Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Oitava e Nona geração - Pós-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

4 minutos atrás, OCCT disse:

@Atretador

 

Chipsets Z170 e Z270 são os lga 1151 v1 que em teoria não são retrocompativei com 8ª gen e 9ª gen?

 

 

Da para fazer mod.

 

E mais uma limitacao de software imposta pela Intel do que uma limitacao fisica das mobos.

8a e 9a gen adicionou alguns pinos para entrega de energia, mas as mobos antigas ja aguentavam um tranco legal em energia.

Ate porque as novas, na grande maioria, tem VRMs estão ***** quanto a geração anterior.

 

Foi mais um controle de vendas, ja que a Intel nao tinha CPUs suficiente para vender, ja que foi adiantado em varios meses os lancamentos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
12 horas atrás, Evandro disse:

Na moral... a UMA coisa boa da Intel que sempre pesava a favor era justamente ter iGPU nos processadores high end para pode facilitar a troca da placa de vídeo na hora de colocar uma melhor. Mas agora com isso, esquece, processador intel morreu, só vale usar AMD a essa altura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora vai ser moda vir CPU sem vídeo integrado e seremos forçados a usar um placa off-board para realizar simples processos e testes. (preço da evolução?)

Nona geraçao = Oitava sem onboard

O que anda salvando a Intel é o single thread, que fora isto, só lançando algo inovador.

 

Seja como for, estou preocupado com o rumo que vai tomar as futuras gerações (tanto Intel como AMD)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, rodrigops disse:

Eu já achava algo totalmente sem sentido processadores como i7 7700k, 8700k, 9900k... com vídeo integrado. Não sei até que ponto aumenta o TDP e o custo de produção, mas não deixa de ser um desperdício.

TDP não aumenta consideravelmente: quando inativa, não gera calor, e quando ativa, ela tem desempenho fraquinho por si só e não permite a parte da CPU esticar as pernas, e mesmo que permitisse, ainda roubaria taxa de transferência da RAM que limitaria o desempenho de qualquer jeito.

 

Quanto ao custo de produção, eu não tenho como dizer quão mais caro fica e quantos mais eles conseguiriam aproveitar para dizer se vale a pena ou não... mas o que preocupa é o preço, que até agora não deram sinais de ser significativamente mais barato, e sendo assim, a "economia" acaba não fazendo diferença para o consumidor.

 

 

Para finalizar, não é sem sentido ter iGPU coisa nenhuma. É claro que não é como se ela por si só tornasse inútil o uso da placa de vídeo, mas ela tem usos importantes sim, mesmo em processadores mais potentes. E como eu disse, é uma das principais razões pela qual Intel ainda tem vantagem no high end e, por outro lado, é justamente o contrário do lado low end da AMD: eles tem vantagem esmagadora por ter desempenho bom como a Intel, iGPU ainda mais potente que a deles e ainda aliando isso tudo ao preço baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Lost Byte disse:

Agora vai ser moda vir CPU sem vídeo integrado e seremos forçados a usar um placa off-board para realizar simples processos e testes. (preço da evolução?) 

Torço pela volta da iGPU nas Mobos. Mas ao mesmo da tempo do que algumas fabricantes vão fazer com a atualizações de Drivers e etc.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Imakuni disse:

Quanto ao custo de produção, eu não tenho como dizer quão mais caro fica e quantos mais eles conseguiriam aproveitar para dizer se vale a pena ou não... mas o que preocupa é o preço, que até agora não deram sinais de ser significativamente mais barato, e sendo assim, a "economia" acaba não fazendo diferença para o consumidor.

Como nessa geração a iGPU ainda está lá nesses modelos "F", porém desabilitada, realmente não teria um impacto no custo de fabricação e consequentemente no preço final, creio eu. Mas talvez nas próximas gerações, com arquitetura modular, faça diferença. Realmente, se não houver nenhuma vantagem evidente nesses modelos "F", não vale a pena, já que o modelo normal vem com uma iGPU de "brinde".

 

19 horas atrás, Imakuni disse:

Para finalizar, não é sem sentido ter iGPU coisa nenhuma. É claro que não é como se ela por si só tornasse inútil o uso da placa de vídeo, mas ela tem usos importantes sim, mesmo em processadores mais potentes.

Mas qual seria o uso dela com uma placa de vídeo instalada? Dá para habilitar ela de alguma forma? 

Creio que o público alvo dos modelos a que me referi: os "K", não deve usar um sistema sem uma placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 12/01/2019 às 13:10, rodrigops disse:

Eu já achava algo totalmente sem sentido processadores como i7 7700k, 8700k, 9900k... com vídeo integrado. Não sei até que ponto aumenta o TDP e o custo de produção, mas não deixa de ser um desperdício.

 

Poder usar este chip em notebooks de alto desempenho e em servidores sem precisar se ralar pra fazer chipset com chip gráfico. ;)

 

Mercado desktop é secundário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, rodrigops disse:

Mas qual seria o uso dela com uma placa de vídeo instalada? Dá para habilitar ela de alguma forma? 

Dá para habilitar sim, e os usos são vários:

  1. Em caso de defeito na placa de vídeo, o chip integrado pode ser bem útil para diagnosticar.
  2. Se você precisar de mais saídas de vídeo do que a sua placa fornece, as da placa-mãe podem suprir essa demanda.
  3. Na hora de dar um up na placa de vídeo, você pode vender a atual e usar a iGPU enquanto espera a chegada da nova.
  4. Se quiser, pode reaproveitar o PC no futuro sem precisar de uma placa de vídeo (digamos, você compra um novo daqui a 5 anos e deixa o atual para a sala de estar ou algo assim).
  5. No caso do Adobe Premiere, transforma um processador de 6 cores em um de 18 por causa da recente adição de QuickSync, que usa a iGPU em conjunto com a placa de vídeo.

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Porém, fico na duvida se este 9900kf usará o mesmo die do 9900k. Pois se sim, não fará sentido algum, gastar a parte da igpu,e desativar ela para lançar um novo proc. 

 

O que eu gostaria de ver, e o que eu acho que é, seria um reciclamento dos dies dos x299 nessa linha KF. A vantagem poderia ser na temp, já que os dies x299 são maiores, distribuem mais o calor no IHS e poderia, essa linha KF, subir mais no OC e ter temps melhores (se a intel também corrigir a ********** na espessura do silicio e usar mais solda).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Imakuni Porém, fico na duvida se este 9900kf usará o mesmo die do 9900k. Pois se sim, não fará sentido algum, gastar a parte da igpu,e desativar ela para lançar um novo proc.

 

Se o CPU estiver ótimo e o GPU ruim nos testes, faz todo o sentido usarem o mesmo die e ganharem muito mais dinheiro com a mesma peça. ;)

 

Desenhar e construir outro chip é caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Evandro disse:

Desenhar e construir outro chip é caro.

Não seria desenhar, e sim reutilizar os x299. Da mesma forma como a intel desce chips nível Xeon para x299. O que poderia levar uma série de 9900kf em 5GHz que não pegasse 80c ou mais em teste de stress.

 

2 minutos atrás, Evandro disse:

Se o CPU estiver ótimo e o GPU ruim nos testes, faz todo o sentido usarem o mesmo die e ganharem muito mais dinheiro com a mesma peça. ;)

 

Sim, porém teria que ter um percentual de falha muito grande para justificar a criação de uma série de produtos "novos". Porém é o que pra mim, tem mais chance de ocorrer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Flávio Santana Lima pode ser, tinha esquecido deste "detalhe" deles terem chipão.

 

Sobre a taxa de falhas, se sair um por bolacha por lote, já deve atender ao mercado, que dificlmente será de grande volume.

 

De qualquer forma, já tem faltado muito chip na linha deles, um a mais ou um a menos não mata. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

O Itanium e o atual problema nos 10nm devem ser os dois maiores desastres na história da Intel.
A Intel teve um projeto para extender a arquitetura x86 para 64bits e poderia ter lançado um CPU x86-64 mais de meia década antes da AMD ter lançado a extensão AMD64.
Mas aí a Intel desistiu disso e preferiu migrar para o Itanium e assim se livrar dos "clonadores" (AMD, VIA, etc), mas o resultado é que hoje é a Intel que clona o padrão AMD64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

tem algumas pegadinhas da intel na nona geração, temos que manter os olhos abertos pessoal...

 

----

 

Muito pouco ou nada se fala de nona geração aqui no forum, então decidi abrir o tópico...

 

Como podem ver nessa tabela, a nona geração é uma 8ª requentada com 100mhz a mais (genéricamente falando)

image.png.d6aabf2ae81e8a3efca33e43979217ad.png

 

 

Um I5 8400 tem praticamente a mesma média de FPS de um I5 9400f

 

Sendo que o F nesses novos processadores significa que eles não tem placa gráfica integrada

 

Ou seja, se sua placa de vídeo pifar, ou você aguarda o conserto sem poder usar o PC ou compra outra placa...

E o pior disso, ele não tem placa gráfica e tem o mesmo preço 🤔

Poxa vida Intel, o produto tem o mesmo desempenho, não tem um item que tinha no antigo e o mesmo preço ou mais caro... sério isso ?

 

Tratando-se de I7 o 9700K tem uma leve vantagem sobre o 8700K

 

Sendo que um 9700k tu vai achar a 3 mil, enquanto o 8700k tu acha por 2,2 mil

Detalhe, o 8700K tem 6 núcleos e 12 threads, enquanto o 9700k tem 8 núcleos e 8 threads🤔

 

8600K e 9600K

 

Nos I5 K, tem uma leve diferença de desempenho, mas também uma leve diferença de preço, 1400~1500 o 8600k e 1500~1600 para o 9600K

Sendo que a arquitetura da 9ª geração vai suportar over's maiores que os da 8ª, que acaba compensando muito pensar em pegar o da 9ª

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PabloSniper

Não é de agora que a Intel tem feito isto. Aconteceu o mesmo com a 6ª e 7ª geração esta quase nada de mudança e custando mais (ao que me lembre, a 7ª saiu mais em conta no Brasil devido ao valor de importação na época)

 

8 horas atrás, PabloSniper disse:

Sendo que um 9700k tu vai achar a 3 mil, enquanto o 8700k tu acha por 2,2 mil

Detalhe, o 8700K tem 6 núcleos e 12 threads, enquanto o 9700k tem 8 núcleos e 8 threads

Neste caso fica uma incógnita. Os 2 núcleos físicos a mais no 9700K pode ser uma diferença legal com o decorrer do tempo, contudo o 8700K ganha uma certa vantagem em multitarefas. Diria que o i7-8700K seria mais um intermediário do i7 e i9 de nona geração. Agora qual comprar, vai ficar a critério do consumidor final escolher, e que o melhor marketing vença.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Lost Byte disse:

@PabloSniper

Não é de agora que a Intel tem feito isto. Aconteceu o mesmo com a 6ª e 7ª geração esta quase nada de mudança e custando mais (ao que me lembre, a 7ª saiu mais em conta no Brasil devido ao valor de importação na época)

 

Neste caso fica uma incógnita. Os 2 núcleos físicos a mais no 9700K pode ser uma diferença legal com o decorrer do tempo, contudo o 8700K ganha uma certa vantagem em multitarefas. Diria que o i7-8700K seria mais um intermediário do i7 e i9 de nona geração. Agora qual comprar, vai ficar a critério do consumidor final escolher, e que o melhor marketing vença.

eu sou suspeito pra escolher sabe, depois dos FX a AMD vai precisar trabalhar 10 anos muito bem pra me convencer a comprar um AMD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, PabloSniper disse:

eu sou suspeito pra escolher sabe, depois dos FX a AMD vai precisar trabalhar 10 anos muito bem pra me convencer a comprar um AMD

Já tive um FX que só foi frustração e por causa disto fiquei com 27 pés atrás quando lançaram o Ryzen, sendo que após ver review sob review e relatos daqui e ali, hoje, tenho uma vontade imensa de ter um.

Não se apegue a marcas rapaz, isto muitas vezes só vai sugar seu bolso. (como a Intel está fazendo no momento, infelizmente)

E como tenho dito a uns tempos, Intel possui excelentes produtos pelas especificações dos processadores em si e capacidade de desempenho, entretanto pelo valor pedido, acabam sendo um péssimo custo/benefício comparado a outros produtos. Você chega a pagar o dobro do preço por um produto que não vai lhe dar o dobro de desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!