Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar bastante o desempenho do Windows 10?


Posts recomendados

  • Membro VIP

@MEAJUDEMPFV Tem algumas coisas que pode fazer para dar uma melhorada no Windows:

-Não use cracks/ativadores, atualizadores de drivers e otimizadores;

-Use um bom AV;

-Mantenha o SO e programas atualizados;

-Abra o CMD (Admin) ou Poweshell (Admin) e digite: sfc /scannow e após a conclusão DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth e depois chkdsk /r e reinicie o PC (NÃO interrompa o processo pois pode demorar algumas horas) . Estes comandos irão reparar possíveis arquivos corrompidos no SO;

-Faça uma limpeza com o Ccleaner;

-Desfragmente o HDD com o Defraggler;

-Se ainda usa HDD, sugiro partir pro SSD que dá um ganho de desempenho muito bom, ainda mais em PC's antigos (apesar que por enquanto não compensa comprar por conta da alta do dólar, mas enfim...).

Como os colegas disseram acima, não há solução milagrosa para deixar o Windows mais rápido pois o próprio SO já se ajusta para funcionar sem "ajuda" alguma. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@MEAJUDEMPFV Reforço o que já foi comentado pelos colegas: se você deseja continuar no Windows 10, então não faça alterações nele... O sistema já é otimizado para funcionar da melhor forma possível e essas bizarrices que o pessoal costuma sugerir no Youtube apenas pioram a situação e causam problemas de segurança. O Windows 10 é um sistema bem otimizado e que sabe gerenciar a memória RAM bem melhor que as versões anteriores.

 

Se você estiver aberto a outras opções, pode experimentar uma distribuição GNU/Linux leve, que vai rodar melhor que o Windows 10 se o hardware não for potente. Qual é a configuração do computador e quais problemas de desempenho você tem enfrentado?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MEAJUDEMPFV se tiver um conhecimento avançado você pode personalizar sua mídia de instalação retirando algumas coisas pesadas q não tem serventia no seu dia a dia....

tenho maquinas com windows original instalado e outras com um q personalizei ao meu uso, no dia a dia nao falta nada, mas a condicao de uso melhorou bem, tudo porque realmente sao maquinas com condições limitadas de uso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, nickosoft disse:

@MEAJUDEMPFV se tiver um conhecimento avançado você pode personalizar sua mídia de instalação retirando algumas coisas pesadas q não tem serventia no seu dia a dia....

tenho maquinas com windows original instalado e outras com um q personalizei ao meu uso, no dia a dia nao falta nada, mas a condicao de uso melhorou bem, tudo porque realmente sao maquinas com condições limitadas de uso....

Isso é placebo. Veja: 

 

Inclusive é proibido segundo os termos da MS:

"fazer engenharia reversa, descompilar nem desmontar o software ou de outra forma tentar fazê-lo, exceto e somente até a extensão da restrição expressa anteriormente é (a) permitido pela lei aplicável; (b) permitido pelos termos de licenciamento que regem o uso dos componentes de software livre que podem ser incluídos no software ou (c) exigido para depurar alterações em quaisquer bibliotecas licenciadas por meio da Licença Pública Genérica Inferior que estão incluídas nela e vinculadas a ela pelo software"[...] e o mesmo vale para modificações no SO que é considerado pirataria.

Além dessa questão tem o fato de que modificar o SO não o deixará mais rápido e ainda começará a apresentar instabilidades, tela azul, travamentos, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de boa, esse cara é pago pela microsoft pra ficar tentando convencer que windows é a melhor coisa das galaxias, é algo perfeito, fabuloso.....nao é...tem seus defeitos, tem suas qualidades.

 

ah...ainda esqueci de dizer, se nao quiser infringir tanta coisa assim, dentro do proprio windows ja vem ferramentas q fazem esse trabalho criminal e perigoso pós instalação tmb......

 

entao porque vem no windows as ferramentas pra isso, se vem nao pode usar?  porque vem entao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 18/09/2020 às 16:41, nickosoft disse:

de boa, esse cara é pago pela microsoft

1- O que é o MVP: https://mvp.microsoft.com/pt-BR/Overview

2- Faz todo sentido uma empresa do porte da Microsoft patrocinar um canal de 120 mil inscritos (menor na época) para criar um vídeo dizendo que alterar configurações no MSCONFIG não aumenta o desempenho, ou recomendar o uso de um programa de terceiros para desfragmentação ao invés da ferramenta do próprio Windows, ou até mesmo a utilização do CCleaner do qual foi classificado como PUP pela própria Microsoft, né?

 

Em 18/09/2020 às 16:41, nickosoft disse:

tentando convencer que windows é a melhor coisa das galaxias, é algo perfeito, fabuloso.....nao é...tem seus defeitos, tem suas qualidades.

3- "Ele tenta defender que Windows é a melhor coisa do mundo" ao mesmo tempo mantinha um fórum (que infelizmente foi fechado) ensinando a resolver problemas no Windows, ao mesmo tempo possui um curso gratuito ensinando a corrigir problemas no Windows e um vídeo ensinando a corrigir o problema do HD a 100% no Windows...

 

Em 18/09/2020 às 16:41, nickosoft disse:

ah...ainda esqueci de dizer, se nao quiser infringir tanta coisa assim, dentro do proprio windows ja vem ferramentas q fazem esse trabalho criminal e perigoso pós instalação tmb......

 

entao porque vem no windows as ferramentas pra isso, se vem nao pode usar?  porque vem entao?

4- image.png.9e161cb1470562e6ff9b2b4d5173361d.png

 

https://www.microsoft.com/pt-br/servicesagreement/

 

 

5-  Existem ferramentas de limpeza no Windows pelo mesmo motivo que existem ferramentas no Linux e no MAC. Imagine um prédio, ao alugar um apartamento pra você, provavelmente você será proibido de "modifica-lo" como por exemplo quebrar a parede pra transformar o apartamento vizinho em parte do seu, mas essa regra obviamente não impede você de ter uma vassoura para limpar sujeira, não é? .-.

 

Apenas comentando para lembrar o famoso ditado: "saiba depois fale", os vídeos do Baboo já ajudaram muitas pessoas (basta ler os comentários deles e você mesmo verá que é verdade), conheço amigos que já foram ajudados e eu mesmo já consegui resolver vários problemas tanto nos meus PCs quanto nos PCs de amigos/clientes graças as valiosas dicas e ensinamentos dos vídeos dele, então não espalhe inverdades, não espalhe FAKE NEWS desinformando pessoas que podem encontrar uma solução para determinado problema ao assistir um vídeo desse profissional mas que acabam não o fazendo porque ouviram de fulaninho de tal que ele é "patrocinado" e "tenta convencer os outros" (baseado em nada, fonte arial 12).

 

----------

 

Em 17/09/2020 às 21:13, julianvinicius133 disse:

vcs q entendem bastante, podiam me falar formas de aumentar muito o desempenho o win10 

 

Infelizmente amigo não há nada que possa ser feito para aumentar o desempenho pois como foi citado nos posts anteriores, a limitação provavelmente é do hardware como peças antigas, desgastadas, "fracas", etc., e não do software em si, por tanto a única coisa a ser feita é investir algum dinheiro em peças mais potentes (especialmente em um SSD).

 

Porém, existem algumas coisas que você pode sim fazer no software para aumentar o desempenho mas não será nenhum ganho exponencial. Você pode:

- Atualizar seus drivers (baixe a ferramenta de atualização da Intel ou caso seu processador seja AMD, veja no site dela se você consegue encontrar o driver específico);

- Desfragmentar seu HD (a fragmentação faz com que os arquivos demorem mais para abrir), use a ferramenta do próprio Windows para isso (Iniciar > desfragmentar e otimizar unidade);

- Remover programas da inicialização (isso fará com que o Windows inicie mais rápido), botão direito na barra de tarefas > Gerenciador de tarefas > Inicializar;

- Fazer uma analise no seu PC em busca de vírus (crie um tópico na área remoção de malware para isso).

 

Essas são algumas das poucas tarefas que irão de fato aumentar o desempenho do seu Windows, mas lembrando: não será nada exponencial pois são basicamente simples tarefas de manutenção.

 

Evite vídeos e dicas por ai de "como otimizar o Windows" pois muitas vezes elas não funcionam, bastando apenas executar um programa de benchmark antes e depois dessas dicas para ver que não existe nenhum ganho de desempenho e o pior: Se você for leigo e não saber exatamente o que realizou, talvez a modificação venha a causar algum problema ou brecha de segurança que não teria acontecido se você não tivesse a realizado 😕

 

Um belo exemplo é os famosos tutoriais ensinando a "apagar o cache" para aumentar o desempenho, sendo que a pessoa que cria esse tipo de tutorial nem sequer saber que o cache existe EXATAMENTE para deixar o sistema mais rápido (pois ele é basicamente um atalho para determinada coisa, fazendo com que o sistema acesse os arquivos no próprio PC ao invés de ter que acessa-los pela internet), ou seja: criam um tutorial ensinando você a deixar o Windows mais rápido utilizando um procedimento que faz EXATAMENTE o contrário....

  • Curtir 3
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, GabrielLV disse:

1- O que é o MVP: https://mvp.microsoft.com/pt-BR/Overview

2- Faz todo sentido uma empresa do porte da Microsoft patrocinar um canal de 120 mil inscritos (menor na época) para criar um vídeo dizendo que alterar configurações no MSCONFIG não aumenta o desempenho, ou recomendar o uso de um programa de terceiros para desfragmentação ao invés da ferramenta do próprio Windows, ou até mesmo a utilização do CCleaner do qual foi classificado como PUP pela própria Microsoft, né?

 

3- "Ele tenta defender que Windows é a melhor coisa do mundo" ao mesmo tempo mantinha um fórum (que infelizmente foi fechado) ensinando a resolver problemas no Windows, ao mesmo tempo possui um curso gratuito ensinando a corrigir problemas no Windows e um vídeo ensinando a corrigir o problema do HD a 100% no Windows...

 

4- image.png.9e161cb1470562e6ff9b2b4d5173361d.png

 

https://www.microsoft.com/pt-br/servicesagreement/

 

 

5-  Existem ferramentas de limpeza no Windows pelo mesmo motivo que existem ferramentas no Linux e no MAC. Imagine um prédio, ao alugar um apartamento pra você, provavelmente você será proibido de "modifica-lo" como por exemplo quebrar a parede pra transformar o apartamento vizinho em parte do seu, mas essa regra obviamente não impede você de ter uma vassoura para limpar sujeira, não é? .-.

 

Apenas comentando para lembrar o famoso ditado: "saiba depois fale", os vídeos do Baboo já ajudaram muitas pessoas (basta ler os comentários deles e você mesmo verá que é verdade), conheço amigos que já foram ajudados e eu mesmo já consegui resolver vários problemas tanto nos meus PCs quanto nos PCs de amigos/clientes graças as valiosas dicas e ensinamentos dos vídeos dele, então não espalhe inverdades, não espalhe FAKE NEWS desinformando pessoas que podem encontrar uma solução para determinado problema ao assistir um vídeo desse profissional mas que acabam não o fazendo porque ouviram de fulaninho de tal que ele é "patrocinado" e "tenta convencer os outros" (baseado em nada, fonte arial 12).

 

----------

 

 

Infelizmente amigo não há nada que possa ser feito para aumentar o desempenho pois como foi citado nos posts anteriores, a limitação provavelmente é do hardware como peças antigas, desgastadas, "fracas", etc., e não do software em si, por tanto a única coisa a ser feita é investir algum dinheiro em peças mais potentes (especialmente em um SSD).

 

Porém, existem algumas coisas que você pode sim fazer no software para aumentar o desempenho mas não será nenhum ganho exponencial. Você pode:

- Atualizar seus drivers (baixe a ferramenta de atualização da Intel ou caso seu processador seja AMD, veja no site dela se você consegue encontrar o driver específico);

- Desfragmentar seu HD (a fragmentação faz com que os arquivos demorem mais para abrir), use a ferramenta do próprio Windows para isso (Iniciar > desfragmentar e otimizar unidade);

- Remover programas da inicialização (isso fará com que o Windows inicie mais rápido), botão direito na barra de tarefas > Gerenciador de tarefas > Inicializar;

- Fazer uma analise no seu PC em busca de vírus (crie um tópico na área remoção de malware para isso).

 

Essas são algumas das poucas tarefas que irão de fato aumentar o desempenho do seu Windows, mas lembrando: não será nada exponencial pois são basicamente simples tarefas de manutenção.

 

Evite vídeos e dicas por ai de "como otimizar o Windows" pois muitas vezes elas não funcionam, bastando apenas executar um programa de benchmark antes e depois dessas dicas para ver que não existe nenhum ganho de desempenho e o pior: Se você for leigo e não saber exatamente o que realizou, talvez a modificação venha a causar algum problema ou brecha de segurança que não teria acontecido se você não tivesse a realizado 😕

 

Um belo exemplo é os famosos tutoriais ensinando a "apagar o cache" para aumentar o desempenho, sendo que a pessoa que cria esse tipo de tutorial nem sequer saber que o cache existe EXATAMENTE para deixar o sistema mais rápido (pois ele é basicamente um atalho para determinada coisa, fazendo com que o sistema acesse os arquivos no próprio PC ao invés de ter que acessa-los pela internet), ou seja: criam um tutorial ensinando você a deixar o Windows mais rápido utilizando um procedimento que faz EXATAMENTE o contrário....

 

mais um.....

é isso ai...cada vez tenho mais certeza da minha assinatura.....

por isso varias postagens minhas somem, igual os defeitos q o Windows tem e não querem ver.......

 

eu já entendi porque meu cadastro é antigo e não tenho postagens......

conheço o engomadinho pago pra pintar maravilhas sobre Windows e Microsoft.....

já comecei debates com ele q não seguiram porque me bloqueou, baniu e enfim....kkkkk será meu futuro aqui.......

como pra ele o Windows é a maravilha do mundo, ele vem com essa papo como a maioria esmagadora daqui, ele quer convencer q o meu pc, o meu Windows está ruim, está estragado, está podre porque fiz algo.....cansei de tentar debater, mas a solução foi ele me banir sempre.....assim como tem o bando puxando o saco dele aqui, tem os q odeiam e não se manifestam pra não serem perseguidos, aqui e fora.....como digo, além de usar pra trabalho, estou usando Windows q tem inúmeras modificações q pra ele são o câncer da terra......e segundo ele, meu pc não funciona, é instável e blablabla, q não preciso ficar falando, vcs já passaram na lavagem cerebral do cara.......vão querer me convencer disso tmb

 

vai ai, olha sua maravilha.....fala se não tem um driver q não seja da Microsoft, se não tem nenhum programinha q não seja microsoft, certamente tem algo fora da maravilha q é....e foi parar ai no seu pc por forças do além, porque você certo da maravilha q é jamais cometeria um pecado capital desse, é melhor mandar o pc todo pra Microsoft, porque lá vão fazer uma formatação especial, instalar algo especial e deixar bloqueado pra qq alteração ou instalação prejudicial, q segundo os fanáticos, TUDO prejudica a maravilha.....quem sabe esse tratamento especial no pc resolva parte dos problemas

 

é por isso q ja tem vários q vejo o nome no tópico nem perco mais meu tempo.....

vou continuar usando meus pcs como estão, e outras coisas mais q tanto condenam.....quem usa sou eu, me atende perfeitamente, nao serei mente fraca de ser convencido por vcs q meu pc esta ruim.....

 

agora vai....bloqueia, exclui, bani......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@nickosoft Já debati vários temas com o Baboo e ele teve a paciência de continuar normalmente, não me bloqueou e nem me baniu, inclusive eu já fui um daqueles que falavam bobagens como "desativar Windows Update" e tantas outras asneiras, mas os vídeos e artigos deles abriram meus olhos e vi que eu estava errado e percebi meu Windows muito mais produtivo seguindo as dicas dele, afinal ele tem 18 anos de reconhecimento internacional e 33 anos de experiência, então "acho" que ele entende alguma coisa. Não sou "puxa saco" dele, pois discordo de algumas coisas que ele fala (como do Linux, por exemplo).

Mas vou finalizar por aqui pra não ficar um texto muito longo e não virar off topic. Cada um segue o que quer, afinal estamos em um lugar democrático 😉.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

@nickosoft Já debati vários temas com o Baboo e ele teve a paciência de continuar normalmente, não me bloqueou e nem me baniu, inclusive eu já fui um daqueles que falavam bobagens como "desativar Windows Update" e tantas outras asneiras, mas os vídeos e artigos deles abriram meus olhos e vi que eu estava errado e percebi meu Windows muito mais produtivo seguindo as dicas dele, afinal ele tem 18 anos de reconhecimento internacional e 33 anos de experiência, então "acho" que ele entende alguma coisa. Não sou "puxa saco" dele, pois discordo de algumas coisas que ele fala (como do Linux, por exemplo).

Mas vou finalizar por aqui pra não ficar um texto muito longo e não virar off topic. Cada um segue o que quer, afinal estamos em um lugar democrático 😉.

democrático, muito entre aspas......mas estamos ai...prefiro o ban, do q dizer q acredito em algo q nao acredito....

pois é.....ele nunca aceitou q meus computadores funcionam com arquivo de paginação desligado......e ainda quer q eu acredite q meus computadores q uso diariamente, por horas seguidas não funcionam, sim ele tenta convencer os mente fraca do q ele diz...eu uso, eu estou vendo, mas ele quer q eu acredito no q ele diz....devo ser uma pedra tão grande no sapato dele q é capaz de ainda lembrar de mim....

fui banido da existência terrestre eu e meus computadores, toda a massa puxa saco me odeia...pelo simples fato de ser terminantemente contra a ideia dele q computador com arquivo de paginação desligado não presta pra nada.....ja q ele nao me convence, bani q é mais fácil....

mas to me lixando....assim como customizei o windows q uso nos meus equipamentos mais antigos e me atende perfeitamente bem......pra ele e os fanáticos é uma aberração....

mas ja q é pra pregar a discórdia, e fazer ele rasgar os fundilhos de raiva, sim, tem coisas q podem ser feitas no windows q ele ganhe algum desempenho, principalmente em maquinas nao top, como boa parte tem....

e por mais q todos da seita preguem q windows é perfeito a primeira maravilha do mundo, certamente tem algo nao windows, nao microsoft pra fazer alguma coisinha ai q o estão perfeito windows nao atendeu.....

windows é bom? com certeza..... uso? com certeza..... tem problemas? com toda certeza...... tem coisinhas q poderiam ser diferentes, com certeza, ai é mais uma questao de gosto....

se nao tivesse problemas, eu pregaria q é uma maravilha.....mas é mais q bom sim no q se propõe......tmb uso linux e vejo as mesmas coisas......entao nao posso pregar q seja perfeito, um tem algo melhor aqui, outro ali, é a vida.....um SO tem milhares de funcoes, humanamente nao tem como ser perfeito em todas, alem da questao de gosto pessoal de cada um.....

 

agora com tanta coisa q socaram no w10, você retirar o q você nao usa, vai sim te melhorar a vida.....um pc limitado, vai continuar limitado, mas vai ter alguma folga....nao é porque você tira um programa q você destruiu o windows.......e existem formas e formas de se fazer uma operacao dessa.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caros usuários do Clube do Hardware, como todos vão?

 

Bem eu espero...   Para esclarecimentos aos nossos usuários, informamos o seguinte:

 

Citação

assim como tem o bando puxando o saco dele aqui, tem os q odeiam e não se manifestam pra não serem perseguidos, aqui e fora.....

 

Opiniões inconclusivas e generalistas como a cita acima não se enquadram nos objetivos do Clube do Hardware. O principal objetivo do Clube do Hardware é auxiliar os seus usuários no esclarecimentos de suas dúvidas voltadas a informática e trazer notícias importantes sobre o assunto e não ofender usuários!

 

Os usuários do Clube do Hardware não devem e nem serão generalizados, muito menos julgados, maltratados ou ao menos tachados de coisas que não são! Essa não é, nunca foi e nunca será nossa filosofia. 

 

Informamos que a atitude de designar adjetivos pejorativos a outros usuários do Clube do Hardware não é permitido por ser contra as Regras do Fórum e nem será permitido pela 'Staff' quando esse tipo de comportamento for identificado.  Todos no Clube do Hardware são iguais e merecem respeito e serão tratados assim! O Clube do Hardware tem uma Equipe composta por Moderadores, Coordenadores e Administradores para garantir  um mínimo de bom senso e respeito a todos os usuários que aqui disponibilizam seu tempo como voluntários visando o auxílio aos demais companheiros de Fórum. 

 

Citação

agora vai....bloqueia, exclui, bani......

 

Informamos aos nossos usuários que o uso do Clube do Hardware para troca de suas experiências é um privilégio e não um direito adquirido. Nesse caso o Clube do Hardware como uma Empresa Particular detêm de Regras que estabelecem alguns critérios para a boa comunicação entre todos os seus usuários e critérios dentro das Leis vigentes no País. 

 

O Clube do Hardware não obriga nenhum usuário a se cadastrar e participar com suas experiências nesse espaço. O Clube do Hardware disponibiliza o espaço para aqueles que querem participar aqui. Se o usuário não se sente a vontade nesse espaço ele não precisa realizar o seu cadastro ou muito menos se sentir obrigado a participar.  O usuário tem o direito de cancelar o seu cadastro no momento que lhe convir, não precisa solicitar banimentos, exclusões e/ou bloqueios. Ele pode simplesmente não realizar o cadastro uma vez que como informado o cadastro no Clube do Hardware e a participação é voluntária e não obrigatória. 

 

Lembramos ainda que o Clube do Hardware embora ceda o espaço para a troca de informações entre seus usuários é uma Empresa Particular, quando um usuário se cadastra é porque ele informa estar ciente das Regras que regem esse Site e está de acordo com as mesmas. Se está ciente das Regras compreendemos que é porque o usuário se disponibilizou a segui-las. Como mencionando, se o usuário não se sente bem nesse Espaço ele pode simplesmente cancelar o seu cadastro e claro, pode procurar outra Comunidade que lhe agrade mais na Internet. Não há obrigação em permanecer participando desse espaço se o mesmo não lhe agrada. 

 

 

@julianvinicius133

 

Respondendo a sua pergunta de forma mais clara, informo que o Windows visando sempre aprimorar o sistema intuitivo de maneira a facilitar o uso desse sistema por qualquer usuário, seja do menos experiente ao usuário mais avançado, utiliza e aprimora seu ambiente gráfico sempre que possível. É claro que essas melhorias consomem mais recursos do Equipamento que irá executar esse Software (Sistema Operacional). Sedo assim a medida em que o Sistema evolui e que os componentes físicos (hardware) que compõem um Computador evoluem, para melhorar o desempenho de Sistemas mais robustos e atuais, a solução é usar um Hardware também atualizado, e com isso a solução é investir em melhorarias no Hardware (nosso equipamento) para que possamos trabalhar com o Sistema de forma satisfatória e que atendam as nossas necessidades. 

 

Agora sobre o restante do tópico, 

 

@julianvinicius133, @Caio Ferreira, @Imakuni, @Frib 2K4, @bacalhau cruzmaltino, @GabrielLV e demais companheiros do Fórum. 

 

Entendemos que algumas das participações mencionadas aqui  estão exacerbadas e por não se enquadrarem dentro das Regras e respeito aos usuários do Fórum, lamentamos o inconveniente a todos, mas visando a deixar o ambiente do Clube do Hardware mais saudável aos seus usuários, estamos fechando esse tópico. 

 

Como mencionamos acima, caso o tópico não se enquadre nos quesitos de respeito e objetividade do Clube do Hardware que é o esclarecimento de dúvidas, o mais aconselhável para evitar participações equivocadas é o fechamento de tópicos assim. 

 

Espero que compreendam a nossa decisão. 

 

Obrigado. 

 

 

Dj Rayke
Administrador

Clube do Hardware

  • Curtir 4
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!