Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alterar essa fonte de 220v para 127v


Matthwus

Posts recomendados

  • Membro VIP

Fonte bacaninha. Quase dá pra ver o esquema mas quase que to com muita preguiça de levantar mentalmente. Ache-o e publique-o. E não, não basta apenas alterar trafo. E não tá com muita cara teórica de 280W. E a proteção contra curto pra mim se resume ao fusível obrigatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Fonte bacaninha. Quase dá pra ver o esquema mas quase que to com muita preguiça de levantar mentalmente. Ache-o e publique-o. E não, não basta apenas alterar trafo. E não tá com muita cara teórica de 280W. E a proteção contra curto pra mim se resume ao fusível obrigatório.

Bom Praticamente todos os componentes é encontrados em fontes atx de computador, acho que vou arriscar um fogo ver se isso funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Altere o circuito de entrada para fazer os diodos e capacitores funcionarem como um dobrador de tensão. 

 

Era assim que os velhos computadores funcionavam, tinha uma chave para ligar e desligar o dobrador. Com a fonte já calculada para 220V. 

 

A alteração é bem simples, pode até colocar um interruptor para fazer a mudança entre 110 e 220V. 

Uma perna do interruptor vai no meio dos dois capacitores grandes, ali onde tem um jumper que sai no pino do meio do trafo. 

A outra perna vai no fusível, no lado que entra em contato com os diodos da ponte retificadora. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Renato.88 disse:

para fazer os diodos e capacitores funcionarem como um dobrador de tensão. 

Sim pensei (e não registrei) isso mas melhor ele analisar/publicar o circuito 1º visto que o os terminais dos cap vão pro trafo e fazem parte da salada. Mas sim, tem algo pra dar certo.

9 horas atrás, Matthwus disse:

componentes é encontrados em fontes atx

exceto o trafo que é o mais crítico. Pela 3ª e última vez.... esquema...

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Altere o circuito de entrada para fazer os diodos e capacitores funcionarem como um dobrador de tensão. 

 

Era assim que os velhos computadores funcionavam, tinha uma chave para ligar e desligar o dobrador. Com a fonte já calculada para 220V. 

 

A alteração é bem simples, pode até colocar um interruptor para fazer a mudança entre 110 e 220V. 

Uma perna do interruptor vai no meio dos dois capacitores grandes, ali onde tem um jumper que sai no pino do meio do trafo. 

A outra perna vai no fusível, no lado que entra em contato com os diodos da ponte retificadora. 

Será que funciona, pois é auto oscilante e mandar ac ali no meio, não vai prejudicar a oscilação ?

adicionado 29 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim pensei (e não registrei) isso mas melhor ele analisar/publicar o circuito 1º visto que o os terminais dos cap vão pro trafo e fazem parte da salada. Mas sim, tem algo pra dar certo.

exceto o trafo que é o mais crítico. Pela 3ª e última vez.... esquema...

boa sorte.

Eu não tenho o esquema dela, se não já teria postado, mas também não é difícil levantar ele pela placa ali, mas entre ficar levantando o esquema e já colocar isso na tomada, prefiro a tomada.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, muito melhor e mais fácil bobinar aqueles trafoes grandes e pesados kkkkkkk

primário: 30 espiras 127v 21awg

IMG-20200130-103552.jpg

 

bobinas oscilantes: 3+3 30awg

IMG-20200130-104237.jpg

 

trafo pronto:

IMG-20200130-110217.jpg

 

 

Se funcionar posso testar ligando o primario em série para 220v e em paralelo para 127v, como passei um fio duplo, acho que pode dar certo né ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encontrei um esquema completo, mas achei isto:

É, da forma que eu falei realmente não funciona. Talvez se fizer um dobrador por fora, alterando a placa. 

Terá que substituir dois diodos da ponte por dois capacitores de 330uF/200V.

 

Mas como já lhe foi dito nesse tópico antigo, essa fonte é ruim porque não tem realimentação. Ainda mais que vai alimentar um amplificador linear com ela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não encontrei um esquema completo, mas achei isto:

É, da forma que eu falei realmente não funciona. Talvez se fizer um dobrador por fora, alterando a placa. 

Terá que substituir dois diodos da ponte por dois capacitores de 330uF/200V.

 

Mas como já lhe foi dito nesse tópico antigo, essa fonte é ruim porque não tem realimentação. Ainda mais que vai alimentar um amplificador linear com ela. 

Eu vou tentar montar ela ver o que vai acontecer, depois vejo essa questão de alimentar com 127v, mas fiz uma cagadinha, passei o layout invertido para a pcb, agr estou demorando mais para montar cuidando com os transistores... para bater a pinagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Matthwus disse:

Eu vou tentar montar ela ver o que vai acontecer, depois vejo essa questão de alimentar com 127v, mas fiz uma cagadinha, passei o layout invertido para a pcb, agr estou demorando mais para montar cuidando com os transistores... para bater a pinagem.

Em alguns casos da no mesmo... 

 

Pior foi eu que fiz invertido a pinagem de um CI, o jeito foi soldar por baixo da placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Renato.88 disse:

Em alguns casos da no mesmo... 

 

Pior foi eu que fiz invertido a pinagem de um CI, o jeito foi soldar por baixo da placa. 

Aqui me parece que so vou ter que inverter os 13009 e os diodos de saída e capacitores... nao analisei tudo ainda, pois estou meio enrolado com esse trafo aqui, esse pequeno e bom para enrolar que são poucas voltas, mas da um trabalho danado...

tem alguma ideia boa de como lixar o verniz desse fio 30 awg ? é muito maleável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

m9n8.jpg

Sei lá. Pra mim é o esquema que "certas pessoas" disse que

5 horas atrás, Matthwus disse:

Eu não tenho o esquema dela, se não já teria postado,

Tem muita coincidência envolvida, o nome, a potência, as bolinhas ...

 

5 minutos atrás, Renato.88 disse:

Esquenta o ferro de solda

O ferro deve estar bem quente quase azulando. Antigamente eu removia com fogo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

m9n8.jpg

Sei lá. Pra mim é o esquema que "certas pessoas" disse que

Tem muita coincidência envolvida, o nome, a potência, as bolinhas ...

 

O ferro deve estar bem quente quase azulando. Antigamente eu removia com fogo mesmo.

Postei essa foto nesse topico que peguei de uns arquivos antigo no meu Hd externo, e la não tinha esse esquema...

Mas acabei de colocar na tomada, ate agora não deu fogo não, mas também não deu tensão na saída...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica difícil entender um circuito pelo desenho de placa mas vamos lá: O que consegui ver na placa foi um retificador acompanhado de 2 pares de transistor no lado primário e conjunto retificador no secundário. Me faz supor um AC-+DC-AC-DC com alta frequência no trafo para economizar núcleo e cobre. Não se tem regulação, o funcionamento é de uma fonte tradicional não regulada com melhorias para se ter um trafo menor. Considerando que o grande custo está no trafo e transistor de chaveamento creio que seria muito mais racional e barato comprar um integrado de SMPS com transistor externo e seguir as recomendações do datasheet. Sai até mais barato e de forma simples pode transformar a sua saída em tensão variável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Galera trago novidades, consegui partir a fonte, trabalhando em 127vac...

ela não partia por contra do transformador, precisei efetuar umas alterações para trabalhar em 127vac

segue dados do transformador:

primário: 30 espiras fio 17awg

bobinas osciladoras: 3+3 espiras fio 26awg

Secundário aqui estou utilizando 10+10 fio 16awg

 

Agora vou montar a parte de retificação do secundário e também o indutor, fiz apenas uma pequena ponte com uf4007 e um capacitor para testar, agora que ja consegui tensão vou montar ela certinha.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Matthwus disse:

não deu fogo não, mas também não deu tensão na saída...

Tá vendo as bolinhas? Aquilo são as polaridades. Têm que estar do lado certo se não não oscila mesmo.

Se tiver osciloscópio, coloca aí as formas de onda pra gente ver. Já falei que gostei desta fonte?

 

Dica: ligue algo de baixa a média potência em série no preteste. Ou corra o risco de ...

agora, Matthwus disse:

partir a fonte

kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Tá vendo as bolinhas? Aquilo são as polaridades. Têm que estar do lado certo se não não oscila mesmo.

Se tiver osciloscópio, coloca aí as formas de onda pra gente ver. Já falei que gostei desta fonte?

 

Dica: ligue algo de baixa a média potência em série no preteste. Ou corra o risco de ...

kk

Estou com lampada em série, para fazer os teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha ai, ela esta pronta, só vou alterar o secundário para 36+36.

IMG-20200130-192459.jpg

Coloquei os diodos das fontes atx na saída, sera que mesmo sem dissipador eles aguentam, considerando que a tensão de saída vai ser de 36+36 a corrente vai baixar bem sera que eles vão dar conta ?

 

sera que o TDA7294 toca bem com 36+36 ?

 

Testei com os dois transformadores, aquele E35 quadradinho, e também fiz com o ERL35, que é o indicado na placa, com os dois funciona, porém com o ERL35 parece que se comporta melhor a tensão, ela parece ficar mais estável, amanha quando eu subir mais o secundário, vou fazer mais testes.

 

 

Depois vou postar todos os arquivos (para a confecção da placa, e com os diodos modelo TO-220 na saída) que eu tenho, e as informações do transformador e indutor, ai quem quiser fazer também, pode fazer, encontrei basicamente tudo em fontes atx, unica coisa que não encontrei foram: BD139, 0R15 5w, capacitores de saída, e os fios para bobinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matthwus disse:

Coloquei os diodos das fontes atx na saída, sera que mesmo sem dissipador eles aguentam, considerando que a tensão de saída vai ser de 36+36 a corrente vai baixar bem sera que eles vão dar conta ?

 

Não conheço a fonte, antes era quantos volts ? Se você subir a tensão do secundário a corrente teoricamente vai subir. Olha o datasheet dos seus diodos e faz um calculo de padaria que da certo.

 

1 hora atrás, Matthwus disse:

sera que o TDA7294 toca bem com 36+36 ?

 

 

Até no máximo 40V, então deve funcionar.

Só um detalhe, é que sua fonte for tocar a mesma carga e você espera que tenha a mesma potência tem que ficar de olho no circuito do primário do transformador: P(watts) = V * I, você diminui a tensão, para manter a potência a corrente vai subir, então fica de olho nos componentes do seu circuito de entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Paulo Poleze disse:

 

Não conheço a fonte, antes era quantos volts ? Se você subir a tensão do secundário a corrente teoricamente vai subir. Olha o datasheet dos seus diodos e faz um calculo de padaria que da certo.

Montei ela hoje, vou fazer a saída com 36+36, mas nesse caso a corrente deve cair para manter a potencia não é ? os 280w ?

 

11 minutos atrás, Paulo Poleze disse:

Só um detalhe, é que sua fonte for tocar a mesma carga e você espera que tenha a mesma potência tem que ficar de olho no circuito do primário do transformador: P(watts) = V * I, você diminui a tensão, para manter a potência a corrente vai subir, então fica de olho nos componentes do seu circuito de entrada

Então até agora esta tudo normal, os transistores geladinho no primário, trafo também parece estar de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Matthwus disse:

Montei ela hoje, vou fazer a saída com 36+36, mas nesse caso a corrente deve cair para manter a potencia não é ? os 280w ?

 

A corrente não cai para manter a potência, lembra sempre do básico, I(corrente) = V(tensão)/R(resistência)

Logo, se você subir a tensão e manter sua resistência/impedância a sua corrente vai subir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...