Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador realmente pode estragar o meu PC?


JoaoK

Posts recomendados

Eu estava navegando aqui no Clube do Hardware, até que vi um post falando que o estabilizador não protege realmente o PC de raios e também não filtra (alguma coisa assim) a energia como deveria, alguém pode me recomendar algum filtro de linha ou algo assim da Clamper ou alguma marca boa nesses assunto para usar só para o PC, monitor e impressora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, embora exista muita gente que prova e afirma que não funciona, eu utilizo na minha casa desde 1996, e nunca estragou nada kkkk, nunca chegou a queimar nenhuma fonte. Mas realmente ele não barra um raio por exemplo... mas apenas regula a tensão, oscilações... que em tese as fontes novas já fazem 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não faz sentido ter um estabilizador.  Fazia na década de 90.  HJ não mais.

@JoaoK Recomendo fortemente que não utilize. 

 

Se quiser uma explicação mais detalhada leia este tópico:

Se quiser proteger seu computador e outros aparelhos use um filtro de linha bom.  Por exemplo os da Clamper

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mozts disse:

 

Não, não faz nem isso. Na verdade ele faz o contrário. A cada tlec ali é um surto disparado na sua rede criado pelo estabilizador.

Ele foi criado especificamente para danificar o micro então ? Até onde eu sei o objetivo dele é manter a tensão estável. 

adicionado 0 minutos depois

@FFmarini  Não utilizo, eu uso ele apenas no meu desktop de 2012. Nada de mais, eu li tudo sobre o problema que ele causa.. porém enquanto não danificar meus aparelhos, vou continuar usando o tadinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Matheus Andrei Jankovski Antigamente as fontes eram umas porcarias... Falando de forma bem grosseira... Hoje as próprias fontes ( De qualidade ) fazem o serviço do estabilizador... Elas não precisam de "outra coisa" se metendo no trabalho que as próprias fontes podem fazer...

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Ele foi criado especificamente para danificar o micro então ? Até onde eu sei o objetivo dele é manter a tensão estável. 

Ele foi feito para proteger de surtos mas naquela época.  Entendeu?  Hj em dia fontes novas, não casam bem com estabilizadores e tem 90% de chance de queimar ou a fonte ou outro componente do seu pc.  Se você usa... o risco é seu, mas não foi por falta de aviso!  Por isso o melhor é investir em filtro de linha.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde trabalho algumas vezes dá queda de luz e os computadores que utilizavam estabilizador, as vezes desligavam, enquanto os que não tinham nem sequer um filtro de linha, continuavam ligados. O problema é que sempre, alguns dos PCs que utilizam estabilizadores queimam a fonte ou a placa-mãe. Depois disso que desmontei todos os estabilizadores que vi e fiz deles uma simples extensão com várias saídas e aproveitando o fusível. Resumindo, estabilizador estraga o PC sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu compreendo perfeitamente, eu analisei e reanalisei os videos do mestre torres. Eu concordo que as fontes novas não precisão. Mas como meu computador já ta rodando uns 6 anos com uma Corsair de 430W, não me lembro o modelo... e nunca queimou, não esquento a cabeça com ele. Ele até me ajuda reduzir a sensação de choque no meu notebook na falta do aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Ele foi criado especificamente para danificar o micro então ? Até onde eu sei o objetivo dele é manter a tensão estável. 

adicionado 0 minutos depois

@FFmarini  Não utilizo, eu uso ele apenas no meu desktop de 2012. Nada de mais, eu li tudo sobre o problema que ele causa.. porém enquanto não danificar meus aparelhos, vou continuar usando o tadinho.

Provavelmente sua fonte, bem como a maioria das fontes do mercado, conta com PFC ativo, que permite com que seu PC opere com tensões variando de 90 até 264 Volts, sem trocar nada sem sofrer nada sem atrapalhar sua vida. A necessidade de estabilizar a tensão da rede elétrica é tão significativa quanto a mosca do coco do cavalo de bandido...

 

Então o que sobra mesmo pra você, com o uso dessa tralha paleolítica, são as mazelas que ele faz recair sobre a fonte..

Grande decisão a sua!!!!!

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Ele foi criado especificamente para danificar o micro então ? Até onde eu sei o objetivo dele é manter a tensão estável. 

 

Ele foi criado para ser usado em equipamentos bem diferentes e mais precários que o mais simples eletrônico atual.

 

Ele foi criado para ser usado em TV antigas ou motores que não funcionavam direito com qualquer variação minúscula na rede, equipamentos de décadas atrás que usavam fontes lineares com estabilidade sofrível. Nesse caso usava-se um autotransformador que poderia regular essa tensão (o precursor do estabilizador).

 

Com o tempo fontes chaveadas foram utilizadas, incluindo em TVs e outros eletrônicos, a necessidade do estabilizador simplesmente acabou. Os fabricantes, muito espertos, começaram a focar no ascendente mercado de Computadores Pessoais, afinal esses são micro-eletrônicos muito sensíveis certo? Faz sentido né? Na prática não, pois um PC tem fonte chaveada e mesmo as fontes genéricas e bombas não precisam de estabilizador.

 

Então, a resposta é bem essa, em computadores ele nunca foi útil. Sua utilidade foi décadas atrás quando ainda se usava fontes lineares. Hoje? Ele só danifica qualquer equipamento ligamento na mesma rede que ele, incluindo aquele ligados em outra tomada (por o surto do seu transformador se espalha em todas direções).

 

 

adicionado 7 minutos depois
14 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Eu compreendo perfeitamente, eu analisei e reanalisei os videos do mestre torres. Eu concordo que as fontes novas não precisão. Mas como meu computador já ta rodando uns 6 anos com uma Corsair de 430W, não me lembro o modelo... e nunca queimou, não esquento a cabeça com ele. Ele até me ajuda reduzir a sensação de choque no meu notebook na falta do aterramento.

 

Provavelmente uma CX430.

 

Uma ótima fonte, capaz de funcionar em qualquer tensão de 110 até 240. Uma fonte com certas proteções e com boa qualidade de construção.

 

Ela não queimou pois é boa, mas ela está trabalhando dobrado e sofrendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, DiF disse:

Ele foi feito para proteger de surtos mas naquela época.  Entendeu?  Hj em dia fontes novas, não casam bem com estabilizadores e tem 90% de chance de queimar ou a fonte ou outro componente do seu pc.  Se você usa... o risco é seu, mas não foi por falta de aviso!  Por isso o melhor é investir em filtro de linha.

 

Os estabilizadores sequer tinham protetores contra surto. Mais tarde, por força de regulamentação, é que seus fabricantes se viram na obrigação de colocar alguma proteção contra surtos. Como nessa regulamentação não se previa a qualidade e o tamanho dessa proteção eles, os fabricantes lá colocaram a mais modesta, a menor, a mais fraca das proteções possíveis, visando redução de custos. Ai está o moderno estabilizador..

Mas sequer vou te mostrar que os antigos estabilizadores não tinham proteção pois já fiz isso umas 30 vezes ai pelo fórum, com foto e tudo mais, e não estou preocupado com seu aculturamento preguiçoso, sem pesquisa. Você é quem deveria estar preocupado com isso..

adicionado 0 minutos depois
18 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Eu compreendo perfeitamente, eu analisei e reanalisei os videos do mestre torres. Eu concordo que as fontes novas não precisão. Mas como meu computador já ta rodando uns 6 anos com uma Corsair de 430W, não me lembro o modelo... e nunca queimou, não esquento a cabeça com ele. Ele até me ajuda reduzir a sensação de choque no meu notebook na falta do aterramento.

Essa fonte conta com pfc ativo. Você sequer sabe do que sua fonte é capaz..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, faller disse:

Mas sequer vou te mostrar que os antigos estabilizadores não tinham proteção pois já fiz isso umas 30 vezes ai pelo fórum, com foto e tudo mais, e não estou preocupado com seu aculturamento preguiçoso, sem pesquisa. Você é quem deveria estar preocupado com isso..

Eu não estou preocupado, pois não uso estabilizadores já faz uns bons anos.  Mas de qualquer forma, muito obrigado pela mini-aula professor! :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na falta de aterramento, sabendo que a sensação de choque no meu notebook diminui com uso de estabilizador, qual é a recomendação de uso sr. @faller ? Não posso aterrar o local, por falta de estrutura da própria casa. Que tipo de aparelho eu poderia utilizar para fornecer um "falso aterramento" como o estabilizado faz. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 18/12/2017 às 16:44, Matheus Andrei Jankovski disse:

Ele foi criado especificamente para danificar o micro então?

Já faz algum tempo que essa é a única função dele. Além de enganar quem compra e acredita que está protegendo algo. ;)

 

Sua fonte é muito guerreira por ter sobrevivido tanto tempo com o estabilizador!

 

Estabilizadores%20x%20Corsair_zps2zhmnh1

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!