Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

Posts recomendados

  • Membro VIP
Ja que você apareceu aqui faller, teria alguma ideia do que poderia ter queimado uma tv e um hd( nenhum estava ligado, só na tomada)?

Obrigado a todos que estão me ajudando...

Edit: DPS(Dispositivo de Proteção Contra Surtos)

Creio que vocês conhecem, sabem quanto custam em media? Compensa colocar um desses?

Grato

Com essa confusão de fiação que existe ai não me espantaria que tivesses na tomada a distribuição de neutro e fase trocadas e quem sabe lá até mesmo o aterramento. Se seu neutro estiver trocado com o fase poderá acontecer que seus equipamentos ai, ao desligar os mesmos, abram o fio neutro e deixem o fase presente no equipamento. Qualquer surto que possa ter vindo pelo fio fase, que não estará desligado, procurará um neutro ou um terra e o fará por dentro de seus equipamentos que não estão agora protegidos. Aliás, isso também pode explicar a questão choque no PC quando colocas a proteção.

Veja se a tomada da parede está assim distribuída, se vista de frente. Use para tal uma (chave neon).

NEMA5-15.jpg

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com essa confusão de fiação que existe ai não me espantaria que tivesses na tomada a distribuição de neutro e fase trocadas e quem sabe lá até mesmo o aterramento. Se seu neutro estiver trocado com o fase poderá acontecer que seus equipamentos ai, ao desligar os mesmos, abram o fio neutro e deixem o fase presente no equipamento. Qualquer surto que possa ter vindo pelo fio fase, que não estará desligado, procurará um neutro ou um terra e o fará por dentro de seus equipamentos que não estão agora protegidos. Aliás, isso também pode explicar a questão choque no PC quando colocas a proteção.

Veja se a tomada da parede está assim distribuída, se vista de frente. Use para tal uma (chave neon).

NEMA5-15.jpg

Abraço..

Não, isso eu chequei, essas coisas mais simples e importantes eu sempre dou uma olhada...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Nossa, eu testei! Agora o seu que ta dando quebrado...

Acho que é algum sistema que impede link postado em outro site.

Entrem então na pagina inicial, português, no menu vocês vão achar sobre aplicações do cobre, instalações elétricas, dai só baixar o documento que quiser.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro link para o arquivo:

http://www.encontreseueletricista.com.br/downloads/manualaterramento.pdf

O problema do link aí em cima é do corretor ortográfico automático do fórum, mais uma vez dando problema. No link está escrito "p r" e o corretor muda para "para".

peço que algum moderador indique a correção. Desse modo até a sigla do estado Paraná não dá para escrever.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso! Não faça isso! Ligar aterramento em torneira ou janela em nada funciona e ainda é perigoso!

Primeiro porque a maioria dos encanamentos hoje é de PVC e mesmo que fosse de metal, cobre geralmente, ele poderia ter alguma conexão trocada por uma de plastico, o que isolaria a conexão direta com a Terra. Choques poderia se originar nas torneias, chuveiros, etc, por fuga de corrente ou em caso de falha entre uma Fase e esse fio terra, tudo iria dar choque fatal!

Ligar em janela de metal também não resolve nada! As janelas tb poderia passar a dar choque, afinal dificilmente ela está atada à Terra.

Tá tudo errado ai que você indicou, não façam isso!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm, tem algum jeito certo de se fazer um aterramento topologia TT?

É que é um que eu entendi, ja fiz, achei fácil e não precisaria chamar um eletricista(que não tem por aqui) pra fazer...

Não é sendo teimoso não, se eu me sentisse seguro faria o TN-S, mas como não me sinto... :(

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm, tem algum jeito certo de se fazer um aterramento topologia TT?

É que é um que eu entendi, ja fiz, achei fácil e não precisaria chamar um eletricista(que não tem por aqui) pra fazer...

Não é sendo teimoso não, se eu me sentisse seguro faria o TN-S, mas como não me sinto... :(

Qual o motivo para sua insegurança?

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm, tem algum jeito certo de se fazer um aterramento topologia TT?

É que é um que eu entendi, ja fiz, achei fácil e não precisaria chamar um eletricista(que não tem por aqui) pra fazer...

Não é sendo teimoso não, se eu me sentisse seguro faria o TN-S, mas como não me sinto... :(

Entre um TT e nada fico com o nada.

Um aterramento TN-S não é difícil de fazer, as ligações que devem ser feitas são muito simples. Pode ser trabalhoso, passar mais um fio dentro das tubulações não é fácil.

Um bom modo de criar a segurança que lhe falta seria analisar toda a instalação elétrica da sua casa, ver de onde para onde vão os fios, ver qual a cor dos fios corresponde a cada linha, descobrir por onde passam as tubulações. Entender como tudo foi feito. Isso ajuda muito, torna-se fácil analisar o que terá que fazer para instalar o aterramento e por onde terá que passar os fios.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_rau_

Meus parabéns!! é raríssimo encontrar em fóruns um "tutorial" confiável sobre aterramento! Pra falar a verdade, este é o primeiro que eu encontro!

Quem procurou material desse tipo na internet sabe do que eu estou falando!! Eu li coisas absurdas!! animais sem a menor qualificação tentando ensinar os outros a fazer as coisas erradas... aff...

Realmente ficou muito bom!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem não tem o aterramento usa o neutro como fio terra, só não aconselho a fazer isso se esse neutro estiver ligado a muitas cargas de elevadíssima potência (watts). Por exemplo, se você tem 1 computador pode ligar ao neutro; se você tem 30 computadores (lan house) não ligue ao neutro, chame um eletricista.

Já ouvi falar de gente usando o neutro do chuveiro, não façam isso! Se der algum problema no chuveiro o seu computador pode ir pro lixo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem não tem o aterramento usa o neutro como fio terra, só não aconselho a fazer isso se esse neutro estiver ligado a muitas cargas de elevadíssima potência (watts). Por exemplo, se você tem 1 computador pode ligar ao neutro; se você tem 30 computadores (lan house) não ligue ao neutro, chame um eletricista.

Já ouvi falar de gente usando o neutro do chuveiro, não façam isso! Se der algum problema no chuveiro o seu computador pode ir pro lixo!

Usar o neutro como aterramento caracteriza um aterramento no padrão TN-C, outro padrão possível, mas não muito recomendado.

Agora, essa sua lógica de só ligar no neutro se tiver poucas coisas não tem sentido, o neutro que vai para a sua casa vai para toda a cidade também, logo, há muitas coisas ligadas nele.

Qual a diferença entre o neutro do chuveiro e o de uma tomada aí na sua casa? Não é o mesmo fio?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do neutro tá na cidade inteira, tensões podem aparecer no condutor neutro do ambiente devido a uma carga de consumo elevada, bitola subdimensionada, conexão ruim com o neutro da rua, aterramento local do neutro ruim ou inexistente. E outra, a corrente de retorno do neutro global, não está presente no condutor neutro da tua residência, isso não é possivel, só existe no neutro interno a corrente consumida dentro da casa e não de outras casas!

Tem que ficar claro que o uso do CONDUTOR neutro interno como caminho para o fio terra dos equipamentos é tb previso por norma, mas condenável justamente por ter corrente nesse condutor e logo tendo sempre a possibilidade de sugir tensão aí por N motivos. A inversão acidental entre Neutro e Fase numa caixa de passagem ou em qualquer ponto da instalação pode ser fatal tb.

O único dispositivo onde se pode utilizar o esquema TN-C é o chuveiro. Motivos:

1 - A resistência do chuveiro passa energia do Fase pro Neutro e JÁ está dentro da água.

2 - O fio terra (verde) do chuveiro tb fica dentro da água, captando os elétrons que fugiram da conexão entre Fase-Neutro.

Se você conectar o neutro no fio terra, o máximo que você vai ter é uma saida a mais pra esses elétrons fujões pra água ou seja, em nada mal há já que uma fase já tá em contato com a água. A não ser que o chuveiro seja Fase-Fase, ai a presença de um aterramento confiável é mais do que recomendável.

No caso de inverterem o neutro e ligarem um fase nele, o fio terra do chuveiro receperá energia, mas como o neutro que está tb imerso em água, ele captará esses elétrons de volta pra origem.

A única ressalva fica pra chuveiros com resistência blinada ou seja, essa não faz contato elétrico algum com a água, se uma fase for jogada em cima do fio verde, ela vai ficar presa na água, podendo retornar ao usuário. Esquema TN-C então só em chuveiro simples.

EDITADO:

O esquema TN-C é incompatível com Dispositivos DR, que fique claro.

Não, porque disseram que é uma droga mesmo :)

Segue fotos...

04052009041a.jpg

Meu é o da direita se bem me lembro :)

Eu já tinha comentado antes sobre tua instalação. Mas vou comentar de novo.

Primeiro há uma confusão geral na caixa de medição, mas vejo que chega na caixa de disjuntores uma Fase (em verde, que é a cor padrão pro fio terra e não FASE) chega um Neutro em preto tb. O Fase entra em verde no disjuntor e sai em vermelho. O neutro chega em preto e sai em azul.

As seções transversais ("bitola") dos condutores tão erradas tb pra um fio aparentemente de 2,5mm, se for 4mm ta correto, mas o neutro de saida, em azul, é com certeza 2,5mm se não for 1,5mm. As fotos as vezes engana, mas aparentemente são desses valores ai.

Não lembro se você disse se tem chuveiro elétrico ou não, se tiver, ele tá no mesmo circuito da casa inteira o que é terminantemente errado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, essa questão de ligar o neutro como terra aqui será que daria certo?

De eletrico tenho 4 lampadas, 1 geladeira, fogão, 1 tv que queimou e não to usando e o computador.

O que acham?

Turdin... ja que você pretende ficar somente até o final do ano, acredito que você não deva mexer na distribuição étrica da sua casa pois vai lhe sair mmuuuiiittooo caro fazer tudo de novo! Então vamos se deter apenas ao aterramento!!

Como eu não posso ver a sua casa, (local onde esta o medidor de energia, centro de distribuição, distâncias em geral...) fica difícil descrever extamente o que fazer! Mas vou tentar te dar uma luz...

Antes de mais nada quero deixar claro que fazer o um aterramento dentro das normas não é uma coisa simples! Um aterramento que atenda todos os ítens da norma não é uma coisa fácil de se fazer, diversos fatores devem ser levados em consideração... se você quer ter uma ideia de quanto isso pode ser complexo, leia o ítem 6.4 da NBR 5410.

Como você não pretende assinar um projeto elétrico residencial, mas sim, deixar de tomar choque do seu gabinete, vamos deixar a NBR de lado e fazer uma coisa simples porém eficiente.

Resumidamente: Se possível, você deve cravar uma haste no chão, o mais próximo possível do contador de energia, e nesta haste fixar o condutor neutro e o condutor terra, que serão levados até o centro de distribuição dentro da sua casa e do centro de distribuição para sua tomada.

Porém acredito que isso não seja possível pois o caminho do contador até o centro de distribuição deve ser longo e os eletrodutos estão aparentemete muito congestionados e não deve passar nem água por eles... Mas de qualquer maneira de uma olhada e veja se é possóvel! Se sim vamos prosseguir nessa ideia e então lhe dou mais detalhes do que você vai precisar e o que você teve fazer! Se não, vamos pensar em outra alternativa.

Se possível faça uma planta bem simples da sua casa, oncluindo o pátio e o contador!!

Da uma olhada nisso! acho que vai ser útil!!

http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/14/artigo67889-1.asp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se já comentaram isso, mas a ABNT NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão tem uma parte que mostra os tipos de aterramento.

Quem quiser dar uma lida na norma: http://www.dee.ufc.br/~tomaz/material/INSTRUMENTA%C3%87%C3%83O/NBR%205410%20-%20Instala%C3%A7%C3%B5es%20El%C3%A9tricas%20em%20BT.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não só a NBR 5410, mas a concessionária distribuidora de energia da sua região também deve ter disponível para download o regulamento de instalações consumidoras de baixa tensão, onde deve estar definido claramente os critérios para se fazer o projeto elétrico residencial. No caso a minha cidade a concessionária é a CEEEE.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não só a NBR 5410, mas a concessionária distribuidora de energia da sua região também deve ter disponível para download o regulamento de instalações consumidoras de baixa tensão, onde deve estar definido claramente os critérios para se fazer o projeto elétrico residencial. No caso a minha cidade a concessionária é a CEEEE.

Não só para download, no caso da CEEE você pode comprar a norma também, e o valor do livro é acrescentado automaticamente na sua conta de luz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!