Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processadores intel da série i5 rodando a 100% em games


Contiusa

Posts recomendados

8 minutos atrás, nowinskit disse:

não acho que o DX12 vai fazer tanta necessidade de mais núcleos físicos por enquanto, com port vindo dos mesmos consoles? Talvez na próxima geração veremos um salto.

 

Eu parei de acompanhar as atualizações sobre o DX12, mas o grande ganho do DX12 é que a comunicação entre a VGA e a CPU não depende mais só de um núcleo que repassa os dados para os outros. Por isso era tão difícil otimizar os jogos para DX11. Do jogo que eu jogo, os desenvolvedores diziam que era um "saco" fazer essa otimização. Sem contar que hora de trabalho custa dinheiro, então otimizar um jogo para um hexacore sai muito mais caro do que otimizar para um dual core meia boca que usa o terceiro e o quarto núcleos para o sistema e outras bugingangas. 

 

Com o DX12, parece que você tem até 4 núcleos que podem interagir diretamente com a VGA. As possibilidades aumentaram imensamente e a programação parece que facilitou. Ou seja, hexacores e octacores agora podem ter uma otimização muito melhor. Por exemplo vem os Zen aí com um octacore teoricamente 40% mais forte.

 

Se eu fosse programador ou desenvolvedor, eu estaria rindo de orelha a orelha. Se eu fosse investidor da Intel, eu estaria com a pulga atrás da orelha - maneira de falar, porque se a coisa apertar eles lançam um hexacore pelo preço do i7-4790K e sossega todo mundo.

 

EDIT: desconsidere as besteiras que eu possa ter falado sobre o DX12.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não creio que os jogos seguintes vão evoluir muito em termos de requisitos de hardware perto do que já está aí... Creio que vá ficando cada vez mais devagar e vai quase parar por um tempinho. Três motivos: Playstation 4, Xbox One e Wii U. Esses equipamentos não possuem capacidade de empurrar coisas muito pesadas e, tirando o último mais isolado, os dois primeiros ainda vão ter uma longa vida pela frente.

 

Achei válido trazer o fato dos consoles neste contexto. Basta observar a evolução das gerações de consoles através do tempo e comparar com a evolução do hardware de computadores para jogos: quando houve grandes saltos nos consoles, a indústria dos PCs parece ter "corrido atrás" logo em seguida. Quando o salto é pequeno, bem...

 

De qualquer forma, esse mundo é cheio de surpresas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

Achei válido trazer o fato dos consoles neste contexto. Basta observar a evolução das gerações de consoles através do tempo e comparar com a evolução do hardware de computadores para jogos: quando houve grandes saltos nos consoles, a indústria dos PCs parece ter "corrido atrás" logo em seguida. Quando o salto é pequeno, bem...

 

É, eu estava pensando nisso agora - também não entendo nada de console -, mas não existe uma diferença de settings do PC para o console? E o hiato que estamos vivendo também é em parte em função do limbo da AMD, mas os jogos tem subido de especificação e colocado o i5 contra a parede. Pode ser que não suba daí, mas já bateu nos 100%, o que pode ser considerado um gargalo real.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa Existe essa diferença... E as desenvolvedoras tentam não deixar muito saliente. Além disso, é comum que os jogos sejam desenvolvidos para os consoles primeiro, depois para os computadores. Acaba que, mesmo que o jogo seja mal otimizado, explore pouco o que poderia explorar do hardware do computador.

 

Se você reparar na época em que passamos da geração retrasada de consoles para a passada, o hardware dos computadores começou a evoluir que nem foguete por um bom tempo, pois o salto foi alto (o Playstation 3 era algo incrível na época). O salto da geração anterior para a atual foi bem pequeno comparado ao de antes, os consoles nasceram bem atrás dos computadores. A tendência nos computadores agora é evoluir devagarzinho.

 

O Playstation 4 e o Xbox One ainda possuem pouco tempo de mercado, a próxima geração vai demorar. O próximo console a ser lançado será o Nintendo NX, mas só lá pro meio de 2017 também... E acredita-se que ele não vai ser muita coisa além do PS4 ou do XOne. O Wii U é pouco mais potente que o PS3 e o X360 na prática, acredito que o NX será algo semelhante, pode vir um pouco acima do que está aí mas nada muito diferente... Até porque tem que ser competitivo no preço.

 

Enfim, tenho a impressão de que meu Core i5 4670K terá uma longa vida... Sem pressão do público que já tem seus consoles recém-lançados, sem interesse das desenvolvedoras. Sem interesse das desenvolvedoras, sem requisito de "corrida hardwarementista". Sem procura por evolução rápida, tanto a dona Intel quando a dona AMD não vão se esforçar muito. A AMD, inclusive, fabrica fortunas vendendo componentes para os três consoles atuais (até o Wii U é equipado com AMD Radeon). Meu palpite é que a AMD vai chegar próxima ao patamar da Intel e as duas vão dar só saltinhos leves raspando uma na outra por um tempo a partir daí.

 

E sobre o tal gargalo real do Core i5, ainda acho que esses processadores que estão aí vão se dar muito bem por um bom tempo, segundo minha teoria. E mesmo com alguma perda em um jogo ou outro, ainda são o "sweet spot" supremo do custo x benefício.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Dx12 não é só comunicação do CPU com GPU, sim ele vai sair de uma comunicação de somente 1 thread entre CPU e GPU do dX11, mas que a Nvidia tem um Hack para o driver Dx11 dela que é 2x mais rápido que o dx11 da AMD para melhorar isso sem os desenvolvedores precisarem otimizar. Só que o Dx12 trás um ganho de 6x para a Nvidia e 14x para AMD no quesito draw call que é o quanto de informação o cpu envia para GPU de forma simples.

 

DX12 vai também remover excesso de coisas sendo processadas pelo CPU que podem ser excluídas ou passadas para GPU fazer, e com isso mesmo os CPU atuais de poucos núcleos também vão ter ganhos. A comunicação CPU-GPU não consome toda capacidade de 1 thread, ela usa uma parcela, porque outras tarefas são processadas no mesmo thread. Você deve estar imaginando que o fato de agora 4 threads poderem se comunicar com a GPU isso significa que os 4 ficarão 100% carregados apenas para a função de API enquanto precisará outros threads para executar outras tarefas do jogo, e isso é uma falha de entendimento.

 

A comunicação da API não é uma questão de consumo percentual de CPU mas apenas de tempo desperdiçado esperando para se comunicar com a GPU por 1 thread. O uso de cada thread para executar as funções da API são baixas.

Por isso mesmo CPU com 2 núcleos também terão ganhos de desempenho, mas tudo será proporcional.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, faz sentido, eu só acho que encostou demais. Eu também não sei como funciona o mercado de games e até que ponto os consoles controlam o mercado. Mas realmente, a AMD parou no tempo e não parece muito preocupada. Tão pouco a Intel. Eles devem saber  (querer) mais do que a gente :) Porque pelo mercado entusiasta a Intel já teria lançado um hexacore. Na verdade, nas duas últimas gerações correram os rumores de que poderia vir um hexacore para o soquete regular.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos consoles sempre usaram api de baixo nível e sempre será mais fácil desenvolver porque é hardware dedicado, por mais que a arquitetura seja a mesma de pcs convencionais(x86), quando se desenvolve para o console os programadores se dedicam em otimizar para 1 hardware, agora para pc tem que rodar em milhares de combinações de configurações diferentes.

Em jogos exclusivos que vemos sempre neles o potencial de cada console.

 

Cito como exemplo no PS4 cito o Driver Club já lançado e os futuros Uncharted 4, God of War 4, Gran Turismo Sport;

 

No Xbox One já tivemos o Halo 5 e Forza 6, teremos o Gears of War 4 que realmente mostrará o potencial do Xbox One é só ver o vídeo da E3 2015, está bem muito bem feito.

 

No Wii U temos o Bayonneta 2 com gráficos ótimos, teremos Zelda u e Pokkén Tournament que parece animação.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Otimizado ou não, mais fácil de desenvolver ou não, ao comparar os consoles e o PC, você observa a diferença notável de capacidade. É fato que os consoles atuais nasceram bem defasados frente aos computadores modernos comparando com o que ocorreu na época da mudança de geração anterior. E isso vai segurar sim o desenvolvimento dos computadores para jogos e garantir sobrevida maior ao hardware atual.

Obs.: não estou querendo incitar qualquer tipo de discussão "PC vs console" ou desmerecer qualquer um dos lados, quero apenas fazer a ligação entre a capacidade dos consoles e o desenvolvimento do hardware dos computadores com o passar das gerações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal em relação a jogos em que o i5 6600k em overclock é usado 100%, tem outro detalhe, muitos jogadores quando vão jogar pela Origin ou Steam é aberta uma página do navegador este que consome mais CPU e GPU sem falar que o Windows também atualiza e instala updates automaticamente consumindo CPU.

 

Mas olhem este vídeo em tempo real, temos como comparativo o i5 6700k e i5 6600k , no The Wicther 3 e GTA 5 que usam mais CPU, tem uma diferença no i5 6600k vs i7 6700k, creio que os dois games já usam HT.

 

***OBS*** A vga no teste é uma TITAN X a vga mais potente do mercado.

 

TEMOS OS QUAD-CORES I5 6600K E I7 6700K

 

 

 

Neste outro vídeo temos mais processadores i3,i5 e i7, FX 8350, FX 6300 o teste é dividido em 2 partes; coloquem em 1 minuto e 13 segundos e depois em 3 minutos e 27 segundos de olho nos fps; o i3 por ser dual-core fica para trás de todos.

 

**OBS*** A vga no teste é uma TITAN X a vga mais potente do mercado.

 

TEMOS TAMBÉM NO TESTE A SEGUIR OS QUAD-CORE I5 4690K E I7 4790K:

 

Enfim, pelos testes a gente percebe que processadores com 4 núcleos ou mais da Intel e AMD se dão melhor e o HT nos Intel pode sim fazer uma pequena diferença se o jogo for otimizado para ele e até um i3 com HT tem desempenho superior em relação um Pentium G sem HT nos cenários que exigem mais CPU.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT Problema do HT que a intel cobra 50% a mais por ele no i7 e o ganho de desempenho dele fica entre 5-10% em jogos e 15% em aplicações mais pesadas. E os testes tem que se atentar que são feito com clock stock de cada CPU, i5 vem com clock de 3.5ghz enquanto i7 vem com 4ghz, nos testes stock não é somente o HT dando ganho para o i7.

 

Mas tudo se remete ao fato de os jogos serem projetados para consoles. tirando Crysis 3 que é benchmark para PC e ninguém joga, os jogos que vem para PC é tudo projetado para os consoles, se eles rodam nos consoles vão rodar em i5 facilmente. No dia que os consoles possuírem CPU mais potente que i5 ai eu acredito que o i5 ficará defasado para rodar os ports.

 

Se o cara for comprar uma placa top ou mesmo fazer multi-gpu de placas fortes para jogar em 120hz+ e gastar mais de U$1000 em GPU e querer economizar em i5 de U$200, chega ser piada. Agora como i5 é mainstream para quem joga em 60hz com placas mid-high do tipo 960/970/380, ele vai empurrar qualquer placa single de boa nesse objetivo de 60fps.

 

Recentemente a DigitalFoundry fez teste comparando o i7 skylake com melhor IPC contra o i7 5820k e 5960x Haswell-E de 6 e 8 núcleos, imaginem quem ganhou mais núcleos ou mais IPC?

 

Uma ressalva, Assassins Creed Unity mantém i5 todo tempo em 100% também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@nowinskit

Mas nos testes também tem i5 6600k em overclock para 4.5 ghz e i7 6700k em clock stock de 4ghz, aí só neste caso o i5 6600k consegue ser melhor que o i7 6700k

 

Outro caso é o i5 6600k e i7 6700k no mesmo clock em overclock para 4.5 ghz, aí o ganho de desempenho é puramente HT pois a arquitetura é a mesma e tem o mesmo ipc é como você falou o ganho no HT não compensa pelo acréscimo de valor porque é algo em torno de 5 a 10% e a diferença de preço de um processador com e sem HT é 50%:

 

Veja bem no inicio do vídeo no The Witcher 3:

 

 

Nos consoles desta geração até tivemos melhora consideravel para a antiga se formos levantar as especificações do PS3 vs PS4 por exemplo

 

O PS3 tinha um CPU Cell de 7 núcleos se não me falha a memória, mas era difícil demais para programar, só jogos como The Last of Us e GOW exploram mais, tinha 512 MB de Ram GDDR3 + um GPU bem mais fraco porém na época que foi lançado foi mais potente que qualquer pc; era um GPU equivalente a 2x Geforce 6800 Ultra em SLI, vinha com a Geforce 7950 ultra.

 

O PS4 tem CPU 64 bits X86 da AMD em 1.6 ghz usando arquitetura convecional de pcs, mas é mais fácil programar para ele, veio com 8GB de memória GDDR5(16x mais memória que o PS3) e um GPU equivalente uma Radeon HD 7870 customizada( no mínimo umas 6x mais forte que uma Geforce 7950 ultra.

 

O diferencial do PS4 e também vale para o Xbox One está na arquitetura que usa huma + HSA e o desenvolvimento neles nos jogos exclusivos é dedicado um hardware só, tem muita otimização, a comunicação nesta arquitetura é direta com menos gargalo, já usam API dedicada de baixo nível e por isto eles conseguiram rodar Forza 6 no Xbox One em 1080p 60 fps, com um processador de 1.75 ghz e GPU HD 7790, agora duvido que a gente consigam o mesmo desempenho(1080p 60 fps) usando uma Radeon HD 7790 e pegar um octa-core da AMD e reduzir o clock para 1.75 ghz, para fins comparativos de testes e mesmo usando DX 12 não vão conseguir esta mesma otimização.

 

Mas quanto aos consoles virem com processadores i5 e GPU top de linha desta época, acho que seria possível mas não seria viável por 2 fatores, o consumo mais elevado que o videogame teria e o valor de mercado, quem sabe na próxima geração de consoles...

 

Mas atualmente em jogos para pc que também são feitos para consoles é como você disse: GPUs como GTX 680, GTX 770, GTX 960, R9 380,R9 380x, R9 280, R9 280x, um, i5 2500, i5 3330, i5 4460 e i5 6400 FX  6300 por parte da AMD, já são suficientes para segurar a GPU e o conjunto entregar os jogos em 60 fps 60 hz.

 

Rapaz quanto ao teste que você enviou notei alguns detalhes:

Aqui é outro cenário, processadores 6 e 4 núcleos + HT e de gerações diferentes, existe diferença no ipc.

 

 

1- i7 5820k tem 6 núcleos físicos + HT e clock stock 3.3 ghz(menor) enquanto i7 6700k tem 4 núcleos fisicos + HT e clock stock 4ghz(maior), além disso o ipc i7 6700k é melhor que o i7 5820k.

 

2- No teste feito com o i7 6700k e i7 5820k no mesmo clock em 4.5 ghz, o i7 6700k quase todo tempo a frente.

 

3- Nota-se no comparativo entre i7 6700k e i7 5820k em jogos DX11 o que realmente valeu NÃO é o número de núcleos e melhor desempenho multi-thread, mas SIM, ipc melhor aliado ao clock, talvez em DX 12 e Vulkan os jogos se aproveitem de processadores de mais núcleos e com mais desempenho multi-thread, pois em DX 11 e inicio de geração(bugado) do DX12 por enquanto o que manda é o ipc melhor associado ao clock.

 

O I7 5960x 8 núcleos + HT com desempenho similar ou pior, que os outros i7  que tem menos núcleos e menos desempenho multi-thread.

 

O i7 6700k em overclock parece ser a melhor opção em termos de mais fps em jogos atualmente.

 

Valeu e o debate está bacana,um usuário complementando o outro, quanto mais informações nós e todos que acessam ganham mais, se o tópico decolar, sugiro aos moderadores mudar para algo relacionado ao uso de CPU nos jogos.

 

Falou!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@OCCT O PS3, por exemplo, foi revolucionário quando foi lançado no quesito capacidade gráfica quando comparado ao hardware dos computadores da época. Mais difícil de programar ou não, foi um salto bacana e isso se mostrava na prática. O PS4 e companhia (Xbox One e Wii U) não trouxeram nada perto disso, foram lançados com potencial bem abaixo dos PCs. Mais fáceis de programar ou não, a diferença também é claramente visível na prática. Isso é fato certo e conhecido, não tem como discordar.

 

A questão em análise é: os consoles possuem hardware fraco. Fato. E ainda possuem muito tempo de mercado. A tendência é, portanto, que a melhoria no hardware dos computadores para jogos fique mais lenta por causa dessa situação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

Na geração PS3 e Xbox 360 o salto foi maior, pois naquela época foram consoles com hardware bem superior a gen anterior PS2, Gamecube e Xbox e também superior aos pcs tops da época com placas potentes geforce em SLI.

 

Já nesta Gen PS4 e Xbox One o salto no hardware foi apenas em relação aos consoles da Gen passada Xbox 360 e PS3 e os atuais(PS4 e Xbox One) tem o hardware bem inferior aos computadores mid end e high end, ou seja inferior aos pcs.


O Wii U só teve salto grande em relação ao Wii, mas foi menor em relação ao PS3 e Xbox 360, ficando com hardware entre PS4 e Xbox One

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Teste do benchmark do Ashes of the singularity, é um estilo pesado para CPU porque tem muitas unidades, cálculos para tanta ação ocorrendo ao mesmo tempo, simplesmente destrói o CPU.

 

Podem ver que mesmo com 4 núcleos/4 threads ele ganha muito desempenho nos cenários CPU bound em DX12 contra Dx11. Logo a teoria que a falta de núcleos afetaria os i5 em DX12 não se consolidou nesse benchmark da nova API.

A programação desse é incrível, esse jogo abre uma quantidade de threads de jogo baseado na quantidade de threads do seu CPU, no caso se o CPU possui 4 threads ele abre somente 4 threads do jogo, mas se o CPU possui 8 threads então ele abre 8 threads do jogo, é a primeira vez que vejo algo assim em um game, e esse esquema acontece tanto no DX11 como no DX12 logo não é algo relacionado a nova API.

 

DX11

i7 4C/4T = 46fps average
i7 4C/8T = 47fps average
DX12
i7 4c/4T = 63fps average
i7 4C/8T = 66fps average

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É, o i5 não conseguiria acompanhar esses valores acima de 70% em todos os 8 threads :eek: E nem está rodando SLI e ainda não saíram as GTX 1080 Ti.

 

Fazendo uma conta meio fajuta, o AMD Zen octacore talvez passe o i7 Kabi Lake pouca coisa em multithread. Isso se a AMD cumprir vir com mais de 40% de ganho, que é o que eles estão dizendo. Aí pode ser que a Intel se veja forçada a lançar um i7-5820K para a linha mainstream. Porque o preço é parecido, só fica caro a placa-mãe 2011. Para eles seria fácil lançar um i7-7820K, é só fazer uns ajustes.

 

Nesses dois anos do desenvolvimento do Zen, duvido que a Intel não tenha guardado uma carta na manga. Eles já sabem exatamente o que vão fazer.

 

Eu estou torcendo para o Zen octacore passar o i7, pois aí a Intel seria obrigada a lançar um hexacore. Ou então eles estão segurando o ganho de IPC e o Kabi Lake virá igual ao Sandy Bridge, com um ganho absurdo.

 

Acho que vai depender da AMD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@RS Faria

Nem mesmo a TITAN X Pascal e seus absurdos 11Tflops conseguiu rodar os jogos em 4k  no ultra 60 fps(infelizmente)

adicionado 7 minutos depois

@Contiusa

Saiu um teste do Zen octa-core 3ghz vs Broadwell-E octa-core 3ghz, o Zen tem desempenho levemente superior no teste de renderização Blender que mede poder de processamento.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!