Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Em 29/11/2016 às 17:28, Zucchini disse:

Desculpa, mas isso eu acho impossível, desempenho de 4770k (já que segundo o que disse o desempenho single thread é o mesmo e eles possuem a mesma quantidade de núcleos e threads) por US$ 150,00. E não digo impossível nem por causa do desempenho, mas do preço x desempenho.

Mas a questão é que quem está dizendo isso é a AMD. A diferença entre o FX-4350 e o i7-3770K é de 43%. A menos que eles estejam fazendo a conta em multithread, porque os FX todos sabem que são módulos que desempenham pior do que em single thread. Isso afeta os testes.

Como o i5-6600K só é 8-10% mais fraco do que o i7-3770K em multithread, pode sair um SR3 com desempenho do i5-7600K (Kaby Lake, que sai mais ou menos na mesma época.)

Mas também acho improvável. Mas seria ótimo. Mas esse negócio de "mais" 40% como a AMD tem dito é uma loteria.

• Curtir 2
Postado
Em 30/11/2016 às 02:43, Contiusa disse:

Mas a questão é que quem está dizendo isso é a AMD. A diferença entre o FX-4350 e o i7-3770K é de 43%. A menos que eles estejam fazendo a conta em multithread, porque os FX todos sabem que são módulos que desempenham pior do que em single thread. Isso afeta os testes.

Como o i5-6600K só é 8-10% mais fraco do que o i7-3770K em multithread, pode sair um SR3 com desempenho do i5-7600K (Kaby Lake, que sai mais ou menos na mesma época.)

Mas também acho improvável. Mas seria ótimo. Mas esse negócio de "mais" 40% como a AMD tem dito é uma loteria.

A AMD menciona que o IPC seria maior que 40% se comparado a sua arquitetura excavator, e não 40% mais que produtos Intel que estão no mercado, o correto mesmo é aguardar no mínimo este evento do dia 13 de Dezembro pra ter uma ideia do que vem pela frente....

• Curtir 3
Postado
4 horas atrás, francisramon disse:

A AMD menciona que o IPC seria maior que 40% se comparado a sua arquitetura excavator, e não 40% mais que produtos Intel que estão no mercado.

Como o FX-4350 poderia ser 43% mais forte do que o i7-3770K? A menos que você não conheça a linha FX e o i7-3770K. Se você realmente não conhece, aí eu até entendo que você se confundiu.

Os FX são bem mais fracos do que o i7-3770K em single thread.

adicionado 25 minutos depois

@francisramon vou dar uma mastigada para ficar mais simples:

FX-4350 ------> 43% mais fraco do que o i7-3770K (Cinebench)

FX-4350 ------> mais de 40% mais fraco do que o AMZ Zen (Cinebench)

Até aí foi, não? Supomos então que pode vir um SR3 tão forte quanto o i7-3770K, correto? Afinal, são dois quad core com HT.

Agora vamos a segunda parte:

i5-6600K ------> 8-10% mais fraco do que o i7-3770K (Cinebench)

i5-6600K ------> 8-10% mais fraco do que o i5-7600K (Cinebench) - tem sido o padrão e já saíram testes do i7-7700K com valores parecidos.

Podemos dizer que o i5-7600K será mais ou menos no nível do i7-3770K, correto? 

Se lá atrás nós vimos que o SR3 pode vir tão forte quanto um i7-3770K e o SR3 pode vir parecido com o i7-3770K, poderíamos dizer que:

O SR3 pode vir tão forte (ou mais) do que o i5-7600K?

Sim, poderia, não? Por U$ 150 doletas. Imagine o mercado como iria ficar se saisse um processador tão forte (ou mais) do que o i5-7600K só que custando 30% menos? Sendo que o SR7 custa 50% menos do que o top da Intel.

Na verdade, já estou começando a achar que é isso aí mesmo.

Postado

@Contiusa Eu compreendo suas porcentagens, mais não entendi de onde vem esses resultados que estais mostrando; eu sempre utilizei Intel+Nvidia, mais tive sempre problemas (falta de sorte talvez), depois que mudei para a AMD, estou muito bem com o FX8320e e R9 390 da powercolor; espero mesmo que o Zen seja um "monstro", pois o mercado precisa, o consumidor precisa e até mesmo a própria Intel precisa, pois estas "melhoras" que vem mostrando em seus lançamentos recentes com estes preços não está muito agradável... A AMD geralmente consegue bons preços, mais pelo que Jim Keller reportou, esta foi a primeira vez depois do Athlon 64 que os engenheiros ficaram "livres" para trabalhar, e não trancafiados em fazer um produto de custo produtivo menor. Espero que meu upgrade seja para o ZEN, aguardando ociosamente...

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, francisramon disse:

@Contiusa Eu compreendo suas porcentagens, mais não entendi de onde vem esses resultados que estais mostrando; eu sempre utilizei Intel+Nvidia, mais tive sempre problemas (falta de sorte talvez), depois que mudei para a AMD, estou muito bem com o FX8320e e R9 390 da powercolor; espero mesmo que o Zen seja um "monstro", pois o mercado precisa, o consumidor precisa e até mesmo a própria Intel precisa, pois estas "melhoras" que vem mostrando em seus lançamentos recentes com estes preços não está muito agradável... A AMD geralmente consegue bons preços, mais pelo que Jim Keller reportou, esta foi a primeira vez depois do Athlon 64 que os engenheiros ficaram "livres" para trabalhar, e não trancafiados em fazer um produto de custo produtivo menor. Espero que meu upgrade seja para o ZEN, aguardando ociosamente...

São valores de testes conhecidos (Cinebench) de sites conhecidos (AnandTech). O PassMark também não é muito diferente dos resultados do Cinebench.

Quando eles saírem, vão ser feitos testes em vários programas, mas o Cinebench costuma ser uma boa referência de desempenho multithread / single thread.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Contiusa disse:

i5-6600K ------> 8-10% mais fraco do que o i7-3770K (Cinebench)

i5-6600K ------> 8-10% mais fraco do que o i5-7600K (Cinebench) - tem sido o padrão e já saíram testes do i7-7700K com valores parecidos.

Podemos dizer que o i5-7600K será mais ou menos no nível do i7-3770K, correto? 

Errado, por que um I7 3770k tem 8 threads e um I5 7600k tem apenas 4 e isso em atividades que se aproveitam dos diversos threads do processador (renderização e outros) faz com que o 3770k seja melhor do que um 7600k.

4 horas atrás, Contiusa disse:

Se lá atrás nós vimos que o SR3 pode vir tão forte quanto um i7-3770K e o SR3 pode vir parecido com o i7-3770K, poderíamos dizer que:

O SR3 pode vir tão forte (ou mais) do que o i5-7600K?

Se for realmente dessa forma, podemos dizer com certeza que no geral o SR3 será melhor do que um I5 7600k, sendo que um I5 6600k custa hoje na faixa de US$ 220,00 e esse SR3 possivelmente virá custando os US$ 150,00.

Eu quero isso, mas duvido que aconteça.

Postado

Como um anuncio já faz diferença numa Multi-global:

49cad63e5c2e4ef481a7800ef271c172.png

adicionado 7 minutos depois

Para comparação:

daa057e3c3664d98932ae9e488b0752c.png

adicionado 13 minutos depois

@Zucchini @Contiusa Quanto ao SR3, varias noticias, do "rumor", saíram falando que o i3-7350K passou um i5-4670K e i5-6400:

http://adrenaline.uol.com.br/2016/11/24/46939/supostos-testes-do-core-i3-7350k-mostram-cpu-superando-core-i5-6400-e-4670k/

Então já acho natural que o SR3 esteja num "Tier" acima dos atuais, i3.

Quanto ao SR5, se ele tiver um desempenho, pelo menos igual ao i7-6700K ou i7-6800, vai ser um show de bola.

Postado

Esses novos processadores vão ser "exclusivos" para render ou semelhantes ???

porque honestamente... um i5 6400 (o + vagabundo)tem segurado até mesmo a  gtx1080 em full hd

eu sei q essa gpu n é direcionada a essa resolução mas vamos la...

pelo pouco q eu sei, aumentando a resolução diminui o trabalho do processador e aumenta o stress da gpu

então qual o foco desses nvs processadores e dos tops sexta geração

Postado
8 minutos atrás, DcBarbosa disse:

porque honestamente... um i5 6400 (o + vagabundo)tem segurado até mesmo a  gtx1080 em full hd

*FHD 60hz. Se for em 144hz, ai a história muda...

9 minutos atrás, DcBarbosa disse:

pelo pouco q eu sei, aumentando a resolução diminui o trabalho do processador e aumenta o stress da gpu

Tá ai um erro comum... aumentar a resolução não diminui o trabalho do processador coisa nenhuma! A única coisa que faz é aumentar o trabalho da GPU, mas isso não muda nada na CPU.

11 minutos atrás, DcBarbosa disse:

Com Zen eu não sei (depois que sair eu te digo o foco deles), mas o foco da 6ª geração foi implementar melhores recursos, como por exemplo DDR4, mais lanes, melhor suporte para USB, etc, além de pequenas melhoras na iGPU, desempenho e consumo de energia.

• Curtir 3
Postado
8 horas atrás, zOpek disse:

Quanto ao SR3, varias noticias, do "rumor", saíram falando que o i3-7350K passou um i5-4670K e i5-6400:

http://adrenaline.uol.com.br/2016/11/24/46939/supostos-testes-do-core-i3-7350k-mostram-cpu-superando-core-i5-6400-e-4670k/

Mas isso eles estão falando em single thread. A Intel sempre deu um gás no i3 e no Pentium quando preciso, vide o G3258 desbloqueado que era um monstrinho. Acho que alguns i3 costumam vir com o desempenho parecido dos i5 em single thread. Tem que dar uma conferida.

Mas o artigo está mal escrito. Eles dizem "Esse resultado impressiona também porque não ficou longe no modo multi-core, onde os dois processadores fazem pontuações na casa dos 10 a 14 mil pontos, pouca coisa acima considerando que o 7350K está na desvantagem por possuir apenas dois núcleos."

O que eles querem dizer com isso? Respectivamente? Porque o i3 marcou 10 no teste em miltithread. Então o i5-4670K marcaria 14? Aí não daria. Ou os dois marcaram entre 10 e 14 em vários testes? Confuso.

Mas se o i5-4670K está um pouco acima em multithread e o i5-6600K é 13% mais forte do que o i5-4670K (Cinebench ST), o i5-7600K pode ser entre 25-30% mais forte do que o i3-7350K, não? O que colocaria o SR3 no mesmo patamar.

Mas são rumores de todos os lados. Ninguém sabe como a AMD fez esse cálculo de "40%", se é em single thread ou multithread (ou em qual programa foi), e todos sabem que os FX perdem desempenho quando trabalham em módulos. Mas fazendo um chute por alto, pode ser que venha assim. Ou até melhor. A AMD tem passado certa confiança no discurso deles e quem fez foi o Jim Keller.

Eu torço.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
21 horas atrás, DcBarbosa disse:

No mercado PC, não tem essa de processador central exclusivo pra algo, não nos últimos 30-40 anos. ;)

Pode ser que ele seja fodástico em render por ter uma força enorme em multiprocessamento, algo que esperamos que não seja, pois o Bulldozer foi assim e foi um dos motivos pra ele ser um fiasco moderado. (os outros foram o alto consumo e dissipação térmica, ponto que não foi compensado pelo desempenho no mercado de servidores, o mais importante).

Esperamos que o Zen seja bom em multi por ser forte em single-thread, como são os Intel Core.

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, DcBarbosa disse:

@Evandro Falo "exclusivo" porque n vejo razão para por processadores como 6600k ou i7 em maquinas destinadas a jogos ja que o ganho comparado a um 6400 é menor que 5fps

Depende do jogo, além disso um computador domestico não é usado apenas para uma coisa, como exemplo um de nossos moderadores é estudante de engenharia civil, então além de usar o computador para jogar ele também roda outros tipos de programas que dependem de um bom processador.

Alguém que joga pode também querer fazer stream ou postar videos em seu canal do youtube, ter um processador forte permite que ele manipule seus videos mais rapidamente e reduz a chance de gargalo durante as streams. Alguém precise de um bom computador profissionalmente pode usar esse mesmo computador pra jogar nas horas vagas.

Não faria sentido colocar um processador muito potente em um console, afinal ele server apenas para jogos e como media center, mas em um computador a gama de possibilidades é muito maior, mas sim, se você vai unica e exclusivamente jogar e quer economizar uma graninha, pode ir de I5.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
55 minutos atrás, DcBarbosa disse:

@Evandro Falo "exclusivo" porque n vejo razão para por processadores como 6600k ou i7 em maquinas destinadas a jogos ja que o ganho comparado a um 6400 é menor que 5fps

Mas o mercado não gira em torno dos jogos, ele gira em torno dos servidores, e lá faz sentido a Intel ter um monstro com 10, 20 núcleos físicos rodando a 2 GHz e sendo péssimo pra jogos. ;)

O FX só não ficou forte neste meio por causa do consumo, coisa que esperamos que o Zen seja diferente.

Ah, e isso nos jogos de hoje, vai se saber se com os óculos de VR se o processador não vai acabar sendo mais demandado?

• Curtir 1
Postado
Em 01/12/2016 às 22:26, DcBarbosa disse:

Essa informação é a mais disseminada mas a lógica usada por trás dela não tem sentido algum.

Enfim, vamos a um valor absoluto aqui

1920x1080 = 2.073.600 pixels

3840x2160 = 8.294.400 pixels

Por isso que se tu fizer a quantidade de pixels do 4k dividido por 4 vai chegar na quantidade de pixels do fullHD.

Okey, dito isso, vamos as considerações... em uma resolução maior, se tem mais pixels e maior quantidade de informações para processar. Então obviamente quando se trabalha enfiando tudo que cálculo no processador pra ficar tirando proveito de todos esses pixels, ele vai ter que trabalhar muito mais pra dar conta do recado e não menos!!!

O que acontece por aí é que: Pegam uma placa de vídeo e colocam a coitada pra funcionar em uma resolução 4k da vida, sendo que, nem a gtx 1080 dá conta de rodar jogos atuais em 4k acima de 60 fps!!!!!!!!! Oscilando entre 20 a 40 fps! É sério!!!  Aí é que vem a piada, a placa de vídeo vai no seu limite, e a comunicação com o processador fica comprometida, a tal das Draw Calls, e é isso! O processador não é mais usado ali devido a comunicação sobrecarregada com a placa de vídeo! Então seu uso cai lá de 98,99% pra 30%.

Tudo isso devido as Draw Calls!!!!!!!!!!!!!!!!!

O mesmo teste tu pode fazer alterando a resolução de jogos no seu próprio pc e mensurando o uso de CPU, a partir do momento que a placa de vídeo começar a parar de dar conta, o uso do CPU vai ser reduzido consideravelmente.

Então, não, isso é conto de fadas de que vai precisar menos processador pra maiores resoluções, vai precisar é de mais!!! Muito mais! Nem existe processador e gpu que ainda consigam maximizar o que pode ser feito em resolução 4k ainda!!... Pode chutar mais umas gerações pra frente pra sentir essa diferença!

Então, por mais que seja bonito, ainda é algo meio distante do nosso dia a dia... Netflix da vida tem pouca coisa em 4k, tv nem se fala, jogos? Hummm.... fazer sli de 1080 e pagar mais  um monitor 4K? entendi..... só se eu barganhar um fígado, dois rins, 1/2 litro de sangue e de brinde enviar as córneas junto com 3 sacas de feijão e um carneiro!

Lendo a sua pergunta, me veio uma dúvida interessante... como os zen vão se sair no 4k??? A intel tem a tal da Iris, que até hoje eu ainda não sei se deixou de ser um quebra galho.

Postado

o evento do dia 13, mostrará o que especificamente?? Em janeiro aparecerá ja no mercado brasileiro algum processador Zen? Estou ansioso para montar uma maquina nova, e torço para que os ZEN surpreenda a todos.

Postado
6 horas atrás, Anderson K disse:

O que acontece por aí é que: Pegam uma placa de vídeo e colocam a coitada pra funcionar em uma resolução 4k da vida, sendo que, nem a gtx 1080 dá conta de rodar jogos atuais em 4k acima de 60 fps!!!!!!!!! Oscilando entre 20 a 40 fps! É sério!!!  Aí é que vem a piada, a placa de vídeo vai no seu limite, e a comunicação com o processador fica comprometida, a tal das Draw Calls, e é isso! O processador não é mais usado ali devido a comunicação sobrecarregada com a placa de vídeo! Então seu uso cai lá de 98,99% pra 30%.

Então um um i7 6xxx ou i5 6600 iria aprensentar maior uso (%) do que um 6400, ja que iria sofrer menos c draw  callS ?

Sei que este post é diretamente para o ZEN, mas td isso é curioso para mim. Pretendia trocar meu FX6300 por um i5 skylake, após um tempo de lançado ainda n vi motivo para esse upgrade... agora eu penso em aguardar o ZEN ou kabylake, mas ja n me empolgo tanto em fazer esse investimento no meu pc de jogos (que vai permanecer limitado ao full hd por um  bom tempinho ainda), provavelmente pegue apenas um notebook novo com i5 6ª/7ª ou um macbook pró (que revenderia após alguns anos d uso)

Postado
Em 01/12/2016 às 23:26, DcBarbosa disse:

acho que esta se baseando nos testes de lojas que querem empurrar i5 , o i5 é um quad core apesar de um fps alto não quer dizer que esta rodando com qualidade , o cpu tem que ter uma folga em relação a gpu , quando o cpu bate 100% pode vir congeladas chatas pessoal que joga competitivo de forma mais seria isto atrapalhar .

os processadores estão muito caros , os cpus não evoluíram o que deveriam evoluir ,evoluiu só o preço , a primeira geração do icore era muito cara a segunda geração veio com preço bom , com falta de concorrência a intel a foi dando só dando uma garibada nos produtos e mantendo valor , hoje temos vgas com mais que o dobro de potencia que as de 2012 custando igual ou até menos 

Postado

@DcBarbosaAhhhh, não! Tecnicamente um 6700 vai trabalhar menos e ter mais margem do que um 6600 pra baixo! Mas não por causa das draw calls, e sim por ter características que fazem ele ser mais rápido e parrudo que os i5!

A questão é meio complexa pois é um situação multifatorial.

O mais impactante é a relação da placa de vídeo com o processador, mas vou deixar um vídeo, que por mais que pareça duvidoso, é bem intencionado e tenta passar o que realmente se passa! A questão central é: O que leva o processador a ficar com folga? Essa é a pergunta! Pode ser que ele seja muito potente e realmente execute tudo o que tu queira com folga, ou pode ser que a gpu ou outro componente anda sofrendo ao ponto de parar de requisitar o cpu e por isso, se criou uma "folga"!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Anderson K disse:

Essa informação é a mais disseminada mas a lógica usada por trás dela não tem sentido algum.

Enfim, vamos a um valor absoluto aqui

1920x1080 = 2.073.600 pixels

3840x2160 = 8.294.400 pixels

Por isso que se tu fizer a quantidade de pixels do 4k dividido por 4 vai chegar na quantidade de pixels do fullHD.

Okey, dito isso, vamos as considerações... em uma resolução maior, se tem mais pixels e maior quantidade de informações para processar. Então obviamente quando se trabalha enfiando tudo que cálculo no processador pra ficar tirando proveito de todos esses pixels, ele vai ter que trabalhar muito mais pra dar conta do recado e não menos!!!

O mesmo teste tu pode fazer alterando a resolução de jogos no seu próprio pc e mensurando o uso de CPU, a partir do momento que a placa de vídeo começar a parar de dar conta, o uso do CPU vai ser reduzido consideravelmente.

Então, não, isso é conto de fadas de que vai precisar menos processador pra maiores resoluções, vai precisar é de mais!!! Muito mais! Nem existe processador e gpu que ainda consigam maximizar o que pode ser feito em resolução 4k ainda!!... Pode chutar mais umas gerações pra frente pra sentir essa diferença!

Então, por mais que seja bonito, ainda é algo meio distante do nosso dia a dia... Netflix da vida tem pouca coisa em 4k, tv nem se fala, jogos? Hummm.... fazer sli de 1080 e pagar mais  um monitor 4K? entendi..... só se eu barganhar um fígado, dois rins, 1/2 litro de sangue e de brinde enviar as córneas junto com 3 sacas de feijão e um carneiro!

Lendo a sua pergunta, me veio uma dúvida interessante... como os zen vão se sair no 4k??? A intel tem a tal da Iris, que até hoje eu ainda não sei se deixou de ser um quebra galho.

Tem mais pixels pra processar e precisa de mais memória pra alocar texturas gigantescas, MAS, dependendo da densidade desta tela, você pode usar pouco AA, e esse sempre foi o recurso que mais demandou poder de processamento. ;)

11 horas atrás, Maikao100 disse:

o evento do dia 13, mostrará o que especificamente?? Em janeiro aparecerá ja no mercado brasileiro algum processador Zen? Estou ansioso para montar uma maquina nova, e torço para que os ZEN surpreenda a todos.

Dia 13 provavelmente será o Zen, aqui em Fevereiro, segundo o que ouvi por aí. ;)

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Anderson K disse:

@DcBarbosaAhhhh, não! Tecnicamente um 6700 vai trabalhar menos e ter mais margem do que um 6600 pra baixo! Mas não por causa das draw calls, e sim por ter características que fazem ele ser mais rápido e parrudo que os i5!

A questão é meio complexa pois é um situação multifatorial.

O mais impactante é a relação da placa de vídeo com o processador, mas vou deixar um vídeo, que por mais que pareça duvidoso, é bem intencionado e tenta passar o que realmente se passa! A questão central é: O que leva o processador a ficar com folga? Essa é a pergunta! Pode ser que ele seja muito potente e realmente execute tudo o que tu queira com folga, ou pode ser que a gpu ou outro componente anda sofrendo ao ponto de parar de requisitar o cpu e por isso, se criou uma "folga"!

este vídeo não explica o por que realmente ocorre o gargalo , o gargalo ocorre pela quantidade de quadros por segundo , se o cpu só consegue desenhar 50 quadros por segundo a gpu vai ficar limitada a isto mesmo que ela consiga 100 quadros 

neste vídeo a partir dos 7 minutos mostra como são os gráficos feitos pelo cpu antes de enviar para a gpu termina-los 

Postado

@EvandroBom saber! E eu achando que hoje em dia quem mais sofria era a gpu, já que elas continuaram progredindo muito! 

@piterfragaAhhh, isso seria o gargalo na sua forma mais nítida! Como no caso de um i3 6100 com uma gtx 1080, mas aí é que está, o resultado seria uso de cpu em 100% e o de gpu bem abaixo disso, o que é diferente da gpu atingir 100% e o processador por causa disso ficar ocioso! Esse que é o pulo do gato, vou ver se tomo vergonha na cara e tento explicar melhor mais tarde. :D

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...