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Onde conectar os conectores da bomba e da fan do Water Cooler?


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1 minuto atrás, Foxwalt disse:

Não. Elas saem, assim como se estivesse instalado do outro jeito. Mas a chance de entrarem quase inexiste. Se você colocar com as mangueiras para cima, é bem mais fácil ocorrer. Instalar com as mangueiras para cima não é errado, mas também não é o ideal. O @Contiusa descreve isso no tópico dele.

 

Water cooler nenhum é pressurizado. E boa parte sequer é cheia até o limite e já vem naturalmente com ar lá dentro.

 

Acho que entendi. Obrigado pela informação sobre as mangueiras, pois como não sabia dessa possibilidade nem sequer iria perguntar a respeito. O bom é que agora que irei começar a utilizar WaterCoolers vou ter uma opinião mais concreta a respeito desse sistema de refrigeração.

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agora, Foxwalt disse:

@raulgrangeiro Você já instalou o seu? Mande uma foto depois para checarmos e ver o visual. ;)

 

Apenas complementando o que eu disse anteriormente, water cooler é selado, não pressurizado. São coisas bem diferentes.

 

Ainda não chegou. Deve chegar semana que vem. Mando sim, sem problemas :thumbsup:

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2 minutos atrás, Foxwalt disse:

@raulgrangeiro Atenção também na hora da montagem para prender firmemente o bloco. Deixar solto é algo relativamente comum.

 

Qual pasta térmica vai usar?

 

Vou observar isso também :)

 

Vou usar a Arctic MX-4. Coloquei ela na minha GTX 970 e gostei do desempenho: não diminuiu a temperatura porque a placa já é bem fria, mas diminuiu a rotação das fans para a mesma temperatura, então acho que ela vai ser boa pro CPU também.

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Olha, longe de duvidar de ninguém, mas não vem pressurizado?????

O ar sai sozinho????

Gostaria de ver um vídeo simulando essa situação para poder entender como ocorre já que foge do padrão, a não ser que tenha algum dispositivo especial para isso assim como por exemplo aquele dispositivo à venda na praça que promete que o ar não irá mover o ponteiro do hidrôtro caseiro, com isso não ocasionar consumo indevido.

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1 hora atrás, Foxwalt disse:

Water cooler nenhum é pressurizado. E boa parte sequer é cheia até o limite e já vem naturalmente com ar lá dentro.

 

É verdade. Dos que eu testei, e já são 8 eu acho, dois vieram com muito ar. Primeiro o H55, que veio cheio pela metade e eu fiz o RMA. Agora o MasterLiquid 240, que está fazendo muito barulho de bolha se eu virar o radiador (também vou fazer o RMA). O H75 veio com um pouquinho de ar, e o resto eu não percebi.

 

Logo que abrir a caixa eu recomendo testar a bomba fora do gabinete (em uma fonte sobrando se tiver) e balançar o radiador para ver se tem muito ar. Girar o radiador também com a bomba ligada para ver se sobe bolha. Se não tiver muito ar e se a bomba estiver funcionando direito (depois é bom plugar na placa-mãe para conferir a rotação da bomba), dá para instalar e não se preocupar muito. Se quebrar, é porque quebrou mesmo, não porque chegou meia boca.

 

Igual memória. Não é bom passar um memtest assim que instala no micro? :D:lol: não fiz em nenhuma das minhas...

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@misterjohn Aí é a técnica de montagem, porém ele realmente não é pressurizado, se fosse, poderia arrebentar o sistema, pois seria pressão interna com a pressão quando o liquido expandisse com o calor. Fora que quando se abre um WC selado, não tem despressurização.

 

 

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1 hora atrás, raulgrangeiro disse:

Vou usar a Arctic MX-4. Coloquei ela na minha GTX 970 e gostei do desempenho: não diminuiu a temperatura porque a placa já é bem fria, mas diminuiu a rotação das fans para a mesma temperatura, então acho que ela vai ser boa pro CPU também.

É boa pasta. Aqui eu coloquei a Master Gel Maker Nano na minha placa de vídeo e o efeito foi o mesmo: a temperatura não abaixou, mas os fans claramente estão girando mais lentamente e fazendo menos barulho, o que é ótimo.

 

41 minutos atrás, misterjohn disse:

Olha, longe de duvidar de ninguém, mas não vem pressurizado?????

O ar sai sozinho????

Não, não tem pressurização alguma em water cooler. Não sei de onde você tirou isso. E o ar não sai, continua lá dentro, quietinho no radiador. O problema é ele sair do radiador e entrar na bomba.

 

43 minutos atrás, misterjohn disse:

Gostaria de ver um vídeo simulando essa situação para poder entender como ocorre já que foge do padrão, a não ser que tenha algum dispositivo especial para isso assim como por exemplo aquele dispositivo à venda na praça que promete que o ar não irá mover o ponteiro do hidrôtro caseiro, com isso não ocasionar consumo indevido.

Não tem nada fugindo do padrão, já que o que você acredita não existe. É selado, não pressurizado.

 

10 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

Aí é a técnica de montagem, porém ele realmente não é pressurizado, se fosse, poderia arrebentar o sistema, pois seria pressão interna com a pressão quando o liquido expandisse com o calor.

Não faria sentido pressurizar isso de qualquer forma. E nem é aplicável.

adicionado 6 minutos depois
24 minutos atrás, Contiusa disse:

Logo que abrir a caixa eu recomendo testar a bomba fora do gabinete (em uma fonte sobrando se tiver) e balançar o radiador para ver se tem muito ar. Girar o radiador também com a bomba ligada para ver se sobe bolha. Se não tiver muito ar e se a bomba estiver funcionando direito (depois é bom plugar na placa-mãe para conferir a rotação da bomba), dá para instalar e não se preocupar muito. Se quebrar, é porque quebrou mesmo, não porque chegou meia boca.

 

Igual memória. Não é bom passar um memtest assim que instala no micro? :D:lol: não fiz em nenhuma das minhas...

Fiz isso logo que meu cooler chegou. Deixei também operando algumas horas fora da máquina para verificar se estava tudo ok antes de instalar.

 

É importante fazer checagem para qualquer componente. Outro dia comprei um HD de 500GB "novo" que veio com mais de 2.000 horas de uso... Voltei na loja, troquei por um realmente novo e nunca mais entrei lá. Acabei de comprar um notebook usado, fiz questão de ficar um tempo testando ele na sala do cara, que é um dos meus professores, antes de levar...

adicionado 8 minutos depois

@raulgrangeiro Essa dica de testar fora da máquina antes é muito boa. Faça isso se puder, pode evitar grandes dores de cabeça.

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24 minutos atrás, Foxwalt disse:

É boa pasta. Aqui eu coloquei a Master Gel Maker Nano na minha placa de vídeo e o efeito foi o mesmo: a temperatura não abaixou, mas os fans claramente estão girando mais lentamente e fazendo menos barulho, o que é ótimo.

 

É importante fazer checagem para qualquer componente. Outro dia comprei um HD de 500GB "novo" que veio com mais de 2.000 horas de uso... Voltei na loja, troquei por um realmente novo e nunca mais entrei lá. Acabei de comprar um notebook usado, fiz questão de ficar um tempo testando ele na sala do cara, que é um dos meus professores, antes de levar...

adicionado 8 minutos depois

@raulgrangeiro Essa dica de testar fora da máquina antes é muito boa. Faça isso se puder, pode evitar grandes dores de cabeça.

 

Essa Master Gel Maker vi algumas pessoas falando. Ela é melhor que a que acompanha os coolers da marca? :)

 

Vou fazer isso de testar fora, me parece sensato realmente.

 

Vi em alguns reviews uma carta enviada pela própria Cooler Master avisando que na primeira inicialização o MasterLiquid vai fazer um barulho de bolhas, mas que depois para. Mas isso não caracterizaria pouca água no sistema? Entretanto eles oferecem 2 anos de garantia no Brasil (perguntei na página oficial do facebook). O que acham disso? É problema?

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@Foxwalt é que quando veem a palavra "bomba" já pensam na pressão, no fundo existe sim pressão, nas mangueiras e tal por conta do bombeamento, porém no fim o sistema é "sem pressão", pois o resultado final não é  um sistema hermético só com água que ai a pressão da bomba ficaria evidente, enfim, na prática detalhar isso só vai confundir mais, no final, não é pressurizado, pois esse conceito é diretamente ligado ao sistema em sim, que no caso não é, pois tem Ar dentro até para facilitar expansão. É que misturei uns elementos de hidráulica, pois é considerado pressurizado nas mangueiras, e chegando no radiador "não"(em aspas pois por ser selado, tem diferença de pressão ainda, ou seja é pressurizado, mas não de fato a mudar alguma coisa). No final, isso não é significativo, a diferença de pressão é pequena a ponto de não fazer diferença.

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4 horas atrás, raulgrangeiro disse:

Essa Master Gel Maker vi algumas pessoas falando. Ela é melhor que a que acompanha os coolers da marca? :)

É uma pasta térmica de alta performance. Provavelmente sim.

 

4 horas atrás, raulgrangeiro disse:

Vou fazer isso de testar fora, me parece sensato realmente.

Sempre é bom. Pode fazer na fonte da sua máquina mesmo.

 

4 horas atrás, raulgrangeiro disse:

Vi em alguns reviews uma carta enviada pela própria Cooler Master avisando que na primeira inicialização o MasterLiquid vai fazer um barulho de bolhas, mas que depois para. Mas isso não caracterizaria pouca água no sistema?

Os water coolers têm ar dentro. É inerente ao processo de montagem e é para ser assim mesmo. Desde que foi montado até ser utilizado, o ar pode parar na bomba mesmo, mas logo sai. Sobre ter pouco líquido ou não (não é água pura), basta balançar o radiador, como o @Contiusa descreveu. Ele tem vídeos que mostram situação de pouco líquido.

 

4 horas atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Foxwalt é que quando veem a palavra "bomba" já pensam na pressão, no fundo existe sim pressão, nas mangueiras e tal por conta do bombeamento, porém no fim o sistema é "sem pressão", pois o resultado final não é  um sistema hermético só com água que ai a pressão da bomba ficaria evidente, enfim, na prática detalhar isso só vai confundir mais, no final, não é pressurizado, pois esse conceito é diretamente ligado ao sistema em sim, que no caso não é, pois tem Ar dentro até para facilitar expansão. É que misturei uns elementos de hidráulica, pois é considerado pressurizado nas mangueiras, e chegando no radiador "não"(em aspas pois por ser selado, tem diferença de pressão ainda, ou seja é pressurizado, mas não de fato a mudar alguma coisa). No final, isso não é significativo, a diferença de pressão é pequena a ponto de não fazer diferença.

Mas aí são coisas diferentes. Existe sim alguma pressão decorrente da diferença de altura entre radiador e bloco e inerente ao próprio funcionamento nas mangueiras, mas ela é desprezível, como você bem apontou.

 

Não tem isso de water cooler pressurizado, como nosso colega está pensando...

 

1 hora atrás, misterjohn disse:

Qual a relação deste tópico com a discussão e qual é sua dúvida?

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Quando me referi a pressurizado talvez tenha exagerado no termo, eu quis dizer que como é um sistema hidráulico penso que tem que se drenar o ar para haver o bombeamento, se por acaso tiver presença de ar, este tem que ser retirado do sistema, e para isso precisaria de um "sangrador" ou algo semelhante, e como selado que é, teria que ter algum lugar para sair o ar, talvez a tecnologia empregada tenha meios de realizar essa função diferentemente das demais aplicações, quanto ao link postado, serve para ilustrar como funciona um water cooler, nem todos aqui sabem como, eu mesmo pensei que sabia e não sei já que não precisa pressão, mínima que seja, nem precisa saida de ar, que alias nem deveria ter ar no interior, mas não vou mais insistir no assunto.

Quem sabe dentro do bloco tenha digamos válvulas que abrem e fecham de acôrdo com as circunstâncias e necessidades, alguma coisa tem que ter do que uma simples turbininha e duas mangueiras para circular o líquido refrigerante...quando o meu H115 quebrar eu abro para solucionar o mistério, se é que existe um....

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@misterjohn importante lembrar que o vídeo que o Faria postou é de um modelo OEM, ou Original Equipment Manufacturer (Fabricante do Equipamento Original), da Asetek. 

 

O seu Corsair H115i também é OEM da Asetek. Então esse vídeo está basicamente mostrando como é a sua bomba também. Dá para ver que é bem simples, igual a uma bomba de aquário. Não tem nenhum mistério ou comportas Sci-Fy. A única diferença que esse modelo pode ter é a versão da bomba, que pode ter mudado algum detalhe, ou aletas do motor, essas coisas.

 

Mas o fabricante é o mesmo e a bomba é a mesma.

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11 horas atrás, RS Faria disse:

Esse vídeo (em inglês), tem um desmonte de um WC da Thermaltake..

 

 

 

Bem simples mesmo...

adicionado 3 minutos depois
13 horas atrás, Foxwalt disse:

É uma pasta térmica de alta performance. Provavelmente sim.

 

Vou procurar esse modelos depois pra testar. Parece-me boa opção porque o preço está praticamente igual à MX-4.

 

Sempre é bom. Pode fazer na fonte da sua máquina mesmo.

 

Vou fazer isso xD. Se o fabricante avisa que pode fazer barulho de bolhas ao ligar ele já está dizendo que há pouco líquido no sistema? Agora fiquei preocupado!

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9 horas atrás, raulgrangeiro disse:

Vou fazer isso xD. Se o fabricante avisa que pode fazer barulho de bolhas ao ligar ele já está dizendo que há pouco líquido no sistema? Agora fiquei preocupado!

Não! Como eu disse, ter um pouco de ar dentro é natural e, durante a fabricação e transporte, esse ar pode acabar parando na bomba. Por isso pode dar esse barulho no começo. Mas logo ele sai e vai para o radiador.

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15 horas atrás, Foxwalt disse:

Não! Como eu disse, ter um pouco de ar dentro é natural e, durante a fabricação e transporte, esse ar pode acabar parando na bomba. Por isso pode dar esse barulho no começo. Mas logo ele sai e vai para o radiador.

 

Certo, então vou fazer somente as verificações que vocês me falaram nesse vídeo e ficar despreocupado ;)

adicionado 0 minutos depois
8 horas atrás, misterjohn disse:

Vi o filme só não saquei como a pequena turbina gira....

 

Qual filme??

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Esse vídeo acima, aos 02:10 seg, o cara coloca a turbina e tira, ao levantar não se ve nenhum encaixe parece que fica só encostada apesar de que antes disso é mostrado uma pequena haste que parece ligar ela a parte rotativa....outra coisa estranha é aquela "coisa" que parece ter saido do sistema, o WC estava arriscado a ter um "infarto" com tantas coisas estranhas ....

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agora, misterjohn disse:

Esse vídeo acima, aos 02:10 seg, o cara coloca a turbina e tira, ao levantar não se ve nenhum encaixe parece que fica só encostada apesar de que antes disso é mostrado uma pequena haste que parece ligar ela a parte rotativa....outra coisa estranha é aquela "coisa" que parece ter saido do sistema, o WC estava arriscado a ter um "infarto" com tantas coisas estranhas ....

 

Aaaa. Bem, acho que posso explicar: o motor da bomba é montado de maneira diferente. Se você colocar um motor de ventoinha por exemplo, que tem a bobina e o rotor juntos, a água acabaria passando pelo furo do pino central que segura a hélice, e isso enferrujaria o motor por dentro. Então o que foi feito? Para que o motor gire precisa-se de um campo elétrico ao redor do eixo central, e este é gerado por bobinas (aquele monte de cobre que você vê nos motores). Para que as bobinas não entrem em contato com a água eles deixaram somente o rotor na parte que pode ter contato com a água e o ímã para manter o rotor no seu canto junto a ele. As duas bobinas ficaram na parte externa sem contato com o líquido, até porque nas bobinas passa carga elétrica, então se as bobinas ficarem molhadas podem fazer o motor entrar em curto. O campo elétrico gerado pelas bobinas passa pelas "paredes" de plástico que os separa. Então eles conseguiram fazer um motor funcional e deixar a parte elétrica não molhada. É um motor bem pensado.

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  • 2 semanas depois...
Em 01/09/2017 às 14:10, Foxwalt disse:

@raulgrangeiro Você já instalou o seu? Mande uma foto depois para checarmos e ver o visual. ;)

 

Apenas complementando o que eu disse anteriormente, water cooler é selado, não pressurizado. São coisas bem diferentes.

 

Pessoal, chegou ontem o WaterCooler e já instalei. Deu muito trabalho, mais de 3 horas de serviço, mas já explico porque.

 

O gabinete é muito pequeno, mesmo tendo boa ventilação, então tive que cortar um pequeno local dentro da carcaça, que não fica quase visível nas fotos (foto 2), para encaixar o WaterCooler na traseira do gabinete. Na parte superior não há espaço para a instalação. Não consegui deixar as mangueiras do WaterCooler para baixo porque encosta na placa de vídeo, e viradas pra cima ficaram praticamente encostadas no teto to gabinete, mas foi o único modo que consegui instalar.

 

Também não era possível instalar o radiador colado à traseira do gabinete por causa das bordas avantajadas dele, então deixei ele no Push-Pull com uma Cooler Master SickleFlow X atrás e a original do WaterCooler na frente. A ventoinha da parte detrás está ligada no meu controlador de fans, assim como todas as outras do gabinete, e a da frente (original) está ligada no CPU fan com controle de rotação e um perfil de temperatura que criei na BIOS. A bomba está ligada no Sys fan e com controle desligado, mantendo 12V direto.

 

Acima das memórias coloquei uma ventoinha Slim da PCYes, a Fury F3, pois não havia espaço para uma de tamanho normal sem encostar nas memórias, e eu não queria deixar sem fan porque iria jogar todo o ar quente da placa de vídeo, que está com overclock, em cima do radiador, aí ele não seria nada eficiente.

 

Enfim, seguem fotos de como ficou. Peço desculpas pela qualidade das fotos, mas meu quarto não tem janela, então a iluminação não fica boa.

 

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adicionado 1 minuto depois

Esqueci de dizer, mas também adicionei uma fita led na parte de cima, atrás, só para ficar legalzinho mesmo. Custou baratinho: 20,00, e já veio com conector para fonte, pronta pra instalar. :wiggle:

 

Me digam o que acharam!!

 

Fiquem com Deus!

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@raulgrangeiro eu só inverteria a direção dos fans do water cooler. Coloque os dois para dentro. Assim o radiador pega o ar frio de fora. E coloque o fan do teto como exautor para tirar o ar quente que entrar do radiador. Não vai influenciar na temperatura do gabinete e vai ficar mais frio, especialmente com a sua VGA overclocada.

 

Outro detalhe é que você precisa deixar os dois fans do radiador na mesma rotação. Ou plugue os dois na fonte e coloque o mais forte na frente (puxando do mais fraco), ou coloque os dois no CPU_FAN (com um splitter) ou coloque os dois na placa-mãe. Deixar um na placa-mãe e deixar o outro variando não fica muito bom. Pode até gastar os fans mais rápido, pois eles vão sofrer com a turbulência do outro.

  • Amei 1
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