Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso derreter alumínio para refazer uma Ilha numa Placa ?


Posts recomendados

Olá. Considero que nem sempre uma placa com trilha ou ilha rompidas serão sucateadas. Principalmente em quanto a Ilha smd , pensei em derreter alumínio em fogão industrial e com uma seringa de aço injentar minúscula s quantidades nos locais, refazendo assim as ilhas. Gostaria de saber a opinião dos mestres de Eletrônica do C. H. para saber se está ideia é Utópica ou tem um pouco de realidade. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ideia parece útil a uma indústria de reciclagem, e utopia para indivíduos.

 

E por que alumínio?!

 

Se você cogita empreender nessa área de reciclagem, lembre que as trilhas de cobre de uma PCB foram eletricamente dimensionadas (projetadas) para cobre, não para alumínio. E não faço ideia se os materiais vão aderir. No mínimo é requerida uma "preparação" (limpeza).

 

Seringa de aço e manipulação, necessidade de "precisão", fundição, dificuldade ou impossibilidade de correção, atenção à segurança (proteção pessoal) nos procedimentos...

 

Evidentemente o custo disso é altíssimo. Falo de proporções, custo-benefício.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

E por que alumínio?!

Porque teoricamente é mais fácil de derreter, são apenas 700ºC.

Os outros metais é acima de 1000ºC.

 

Mas tem um problema, fazer pegar solda de estanho no alumínio não é tarefa fácil. 

@O Pequeno Príncipe tenta soldar um fio numa latinha de refrigerante aí, não vai conseguir sem usar um tipo de "catalisador" (sei lá se esse é o nome certo). 

 

Pra remendar placas, eu fico com a velha técnica do pedaço de fio de cobre e estanho. É feio, é barato e é funcional. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm mas você nunca perdeu uma placa ? Quem é esse que trabalhando com uma, nunca cometeu o deslize de arrancar trilhas ou ilha ?

7 horas atrás, Renato.88 disse:

 

 

Mas tem um problema, fazer pegar solda de estanho no alumínio não é tarefa fácil. Meu Deus! E eu sempre pensei que fosse material de fácil assimilação.

@O Pequeno PríncipePríncipePrínciPríncipePríncipePríncipePrínciPríncipe😮

 

@Renato.88 você poderia me dizer de que material é feito as Ilhas de Placa Smd ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Renato.88 disse:

De cobre como todas as placas de circuito impresso são. 

 

 

Interna e eletricamente está certo. Porém, externamente as ilhas de qualquer placa PCB profissional são revestidas de um acabamento denominado coating. As substâncias aplicadas para isso vão de ligas de estanho e chumbo até misturas com ouro F5Rua4D.gif:

 

 

 

http://www.epectec.com/articles/pcb-surface-finish-advantages-and-disadvantages.html

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade, mas 700C não é muito quente para colocar  metal derretido em uma seringa como o colega disse a alguns posts acima?  Mesmo que  seringa aguente a temperatura, como a pessoa vai fazer pra segurar ela já que ela vai estar quente pra caramba.. Se essa seringa for  do tamanho de uma seringa comum,  a temperatura para segurar vai ser quase que a mesma que a de um pedaço de brasa acesa.

 

Eu fiquei boiando aqui..kkkk

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/12/2020 às 19:33, O Pequeno Príncipe disse:

@alexandre.mbm mas você nunca perdeu uma placa ? Quem é esse que trabalhando com uma, nunca cometeu o deslize de arrancar trilhas ou ilha ?

 

@Renato.88 você poderia me dizer de que material é feito as Ilhas de Placa Smd ?

De qualquer material condutor e que o estanho possa aderir sem a adição de isolantes, o que não é o caso do alumínio, que precisa da parafina derretida para o estanho se fixar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, .if disse:

Eu prefiro a gota mágica...

produto_Foto2_13023204.jpg?cache=2020072Só tome cuidado pra não confundir com colírio... 😁

que nada, é só colocar o preço na embalagem que vai ser difícil confundir.   Mas eu ainda preferiria colocar estanho ou cobre ao invés de alumínio, ou mesmo colocar um pino de algo capaz de aderir ao estanho no local.

 

Tenha um grande dia e felicidades pra você!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pautei apenas a questão da solda em alumínio. Sobre a questão título - refazer ilha com alumínio - de fato há melhores opções. Minha preferida é um simples fio wire wrap enrolado no terminal e soldado na ilha segura do mesmo circuito mais próxima.

ProdutoDestaque_20338_orig.jpg

e nem me importo se for verde

 

3 horas atrás, privado disse:

felicidades pra você!

... e pra todos seus amados também!😀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tente a imaginação e imagine os terminais do componente faltante abaixo. É o máximo que consigo no google imagens.

fig8-dscn3758.jpg

https://dicasdozebio.com/2012/10/30/tecnica-reparo-de-trilhas-de-circuito-impresso/

 

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

como se usa a tal Gota Mágica?

Ela é uma pasta de soldar anabolizada (e acidamente agressiva). Use como se fosse uma. Se não souber o que é uma pasta de soldar, google-a...

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não li o topico todo pois estou meio sem tempo...

aluminio é bucha de pegar solda, se for algo pequqeno a trilha necessaria use um pequeno fio para interligar os componentes, se for algo muito grande uma "fita adesiva de cobre" pode lhe servir.

sobre pingar aluminio usando uma seringa, acho que não funciona muito bem, visto que o ponto de fusão do alumínio é 660°C sera difícil manusea-lo e ao "pingá-lo" na placa pode danificá-la alem de danificar outros componentes. materiais nesta temperatura costumam se comportar igual o oleo na frigideira e respngar na presença de qualquer umidade.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!