Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen - Pré-lançamento


Evandro

Posts recomendados

  • Coordenador
9 horas atrás, Ryudo disse:

Usar processador AMD já virou questão cultural?

Não. Mas ignorar fatores como eficiência energética na hora de comprar componentes é comum por aqui. Uma coisa é o consumidor conhecer e julgar à sua maneira, mas aqui o padrão é ignorar.

 

9 horas atrás, Ryudo disse:

Nos foruns só o que se vê são pessoas defendendo o uso dos Intel.

Na maioria das vezes os processadores Intel tem sido melhores opções de compra. Infelizmente é assim. Isso foi ficando mais e mais consolidado conforme as gerações passavam. São poucos os usos que dão vantagem aos processadores FX, tornando-os melhores opções de compra. 

 

Eu torço muito para que a AMD consiga recuperar sua força de mercado anterior, porque não é isso que vem acontecendo. Felizmente os Zen parecem ser muito interessantes. 

 

9 horas atrás, Ryudo disse:

Se fosse a maioria, não teria sido o fracasso que é.

A maioria das pessoas que compra esses processadores FX pensa em usar para jogos. E nesse ponto os processadores Intel são quase sempre melhores opções. 

 

9 horas atrás, Ryudo disse:

E se a mísera diferença no gasto de energia entre processadores fizer toda essa diferença pra algum usuário, esse cara provavelmente nem deve comprar um PC gamer pra inicio de conversa.  

O primeiro ponto é que o FX-8350 não deve ser comparado com o Core i7-4770K. São processadores de patamares diferentes. Comparação mais justa seria com o Core i5-4670K. O segundo ponto é que estamos falando da Quarta Geração, sendo que a Sétima já está sendo lançada. Daí você vê a diferença da eficiência energética (que é o que havia sido colocado como objeto de discussão) só aumentar. No mais, não é interessante sair comparando diretamente nossa situação com a do exterior e, por último, mísero é conceito pessoal e envolve mais de um ponto (economia, ecologia, resfriamento e por aí vai).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Evandro disse:

Com certeza, ainda tem gente que acha que "AMD esquenta", que "só Intel presta" e que "placa de vídeo é jefórsse de cuatrogigabáite".
 

Nos fóruns se recomenta Intel pra todo lado pois eles são, muito frequentemente, a melhor compra.

 

Volte pra 2005 e você vai ver o contrário, e assim as coisas vão.

 

Tem toda a razão. E eu também indicaria skylake. O que não acho legal para o forum é o exagero, que acaba gerando desinformação.
 

@Foxwalt  Em um teste de desempenho que fiz no jogo GTA 5 (considerado cpu bound) por exemplo, o FX 8370e @4.7GHZ ficou no máximo com 10fps a menos do que o 4790k @4.5ghz (10fps pra baixo), com a mesma GPU (gtx1060) e utilizando a mesma preset em ambas as CPUs. Já o 6700k dá uns picos de 20fps de vantagem em cima desse FX (8370e @4.7) em certas partes, com o mesmo jogo. E o 6700k chega a dar uns 10~15fps a mais do que o 4790k, algumas vezes bem mais do que isso. Então seguindo a lógica de alguns usuários aqui, Poderíamos dizer que o 4790k já está apresentando "gargalo". Entende onde quero chegar ? 

 

Quanto a questão da energia, a menos que o cara trabalhe com edições pesadas ou algo do tipo, dificilmente ele vai fazer o processador consumir uma quantidade de energia que seja relevante na conta. 

 

Óbvio que o skylake (dependendo da CPU) é muito mais vantajoso por uma série de motivos ( mais eficiente, mais atual, mais potente). Mas o desempenho dos FX não é esse monstro de 7 cabeças que dizem, e em praticamente tudo que testei aqui o resultado foi satisfatório e próximo dos mais novos. Pelo menos até agora, e com a GTX 1060...  Tem muita gente também usando windows 7, chipset limitado e reclamando do desempenho. Tem um tópico aqui no forum que o cara usou um xeon pra jogo e reclamou do desempenho...

 

Baseado nas propagandas e testes, eu creio que esses Zen vão ser algo próximo aos skylake. Pelo menos assim espero, e que sejam mais baratos, nem que tenham desempenho um pouco inferior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Ryudo disse:

Baseado nas propagandas e testes, eu creio que esses Zen vão ser algo próximo aos skylake.

 

Pelo que tudo indica eles vão ter um desempenho semelhante dos Intel-E, que são mais fracos em single thread do que os LGA 115X. 

 

Rolam rumores de que o AMD 6850K (octacore) vai custar US$ 300 e pode estar no nível de um i7-5960X ou superior, já que eles ainda estão brincando com o clock.

 

Ou seja, se os "rumores" se confirmarem, a Intel teria que reformular toda a linha LGA 115X e importar os hexacore e octacore da linha E e dizimar os preços.

 

Tudo rumores, mas seria ótimo finalmente poder comprar um hexacore potente pelo preço de um i5. Ou então um octacore da AMD.

 

Mas se pelos rumores já estão empurrando para março, desanima legal. Qualquer atraso já coloca no segundo semestre, e assim por diante.

adicionado 6 minutos depois

 

Parece muito bom para ser verdade, mas quem sabe...

http://www.tweaktown.com/news/54945/amd-zen-16-cpu-threads-intel-beating-perf-300/index.html

 

O atraso é que mata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, marcelogon disse:

6C/12T, por um preço um pouco maior que um Core i5..

 

Se eles baterem a meta de ganho de performance que prometeram, teremos um novo Rei no pedaço..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @GabrielLP14 Cara é tipo pegar um dinheiro para um Palio e comprar um Civic no México.

Os FX são bons, mas pensa comigo, eles já tem 5 a 6 anos, na época, o TOP era um Core2Quad Extreme e as primeiras versões do i7 X. E diferentes deles, ele sobreviveu para mostrar ainda o 32Nm vivo. O custo/Beneficio é excelente e durou por uns 4 anos, que é considerado um século na Tecnologia.

Eu comparo ele a soldado, sem pernas (tecnologia Bulldozer) que atravessou um campo de minas (Gerações da Intel) e perdeu apenas 2 braços, mas ainda respira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, zOpek disse:

@RS Faria @GabrielLP14 Cara é tipo pegar um dinheiro para um Palio e comprar um Civic no México.

Os FX são bons, mas pensa comigo, eles já tem 5 a 6 anos, na época, o TOP era um Core2Quad Extreme e as primeiras versões do i7 X. E diferentes deles, ele sobreviveu para mostrar ainda o 32Nm vivo. O custo/Beneficio é excelente e durou por uns 4 anos, que é considerado um século na Tecnologia.

Eu comparo ele a soldado, sem pernas (tecnologia Bulldozer) que atravessou um campo de minas (Gerações da Intel) e perdeu apenas 2 braços, mas ainda respira.

 

Mas hoje não tem mais dentes e está com septicemia. Haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado ontem:

 

Citação

 

Thank you very much for your message.

The AM4 socket will have a different hole spacing than the old AM3. That means you will need new mounting parts if you want to keep your Matterhorn Black for your new AM4 processor.

We are going to offer free mounting parts for all our CPU-coolers as soon as AM4 will be released. If it's finally released and you need those new mounting parts, please use following form:

 

http://www.alpenfoehn.de/en/kontakt-...e-parts-demand

 

If you have any other question, feel free to contact us.

Mit freundlichen Grüßen / With best regards

Sven Fortenbacher
Vertrieb / Sales"

 

 

Tradução livre:

 

Citação

 

Muito obrigado por nos contatar.

O soquete AM4 terá um espaçamento de furos diferente do antigo AM3. Isso significa que você vai precisar de novas peças de fixação caso queira usar o seu Matterhorn Black no novo processador AM4.

Nós vamos oferecer peças de montagem grátis para todos os nossos CPU coolers assim que o AM4 for lançado. Se ele for finalmente lançado (Zen) e você precisar dessas novas peças de fixação, por favor, use o seguinte formulário:

 

http://www.alpenfoehn.de/en/kontakt-...e-parts-demand

 

Se você tiver qualquer outra dúvida, não hesite em nos contatar.

Atenciosamente,

Sven Fortenbacher
Vendas

 

 

Quero ver como vai ser aqui... Acredito que vai ter gente que vai ficar na mão.

 

Mas está uma confusão essa coisa de compatibilidade. Cada um diz uma coisa, mas se os fabricantes já estão fabricando adaptadores é porque não é universal. Acho que a Noctua também está preparando adaptadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Contiusa disse:

Postado ontem:

 

 

Tradução livre:

 

 

Quero ver como vai ser aqui... Acredito que vai ter gente que vai ficar na mão.

 

Mas está uma confusão essa coisa de compatibilidade. Cada um diz uma coisa, mas se os fabricantes já estão fabricando adaptadores é porque não é universal. Acho que a Noctua também está preparando adaptadores.

a cara eu estou torcendo para que seja bom mesmo de acordo com os "ssupostos testes" que vi 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, marcelogon disse:

@Contiusa

 

Tenho um corsair H80i, será que terá adaptador para ele?

 

Está muito confuso essa história. Acho que só na hora que sair que vamos saber. Mas se o suporte desse cooler disse que a furação mudou... Mas aí eu leio que não mudou. Outros que só vai afetar coolers que usam aquela moldura do AM3. Cada um diz uma coisa.

 

Por exemplo, da própria AMD:

 

Citação

 

Thermalright Co., Ltd.

For all AMD fans out there, we have good news. AMD has just informed us, that the new ‪#AM4‬ CPUs will use the standard mounting holes that has become the norm since AM2. This means, all Thermalright coolers will be compatible to the new ‪#Zen‬ processors.

 

 

Depois a Thermalright se corrige e diz que foi Informação falsa da filial da AMD da Alemanha:

 

Citação

AMD-USA told us that AMD-Germany had given us false information. AM4 will use new mounting material. We are sorry for the confusion.

 

Eles também podem mudar de uma hora para a outra e mexer na altura ou até na furação, sei lá. Só quando sair. Pode ser que a Corsair forneça adaptadores se necessário, mas este negócio de "escreve que a gente manda de grátis" não combina muito com Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://fudzilla.com/news/processors/42231-zen-pricing-document-shows-four-skus-under-500

 

Zen SR7 Special / 8 cores / 16 threads - U$ 500,00.
Zen SR7 Standard / 8 cores / 16 threads - U$ 350,00.

Zen SR5 Mid-range / 6 cores / 12 threads - U$ 250,00.

Zen SR3 Entry level / 4 cores / 8 threads - U$ 150,00.

 

Se vierem fortes em IPC e os rumores se concretizarem, vai dar uma balançada forte no mercado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, zOpek disse:

@Contiusa Nossa, reparei que esses ZEN's parecem os FX com double threads.

 

Mas os núcleos são independentes, então é um Hyper Thread mais ou menos como nos Intel.

 

Se vier forte, o i3 vai morrer para jogos. Já deveria ter morrido há tempos. Melhor ainda se levar o i5 de carona, que também já está com o pé na cova para games. Ou então começa a vender i5 pelo preço de i3.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um I5 6600 está um pouco mais barato que o SR5 e o I7 6700 ta custando US$ 305,00. Vai ser vantagem se o SR3 for melhor que um I5 e o SR5 melhor do que um I7. No entanto é possivel que o SR3 tenha desempenho de I3, o SR5 de um I5 e o SR7 de um I7, se for isso fica tudo do mesmo jeito. kkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini aí não mudaria muita coisa, porque quem tem Intel não vai migrar de plataforma para economizar trocados. 

 

Mas se o SR7 tem o mesmo IPC de um i7-5960X, o SR3 vai naturalmente ter um IPC maior em single thread. Teoricamente nós teríamos um SR3 (8 threads) com o desempenho single thread do i7-4770K. Mas seria muita coisa. 56% de ganho em relação ao FX-4350, por exemplo, ao invés dos 40%. Mas eles estão dizendo que será mais de 40%. Já para um i7-3770K fica só 43%, dentro da previsão da AMD. Nada mal para um processador de $150, não?

 

Já pensou? :lol: Aí eu quero ver um Coffe Lake de seis núcleos com a potência single thread de um i7-6700K pelo preço de um i7 normal. Até mais barato. Torcendo aqui.

 

Mas essa hype não é boa para a AMD, porque se os chips não entregarem o que as pessoas estão mais ou menos esperando, será um Bulldozer II. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Contiusa disse:

Teoricamente nós teríamos um SR3 (8 threads) com o desempenho single thread do i7-4770K.

Desculpa, mas isso eu acho impossível, desempenho de 4770k (já que segundo o que disse o desempenho single thread é o mesmo e eles possuem a mesma quantidade de núcleos e threads) por US$ 150,00. E não digo impossível nem por causa do desempenho, mas do preço x desempenho.

 

Bem, mas torço para que seja verdade, se for, melhor para nós, mas duvido que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidades: https://www.computerbase.de/2016-11/amd-zen-preview-event-13.-dezember-livestream/

 

Tomará que o CdH volte com tudo com as noticias e as analises, eu curtia ler elas.

 

Link Oficial do Evento de Previa do ZEN no New Horizon: http://www.amd.com/en-us/innovations/new-horizon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!