Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste water coolers vs air coolers - resultado


Posts recomendados

19 minutos atrás, Nihal disse:

 

Credo! Que decepção fazer um cooler tão decente e tacar uma bomba dessas. Pior que andei olhando os esquemas do gabinete e parece que até caberia, só falta ele chegar (lá para o final dessa semana) para confirmar.

 

Pois é, se for isso mesmo, acho que esse water cooler não vai vingar no mercado. Lá fora, no mercado europeu e americano, esse water cooler vai ter vida curta. Sequer vende na Newegg

 

17 minutos atrás, GugaB2 disse:

elas geram mais ruído mas um ruido muito mais aceitável do que aqueles que os H60 apresentam que parece um HD com defeito...

 

Só se for bomba com defeito, pois o H60 é inaudível a mais de um palmo de distância. Mesmo abaixo de um palmo ele é bem silencioso.

 

Citação

se eu colocar a bomba entre 60% e 80% ela fica inaudível.

 

O problema disso é que a bomba quebra com o tempo. As bombas foram feitas para rodar a 12v o tempo todo. Em rotação menor elas desgastam e acabam quebrando. Pode até dar um migué e fazer o RMA, mas já sabendo que pode dar defeito rodando abaixo dos 100%.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Contiusa disse:

 

 

O problema disso é que a bomba quebra com o tempo. As bombas foram feitas para rodar a 12v o tempo todo. Em rotação menor elas desgastam e acabam quebrando. Pode até dar um migué e fazer o RMA, mas já sabendo que pode dar defeito rodando abaixo dos 100%.

@Contiusa O Rma da COrsair me recomendou fazer o controle da rotação que não causa nenhum problema a bomba.

 

Prezado Gustavo, pode ajustar a rotação da bomba pela placa-mãe de acordo com sua preferência. Recomendamos ficar atento à temperatura.

 

 

Qualquer dúvida a mais, estamos a disposição.

Atenciosamente,

Suporte Corsair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GugaB2 eles estão errados. Ou então eles preferem que você use assim e faça o RMA se quebrar. Sai mais barato do que trocar todas as unidades que eles receberem reclamação.

 

Já escrevi várias vezes para o suporte global. Inclusive sobre o H45. Mas isso é informação antiga. Todo mundo na internet sabe disso.

 

Resposta da Corsair global sobre colocar a bomba do H45 a 75% para cessar o barulho:

 

Citação

We can only suggest you run it at full speed to prevent wear and tear. If the sound is that bad then we can only suggest a replacement.

 

Citação

Podemos apenas sugerir que você utilize a bomba na velocidade máxima para evitar desgaste e quebra. Se o barulho é tão ruim assim, então podemos apenas sugerir uma troca (RMA).

 

Mas é como eu disse, essa informação é notoriamente conhecida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Postando aqui só para agradecer novamente pelas medidas do H45 no #6564507

 

Meu case acabou de chegar e já corri com uma fita métrica para checar, mais por curiosidade que ainda estar considerando o H45 ao invés de alguma das suas outras sugestões. Até cabe em um SG05, mas só em uma posição, competindo seriamente por espaço com a GPU.

 

Ainda faltam muitas peças, o WC sendo uma das últimas coisas que pegarei, mas devo ir de H55 ou H60 mesmo. Corsair está me ganhando com garantia e atendimento.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal é, acho que eles me mandaram outro H45 sem falar comigo. Ainda não recebi resposta. Se aparecer aqui em casa amanhã ou segunda eu posto o resultado. O ideal seria eles terem comparado o som da bomba nova com a minha e me dito como está. Pelo visto eu mesmo vou ter que ver isso aqui.

 

Se vier igual ou pior, vou ter que devolver de novo. Não estava esperando por essa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GugaB2 ainda não chegou. A impressão é de que eles enviaram outro sem me consultar. Eles escreveram "teste realizado no produto novo que sera enviado". Eu comentei sobre o vídeo, que o barulho parecia até mais alto do que o da minha bomba, e ainda estou sem resposta.

 

Se eles já mandaram, segunda ou terça deve chegar, pois de São Paulo leva dois, três dias. Ou então eles estão demorando para responder ao meu tópico.

 

Se chegar aqui tudo bem, é até melhor pois eu vejo o barulho eu mesmo. Mas muito provavelmente eu vou ter que gastar tempo e dinheiro com outro RMA, pois do jeito que está (bomba de aquário) não tem condições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bons esses testes! Show de bola! Parabéns Contiusa! Estou procurando um cooler pra substituir meu Zalman CNPS10x Extreme. Ele é muito bom mas fica forçando um pouco as memórias pro lado, achei que iria cobrir somente um slot, mas cobriu coisa de 1,2 slot, ele fica pressionando um pouco a ram e forçando para o lado.

Acho que vou comprar esse Thermaltake Tt Nic L32, me parece um ótimo substituto, creio que vou perder um pouco de temperatura mas ganhar em espaço.

IMG_20161012_202131747.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@chroNo ah, legal, que bom que gostou dos testes! Realmente, o seu cooler está pressionando a memória e ele parece estar meio de lado. Mas esse fan parece ser um fan normal de 120mm. Você poderia trocar um por um de 120 slim, tipo o DPGS-FGS-GS120, que tem 20mm ao invés de 25mm. Aí eu acho que não bateria na memória. Você provavelmente vai perder 1-2ºC no máximo. Ou tentar encontrar outro modelo slim. Talvez no E-Bay ou Aliexpress.

 

Eu gostei muito do L32. Talvez você nem perca muita coisa, pois ele é parelho com o CNPS9900 NT, que parece ser igual a linha MAX e 10X.

 

Mas se trocar, a melhor maneira de saber se você perdeu alguma coisa é testar antes o CNPS10X. Mas não pode anotar as temperaturas máximas, pois elas oscilam demais e pode dar qualquer resultado, até mais fraco do que o L32. Você teria que usar a média em tempo real do HWiNFO64. Você deve ter visto nos testes que a variação é de menos 0,4ºC.

 

Se quiser eu passo uma metodologia rápida e simples. Você testa o CNPS10X e depois testa o L32. Você vai saber exatamente o que perdeu ou não. 

 

Eu digo para fazer o teste pois trocar de cooler engana muito. Eu troquei o 9900 NT pelo NH-U14S e achei que tinha ganhado 10ºC. Depois nos testes eu vi que tinha sido 2ºC. Acho que o 9900 NT não estava bem montado antes da troca e eu estava vendo pelas máximas, mas de qualquer forma rola um efeito placebo quando você compra um cooler novo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa na foto parece estar meio de lado mesmo, mas não está, tá bem retinho.
Eu pensei em trocar só o fan também mas não sabia qual pegar, esse DPGS-FGS-GS120 parece bacana, só tenho que pensar em como fazer o encaixe ali.

Sendo bem sincero, não tava afim de trocar de cooler, o zalman mantém as temps do meu i7 4770 entre 30ºC e 40ºC em  uso comum, em games sobe pra uns 55-65, não sou um aficionado por temperatura então pra mim tá ótimo assim.

Vou catar só esse fan que tu recomendou aí que é baratinho e ver como fica. Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@GugaB2 eles enviaram um novo pelo correio anteontem. Acredito que chegue hoje ou amanhã. Assim que chegar eu posto o resultado, mas não espere muita coisa, pois temos falado muito sobre ele neste tópico e consenso geral, até de outros usuários que tem ele, é de que a bomba é audível em ambientes mais silenciosos ou à noite.

 

O vídeo que eles me mandaram é tão barulhento senão mais do que o que eu tinha. Mas microfone engana, mas não estou esperando muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATUALIZAÇÃO DO TESTE DE APLICAÇÃO DE PASTA TÉRMICA

-----------------------------------------------------------

 

Então, pessoal. Mais testes.

 

Este teste foi simples, quase que uma atualização do teste de aplicação de pasta térmica. Eu tinha comprado a MX-4 para ver se dava para substituir a Fusion X1, que tem endurecido na seringa*, mas ainda não estou certo se ela vai dar conta. A Fusion X1 ainda é melhor, especialmente nas máximas. Seria uma troca meio capenga. Mas ainda vou refazer os testes com outra aplicação da X1 e da MX4 no mesmo dia, talvez com o Zalman 9900 NT, que é bem mais forte do que o Raijintek Evo.

 

*Escrevi para a Cooler master reclamando e ainda não recebi resposta. Já estou vendo que eles vão se fazer de mortos.

 

Mas eu aproveitei para refazer alguns testes de aplicação, já que a MX-4 tem a melhor viscosidade de todas as pastas que eu já usei. Não é tão líquida como a Z5 e a Xi-3 HDT e não é tão consistente como a Fusion X1. Também tem validade de 8 anos, o que eu posso atestar, pois eu a usei por quase 4 anos e ela se manteve como nova. Eu ainda poderia ter raspado e reaplicado se quisesse. Ela se parece um pouco com a Noctua NT-H1. 

 

MX-4.jpg

 

A pasta é a MX-4 nova, com embalagem branca e azul. A pasta que vem na embalagem cinza só foi produzida até 2011. A embalagem nova já aparece em tópicos de fóruns a partir de 2012.

 

Foi usada a mesma metodologia do teste dos coolers. 13 minutos no CPU: OCCT, gabinete deitado, aberto, com sonda intake e o mesmo cooler, Raijintek Themis Evo, com o fan a 12v. Processador i7-3770K, overclock de 4.4GHz e Vcore de 1.236v.

 

-----------------------------------------------------------

Arctic MX-4 / gota pequena
I7-3770K / 4.4GHz / 1.236v / fan 12v / temperatura intake 26,5ºC

 

Real Temp / HWmonitor - máxima média: 50,4ºC (delta)
HMiNFO64 - média em tempo real: 41,8C (delta)

 

gota_pequena.jpg


 

-----------------------------------------------------------

Arctic MX-4 / gota média
I7-3770K / 4.4GHz / 1.236v / fan 12v / temperatura intake 26,3ºC

 

Real Temp / HWmonitor - máxima média: 48,5ºC (delta)
HMiNFO64 - média em tempo real: 40,5C (delta)

 

gota_media.jpg

 

 

-----------------------------------------------------------

Arctic MX-4 / gota grande
I7-3770K / 4.4GHz / 1.236v / fan 12v / temperatura intake 26,4ºC

 

Real Temp / HWmonitor - máxima média: 48,4ºC (delta)
HMiNFO64 - média em tempo real: 40,4C (delta)

 

gota_grande.jpg

 

 

Resultado:

Gota pequena 2ºC mais quente do que a gota grande na máxima.
Gota pequena 1,4ºC mais quente do que a gota grande na média em tempo real.

A variação da gota média para a grande foi de somente 0,1ºC, mas ou menos o que vi nos testes com a Xi-3 HDT.

 

-----------------------------------------------------------

 

Conclusão:

Enfim, parece que o padrão se mantém - de que quanto menor a gota, mais fraco o desempenho. Pelo menos no soquete LGA 115X. Outro problema da gota pequena é que qualquer erro na instalação e você vai deixar uma parte dos núcleos pouco coberta. Sem contar que a gota maior não chega a vazar do processador, então não faz muito sentido colocar uma gota pequena.

 

Nota: a MX-4 tem uma oscilação de temperatura menor do que a Fusion X1. Não fiz os 12 testes como da outra vez, mas apenas 4. Variação de 1ºC. Depois, em outros testes, vi uma variação de 2ºC. Eu teria que fazer testes mais detalhados. Para isso eu precisei "conjurar" a melhor pasta de silicone do mercado, GC-Extreme*. Já chegou, mas eu tenho estado ocupado com trabalho e vem o verão aí, então pode ser que eu só consiga fazer os testes em maio, junho do ano que vem (passa rápido, já é quase Carnaval :D).

 

*tem a Thermal Grizzly kryonaut, mas não vende no Brasil.

 

Mas a tendência que eu estou vendo é que, pela MX-4 ser pior do que a X1, ela cria um teto e mantém as máximas sem tantas oscilações. A X1, por ser muito boa (ainda não perdeu para nenhuma pasta que testei), deve segurar as temperaturas mais baixas e deixar "escapar" ocasionais picos. Isso foi o que eu tenho visto (me surpreendeu até). Mas isso eu só vou conseguir ver quando testar as três juntas - MX-4, X1 e GC-Extreme. Se as duas melhores - X1 e GC-Extreme - tiverem mais oscilações, e a MX-4 for mais homogênea (posso testar a Z5 também), daria para dizer que quanto pior a pasta, menor a oscilação.

 

Veremos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá autor do tópico e pessoal do fórum seguinte, olhei seu teste antes de comprar o water cooler e eu estava bem animado,mas quando chegou e instalei e fiquei decepcionado, minha configuração i7 4790 placa-mãe asus z97m-plus/br, na bios esta desativado tudo a referente a gerenciamento de cooler, e a bomba esta no DC minhas temperaturas estão 43 idle e full load 61 o water cooler que comprei foi o h45, instalei certinho o backplate e o bloco esta instalado certinho tb, cheguei ate retirar e re instalar com uma pasta térmica que eu tinha aqui da cooler master, mas temperaturas estão a mesma coisa mudei as mangueiras de lugar na primeira instalação elas estavam perto das memorias ram ae eu achei que era isso, e mudei pra elas ficarem lado de cima mas não adiantou sera que é defeito do h45? vejo outras pessoas com temperaturas bem mais baixas que eu, me ajude obrigado 

PS segue foto de como ele esta na minha placa-mãe 

20161207_155903.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, glaucox disse:

@Contiusa obrigado por responder, ta certo apagarei o post e criarei o tópico

apaga esse post meu ae nao sei apagar 

 

Pode deixar o post aí. Se for um problema relevante, depois vou atualizar aqui para as pessoas saberem.

 

 

-----edit-----

Resolvido. As temperaturas do processador estavam normais em relação à temperatura ambiente de 34ºC. Na verdade, ligeiramente melhor do que as temperaturas anotadas com o i7-3770K dos testes. Levando em conta sistemas diferentes, processadores diferentes, etc, o H45 está com o desempenho correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa , antes de mais nada, meus parabéns pelo belo trabalho que fez (e continua fazendo)! Tópico bem explicativo, com muitas informações bem úteis! Você realmente se empenhou e deve gostar muito disso! 

Mesmo eu tendo aprendido muita coisa desde ontem (to pesquisando feito louco), ainda fico meio inseguro em simplesmente fazer tudo por conta própria. Será que você poderia me ajudar (ou qualquer outra pessoa que puder, claro)?

Eu to montando o PC do zero e já tenho praticamente todas as peças comigo (só falta o H60, que deve chegar no máximo até segunda).
Como eu estou planejando fazer um leve OC a curto/médio prazo no meu i5 6600k (mobo Z170M-PLUS/BR), estou pensando em dar uma incrementada no meu "sistema de refrigeração", digo, nas fans do gabinete (e do H60 também). No momento, eu tenho comprado apenas um Cougar Vortex de 140mm (CF-D14HB). Estava pesquisando algumas fans para montar este sistema no meu gabinete (TT Versa N24 - comporta 2 frontais 120 ou 140, 1 traseiro 120 e 2 topo 120) e estou considerando modelos (de 120mm) como Akasa Viper e Piranha, CM Jetflo, Cougar Vortex (CF-D12HB). Estava querendo pegar os Noctua, mas 150~200 temers em cada unidade fica meio salgado.
Ah, se fosse possível, pretendia ter todas ou a maioria das fans com LED.

Diante disso, minha ideia era montar 2 frontais de ventilador, 2 topos e a traseira (com o radiador) de exaustor. Analisando as opções, e tendo gostado muito dos Cougar pela qualidade geral dele (bom equilíbrio entre desempenho e ruído - e com LED :D), pensei então em colocar o Cougar de 140 que tenho + 1 Cougar de 120 na frente (ou coloco logo 2 de 140?), 2 Cougar no topo e finalizar com um Viper ou Piranha no radiador. Será que eu teria algum benefício (seja desempenho, ruído ou qualquer outra coisa possível) em cima da fan stock? Eu vi este seu comentário aqui e fiquei bem animado com o Piranha:

 

Em 12/10/2016 às 16:48, Contiusa disse:

@Charles Deckercomo a PCyes só vende gabinete com encaixe para fans de 120mm, a melhor opção seria o Akasa Piranha. Eu tenho dois e eles são muito silenciosos para um fan de 1900rpm. O JetFlo eu desaconselho, pois dizem que é igual turbina de avião  ele não tem uma boa relação entre desempenho e ruído. E entre o Akasa Viper e o Akasa Piranha, eles têm especificações bem parecidas, mas o segundo é mais silencioso.

 

Na verdade, um H75 ou um H60 com dois Akasa Piranha ficaria show. Mas aí o H75 ficaria muito caro (de trocar os fans). Seria melhor comprar o H60 e os dois Akasa Piranha. Ou até um só.

 

O ruído extra que o Viper acaba gerando não compensa o desempenho superior (isso considerando que ele realmente seja superior :P)? O preço dos 2 estão muito próximos.

Minha ideia tá boa, tá aceitável, tá muito errada ou no que eu poderia melhorar? Teria alguma sugestão?

Edit: Uma questão que eu esqueci de colocar.
Eu andei vendo algumas pessoas dizendo que em alguns casos o Cougar tem feito barulho quando montado na horizontal. Não sei se é exatamente o modelo que eu pretendo comprar, se são casos esparsos, qual a intensidade destes barulhos e se é prejudicial para a fan (encurta a vida útil) ou o porquê deste barulho. Você sabe algo sobre isso ou saberia responder alguma destas perguntas? Caso realmente seja verídico, qual fan seria uma boa opção pra montar no topo como exaustor? De preferência com LED, mas se a opção sem LED for consideravelmente superior, não tem problema algum.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaUC beleza? Cara, eu acho que o Viper e o Piranha são iguais. Um é mais forte em fluxo, o outro em pressão estática (acho). Qualquer um dos dois serve, mas o Piranha parece ser mais silencioso (pela experiência que eu tenho com o Viper de 140). Até porque o Piranha tem 7 pás largas e o Viper tem 9, e quanto mais pás, costuma fazer mais barulho (exceto o JetFlo, que tem 7 pás finas e é uma turbina de avião). Então eu dou preferência para o Piranha. Realmente muito bom fan.

 

Mas não precisa comprar agora. Instale o H60 e veja como ele se sai. Eu pessoalmente não achei o fan do H60 tão bom quanto o SP120 que eu tenho (também da Corsair), então eu trocaria, mas pode ser que você pegue um que venha com o fan melhor montado. Se não incomodar, vai tocando com o fan stock mesmo.

 

Teoricamente o Piranha e o Viper são mais fortes do que o cooler stock do H60, mas você não deve ver muita diferença, talvez 1ºC. O importante é o fan ter uma pressão decente, e o fan do H60 tem. O resto vai meio na refrigeração passiva. Você nem vê muita diferena com ele no PWM e a 12V, ou seja, qualquer fan decente de 120 vai manter o desempenho stock do H60.

 

Pro gabinente, os Cougar são bons e baratos. Não vale a pena comprar um Noctua, só em casos específicos. Só se fosse um Noctua Industrial de 3000rpm, mas vai fazer muito barulho desnecessariamente.

 

Obs: sim, me divirto com os testes :lol::D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!