Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Novo i3 9100F não dá video


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

acabei de montar um computador (configuração segue abaixo dessa mensagem) com todas as peças novas e seguindo as listas de compatibilidade do modelo da placa-mãe, porém ao ligar ela não dá vídeo. Porém em outro computador o monitor que também é novo, funciona normalmente. Já tentei com outras 2 memórias DDR4 (uma de cada vez) e nada (uma delas uma Kingston Fury HyperX - HX424C15FB/4), já troquei a fonte de 180W por uma de 400W, mas não mudou nada. Já fiz o reset da MOBO e nada. A máquina dá 4 bipes contínuos quando reinicio, mas sempre sem sinal de vídeo (na verdade aparece a mensagem da foto em anexo no monitor, mas sem sinal de vídeo do computador). Sei que o sintoma é de memória, tanto que já tentei com um terceiro módulo DDR4 de 4GB 2400Mhz da Kingston. Também já suspeitei de atualização de BIOS (por conta do processador de 9ª geração), mas no site da Gigabyte não consta informação da necessidade de atualizar a BIOS para suporte aos processadores Intel de 9ª geração).

 

MB: H310M DS2 2.0 (rev. 1.0)

Processador: Intel Core I3-9100F 

Memória RAM: Ballistix Sport LT BLS4G4D240FSB de 4GB DDR4 2400 MHz

Monitor: HP 19ka Monitor

20190912_231912.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Matrix Lembrou ao menos de ter consultado que o I3 9100F não possui vídeo integrado, e com isso fica ai a informação que o vídeo integrado em processadores atuais está no processador.

 

A mobo só tem trilhas.

 

Qual a marca e modelo dessa fonte de 400W ?

 

Não use fontes genéricas, no primeiro surto de tensão queima seu pc todo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Matrix Essa fonte é de padrão antigo, totalmente descontinuado, recomendo trocar por uma fonte nova e melhor, não precisa ser uma com mais de 650W.

 

Processadores Intel atuais terminados em F não conta com o vídeo integrado, assim como os Ryzen que não são terminados em G.

 

Isso é para processadores novos apenas, 7ª Geração é antigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mr. Matrix Conforme o @Elder Nauvirth explicou, todo processador da Intel terminado em F não conta com vídeo integrado. Essa informação você pode consultar na própria página do processador fornecida pela Intel:

 

123.jpg

 

Agora você deve fazer 2 coisas: 1º comprar uma fonte decente porque ao utilizar essa SATE PRO você corre riscos, se a grana está curta pode comprar uma KCAS400W que ela é minimamente decente porém se tiver condições recomendo levar uma EVGA 450BT que tá com um preço atraente na Kabum e 2º comprar uma GPU dedicada, sem ela seu PC não dará vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo obrigado pelas orientações @Elder Nauvirth

adicionado 6 minutos depois

@grievous Quais tipos de riscos eu corro com essa fonte SATE PRO-460?

Eu tenho uma outra aqui: MK-500WF que tem output de 180W (que acredito ser a saída real), a SATE PRO-460 é pior que essa MTek também? Daí to ferrado hehehe

 

Ah outra coisa, será que se eu usar uma placa de vídeo de computadores mais antigos (tipo da época dos Pentium 4 funcionaria nessa Placa-Mãe) pergunto porque eu tenho uma de 128Mb, imagino que deve ser uma pergunta ***** da minha parte, mas me pouparia de comprar mais uma placa de vídeo nova

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso tá enganado, mas essa informação de que o processador não conta com gráfico integrado, vem na caixa dele..

 

@Mr. Matrix

 

Imagino que essa placa seja slot AGP, que não é usado em informatica tem uns 15 anos.. Não rola.. A coisa da BIOS, depende da versão que tá instalada na placa.. E no site da Gigabyte tem essa informação..

 

Use a Satellite.. Parece ser a menos ruim que tem..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mr. Matrix disse:

Eu tenho uma outra aqui: MK-500WF que tem output de 180W (que acredito ser a saída real), a SATE PRO-460 é pior que essa MTek também? Daí to ferrado hehehe

Não existe isso de Watts "Reais", ou a fonte entrega o que vem marcado nela, ou não entrega.

 

Amigo @RS Faria Essa satellite pelo que pesquisei bate com uma que tem chave seletora de tensão.

 

1 hora atrás, Mr. Matrix disse:

Ah outra coisa, será que se eu usar uma placa de vídeo de computadores mais antigos (tipo da época dos Pentium 4 funcionaria nessa Placa-Mãe) pergunto porque eu tenho uma de 128Mb, imagino que deve ser uma pergunta ***** da minha parte, mas me pouparia de comprar mais uma placa de vídeo nova

Você precisa de uma placa de vídeo com o padrão pci-e x16, se essa for do padrão AGP esqueça, esse padrão é obsoleto.

 

Além disso, se colocar uma placa de vídeo fraca ela irá funcionar só para dar vídeo e mais nada, jogar não será viavel já que a placa de vídeo é antiga.

 

Aproveitando esse rumo, quando for instalar sistema operacional, tem que ser Windows 10, e os drivers, pegue no site do fabricante, nada de usar programas que atualiza drivers, quanto ao sistema, seu pc é para rodar só windows 10, vai ter todas as atualizações de segurança necessário e drivers.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Mr. Matrix disse:

será que se eu usar uma placa de vídeo de computadores mais antigos

Se for slot AGP não serve. As placas de vídeo utilizam slot PCI Express x16 já há muito tempo.
Uma placa de vídeo nova e minimamente decente para jogos custa hoje 500 reais. Já uma fonte adequada custa 250 em media. Não compre fontes baratas, o risco de queimar suas peças é grande, consulte sempre com o pessoal daqui qual comprar.
 

Infelizmente é um erro comprar processador sem vídeo integrado e não possuir placa de vídeo. Do lado da AMD algumas pessoas também cometem este erro.
Se você comprou pela internet, por lei pode devolver em até 7 dias. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, pessoal, primeiramente quero agradecer a todos os comentários que puderam me orientar até aqui. 

 

Consegui uma placa de vídeo dedicada (foto em anexo), instalei no slot PCI-e x16 porém continuo sem vídeo, verifiquei a travinha do conector PCI que está Ok e a placa também está plugada corretamente, também pluguei o único conector de alimentação da fonte para essa placa (ela tem 2 entradas pra alimentação. Com o computador em funcionamento o cooler dessa GTX 550 funciona, então acredito que ela esteja operando).

 

Entendo que pela lógica eu teria que instalar o Driver dessa placa de vídeo antes de usá-la, mas como, se estou justamente tentando formatar essa máquina nova? 🙄🤔

 

Detalhe: Essa GTX 550 estava funcionando perfeitamente em outro computador.

20190917_151916.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Matrix Ainda usando umas das fontes citadas por você anteriormente ? Se sim, recomendo trocar, já falei sobre isso.

 

9 minutos atrás, Mr. Matrix disse:

Entendo que pela lógica eu teria que instalar o Driver dessa placa de vídeo antes de usá-la, mas como, se estou justamente tentando formatar essa máquina nova? 🙄🤔

A lógica está errada, você tem que instalar o driver depois que está tudo certo e com ela instalada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Sei que o correto é instalar os Drivers após a formatação, mas como formato sem sinal de vídeo, mesmo usando (agora) a placa off-board? Era a isso que eu me referi.

 

Com relação à fonte, entendo sua observação, mas eu não vou usar essa máquina para jogos, mas sim pra trabalho. Então não quero investir pra montar uma máquina gamer e sim para rodar meus programas de trabalho. Já uso essa fonte em outras máquinas que tenho e não tive problemas para as atividades do dia-a-dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mr. Matrix disse:

Com relação à fonte, entendo sua observação, mas eu não vou usar essa máquina para jogos, mas sim pra trabalho. Então não quero investir pra montar uma máquina gamer e sim para rodar meus programas de trabalho. Já uso essa fonte em outras máquinas que tenho e não tive problemas para as atividades do dia-a-dia.

Não tem nada a ver uma fonte decente ser ligada a pc gamer.

 

Entenda, as fontes que você citou não presta, não são boas nem para pc que será usados com esse uso que você cita.

 

O fator fonte é importante para todo pc, seja para jogos ou não.

 

Você precisa trocar sua fonte primeiro, não é questão de ser gamer ou não, é questão de fazer ele funcionar decentemente e se manter ligado para o uso que você quer.

 

Não importa o uso do pc, a fonte é importante sempre e precisa ser boa, coisa que as que você cita não são.

 

Estamos andando em circulo, já desmembramos todo o assunto, explicamos várias vezes que as fontes que você cita são ruins, mas você ainda insiste em usar uma fonte ruim que irá comprometer o funcionamento de todo o pc, mesmo que o uso seja para trabalhos, no primeiro surto de tensão quando sua fonte queimar e levar o pc todo você irá recorrer a vir aqui no fórum pedindo ajuda, e nós veremos que lhe avisamos sobre o fator fonte e você não seguiu a recomendação, que é o básico para se ter o pc funcionando por anos.

 

Como iremos dar outra solução, quando o problema já está na nossa frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Entendo amigo, acontece que já gastei uma baita grana com memórias DDR4, processador dessa 9ª geração. 

 

Tenho outras máquinas rodando com essa fonte e até hoje sem problemas, fazendo no máximo uma vez por ano uma manutenção de troca de pasta térmica, limpeza dos coolers e formatação e a máquina volta pro trabalho e as vezes passa um pouco até de 1 ano. Mas logo que passa fazemos uma nova manutenção novamente e as máquina voltam a operar mais rápidas.

 

Entendo que a fonte deve ser de qualidade, já que todos os demais componentes dependem dela. Mas como citei, outras máquinas rodam com essa mesma fonte a 2, 3, 4 até 5 anos e mesmo com aqueles surtos de tensão que ocorrem lá no trabalho em horas de pico, nunca precisei trocar hardware até hoje.

 

Até tenho no-break grande que seguram as máquinas quando cai a energia e também coloquei já pra protegê-las contra esses surtos que ocorriam com frequência. 

 

O meu problema no momento está relacionado a questão do vídeo com esse processador, adquiri a placa de vídeo e não consigo formatar pois continua sem vídeo 😥, não acredito que adquirir uma fonte nova vai fazer o problema de vídeo se resolver, até porque precisa de uma placa de vídeo dedicada para esse processador como vocês já me orientaram nos posts acima, orientação que aliás reconheci, tanto que corri atrás de uma Placa de vídeo PCI e que estava no meu orçamento.

 

Alguém tem mais alguma sugestão com relação ao problema do vídeo?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Matrix Realmente o seu gasto foi alto para comprar as peças desse pc e montar.

 

Agora terá de deixar ele do lado até poder comprar uma fonte nova.

 

Não é porque os outros pcs funcionam já por seus 5 anos com essas fontes que quer dizer que você pode pegar uma dessas e colocar em um pc com peças novas.

 

As outras peças dos outros pcs não é como essas do novo pc, embora todo computador precisa de cuidado na questão de alimentação, esse novo precisa de mais ainda, pois tem o processador que é novo e caro, além da placa de vídeo, são os 2 itens de maior consumo, por isso insistimos várias vezes na questão da fonte.

 

Quando conseguir resolver a parte de alimentação poderá formatar o pc, e falando nisso, precisa ser Windows 10, pois não existe nenhum driver de Windows 7 para esse processador.

 

Quanto a questão do nobreak, se ele não for senoidal puro, só irá danificar mais ainda os pcs, inclusive esse da qual estamos tratando, não basta só o nobreak ser grande, ele tem que ter senoidal puro para esse pc em questão, pois fontes novas com pfc ativo que são recomendadas para esse pc, irá queimar em nobreak sem senoidal puro, e você irá precisar comprar uma nova fonte, pois a garantia do fabricante não vai valer nada, e é justamente ela que te dá o acesso a um concerto da sua fonte ou a troca da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth não estou dizendo que não existam fontes melhores e até mais seguras para os componentes desse novo computador que recentemente montei e que isso não seja importante. Entendo perfeitamente, porém se eu considerar todos os itens ideias, daqui a pouco eu estou gastando aproximadamente R$ 20.000,00 para ter o ambiente perfeito para uma máquina e trabalho.

 

 

8 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Mr. Matrix

 

As outras peças dos outros pcs não é como essas do novo pc, embora todo computador precisa de cuidado na questão de alimentação, esse novo precisa de mais ainda, pois tem o processador que é novo e caro, além da placa de vídeo, são os 2 itens de maior consumo, por isso insistimos várias vezes na questão da fonte.

 

 

 

Por exemplo, em um das outras 4 máquinas tenho um computador com uma placa gráfica igual a essa GTX 550 e um Core i5 6500 de TDP de 65W, os mesmo 65W desse processador novo que estou tendo o problema do vídeo, então não haverá maior consumo de energia por parte desse processador I3 9100F nem da placa de vídeo em relação a mesma fonte. E ainda uso dois HDs, (o que aumenta o consumo de energia).e a máquina está operando bem, mesmo rodando programas como Corel 2018.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Mr. Matrix disse:

...também pluguei o único conector de alimentação da fonte para essa placa (ela tem 2 entradas pra alimentação). Com o computador em funcionamento o cooler dessa GTX 550 funciona, então acredito que ela esteja operando).

Normal não dar vídeo. Você precisa plugar os dois conectores. Algumas placas podem até funcionar com apenas um conector, outras não.

 

30 minutos atrás, Mr. Matrix disse:

Mas como citei, outras máquinas rodam com essa mesma fonte a 2, 3, 4 até 5 anos e mesmo com aqueles surtos de tensão que ocorrem lá no trabalho em horas de pico, nunca precisei trocar hardware até hoje.

Tenho um tio que fuma há 30 anos e está bem. Não quer dizer que fumar faz bem à saúde. ;)

 

31 minutos atrás, Mr. Matrix disse:

Até tenho no-break grande que seguram as máquinas quando cai a energia e também coloquei já pra protegê-las contra esses surtos que ocorriam com frequência. 

Nobreak não é equipamento para proteger de surtos. Essa é a função de um bom DPS com aterramento. E, se for um shortbreak (nobreak barato que não passa de um estabilizador com bateria de moto), apenas prejudica. 

 

8 minutos atrás, Mr. Matrix disse:

Entendo perfeitamente, porém se eu considerar todos os itens ideias, daqui a pouco eu estou gastando aproximadamente R$ 20.000,00 para ter o ambiente perfeito para uma máquina e trabalho.

Você poderia economizar no processador. Nas memórias. Na placa-mãe. Em outras coisas também. Isso iria prejudicar apenas o desempenho. Contudo, economizar na fonte é empurrar um problema que pode ficar muito maior depois e isso sim pode prejudicar bem mais que o desempenho. E aí pode ter que gastar bem mais para comprar outro computador.

 

10 minutos atrás, Mr. Matrix disse:

Por exemplo, em um das outras 4 máquinas tenho um computador com uma placa gráfica igual a essa GTX 550...

A GTX 560 (da foto que você enviou) consome consideravelmente mais que a GTX 550. 

 

10 minutos atrás, Mr. Matrix disse:

...um Core i5 6500 de TDP de 65W, os mesmo 65W desse processador novo que estou tendo o problema do vídeo, então não haverá maior consumo de energia por parte desse processador I3 9100F...

TDP não é consumo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 17/09/2019 às 17:38, Mr. Matrix disse:

@Elder Nauvirth não estou dizendo que não existam fontes melhores e até mais seguras para os componentes desse novo computador que recentemente montei e que isso não seja importante. Entendo perfeitamente, porém se eu considerar todos os itens ideias, daqui a pouco eu estou gastando aproximadamente R$ 20.000,00 para ter o ambiente perfeito para uma máquina e trabalho.

 

 

 

Por exemplo, em um das outras 4 máquinas tenho um computador com uma placa gráfica igual a essa GTX 550 e um Core i5 6500 de TDP de 65W, os mesmo 65W desse processador novo que estou tendo o problema do vídeo, então não haverá maior consumo de energia por parte desse processador I3 9100F nem da placa de vídeo em relação a mesma fonte. E ainda uso dois HDs, (o que aumenta o consumo de energia).e a máquina está operando bem, mesmo rodando programas como Corel 2018.

Uma pergunta básica: uma GTX 560 tem tdp de 150W.

Para funcionar ela precisa de uma conexão de energia exclusiva, capaz de fornecer no mínimo 150W.

Pergunto:

1) a sua fonte tem essa saida de energia de 150W para alimentar uma VGA?

2) ela está conectada na sua placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...