Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O fio deste transformador não deveria ser mais grosso para usar 5A?


Blumer Celta

Posts recomendados

vi um video na internet onde um cara sugeria usar um transformador de 2 amperes para ligar uma resistência X.

e no vídeo ele sugere que se utilize fios grossos (parece ser de 4mm) para não derreter...

então pesquisei este transformador do anuncio que tem 5A... em vez de 2A...

mas pela foto parece que os fios são bem finos...

e desta forma, de que adiantaria usar fio grosso se ao chegar no trafo ele diminui?

ou será que este trafo é fake e não fornece 5A?

obrigado.

 

trafo5A.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cálculo é diferente para as bobinas primária e secundária, esses 4mm seria a bitola da bobina secundária...

 

Agora fiquei na duvida, porque  vez ou outra eu "fabrico" um transformador, e na tabela que me baseio diz que pra se conseguir 6A , deve-se usar a bitola 15 AWG( que é um fio bem grosso ).

 

No caso, a maioria dos transformadores que faço são para 3A e uso o fio 18, que ainda é grosso comparado com o 20 ou 21...

 

A pergunta é:

Será que estou desperdiçando espaço no meu transformador?...

 

Me ajuda aí @Isadora FerrazFerraz

 

A tabela que me refiro é essa:

http://www.videorockola.com/tutoriales/como-calcular-el-transformador-para-su-amplificador/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez seja fora do tópico mas... sempre vejo, na rua, na "trava" mais alta do poste tem 3 fios grossos passando. Nesse poste tem um transformador cuja saída são cabos bem grossos indo, por exemplo, para um prédio com muitos apartamentos. Só que os fios que ligam aqueles 3 lá de cima do poste no transformador são fininhos! Não parece, pelo menos vendo assim de longe, que sejam nem encapados! Parece um arame...

 

Fico pensando: será que são feitos de algum material especial? Será que o calibre do fio tem mesmo algo a ver com quanta corrente ou tensão ele consegue conduzir? Como aguentar se os moradores resolverem tomar banho na mesma hora?

 

Aqui um exemplo. Se bem que de cada um desses transformadores parece que saem só 2 cabos grossos, não é raro ver com 6. Mas olha lá o cabinho entre o poste e os fusíveis e entre os fusíveis e as entradas para o transformador...

 

transformador-trifasico-excellence02.thumb.jpg.10731681df1615f87b3885ea87a76fc3.jpg

 

Que fio é esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, rmlazzari58 disse:

Só que os fios que ligam aqueles 3 lá de cima do poste no transformador são fininhos!

Não tenho certeza, mais pode ser que seja o contrário, e os fios grossos estarem mandando a energia para o transformador... 

E não o transformador mandando para eles... 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Que fio é esse?

O fio lá de cima é um cabo de aço com alumínio retorcido em volta. 

O aço dá sustentação, enquanto que pelo alumínio desencapado passa aproximadamente 13800V entre fase e neutro. 

Entre fase fase são quase 24000V.

 

Nos cabos de baixo temos 115, 127, 220 ou 380V. Vai depender do padrão da região onde está instalado. 

A maioria desses trafos são calculados pra fornecer 450A em 220V. 

 

Claro que as vezes em alguns locais existem fios desse tipo aí encapados, tanto na entrada quanto na saída do trafo. É raro de ver mais existe. 

Na quadra da rua onde eu moro são sem capa, na outra quadra a saída é encapada. Não sei o motivo, mas chuto que é porque ali montam a feira livre. 

adicionado 7 minutos depois
10 minutos atrás, Airtonarl disse:

os fios grossos estarem mandando a energia para o transformador... 

Os fios grossos são a saída. 

Fazendo contas simples da pra saber a corrente que entra e a que sai:

Se o trafo tem 100KVA é só dividir:

100000/13800=7,24A

100000/220=454A

 

A bitola do fio se calcula de acordo com a corrente, essa corrente de 7A é mínima, mas como a tensão é muito alta temos potência pra fazer funcionar um prédio de apartamentos inteirinho. 

Já para a saída a corrente pode passar dos 400A, já imaginou se tiver 20 pessoas tomando banho nesse prédio ao mesmo tempo? 

Aí colocam vários fios grossos na saída do trafo, cada um fornece energia para uma parte. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Airtonarl disse:

os fios grossos estarem mandando a energia para o transformador...

dei uma risadinha básica mas num esquenta nao.  De tanto falar (escrever) trafo a gente esquece que ele é um transformador. A regra básica do transformador é algo como: como ele não consegue aumentar a potência então ele transforma maior tensão com menor corrente em menor tensão com maior corrente e vice versa.. p.ex. em trafo de microondas onde passa de 220 pra 2kv. +V...-I

Ok chovi no molhado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Airtonarl disse:

O cálculo é diferente para as bobinas primária e secundária, esses 4mm seria a bitola da bobina secundária...

 

Agora fiquei na duvida, porque  vez ou outra eu "fabrico" um transformador, e na tabela que me baseio diz que pra se conseguir 6A , deve-se usar a bitola 15 AWG( que é um fio bem grosso ).

 

No caso, a maioria dos transformadores que faço são para 3A e uso o fio 18, que ainda é grosso comparado com o 20 ou 21...

 

A pergunta é:

Será que estou desperdiçando espaço no meu transformador?...

 

Me ajuda aí @Isadora FerrazFerraz

 

A tabela que me refiro é essa:

http://www.videorockola.com/tutoriales/como-calcular-el-transformador-para-su-amplificador/

ProVavelmente sim, está desperdiçando espaço, tem um cálculo para determinar a bitola do cabo, quando eu chegar em casa vou procurar um material aqui e te passo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pegar um transformador de 10v e 10A, sua potencia no secundário sera de: 10*10= 100w

Para determinar a espessura do seu a ser utilizado deve usar a seguinte formula: 

 

SF= I/D

 

Sf= secção do fio (mm²)

I= Intensidade da corrente (A)

D= Densidade Magnética (A/mm²)

 

Quando se tem uma chapa nova com as devidas informações, no próprio manual da chapa você deve encontrar a densidade magnética, mas como a maioria dos casos as laminas são reaproveitadas, fica praticamente impossível conseguir essa informação, mas vou te passar uma tabelinha com base na potencia que funciona muito bem.

 

Para potencia de 0 a 50w  densidade = 4

para potencia de 50 a 100w densidade = 3,5

para potencia de 100 a 200w densidade= 3

para potencia de 200w em diante densidade igual a 2,5

 

Com isso você vai conseguir determinar a espessura do fio em mm², ai só olhar na tabela e ver a medida em awg.

 

Nesse exemplo eu tenho a potencia de 100W como disse no inicio sendo 10v e 10A

 

logo o fio deverá ser:

 

SF= I/D

SF= 10/3

SF= 3,33mm²

 

De acordo com a nossa tabela o fio para 10A nesse exemplo seria o fio 12awg, que tem os 3,33mm².

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/11/2019 às 07:47, Isadora Ferraz disse:

dei uma risadinha básica mas num esquenta nao

Kkk...

Sempre tive essa duvida, que bom que agora ela foi sanada...

 

1 hora atrás, Matthwus disse:

Se você pegar um transformador de 10v e 10A, sua potencia no secundário sera de: 10*10= 100w

Para determinar a espessura do seu a ser utilizado deve usar a seguinte formula: 

 

SF= I/D

 

Sf= secção do fio (mm²)

I= Intensidade da corrente (A)

D= Densidade Magnética (A/mm²)

 

Quando se tem uma chapa nova com as devidas informações, no próprio manual da chapa você deve encontrar a densidade magnética, mas como a maioria dos casos as laminas são reaproveitadas, fica praticamente impossível conseguir essa informação, mas vou te passar uma tabelinha com base na potencia que funciona muito bem.

 

Para potencia de 0 a 50w  densidade = 4

para potencia de 50 a 100w densidade = 3,5

para potencia de 100 a 200w densidade= 3

para potencia de 200w em diante densidade igual a 2,5

 

Com isso você vai conseguir determinar a espessura do fio em mm², ai só olhar na tabela e ver a medida em awg.

 

Nesse exemplo eu tenho a potencia de 100W como disse no inicio sendo 10v e 10A

 

logo o fio deverá ser:

 

SF= I/D

SF= 10/3

SF= 3,33mm²

 

De acordo com a nossa tabela o fio para 10A nesse exemplo seria o fio 12awg, que tem os 3,33mm².

Muito bom essa formula. 

A relação espessura/corrente bateu com a tabela que eu uso...

 

Vou salvar aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Airtonarl disse:

Sempre tive essa duvida, que bom que agora ela foi sanada...

Eu sempre quis saber como enrolavam centenas de espiras em trafo toroidal até que vi há alguns anos uma enroladeira igual à do video. Paciência, criatividade, tempo, utilidade dá pra fazer uma caseira.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui ainda é tudo manual mesmo... Rsrs

Já pensei em fazer um protótipo caseiro, mais vai ser um pouco complicado...

Aqui onde moro é 220v, então sempre enrolo 90 metros de fio no primário, que dá aproximadamente 300 espiras.

No secundario são 4 bobinas, duas de 30v e duas de 11. Que depois de retificar, da aproximadamente 45+45vdc e 18+18vdc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!