Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows ou Linux?


Posts recomendados

Olá já estou há um certo tempo em busca de um notebook dell que me agrade e me deparo com modelos com linux e Windows e gostaria de saber qual o mais recomendável para mim.

Vou realizar tarefas leves e moderadas não vou abusar muito do note, jogos leves então acredito que não precisarei de uma gpu dedicada e eu gostaria de um de 14 polegadas pois não sou muito fan de notebook de 15 polegadas

obrigado pela atenção 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Eu.gabrielhenrique  Tudo bem?

 

O que vai pesar na sua decisão sobre aparelhos com windows ou linux é que tipo de aplicativo/jogos que você pretende utilizar, por exemplo, se o seu navegador preferido é o Chrome/opera/firefox, então os dois sistemas lhe atenderão, agora se para tarefas de escritório você só utilizará o Microsoft Office e não utilizará outra suite de escritório, somente o windows lhe caberá, a mesma coisa com os jogos! Verifique se cada uma das tarefas que pretende funciona nos dois sistemas. Se a resposta for positiva, o linux é uma boa opção.

 

Até!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
40 minutos atrás, GusGraf disse:

É só sua opinião! Não só Windows ou Linux, qualquer sistema é válido desde que atenda as suas necessidades!

Na verdade não.Linux não possui a maioria dos jogos e programas que têm no Windows,apenas alternativos que não fazem 50% do que o software desenvolvido para Windows faz.Apesar de ter o Wine,nem tudo se dá para emular,Linux para uso doméstico apenas para usuários muito,muito básico mesmo,que só usa para navegar na internet.

  • Haha 1
  • Confuso 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Frib 004 disse:

Linux (não) possui a maioria dos jogos e programas que têm no Windows,(apenas) além de alternativos que (não) fazem 150% do que o software desenvolvido para Windows faz.Apesar de ter o Wine,(nem) quase tudo se dá para emular,Linux para uso doméstico apenas para qualquer usuário(s muito,muito básico mesmo,que só usa para navegar na internet).

Pronto, corrigi o seu parágrafo... 😂

Mas falando sério, na minha opinião prefiro MIL VEZES o Linux. Acho muito mais completo, personalizável, te dá muito mais autonomia, comunidade riquíssima, etc. Inclusive botei no PC da minha vózinha e ela se adaptou muito melhor do que ao Windows. Mas muito mesmo.

Pessoalmente, uso Windows pra jogar (suporte da AMD pra Linux é bem fraco, sem bem que vem melhorando) e o Linux pra todo o resto.

  • Curtir 3
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Shaman93 Uhum,Linux é tão bom que se quer aparece na lista de pesquisa da própria Steam(plataforma focada em games em que os usuários querem extrair o máximo de potência do hardware)onde Windows domina largamente(só o W10 x64 possui 77,4%)enquanto o Linux...(https://store.steampowered.com/hwsurvey/directx/)

Se Linux fosse essa maravilha toda todos sem pensar duas vezes,certo?Porém as pessoas preferem usar Windows de 2001(Windows XP) do que alguma distro Linux de 2019,mostrando que o próprio Windows supre as necessidades do usuários,seja de qual perfil for.

Mas isto pode ser debatido em outro tópico,já que o caro autor @Eu.gabrielhenrique  quer saber qual SO se encaixa melhor em seu uso e pelas razões descritas acima recomendei o Windows...

  • Haha 1
  • Confuso 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Frib 004 disse:

@Shaman93 Uhum,Linux é tão bom que se quer aparece na lista de pesquisa da própria Steam

 

6 horas atrás, Shaman93 disse:

Pessoalmente, uso Windows pra jogar

 

2 horas atrás, Frib 004 disse:

Porém as pessoas preferem usar Windows de 2001(Windows XP) do que alguma distro Linux de 2019,mostrando que o próprio Windows supre as necessidades do usuários,seja de qual perfil for.

Pessoas fazem tudo quanto é tipo de bobagem. Se você simplesmente tomar o parâmetro "popularidade" para avaliar o que é melhor ou pior vai acabar tomando um monte de decisão errada. A boiada segue a boiada, independentemente do que é melhor pra cada boi individualmente 😉

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, Shaman93 disse:

 

 

Pessoas fazem tudo quanto é tipo de bobagem. Se você simplesmente tomar o parâmetro "popularidade" para avaliar o que é melhor ou pior vai acabar tomando um monte de decisão errada. A boiada segue a boiada, independentemente do que é melhor pra cada boi individualmente 😉

Nop.As pessoas usam Windows por ser uma solução enquanto Linux é apenas um SO como outros(Solaris,MacOS,etc...),enquanto Linux não rodar TODOS os programas e jogos de Windows,minha opinião continua a mesma.

Linux é útil em casos de por exemplo escolas que não puderem adquirir licenças originais ou o exemplo que dei acima :de um usuário básico que só usará o PC para navegar na internet.

  • Haha 1
  • Confuso 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 004 Eu rodo simulações numéricas químicas em Linux. Tenho conhecidos que fazem simulações climáticas, modelam interações de proteínas, rodam modelos hidrogeológicos. No mundo da pesquisa muitas vezes o Linux reina. Se pra você isso é "usuário básico", fico imaginando o que é um usuário avançado... E não, pra muitas dessas aplicações NÃO EXISTE equivalente em Windows. Mesmo que existisse, por que alguém em sã consciência pagaria 500 reais pra ter algo equivalente ao que tem de graça? Num sistema fechado, restritivo, recheado de restrições de copyright...
Na universidade federal em que estudo a absoluta maioria dos PCs é Linux, com os poucos que ainda tem Windows 7 sendo trocados pra Ubuntu ou Debian. Acha que na universidade tem alguém afim de "perda de tempo"?

Entendo que você não conheça Linux/prefira Windows. Mas o @Eu.gabrielhenrique pediu um note pra tarefas básicas e jogos leves. Pra isso (e muito mais, na verdade...), deixo minha opinião contrária de que uma máquina com Linux é perfeitamente suficiente. Com os ~400 que você economiza não comprando a licença do Windows pode comprar um note melhor. Se o Linux não atender suas necessidades (o que duvido muitíssimo) aí pode pensar em pagar meio salário mínimo pela licença de um S.O.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prezados, agradecemos a participação de todos aqui no tópico. Entretanto, é preciso manter o foco na dúvida do autor. Esse tipo de debate não vai chegar a lugar algum, cada um tem sua preferência. Aqui ninguém quer discutir qual é o melhor sistema operacional de forma absoluta, isso vai da necessidade de cada um, caso a caso. O fato de a maioria achar o sistema "X" melhor não significa que ele seja o melhor pra todo mundo, já que um sistema "Y" pode atender melhor a outra parte. O melhor sistema é aquele que melhor atende suas necessidades, simples.  

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Shaman93 disse:

Entendo que você não conheça Linux/prefira Windows. Mas o @Eu.gabrielhenrique pediu um note pra tarefas básicas e jogos leves. Pra isso (e muito mais, na verdade...), deixo minha opinião contrária de que uma máquina com Linux é perfeitamente suficiente. Com os ~400 que você economiza não comprando a licença do Windows pode comprar um note melhor. Se o Linux não atender suas necessidades (o que duvido muitíssimo) aí pode pensar em pagar meio salário mínimo pela licença de um S.O.

 

Sem entrar no mérito Windows x Linux, uma licença OEM do Windows 10 Home pré-instalada por integradores grandes como a Dell sai por cerca de 100~200 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcos FRM disse:

 

Sem entrar no mérito Windows x Linux, uma licença OEM do Windows 10 Home pré-instalada por integradores grandes como a Dell sai por cerca de 100~200 reais.

Realmente é por aí a diferença, achei que fosse mais. Mas ainda assim eu preferiria investir essa diferença numa tela maior, +1 pente de RAM, um SSD ou até um bom mouse wireless. Quando comprei meu note paguei pelo Windows, mas em seguida troquei pra Deepin e hoje uso Debian. Se fosse hoje e tivesse uma configuração equivalente, mas sem Windows (como vi que na Dell tem várias), eu pegaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dei uma olhada rápida na loja da Dell no Mercado Livre e a diferença para os notes mais simples é de 150 reais. Eu acho que vale a pena comprar com Windows, mesmo que não vá usar. Se for usar Linux e posteriormente precisar do Windows, nunca achará uma licença legítima por esse preço[1].

 

Como a chave está salva no firmware, basta ativar uma vez (conectando na internet) e pronto: nas próximas instalações será sempre ativado automaticamente sem briga, sem precisar digitar chave, sem recorrer ao suporte, nada. Super tranquilo.

 

[1]  Aqueles trambiqueiros que vendem chaves por valores mínimos são delinquentes, como já foi bem explicado aqui no fórum:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 12/10/2019 às 09:21, Marcos FRM disse:

 

Sem entrar no mérito Windows x Linux, uma licença OEM do Windows 10 Home pré-instalada por integradores grandes como a Dell sai por cerca de 100~200 reais.

Infelizmente não, por mais que a compra em volume de licenças do Windows para serem instaladas em computadores novos (OEM) seja mais barata que no site da Microsoft, esse valor não chega a ser menos da metade do valor original, o desconto chega a um máximo de 10%.

 

@Eu.gabrielhenrique Existem hoje no mercado ótimos modelos de notebook pré instalados com distros do Linux, um exemplo: https://www.dell.com/pt-br/work/shop/notebooks-dell/novo-inspiron-14-3000/spd/inspiron-14-3481-laptop/ci3480u107br (Utiliza Ubuntu v18.04), sugiro que verifique no site dos programas que você irá utilizar se existem versões para Ubuntu, e se não houver, veja se pelo menos existem programas semelhantes para a plataforma.

 

A vantagem de adquirir um notebook com uma distro linux é que o dinheiro que você pagaria na licença original do Windows pode ser utilizada para aquisição de um modelo com peças mais potentes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, GabrielLV disse:

Infelizmente não, ...

 

Como não? De todos os modelos que achei na loja oficial da Dell no Mercado Livre, dentre os que tinham exatamente a mesma especificação e estavam disponíveis com Ubuntu e com Windows, a diferença de preço fica nessa faixa de 100~200 reais.

 

Vá lá e confira:

 

https://loja.mercadolivre.com.br/dell

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, Marcos FRM disse:

 

Como não? De todos os modelos que achei na loja oficial da Dell no Mercado Livre, dentre os que tinham exatamente a mesma especificação e estavam disponíveis com Ubuntu e com Windows, a diferença de preço fica nessa faixa de 100~200 reais.

 

Vá lá e confira:

 

https://loja.mercadolivre.com.br/dell

É, tem razão...

Vou me atualizar sobre como funciona a venda de licenças da Microsoft 👍

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV @Marcos FRM @Shaman93 @mick 07 Atualizando vcs 

Já comprei um note e pelo preço de um dell com i3 de 6 Geração com 100 reais a mais peguei um acer com um i5 de 7 geração paguei por ele 2.300 paguei mil a vista e o restante parcelei em 8 vezes sem juros a diferença de uma parcela para a outra ficou bem pequena e resolvi levar o acer, mas ele nao possui um ssd Quero fazer um upgrade nele e também aumentar a ram nele de 4 GB ddr4 para talvez 6 ou 8 GB além do ssd. O modelo é o acer aspire 3 ele vem com Windows.

Meu avô quer meu note antigo acho que vou colocar um linux pra ele e ver como ele se sai mais também quero fazer um upgrade nele pois está com um hd de 500 GB e quero deixar o note mais rápido para ele.

Já utilizei linux mint e tive uma boa experiência agora vou procurar uma distro que me agrade (sei que há como personalizar a distro)

Umas dúvida é ser a que consigo pegar a chave o windows do note da acer e utilizar em um desktop?

Eu posso abrir o note da acer para fazer upgrades mas sem perder a garantia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 minutos atrás, Eu.gabrielhenrique disse:

Umas dúvida é ser a que consigo pegar a chave o windows do note da acer e utilizar em um desktop?

 

Não. A licença é atrelada ao hardware.

 

17 minutos atrás, Eu.gabrielhenrique disse:

Eu posso abrir o note da acer para fazer upgrades mas sem perder a garantia?

 

Geralmente, se o notebook tiver uma tampa na parte de baixo que dê acesso rápido ao compartimento do disco rígido, memórias, etc, não perde a garantia. Por outro lado, se tiver que desmontar tudo, depende do fabricante. Consulte o suporte por garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, na prática, fiquei com os dois, Linux e Windows, tem coisas que só o Linux faz e outras que só rodam no Windows.

Tomar a decisão de usar um ou outro sem antes quebrar a cabeça com os dois parece não ser um bom negócio enquanto que alternar entre os dois, pode ser um ótima opção, deste modo vai descobrir sozinho qual deles lhe atende melhor ou então fica como eu, case com os dois.

Atualmente uso dual boot, um Getac B300X com Kali e Win10 e outro Dell Vostro 3560 com Ubuntu e Win7. Antes eu tinha mais máquinas, com XP, Win95, DOS etc. para mera diversão, agora uso vários HDs (nunca me dei bem com máquinas virtuais).

Em resumo; compre seu Dell com Windows, porque a diferença de preço para comprar em separado é grande, depois instale o Linux (grátis)em dual boot, finalmente comece a executar suas tarefas em um e no outro fazendo comparações e seja feliz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!