Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
23 horas atrás, Maikao100 disse:

Uai brow, agora fiquei na dúvida?! Nao sei se vi alguem postando isso ou foi algo da AMD mesmo. Só sei te falar que fiquei bem desanimado!

Teve um rumor não muito velho de que seria outubro. ;)

22 horas atrás, Contiusa disse:

Do que eu sei, 2016 inteiro foi falado que seria no quarto trimestre do ano. Em agosto ou setembro começaram a sair as notícias de que tinha sido adiado para 2017. Eu acho que a última notícia tinha sido "oficial", mas não lembro qual site. E já estamos em outubro e ninguém fala nada, então...

Com essa notícia postada pelo Evandro, com certeza será em janeiro (se não adiarem de novo).

"Com certeza" né?
Rumor é sempre rumor, embora existam rumores e rumores, e o Dailytech não é o boteco do xita.

Outra coisa sobre rumor, seja ele onde for, é saber quem ganha e quem perde com ele.

Pensem nisso. ^_^

• Curtir 2
Postado

A Linha AMD Zen de Cpus e APus estão demorando bastante para serem lançadas e também a nova linha de GPUs AMD na arquitetura Vega.

Eu ainda acho que um AMD Zen octa-core vai ter um desempenho semelhante um Intel i7 5960x octa-core, tanto em desempenho single, multi e em jogos.

Torcendo para que a AMD traga suporte a triple e quad-channel às APUs, também para que na arquitetura Vega traga concorrentes à altura da GTX 1070, GTX 1080, GTX 1080 TI(futuro) e TITAN XP, afinal de contas concorrência favorece nós consumidores.

Postado
2 horas atrás, Evandro disse:

Teve um rumor não muito velho de que seria outubro. ;)

Mas o fabricante sempre anuncia o lançamento um tempo antes, não? Se fosse em outubro a AMD já teria feito um anúncio oficial. Até porque eles mandam as amostras para sites de reviews e todo mundo já sabe um tempo antes que dia tal o NDA expira.

• Membro VIP
Postado
Em 06/10/2016 às 23:42, Contiusa disse:

Mas o fabricante sempre anuncia o lançamento um tempo antes, não? Se fosse em outubro a AMD já teria feito um anúncio oficial. Até porque eles mandam as amostras para sites de reviews e todo mundo já sabe um tempo antes que dia tal o NDA expira.

Geralmente eles anunciam o planejamento com o Roadmap com alguns anos de antecipação (empresa de capital aberto tem que aradar acionista), mas, aí é que está, o futuro é incerto.

Eu não me lembro mesmo do roadmap do Zen.

Procurando, achei estes:

http://wccftech.com/amd-roadmap-2016-2017-leaked-zen/

E aí fala em 2017, mas é um post de 2 meses atrás.

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, Youko.Youkai disse:

@OCCT lol, essa tu viajou, pelas notícias o zen ganha pouco do i5 4690x '-'

Se eles disseram que aumentou mais de 40% em single thread, pode ser, sim, porque os hexacore e os octacore da Intel são fracos em single thread. O i7 5960X é ligeiramente mais fraco do que o i7-3770K em single thread. Por exemplo, um A10 6800K marca 100 pontos no Cinebench R15 em single thread. O i7 5960X marca 140. O FX 8350 acho que marca 90 alguma coisa. É só fazer as contas.

Mas entre dizer e fazer vai um grande espaço. Aconteceu isso com os Bulldozer. Chegou na hora de produzir em massa e o chip saiu bem pior.

E os testes todos são rumores. Mesmo a AMD dizer "mais de 40%" pode depender de testes tendenciosos, marketing, etc.

Só mesmo quando lançarem. Ou semanas antes, porque aí começam a vazar samples de produção na Ásia, que às vezes são verdadeiros.

• Curtir 1
Postado

@edu.dnb se é o que eu li a respeito, esse teste é com open source, o que faz a gente ficar com uma pulga enorme atrás da orelha. Sinal de que eles obviamente prepararam o teste para favorecer o Zen. E eles não informaram os sistemas, metodologia, nada. Eu não acredito mais nessa conversa fiada da AMD. Só vendo para crer.

Mas é como eu falei, se o que eles falam é verdadeiro, de que será mais de 40% de ganho, pode sim ingualar ou passar a Intel. Mas eles não tem cumprido com as promessas, então...

Postado

Infelizmente a AMD só deixou desconfiança perante os usuários. No meu ponto de vista, não há mais vídeos ou artigos que nos convença. O negócio é esperar essa demora pra ver se é isso tudo mesmo que anunciaram (espero que seja, pois pretendo montar outra máquina e gostaria muito dessa nova plataforma :confused:)

• Membro VIP
Postado
Em 10/10/2016 às 17:17, Contiusa disse:

Se eles disseram que aumentou mais de 40% em single thread, pode ser, sim, porque os hexacore e os octacore da Intel são fracos em single thread. O i7 5960X é ligeiramente mais fraco do que o i7-3770K em single thread. Por exemplo, um A10 6800K marca 100 pontos no Cinebench R15 em single thread. O i7 5960X marca 140. O FX 8350 acho que marca 90 alguma coisa. É só fazer as contas.

Mas entre dizer e fazer vai um grande espaço. Aconteceu isso com os Bulldozer. Chegou na hora de produzir em massa e o chip saiu bem pior.

E os testes todos são rumores. Mesmo a AMD dizer "mais de 40%" pode depender de testes tendenciosos, marketing, etc.

Só mesmo quando lançarem. Ou semanas antes, porque aí começam a vazar samples de produção na Ásia, que às vezes são verdadeiros.

Fraco em single?
Ô patrão, aí não, isso é o Bulldozer e derivados. ;)

Sobre os 40%, sempre é tendencioso, vão pegar aquele cálculo pra galinha esférica e no vácuo pra resolver o problema dela não botar ovos. :D

Postado
1 minuto atrás, Evandro disse:

Fraco em single?

Hahahaha! Fraco em relação aos quad core com HT. O i7-6900K (acho que é o octacore mais forte) só é 7% mais forte do que o meu i7-3770K em single thread, e a minha CPU é de 2012.

Então fica bem mais fácil para um octacore da AMD chegar perto. Na verdade, se esses 40% forem verdadeiros, seria um feito e tanto, porque não é fácil juntar oito núcleos pontentes no mesmo chip. Por isso que eles são mais fracos.

Ou eles podem estar dizendo "mais de 40%" com os quad core. 

Postado

faz tempo que a amd vinha emendando uma coisa na outra ,desde o m2 que sempre mantem compatível o soquete novo com cpu da geração passada , neste rolo todo da amd na época do primeiro phenom que foi muito ruim depois vieram os phenom 2 que eram bons de logo depois veio o x6 , com o bulldozer a pouco tempo a amd veio admitir que foi um projeto de cortar custos reclamaram que o processo de fabricação de 32nn os limitavam de colocar núcleos inteiros no cpu 

eu acredito que o zen sera um bom processador , só tenho medo que não tenha cpus de bom custo beneficio , espero que continue tendo cpu x6 que parece ser meio difícil pelos desenhos que vi 

Postado

Torço realmente para o processador Zen dar certo, pois sempre utiizei Intel, atualmente estou utilizando o FX8320E combinado a R9 390, e para o mercado em si, é bom que a AMD acerte desta vez, parece que essa mulher tá colocando as coisas nos eichos... Gostei desta notícia, que fala sobre a criptografia das memórias...

http://wccftech.com/amd-zen-encryption-sme-sev-hw-based-sha/

Postado

@Youko.Youkai @Contiusa @Evandro @francisramon @francisramon  @piterfraga @Maikao100

Galera eu me baseio por este vídeo vazado:

E analisando este teste no blender feito pelo tom's hardware onde compara só CPUs Intel. oi7 6950x, i7 6900k, i7 5960x:

blender.png

No vídeo o Zen foi testado em 3ghz no mesmo clock  do i7 6900k, onde o Zen foi um pouco melhor; porém existem rumores de que o Zen octa-core viria com clock stock de 2.8 ghz e no vídeo  fizeram overclock para 3ghz.

Se Zen octa-core vier com clock stock de 2.8 ghz ficará com desempenho inferior ao i7 6900k e parecido com i7 5960x, mas se vier com o clock de 3ghz ficará um pouco melhor que o i7 6900k.

A minha aposta é que o Zen octa-core vai vir com desempenho geral semelhante ao i7 5960x.

Segundo a AMD os 40% de aumento de ipc é frente os Excavator a última linha de APUs lançadas esse ano para notebooks, mas os Piledriver que são os FX 6300, FX 8350 e mais antigos o aumento do ipc será em torno de 60%, visto que os Excavator já tem ipc melhor que os Piledriver.

• Curtir 2
Postado

@OCCT pode ser possível, sim, até porque, como eu disse, os octacore e deca core da Intel são bem mais fracos em single thread do que os quad core. Não seria um pulo absurdo de IPC para alcançar um i7 5960X (ainda que 40%+ é bastante coisa).

A questão é: esse teste (já um pouco antigo) foi feito com um aplicativo open source e a AMD pode ter mexido nos algarítimos da forma que ela bem entendeu. Comparar clock por clock também não é ideal, já que o i7 5960X é uma arquitetura antiga que já está raspando o tacho do que ainda sobrou para melhorar. Pelo Zen ser novo, ele deve ter um ratio bem melhor de clock / IPC. Se bem que o i7 5960X não deve chegar aos 3.5GHz nesses benchs pelo escalonamento.

Eles também não forneceram as especificações do teste, se os dois sistemas eram exatamente iguais ou se o setup do hardware favorecia a AMD de alguma forma.

Também não sabemos se esses 40%+ de IPC são nos Zen quad cores, que normalmente tem um IPC maior do que os octacores.

Como a AMD lança esses testes miraculosos, faz um bafafá tremendo e depois decepciona feio, eu fico com um pé atrás. Só vendo.

adicionado 2 minutos depois

Mas eu acho que o Zen pode arrebentar como plataforma gamer. Imagine um FX-8350 sem gargalo de compartilhamento com os módulos, de algorítimos modernos e 40%+ em IPC? Como os i5 já estão com a corda no pescoço, eles podem ser "enterrados" com a chegada do Zen.

Vai depender do preço também.

Postado

@Contiusa

Eu ainda aposto que virá com desempenho semelhante um i7 5960x devido os Zen usarem o mesmo esquema SMT da Intel onde cada núcleo físico tem a adição de núcleo lógico.

Neste teste aí do Blender sabemos que:

i7 6900k = clock stock 3.2 ghz + 16 Threads + SMT

i7 5960x = clock stock 3.0 ghz + 16 Threads + SMT

Zen octa = clock stock ou overclock 3.0 ghz + 16 Threads + SMT

Mas não podemos confiar na AMD na época dos bulldozer levantou muitas espectativas, a minha maior confiança está no Jim Keller que projetou os Atlhon 64 e agora os Zen.

Postado

@Contiusa

Mas... os bulldozer não foi o jim keller que projetou.

Lembre-se que ele projetou os Atlhon XP e Atlhon 64 os maiores calos no pé da Intel, foi contratado somente para projetar os Zen, talvez outro calo?

Postado
59 minutos atrás, OCCT disse:

@Youko.Youkai @Contiusa @Evandro @francisramon @francisramon  @piterfraga @Maikao100

Galera eu me baseio por este vídeo vazado:

E analisando este teste no blender feito pelo tom's hardware onde compara só CPUs Intel. oi7 6950x, i7 6900k, i7 5960x:

blender.png

No vídeo o Zen foi testado em 3ghz no mesmo clock  do i7 6900k, onde o Zen foi um pouco melhor; porém existem rumores de que o Zen octa-core viria com clock stock de 2.8 ghz e no vídeo  fizeram overclock para 3ghz.

Se Zen octa-core vier com clock stock de 2.8 ghz ficará com desempenho inferior ao i7 6900k e parecido com i7 5960x, mas se vier com o clock de 3ghz ficará um pouco melhor que o i7 6900k.

A minha aposta é que o Zen octa-core vai vir com desempenho geral semelhante ao i7 5960x.

Segundo a AMD os 40% de aumento de ipc é frente os Excavator a última linha de APUs lançadas esse ano para notebooks, mas os Piledriver que são os FX 6300, FX 8350 e mais antigos o aumento do ipc será em torno de 60%, visto que os Excavator já tem ipc melhor que os Piledriver.

no cinebench os bulldozer até que tinham boa performance ,problema do bulldozer foi os games , o uso de cpu em jogos mal passava de 4 núcleos a comunicação do bulldozer com a vga é ruim 

outro assunto no começo eu tinha entendido que o zen seria 1 núcleo e 4 thead agora esta parecido com i7 

Postado

@piterfraga

Os Piledriver ainda são melhores que os Bulldozer, tem mais unidades fp, maior ipc, menor tdp, menor consumo, mais desempenho Multi-Thread.

Em renderização, codificação de imagem e vídeo que demandam processamento um FX 6350, FX 8350 são excelentes opções o que manda é maior desempenho Multi-Thread,paga-se mais barato por desempenho Multi-Thread frente aos Intel; já em jogos o que determina melhor desempenho geralmente é clock alto + ipc alto, 4 núcleos físicos e HT sendo que neste combo quanto mais força em Multi-Thread beneficia jogos CPU BOUND.

O problema é que para os FX serem explorados, dependem de otimização no software para múltiplos núcleos, já os Intel devido o ipc elevado qualquer software mal otimizado vai rodar melhor nos Intel devido o ipc elevado, aí que está a chave do sucesso dos, i3, i5, i7.

Sem falar que um programador leva mais tempo e trabalho para otimizar um software em Multi-Thread amigo.

Já os Zen tem uma arquitetura diferente dos Bulldozer/Pilidriver, são baseados nos i7 atuais.

A base do projeto da arquitetura Zen é 1 módulo quad-core que comporta 4 núcleos físicos e 4 núcleos lógicos, cada módulo com núcleos físicos inteiros, onde cada núcleo físico tem se cache L1 e L2 individual, diferente dos Bulldozer/Piledriver onde eram compartilhados, este módulo quad-core tem um cache L3 compartilhado.

O octa-core Zen vai vir com 2 módulos quad-core, onde cada módulo com seu cache L3.

Veja que um Zen octa-core tem dois cache L3.

Veja que um i7 6900k octa-core tem 1 cache L3 compartilhado para os 8 núcleos físicos.

Outro detalhe é que pelo que já foi divulgado os Zen não usarão mais o barramento Hyper Transport, mas um novo barramento ou link, com menos latência e maior largura de banda reduzindo o gargalo na comunicação.

Parece que o chipset em alguns modelos virá junto com o processador, mas estou na dúvida devido já terem sido anunciados placas mães soquete AM4 com os respectivos chipset low-end, mid-end e high-end.

Outra ressalva é o baixo tdp, pelo que já se sabe um Zen octa-core vai ter tdp de 95 watts, se vier realmente com desempenho geral semelhante aos octa-cores da Intel vai ser um grande avanço.

Enfim, os Zen usarão esquema SMT e também módulos.

• Curtir 1
Postado

é quase certo então que o zen minimo terá 4 núcleos sem ht  como um  i5 , 1 módulo com ht desabilitado 

outro modelo mais popular 4 núcleos e 8 theads , 1 modulo completo 

poderá ter modelos mais top tipo 2 módulos ht desativado 8 núcleos 8 theads

e o completão  

• 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...