Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém sabe Para que serve essa entrada azul e vermelha?


Ideia Curiosa
Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

Bom recentemente eu abri uma mini caixinha de som que pega FM e tem uma porta USB que serve para eu colocar o pendrive e escutar música nela. e eu abri ela e eu encontrei na placa-mãe parece duas entradas, é uma entrada branca e uma entrada vermelha alguém pode me dizer para que isso serve? E como usar? Vou deixar uma Foto:

 

88dbe1ec5c834160b92ad7988d75569c_A.jpeg.977fefcd79e4fb48ffe1714bb62adbba.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Dá para fotografar de cima, reto? Tenho a mesma impressão dos colegas, a branca parece ser entrada auxiliar ou saída para alto-falantes, e a vermelha - essa é quase certeza absoluta - entrada de 12v.

 

Tem uma coisa interessante nesses circuitos chineses, @Ideia Curiosa: eles vendem essas placas como se fossem para alimentar com 12v para serem compatíveis com a tensão dos automóveis. Mas muitas das que já peguei têm um regulador de tensão na entrada que converte a tensão para 5v. Esse regulador, 78M05 ou algo parecido, costuma estar antes de tudo - às vezes tem apenas um diodo antes dele que é para a pessoa não ligar positivo e negativo invertidos - ou seja: nada no circuito precisa dos 12v, é tudo 5v.

 

Isso já dá um pouco mas de liberdade se a gente for aproveitar a plaquinha para alguma experiência: é mais fácil obter 5v de baterias do que 12v. Além do que, pequenos amplificadores - se é que já não tem um integrado aí, esse maior, na parte de baixo da foto - costumam trabalhar com 5v. Além disso esses 7805 esquentam...

 

Nas minhas, anulo o 7805 e alimento com 5v direto.

 

Se der fotografe de cima e diga o que você quer fazer com essa plaquinha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 Eu não entendo nada de Eletrônica, porém eu não entendo o porque estão falando que é uma entrada de 12 Volts sendo que a bateria é de 3 volts (Bateria de Celular). E se for realmente uma entrada de 12 volts, me explique uma utilidade para isso, sendo que eu poderia usar a bateria comum. E se puder me explique o porque ele colocarem essa entrada.

 

IMG_20190202_161843541.thumb.jpg.6e7e027c06836fe3e83c7d1726af343b.jpgIMG_20190202_162042904.thumb.jpg.302afc9d7ecc3e3577ef74aa1e0ed503.jpgIMG_20190202_162119730.thumb.jpg.d0982b210890e3d1976b544cc7c93284.jpgIMG_20190202_162151092.thumb.jpg.b843621d16721efc99dbedddc3f5f0bd.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ideia Curiosa disse:

Entendi, mais se tem uma Entrada de 12 Volts porque tem uma Saída de 12 volts???

Um pode ser a entrada de 12V, o outro é pra outra coisa. Aí só Deus e os chineses sabem pra que serve.

 

58 minutos atrás, Gu1426 disse:

Simples, essa placas são compradas prontas, quem desenvolveu deixou entradas para diferentes ocasiões, o comprador (no caso quem fabrica o produto final) é quem decide qual entrada/tensão utilizar.

Exatamente isso.

Fazem esse tipo de coisa com tudo, desde um radinho desses a um automóvel. O objetivo é baratear usando sempre as mesmas peças não importando se é o modelo básico ou o completo.

 

Aliás, eu tinha uma plaquinha dessas que esses soquetes eram pra ligar alto falantes. Nada de entrada 12V ou auxiliar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ideia Curiosa disse:

Ele tem uma opção chamada: "Line" não sei para que serve.

Line geralmente é relacionado ao audio, pode ser entrada ou saída. Pois existe "Line In" e "Line Out".

 

1 hora atrás, Ideia Curiosa disse:

Na verdade eu queria fazer um transmissor fm com esse radinho.

Não dá certo. Se fosse um rádio antigo, talvez. Mas neste não tem como.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Ideia Curiosa disse:

@Mestre88 Bom, eu tenho um mini radio em formato de carrinhos da hotweels (Ganhei faz muito tempo) se quiser eu mando uma foto  dele aberto, e se poder, me diga se é possível fazer um transmissor com isso.

Não é tão simples. 

O radio antigo que eu falo é do tipo transistorizado, não tem muitos desses hoje em dia. Eram comuns nos anos 70/80 de 90 em diante só circuitos integrados, esses são dedicados somente a rádios. 

 

O rádio iria servir apenas para aproveitar as peças e montar numa outra placa. 

O circuito do transmissor é inverso do rádio, não tem como modificar uma coisinha ou outra é querer que funcione. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Entendi, mas eu tenho um Transmissor FM da Televisão do meu Tio que ninguém usa kkkkk é esse aqui: https://bit.ly/2G73caw será que tem como eu usar ele sem precisar da televisão? o circuito já e pronto, mais eu queria usar ele no celular. Se não der, eu queria saber como aumentar a distancia dele. Pois ele só alcança 7 metros (Como diz no Rotulo dele) mais ele consegue alcançar uns 30 Metros se colocar a antena do Radio em cima do Telhado. Desde já agradeço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse aí da televisão deve ter um circuito bem "engessado", assim como aqueles transmissores de FM que tinha um tempo atrás nas lojas xing ling. 

Usam uns cis desconhecidos com umas bobinas SMD minúsculas ou mesmo impressas na placa. Logo não tem muito o que mexer neles. 

E já fazem de pouco alcance de propósito, senão a Anatel não aprova, pois tem um limite pra transmissão de rádio em FM comercial. 

 

Eu sugiro que você monte um, tem muita coisa sobre esses transmissores de FM por aí. 

 

Eu fiz um pra usar com a TV e o PC pra poder usar o celular como fone de ouvido sem fio. 

Eu já postei o esquema dele aqui no fórum, depois eu procuro o tópico. 

Usa um CI Baratinho chamado BA1404, esse tem como aumentar o alcance dele a vontade. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Cara, eu não sei fazer um transmissor de FM. Pois eu não sei nada de eletrônica por exemplo: Eu uso um 0567 na minha placa. Eu não vou entender, pois eu não sei o que esses números significam, eu entendo por exemplo: eu uso um capacitor modelo 43535 na minha placa. Entende? E praticamente TODOS os tutoriais falam esses números, sendo que quando eu pesquiso eu não acho nada. Acho injusto isso, pois quem entende de eletrônica não vai procurar como fazer um transmissor FM. Você não sabe se tem um Transmissor FM Pronto baratinho por ai? Estou pensando em fazer uma Rádio, e depois pesquisar se existe um Dispositivo que fala quantas pessoas estão ouvindo a minha Rádio. Depois de ter bastante ouvintes eu irei oferecer propostas para Super Mercados e lojas da minha Cidade, para serem anunciados em minha Rádio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ideia Curiosa disse:

Você não sabe se tem um Transmissor FM Pronto baratinho por ai? 

Esses tem sim, mas só funcionam nos arredores da sua casa, no máximo no seu vizinho. 

 

4 horas atrás, Ideia Curiosa disse:

Estou pensando em fazer uma Rádio, e depois pesquisar se existe um Dispositivo que fala quantas pessoas estão ouvindo a minha Rádio. Depois de ter bastante ouvintes eu irei oferecer propostas para Super Mercados e lojas da minha Cidade, para serem anunciados em minha Rádio.

Rádio pirata é ilegal, sei lá como são as leis pra isso, mas na cidade grande você pode se dar mal. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ideia Curiosa disse:

Mas se eu comprar esses transmissores baratinhos dá pra aumentar a distância? 

Talvez. 

Só que como você não conhece eletrônica fica difícil você conseguir aumentar a distância deles. 

 

E se for pra montar é melhor montar um mais potente do zero do que tentar aumentar a potência de um que já está pronto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ideia Curiosa Cara, acho meio difícil que os supermercados queiram propaganda em rádios não "autorizadas". Como o @Mestre88 disse, compensa mais montar um transmissor potente do zero, tentar modificar esses transmissores do tipo "Made in China" vai dar mais trabalho do que fazer um do zero, nas próximas semanas (ou nos próximos meses, kkkk) eu vou tentar montar um transmissor com um 2N2218, não sei se é bom, mas vou tentar. Vou montar em um gabinete e aproveitar para treinar minha habilidade de confeccionar PCIs.

adicionado 1 minuto depois

Aliás, se alguém já montou esse transmissor com 2N2218, me conte o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gu1426 disse:

Aliás, se alguém já montou esse transmissor com 2N2218, me conte o resultado.

Tem dezenas de esquemas com ele ou com outros transistores. 

Não sei qual você vai montar, mas se for o que usa um único transistor, funciona sim. 

Só que é meio ruim, o alcance é curto, o som não é grande coisa e sai de sintonia muito fácil. 

E toma cuidado com a montagem da placa, existe posição correta dos componentes. Se colocar de qualquer jeito, não funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!