, talvez Gigabyte GA-EP35-DS4 - Box (difícil de achar) ou Asus P5K-E/WIFI-AP, sei lá também;

Gravador DVD SATA;

Driver de floppy 1,44;

Caixinhas de som, teclado PS/2, mouse USB;

VGA NVIDIA GeForce 8500 GT, mais acima fica dispendioso e eu não jogo;

2GB de memória, preferência em dual channel 800MHZ ( dois módulos de 1024MB), a marca melhor que der;

Cooler Arctic Cooling Freezer 7 Pro ou iCEAGE 120 Plus ou sei lá;

Mínimo 2 fans de 120 mm com o melhor CFM possível que tiver;

Espero ter lembrado tudo e é claro a bendita fonte que talvez fosse melhor pegar uma zalman de maior potência embora os preços estejam muito altos.

Tem que ver o que está disponível atualmente com a inflação subindo junto com os juros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

_rau_, se não tem nada a acrescentar, é melhor que nem se pronuncie.

Respeite as pessoas que iniciaram o tópico e as que também deram continuidade. Isto se chama educação.

Independente de o conteúdo inicial ter equívocos, é um tópico muito útil.

Se para você este assunto não é importante, só lamento.

10 páginas de discussão em mais de 2 anos não devem ser idiotice.

E realmente, não são.

Também acho que o faller ficou devendo ao marcos, mas não me cabe falar além disso.

Como lí o tópico inteiro somente nesta noite, vou conseguir entender as coisas que o faller disse, quando eu acordar, depois de dormir. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Ainda não entendi 100% o benefício do PFC, provavelmente por causa do sono. Mas, nos posts das 6 primeiras páginas, me pareceu que o pessoal de elétrica que mais tentou explicar, como o Simpson, não seguiu uma linha procedural de raciocínio.

Não estou dizendo que está errado! Sou quase um analista de sistemas (formando). Só leio o máximo sobre estas coisas.

Sei que é tudo encadeado... então, ainda não ficou claro TUDO que foi dito contra a informação inicial do tópico.

Só acho estupidez dizer que não há vantagem em utilizar o PFC. Só a melhora na qualidade de seja lá o que for no meio do sistema todo já é motivo de se pensar em utilizar.

Espero voltar logo aqui e sofrer bombardeios.

HAUIsheuiahiueashiehuehasieaueha.

Falou.

Parabéns ao tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
_rau_, se não tem nada a acrescentar, é melhor que nem se pronuncie.

Respeite as pessoas que iniciaram o tópico e as que também deram continuidade. Isto se chama educação.

Independente de o conteúdo inicial ter equívocos, é um tópico muito útil.

Se para você este assunto não é importante, só lamento.

10 páginas de discussão em mais de 2 anos não devem ser idiotice.

E realmente, não são.

Também acho que o faller ficou devendo ao marcos, mas não me cabe falar além disso.

Como lí o tópico inteiro somente nesta noite, vou conseguir entender as coisas que o faller disse, quando eu acordar, depois de dormir. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Ainda não entendi 100% o benefício do PFC, provavelmente por causa do sono. Mas, nos posts das 6 primeiras páginas, me pareceu que o pessoal de elétrica que mais tentou explicar, como o Simpson, não seguiu uma linha procedural de raciocínio.

Não estou dizendo que está errado! Sou quase um analista de sistemas (formando). Só leio o máximo sobre estas coisas.

Sei que é tudo encadeado... então, ainda não ficou claro TUDO que foi dito contra a informação inicial do tópico.

Só acho estupidez dizer que não há vantagem em utilizar o PFC. Só a melhora na qualidade de seja lá o que for no meio do sistema todo já é motivo de se pensar em utilizar.

Espero voltar logo aqui e sofrer bombardeios.

HAUIsheuiahiueashiehuehasieaueha.

Falou.

Parabéns ao tópico!

Caro colega PetTher. A mim parece que te deu uma vontade enorme de entender se o PFC vale ou não em uma fonte, e dai, infelizmente, pegaste um tópico muito antigo para ver, e que de tão antigo trazia uma série de erros de interpretação, de conceituação, de visão até.

Esse tópico inicia lá em 2004 e infelizmente começa mal pegando uma definição de PFC totalmente furada, derivada do site Boa Dica, lá de 2003.

A partir ai foi uma colcha de retalhos sem eira nem beira. Começaste errado portanto, mas entendo, deves ter indo pelo Google com a pergunta "O QUE É PFC" e deu nisso dai..

Ainda é tempo. Na entrada do fórum, esse em que estás, está fixado um bom tópico conceitual de PFC, que se entitula: Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

Nesse tópico dai poderás ter essa visão, que mesmo sendo um tópico datado de 2007, tem a visão técnica do assunto e desse modo se mantém contemporâneo até na tecnologia. Ao final do tópico inicial, na primeira página, de modo pautado citei algumas das principais vantagens de se ter uma fonte com PFC ativo. Essa parte também é interessante pois de modo objetivo se pode ver essas vantagens.

Muito recentemente fiz um filmete mostrando uma delas, e nem é a mais importante, mas talvez a que chame mais atenção, que mostra como é a reação de uma fonte com PFC ativo a uma entrada variável de tensão de rede AC, com violenta variação, de zero até 254 Volts AC, mostrando as tensões que essa fonte entrega ao PC num PSU tester. A carga que apliquei a fonte foi duas lâmpadas de farol de automóvel, que era o que tinha em mãos para tal. Dá menos de 100 Watts de carga..

Veja ai e depois por favor comente, e, também por favor pois não entendi, me indique aonde foi, naquele outo tópico que fiquei devendo algo a Marcos, pois procurei e não achei.. Não gosto de ficar devendo nada e muitas vezes a gente se passa por não ter notado isso...

Tópico variação do AC em fonte com PFC ativo: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Grato..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
O QUE É PFC?

J. Carvalho - 18/11/2003

Ultimamente a sigla PFC tem aparecido com freqüência, sem que a maioria saiba realmente do que se trata.

PFC significa Power Factor Correction, ou fator de correção de força.

O PFC é um método extensamente reconhecido de reduzir as perdas de energia nas fontes. Ao reduzir as perdas, aumentando a eficiência da fonte, reduz-se também a geração de calor e a necessidade de refrigeração.

O resultado são fontes mais silenciosas, mais eficientes e uma redução na conta de eletricidade.

O PFC pode ser ativo ou passivo e a eficiência varia de um tipo para outro. Para se ter uma ideia melhor dos resultados de cada tipo veja a tabela abaixo:

Tipo da Fonte_____________Eficiência________Perda de energia

Fonte Sem PFC__________de 50% a 60%______de 40% a 50%

Fonte Com PFC Passivo___de 70% a 80%______de 20% a 30%

Fonte Com PFC Ativo_____de 95% a 99%______de 1 % a 5 %

Pela tabela acima:

Uma fonte de 300W com 50% de eficiência no limite da carga vai consumir 450W, 150W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 70% de eficiência no limite da carga vai consumir 390W, 90W serão desperdiçados na forma de calor.

Uma fonte de 300W com 95% de eficiência no limite da carga vai consumir 315W, 15W serão desperdiçados na forma de calor.

Na Europa as fontes sem PFC não podem ser comercializadas, uma medida que combate o desperdício de energia.

Se você computar o tempo que seu micro fica ligado, com o desperdício de energia de sua fonte, verá que em pouco tempo uma fonte PFC se paga.

texto tirado do site www.boadica.com.br

Decidi colocar esse porque está em português e é bem simples de ser entendido. Se alguem tiver um mais robusto ou mais explicativo por favor adicione que vai ser de grande ajuda. Espero que o tópico sirva para esclarecer as duvidas sobre a sigla e ajude em uma melhor escolha na hora de decidir por uma fonte de watts reais.

Abraço a todos.

OBS: Estes valores referem-se à eficiência do fator de correção de força e não a eficiência total da fonte.

Fontes com PFC Ativo tem eficiência em torno de 78 à 90%, mas dependendo da carga em que a fonte está sendo avaliada e de sua temperatura.

Tô pensando em comprar uma fonte, mas tô em dúvida qual. aqui no Clube do Hardware me indicaram uma Corsair 450Vx e uma ICE AGE 450 watts, sendo que a Ice Age tem PFC inativo, o que vocês me aconselhariam? achei a Corsair um pouco salgaso o preço, mas se esse for o jeito vou nela mesmo.

Ajuda aê!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!