Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen Série 1000 - Pós-lançamento


Posts recomendados

eu vou fazer uma modificação aqui, percebi que entre o dissipador  dos mosfet da parte superior e os resistores tinha muito espaço, e o espaço era preenchido por uma espuma tipo pasta térmica, mais eu sei que pasta térmica tem muito mais resistência a transmissão de calor do que o  metal, vou arrumar um amalgama de dentista pra colocar em cima dos resistores quando consertar e coloco pasta térmica bem fina so entre o amalgama e os resistores/ dissipador.

adicionado 3 minutos depois

quando usamos no2 o ar frio que sai da camara de nitrogenio quando agente joga cai sobre os vrm/mosfets/resistores e esfria tudo, por isso fica mais fácil fazer over com nitrogenio/gelo seco, fica caindo ar super frio sobre os vrm, ja com agua é o contrario, não bate nem um ventinho e o vrm sofre.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava torcendo para que você postar mais um monte de testes! Degradou bem rápido! Mas se os fabricantes conseguissem contornar esse problema ai seria show... daria para fazer um "Over" maneiro nesses Ryzen! Para mim a AMD já conseguiu um feito enorme em igualar o IPC ao Skylake/Kabylake, a diferença agora está basicamente no clock. É improvável um processador AMD Ryzen com características equivalentes superar os Intel (Ex: R5 1500x VS I7 7700) em todos os testes afinal tem uma diferente muito grande de clock entre eles, no exemplo que eu dei acima são 3.5 Ghz do R5 contra 4.2 Ghz do I7. Para o lado workstation a coisa muda de figura, pois ambos estão com clock próximos e os programas utilizam muito bem todos os recursos e treads que o processador oferece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse não é um problema contornável eu acho, por causa de um recurso que eu ativei a tensão ia muito acima de 1,7v  quando sob stress, em um forum gringo me convenci de que a msi 370 titanium deve aguentar mais, temos que considerar que são  8 núcleos muito fortes, precisa de muita tensão, não acho que updates de bios vão resolver isso, e fazer uma placa-mãe usina de força também não é legal, o ideal vai ser eles lançarem os próximos ryzen amadurecidos como são os kaby lake, acredito que os próximos vão vir bem exagerados mesmo, vamos esperar, pra quem queria saber sobre cinebench em multi aqui dava quase 22 mil pontos, deu pra ficar feliz enquanto durou mais pensando bem agora, não recomendo ninguém fazer isso, quem projeta uma placa-mãe dessas sabe muito bem o que está fazendo e se ela não da conta é porque não era pra ir mesmo... se bem que eu fiquei encucado com esse ultimo update de bios, mais não tem nada que podemos fazer agora a não ser esperar e rodar com no maximo 1,45v mesmo sem mexer nos  cpu power capability, recomendo mo  maximo subir todo o load line calibration pra evitar mudanças briscas de tensão que fazer o cpu desligar pra os corajosos que querer chegar em 4.5

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Diêgo Fávero da Silva disse:

a diferença agora está basicamente no clock.

 

1 hora atrás, Diêgo Fávero da Silva disse:

Para o lado workstation a coisa muda de figura, pois ambos estão com clock próximos e os programas utilizam muito bem todos os recursos e treads que o processador oferece.

não é bem assim, existe o Intel Core i7-6950X, que mesmo em 3.3ghz bate nos ryzen...

acho q o importante pra proxima geração ryzen, ou principalmente para a raven ridge, é que subam a quantidade de cache, o 6950x tem 25m de cache, o raven ridge parece que vai ter uma bucetada de cache hbm, espero que o negocio de computação assicrona permita esse cache hbm do iGPU seja usado como cache quando tivermos uma gpu dedicada instalada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wesley Sidney

 

Sua placa-mãe queimou?

 

Cara eu sugiro comprar mobo nova melhor que a antiga e eu acho que você exagerou ao subir o vcore(1.7v pode queimar facilmente qualquer mobo não só AMD Ryzen); até onde sei subir vcore demais pode queimar a mobo, em qualquer plataforma.

 

O mais importante é conseguir deixar as temperaturas do conjunto dentro do permitido, não é obrigatório você usar o 1800x somente em 4.5 ghz; seria bacana você tentar reduzir os clocks e fazer testes entre 4ghz e 4.5 ghz achando equilíbrio; outra solução é esquematizar a refrigeração do gabinete no ar frio que entra e ar quente que sai, te afirmo que pode fazer diferença nas temperaturas.

 

Sugiro para ter melhor desempenho no Ryzen desativar todas as opções de economia de energia, desativar o apm na bios ou opção semelhante e deixar no Windows o modo de alto desempenho ativado; baixa este software que ele desativa os núcleos adormecidos em qualquer CPU seja AMD ou Intel:

http://www.coderbag.com/programming-c/disable-cpu-core-parking-utility

 

Esta dica acima melhora desempenho em jogos mal otimizados para Ryzen.

 

Posso te reafirmar que updates de bios e até mesmo bios modificadas podem afetar no quesito do vcore e melhorar o OC me CPU seja Intel ou AMD, tenho experiência em overclock com plataforma Intel lga 775 Core 2 Quad( difícil de overclock e com multiplicador travado) e AMD FX.

 

O teste do OCCT da forma que te disse foi como já fui orientado aqui no fórum e testando nos overclocks; sugiro fortemente criar um tópico em específico na sala overclock, posta toda sua configuração, prints da bios que pode ajudar muita gente e nós também podemos te ajudar, tem muita gente que manja de overclock mais do que eu aqui no fórum e peço ajuda do usuário @Contiusa para dar dicas e melhorar o esquema da refrigeração aí do seu conjunto.


Valeu!

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zopek

 

Gostei deste canal; ele ultimamente está testando Ryzen e Intel em overclock e memórias com clock diversos incluindo 3.600 mhz além de toda a parte de software atualizada.

 

Tem casos que um i7 7700k em 5ghz roda com menos fps alguns jogos que um Ryzen 1600x 4 ghz; definitivamente a AMD está conquistando o marketing dela aos poucos novamente, o estrago dos Bulldozer foi pesado demais. 

 

@Anderson K

Subir vcore demais nunca é recomendado em qualquer overclock seja Intel ou AMD, pode queimar a placa-mãe e  até em alguns casos o CPU.

 

O erro dele foi ter subido o vcore demais, tem que ter cuidado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT Justamente! Mas aí é que tá, essas primeiras placas mães sobem no máximo até o que? 1,4? 1,375 Com segurança? O que quero dizer é, não me parece ser o processador o limitante com mais v mas sim a placa-mãe. Me corrija se estiver errado: Um projeto pra 1,5 talvez não seria mais interessante se for feito de maneira que fique estável?  Talvez eu esteja viajando aqui!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson K

 

Em toda plataforma que você pretende fazer overclock a placa-mãe influencia diretamente, o projeto dela influi muito, o chipset, features dentro da mobo para OC, suporte as memórias etc.

 

No caso dele era notável que tava usando vcore acima de 1.5v, o VRM esquentando demais; já era a hora de reduzir o overclock e vcore abaixo de 1.5 ou pelo menos desativar o turbo e tentar deixar o clock padrão em 4ghz que é o máximo do turbo e assim ir adaptando, como a mobo já foi só uma nova pesquisando na internet boa para overclock.

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wesley Sidney Mas os 6950X são 10c\20t, mesmo com um OC violento os Ryzen sofreriam muito para chegar perto dele ja que ele tem 2c\4t a mais.

 

Mas, isso comparando plataforma Mainstream da AMD com entusiasta da intel, quando sair a X399 entusiasta da AMD com os 12c\24t -16c\32t - 24c\48t as coisas vão mudar bastante xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

 

Outro detalhe pouco comentando é que tanto i7 6900k quanto 1800x tem o clock turbo máximo de 4ghz; e veja que em testes single(geralmente o turbo é usado dependendo da aplicação) dá empate e multi-thread o 1800x ganha; olha o tdp do 1800x = 95W do i7 6900k = 140W.

 

Em produtividade que é o foco dos dois; o 1800x bate geral um i7 6900k.

 

O Ryzen 2 vai ser um avalanche em cima da Intel.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, OCCT disse:

@Anderson K

 

No caso dele era notável que tava usando vcore acima de 1.5v, o VRM esquentando demais; já era a hora de reduzir o overclock e vcore abaixo de 1.5 ou pelo menos desativar o turbo e tentar deixar o clock padrão em 4ghz que é o máximo do turbo e assim ir adaptando, como a mobo já foi só uma nova pesquisando na internet boa para overclock.

 

 

 

 

 

 

eu também tenho alguns records no hwbot em fx, manjo um pouquinho, turbo ja estava desabilitado sim, c6, q&q,  apm, e mais um monte de controle de redução de energia, de fato nada estava parando o oc a não ser a temperatura, nada travava, nada desligava, se eu nao tivesse desligado tanta proteção certamente não teria queimado mais também não teria tanta estabilidade.

e se você manja de oc com fx deve saber que as fabricantes fizeram placas de até 300w para os fx, aqui elas foram muito otimistas graças a amd falando maravilhas de como o zen é econômico e tal imaginaram que jamais iam usar 200w... eu tava usando tensão de fx 9590 aqui kkkkkkkkkk

1 hora atrás, Anderson K disse:

Vendo esse seu overclock que acabou danificando a placa-mãe, vi esse vídeo agora pouco:

Basicamente abre uma premissa interessante, e se tiver placa-mãe pra funcionar bem a 1,5 ao invés de 1,3?

 

de fato eu cheguei na mesma conclusão desse cara ai, é um bom video, tanto é que quando eu comecei a fazer o over na sexta eu ja sabia que ia queimar... mais imaginei que  durasse um pouquinho mais,  quando um mosfet bateu 110ºc eu comecei a fazer gambiarra pra resfriar mais essas coisas não são assim... vou no paraguai sexta que vem buscar mercadoria e procuro essa msi titanium, acho que ela vai aguentar um pouquinho mais, so que o melhor mesmo vai ser o amadurecimento da plataforma em alguns meses naturalmente tudo vai funcionar melhor com bios, placas mãe e os Pinnacle Ridge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diêgo Fávero da Silva

 

Verdade, o i7 6950x não tem concorrente direto, quem trabalha com renderização em Cinema 4D por exemplo tem a alternativa de fazer um overclock no 1800x para 4ghz que já iguala ou supera a performance de um i7 6950x; mas o preço que você paga para ter uma máquina que renderiza igual o i7 6950x é infinitamente menor pegando o 1800x.


Em render no Cinema4D que usa puro processamento a performance com todos em stock fica  assim:

 

http://www.guru3d.com/index.php?ct=articles&action=file&id=30458

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião sincera sobre os Ryzen 5:

 

Bem, temos visto que aqueles rumores que Ryzen vai muito superior a Intel não ocorreu, mesmo. Mas ainda tem muito chão para caminhar.

Mesmo não tendo nenhum deles na mão (por enquanto), eu tenho algumas coisas interessantes para dizer sobre esses Ryzen.

Pode haver algumas pérolas minhas, podem corrigir.

 

IPC----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

De acordo com as noticias que tivemos aqui, postados pelos usuarios do CdH, os Ryzen vem sendo projetados a 3~4 anos.

Se formos compararmos o modelo mais básico dos Ryzens, o R5 1400, com um topo da AMD da linha FX, pego de exemplo o FX-8370, vemos um salto absurdo. Antes de qualquer lançamento, lembro dos preços desse FX, era algo de R$800 a R$900. Ou seja, até pouco tempo atrás, ele era mais caro que esse modelo do R5 em lançamento.

Também, através de vários review e gameplays, que o R5 é superior ao FX, mesmo em stock. Isso mostra a evolução do IPC, pois o clock máximo de 3.4Ghz do R5 1400 faz mais que 4.3Ghz do FX.

Isso faz que ele tenha um desempenho superior até ao i5-4670K e chegando próximo ao i7-4790K. Dito isso, o clock base e turbo do i5-4670K é de 3.4Ghz e 3.8Ghz, isso também faz se pressupor que o IPC é maior que a linha Haswell da Intel.

O próximo passo seria os Skylakes:

Percebi que também que o provável alvo da AMD eram os Skylakes e não os Kabylakes, visto que essa 7ª gen foi adiantada por parte da Intel.

Peguei de exemplo o i7-6700:

Um teste sintético: http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i7-6700-vs-AMD-Ryzen-5-1400/3515vs3922

No testes desse site, mostra o i7-6700 com 19% de vantagem. A mesma diferença entre clocks (3.4Ghz e 4.0Ghz).

Ou seja, se travar o i7-6700 sem seu clock base, seria literalmente muito similar ao R5-1400. Isso pode "concluir" que os Ryzen tem IPC de Skylake.

 

Overclock-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um problema que aparentemente não tem explicação, isso faz que aquelas noticias de XFR poderoso e 5.0Ghz no AR serem totalmente falsas e isso foi broxante. O XFR nada mais é que um "Turbo Boost" do Turbo Boost, dando no máximo 200Mhz em modelos de mais qualidade.

Outra coisa é parede dos 4.1Ghz, parece que não há como passa-la com ar ou wc, apenas com LN2. As VRM não tem suporte para passar acima desse clock, por enquanto é muito ruim fazer OC. Entretanto o ganho de desempenho com o OC é muito alto mesmo atingindo esse bloqueio dos 4.1. Por diabos a AMD projetou algo bom de OC que tem um bloqueio secreto?

 

Preço------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse é trunfo da arquitetura, preços competitivos mesmo em lançamento. Isso faz a escolha de um I5 se tornar bem especifico para determinada tarefa, porque em geral, R5s estão sobrando em cima deles no custo/benefício.

Única coisa ruim são as MOBOS, ainda muito salgadas pelo que oferecem, talvez seja a procura elevada ou a falta de estoque, vejamos os próximos meses.

 

Futuras revisões----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu estava de olho inicialmente no R7 1700X, depois do anuncio que não veria com cooler, mudei para o R7 1700.

Mas depois do custo-brasil, fazendo o preço passar de R$ 1,200, planejo ficar com R5 1600, que seria natural para substituir meu FX-6300@ 4.6Ghz.

Porém algo me chamou atenção:

amd-ryzen-nomenclatura-mini-artigo-1.jpg

Anota ai, tenho 90% de certeza que haverá uma versão revisada até outubro, pelo menos dos R7. E isso fez eu adiar a minha aquisição.

 

Teste em multi threads e games-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu uso muito aplicativos que usam muito núcleos, por isso fiquei atrás de benchmarks. Foi surpreendente, por exemplo, R5 1400 é melhor que i7-7700K nesse tipo de situações mesmo custando R$500 a menos.

Em games, houve controversas, em alguns os Kabylakes foram melhores e em outros foram parelhos. Isso faz a teoria do IPC e do OC lá em cima entrar em ação.

Mesmo considerando por exemplo, que R5 1600 é mais fraco que i7-7700K, a diferença de preço dos KITS fazem o custo/benefício ser favorável ao lado AMD.

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!