

Desempenho em jogos
Nos testes com jogos, medimos e colocamos nos gráficos os valores de taxas de quadros média e mínima. Vamos fazer o comparativo utilizando os valores de taxa média, enquanto a taxa mínima fica como informativo para que você possa tirar suas próprias conclusões.
Battlefield V
Battlefield V é o mais recente título da série de jogos de tiro em primeira pessoa da EA, lançado em novembro de 2018, que utiliza o motor Frostbite 3, sendo compatível com DirectX 12. Testamos o desempenho jogando a fase "Nordlys", com opções gráficas em “média” e traçado de raios desativado. Medimos a taxa de quadros usando o FRAPS, utilizando a média de três medições em sequência. Os resultados abaixo, em Full HD e 4K, estão em quadros por segundo.
No Battlefield V, comparando a taxa de quadros média, todos os processadores mais topo de linha obtiveram desempenho similar, ou seja, aproveitaram todo o potencial da placa de vídeo, com exceção do Ryzen 7 2700X, do Core i3-8100, do Ryzen 7 2700, do Ryzen 5 2600 e do Ryzen 3 2200G.
Counter-Strike: Global Offensive
O Counter-Strike: Global Offensive (ou simplesmente CS:GO) é um FPS bastante popular, lançado em Agosto de 2012, que utiliza o motor Source, sendo compatível com DirectX 9. Testamos o desempenho jogando no mapa "Inferno" contra bots, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “médio”.
Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).
Neste jogo, comparando a taxa de quadros média, notamos um desempenho similar entre praticamente todos os processadores.
Deus Ex: Mankind Divided
Deus Ex: Mankind Divided é um RPG de ação e elementos de FPS, lançado em Agosto de 2016, que utiliza o motor Dawn, sendo compatível com DirectX 12. Testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, com DirectX 12 ativado, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “baixo”.
Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).
Neste jogo, comparando a taxa de quadros média, vemos uma diferença significativa entre os diferentes processadores, com destaque positivo para o Core i7-9700K.
F1 2018
F1 2018 é um jogo de corrida de carros lançado em agosto de 2018, que utiliza o motor EGO 4.0. Testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “alto” e MSAA desligado.
Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).
Neste jogo, comparando a taxa de quadros média, há uma distribuição bem grande de desempenho entre os processadores, com destaque para o alto desempenho do Ryzen 9 3900X.
Grand Theft Auto V
O Grand Theft Auto V, ou simplesmente GTA V, é um jogo de ação em mundo aberto lançado para PC em abril de 2015, utilizando o motor RAGE. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo três vezes, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS sempre no mesmo ponto (parte em que a câmera acompanha o voo do avião). Rodamos o jogo em Full HD, com todas as opções de qualidade de imagem em “alta” e MSAA desligada.
Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo e são a média aritmética dos três resultados coletados.
No GTA V, vemos um desempenho razoável em todos os processadores, com destaque para o Ryzen 9 3900X, para o Core i7-9700K e para o Core i9-9900K.
Hitman
É um jogo estilo ação/aventura furtiva, lançado em março de 2016, e que utiliza uma versão do motor Glacier 2, compatível com DirectX 12. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS. Rodamos o jogo com DirectX 12 habilitado, em Full HD, com a qualidade de imagem configurada como “baixo”.
Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.
No Hitman, vemos um desempenho relativamente próximo entre os processadores mais topo de linha, e um pouco menos de desempenho nos modelos como o Ryzen 3 2200G e o Core i3-8100.
Rainbow Six Siege
O "Tom Clancy's Rainbow Six Siege" é um jogo estilo FPS tático lançado em dezembro de 2015, baseado no motor AnvilNext, que é DirectX 11. Para medir o desempenho utilizando este jogo, rodamos o teste de desempenho embutido no mesmo, com qualidade gráfica “médio”.
Os resultados abaixo estão em quadros por segundo.
Neste jogo, o destaque de desempenho fica para o Ryzen 9 3900X, para o Core i7-9700K, para o Core i9-9900K e para o Core i9-9980XE.
Shadow of the Tomb Raider
O Shadow of the Tomb Raider é um jogo de aventura e ação lançado em setembro de 2018, baseado no motor Foundation. Para medir o desempenho usando este jogo, utilizamos o teste embutido no mesmo, com qualidade gráfica configurada como “baixa”.
Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.
No Shadow of the Tomb Raider, vemos um ótimo desempenho nos processadores do segmento superior, e um pouco menos de nos cinco processadores da parte inferior do gráfico.
Respostas recomendadas