Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá queria fazer um circuito estilo o Agitador da maquina de lavar (aquela hora que fica roda pro um lado da um tempo roda pro outro ) bom então estou montando uma sobre este circuito aqui montei num protoboard oquei o motor gira ora pro um lado ora pro outro, mais esta rápido queria, e dar um tempo pra começar a rodar pro outro lado sabe um intervalo ! alguém me da uma dica aqui.    os fios brancos são o comum do rele, os 2 vermelhos na protoboard são da bobina . os pretos são do nf do rela assim como o vermelho duplo no rele é o NA. o potenciômetro é um de 100k assim como o diagram mesmo.

Flip_Flop_Relay___Circuit_Diagram(1)[1].gif

WP_20180414_14_31_02_Pro[1].jpg

• Membro VIP
Postado

troque o capacitor de tempo de 10 uF para 100 uF e verifique se ficou ok. Teste alternativas de tempo mexendo com o valor desse capacitor..

• Membro VIP
Postado

Se for importante rodar com o mesmo tempo considere um 555 50% dutty cycle

tim58a-gif.209751

Pro intervalinho é mais xatinho e com um circuito minimalista não consigo vislumbrar agora. O que me vem a mente são 3 555 (ou 1 555 +1 556). Algo como 1 oscilador e 2 monoestáveis com RC devidamente calculados claro. Quiçá  potenciometros...

Postado

Pra algo minimalista, penso em RC + transistor para formar um segundo temporizador e ligar junto com um 555.

Ou outro circuito melhor pode ser feito com RC + portas lógicas. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Mais minimalista ainda... um R do mesmo valor da R da bobina em série, Uma V o dobro da do relé, um C em paralelo com bobina relé. Ganhei...

• Haha 2
  • 2 semanas depois...
Postado

@faller testei com um de 100uf e um de 300uf o oscilador aumentou a frequencia ....creio que terei de mexer no potenciometro

adicionado 2 minutos depois
Em 15/04/2018 às 09:30, Isadora Ferraz disse:

Se for importante rodar com o mesmo tempo considere um 555 50% dutty cycle

tim58a-gif.209751

Pro intervalinho é mais xatinho e com um circuito minimalista não consigo vislumbrar agora. O que me vem a mente são 3 555 (ou 1 555 +1 556). Algo como 1 oscilador e 2 monoestáveis com RC devidamente calculados claro. Quiçá  potenciometros...

@Isadora Ferrazvou tentar montar esse circuito e ver como fica

Postado

Aproveitando o circuito da @Isadora Ferraz e colocando um tempo morto entre os ciclos. Por razões óbvias, o tempo morto deverá ser menor que cada semi-ciclo do tempo base

O circuito aquecerá menos se for utilizado 12V (menor corrente dos relés, consumo típico de 450mW).

Sem título.png

Postado

@Mestre88@Sérgio Lembo podem me ajudar, preciso de um circuito parecido com esse, o que preciso para uma câmera de segurança, ou seja movimenta para um lado, para, retorna, para é repete tudo novamente...

Esse circuito postado pelo@Sérgio Lembo  eu montei ele mas não consegui fazer funcionar do jeito que queria, o que consegui foi movimento pra um lado, retorna, para, e reinicia tudo de novo...

Podem me ajudar?

Postado

@Jaime Francisco da Silva , boa noite.

Vamos pensar nessa sequência:

1 - Movimenta para um lado. Durante um tempo ou até bater num final de curso? O final de curso pode ser contato de acionamento mecânico, fotocélula ou um transistor hall excitado por um pequeno ímã preso na parte móvel.

2 - a temporização de parada é simples.

Postado

O tempo formado por R11 e C5 corresponde a soma dos tempos em que o circuito fica parado (retardo) e andando. O tempo formado pelo resistor R16 e C8 corresponde ao tempo de parada (retardo).

você descreveu que apenas um dos retardos está acontecendo.

1 - O que retarda a entrada de RL1 é o transistor Q1 com o capacitor C6. Se Q1 estiver montado errado ou não for corretamente excitado por R14 ou estiver permanentemente excitado ou o capacitor C6 estiver danificado não teremos o retardo  de RL1. R18 tem que ser bem maior que R17 para que a recuperação de C3 não atrapalhe C6.

2 - O que retarda a entrada de RL2 é o diodo D4 e o capacitor C3.

Pergunta: Lembrando que primeiro acontece a parada para depois acontecer o movimento, me diga qual dos relés que está entrando sem pausa.

Sem título.png

Postado

@Sérgio Lembo  eu não consegui precisar qual relé aciona primeiro, pois os ciclos são bastante rápidos, agora tá dando 3 ciclos,  ida e volta antes da pausa... veja a relação de componentes que tô usando.

R12 e R16 trimpots 100k

R11 10k

C3 e C6 10nf (  não tinha em casa de 1nf )

C5 220uf testei com 470 e 1000

C8 10uf testei com 100,220uf

Q1, Q2 bc 548 e 558 respectivamente

E usei 2 ci 555 .

De resto tá exatamente igual...

@Mestre88

Andei dando uma pesquisada em mais opções , esse circuito da foto com um 4017 funciona? Eu não consegui fazer funcionar, Max foi esquentar o ci,

Vi um vídeo que o cara usava um 74ls74 pra essa funçãoé dava certo, girava, parava, retornava, parava...o equivalente seria o 4013 certo?

Rev-A-Motor.gif

Postado
42 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

eu não consegui precisar qual relé aciona primeiro, pois os ciclos são bastante rápidos, agora tá dando 3 ciclos,  ida e volta antes da pausa.

Disse ida e volta antes da pausa. Como a pausa precede o movimento de cada ciclo, isso significa que a pausa do ciclo de ida está funcionando e temos problema na pausa do ciclo da volta. Para saber qual é o relé que faz a pausa é simples: coloque o voltímetro na saída do primeiro timer e saberemos se esta volta que está sem pausa antecedendo  é quando a saída está positiva ou zerada.

Postado

@Jaime Francisco da Silva

Sim, esse circuito aí funciona. 

O ruim é que os tempos de parada e de motor ligado são iguais. 

Dá pra corrigir isso usando mais saídas do 4017, assim podemos ter variações do tempo para ida, volta e parada. 

Claro que nesse circuito aí falta o 555 no pino 14. 

Postado

@Mestre88 os componentes do circuito tem que ser exatos.

Desmontei um velho circuito que usava um 4017 ...

Consegui fazer funcionar era o CI que táva com problema,  aliás o CI era novo.

Pode me ensinar a usar as outras saídas do 4017 caso precise de mais tempo...

Se importaria de me mostrar um circuito de contador binários para essa função, quero montar pelo aprendizado. 

@Sérgio Lembo  desculpe ....eu tive que desmontar a segunda parte do circuito pra usar a protoboard e não fiz a medição...logo mais remoto e faço os testes.

Postado
3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Pode me ensinar a usar as outras saídas do 4017 caso precise de mais tempo...

São apenas junções das saídas com diodos. Se por exemplo em cada uma das saídas temos 1 segundo, ao juntar duas temos 2 segundos e assim por diante. A mesma coisa com as saídas livres, se temos 3 desligadas temos 3 segundos de motor parado.

Indo pela mesma lógica, o autor deste circuito de semáforo o autor deixou 1 segundo para os leds amarelos e 4 segundos para o verde:

circuito+de+2semaforos.gif

3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Se importaria de me mostrar um circuito de contador binários para essa função, quero montar pelo aprendizado. 

Mesma coisa do 4017, afinal ele também é um contador binário.

A diferença está em como fazer a matriz de diodos para dividir os tempos dos relés entre parado, direto e reverso.

No caso ele é um pouco mais maleável, já que tem várias saídas com tempos diferentes e podemos somar os tempos ou subtrair dependendo de como é feita a lógica.

CIs como os 4020, 4040, 4060 e 4024 são uma boa. Destaque para o 4060 que tem o oscilador embutido, dispensando o 555.

Baseado no esquema do 4017 e para um melhor aprendizado seu, te deixo pensar em como usá-los no seu projeto.

4 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Vi um vídeo que o cara usava um 74ls74 pra essa funçãoé dava certo, girava, parava, retornava, parava...o equivalente seria o 4013 certo?

Sim, também funciona.

Mas com 7474/4013 é mais chato de montar, tem que interligar as saídas e entradas dos dois Flip-flops de maneira a formar um contador de 2 bits, para isso é melhor usar os CIs que eu sugeri acima, pois as ligações já estão feitas e com muito mais opções de uso.

Aliás, na falta do 4013 eu até já usei um 4024 que eu tinha sobrando pra fazer função de Liga/desliga.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Uma última dúvida a sequência inicia no pino 2 (q1) ou no pino 3 (q0)?

É no pino 3.

A ordem aí nessa esquema está de baixo pra cima, costumamos ver o 4017 dessa forma:

4017-pin.jpg4017_pinout.png?w=400&h=398

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!