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Quando a ponta do Ferro não adere Estanho


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Olá. Adquiri nova ponta de ferro MXT, são da ponta Cônica e, após eu me descuidar em limpar com a esponja seca, ela não adere mais ao Estanho. Já fiz os procedimentos que vi na Internet: passar fluxo e limpar com a esponja úmida, mas mesmo assim não resolveu. O que fazer.

Estou enviando a foto.

IMG_20210307_163012435.jpg

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A ponta do ferro deixa de "molhar" com a solda de estanho/chumbo e fluxo interno, quando:

 

1 - Se opera com temperatura mais elevada do que o comum por algumas boas horas. Usando o ferro com um dimer comum, ajuste o potenciômetro para começar a derreter a solda, na medida que você testa com a solda.

2 - Se usa a ponta do ferro para derreter plástico. Neste caso, lixe com bombril até que a mancha (escura) do plástico saia. Não force muito para não retirar a fina camada de um metal que normalmente cobre a ponta.

 

Como estanhar a ponta do seu ferro:

1 - COM PONTA DO FERRO NA TEMPERATURA AMBIENTE. Limpe a ponta do ferro com esponja de banho até ela ficar limpa, use bombril apenas em casos especiais, porque se usar muito, a camada do metal, que recobre a ponta do ferro, acaba saindo.

2 - Ligue o ferro já com o dimer na posição obtida no primeiro item 1. Vá testando o derretimento da solda com a ponta. Vai chegar um momento em que a solda derrete e "molha" a ponta do ferro. Neste instante, passe a ponta do ferro na esponja (daquelas para banho). Nunca use espuma, daquelas que se usa em colchões. Nunca encoste a ponta do ferro quente com plástico.

 

Em Tempo:

1 - Tem uns vendedores de ferro ou de ponteiras para ferro de solda, em que a qualidade da ponta é muito ruim. Em pouco tempo elas estragam.

2 - Em ÚLTIMO caso...

 

MOR_AL

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17 minutos atrás, MOR disse:

a ponta do ferro para derreter plástico

 

17 minutos atrás, MOR disse:

passe a ponta do ferro na esponja (daquelas para banho)

Só não sei se o material da esponja de banho é substancialmente diferente de um plástico. Nunca testei. Talvez você tenha que manter a esponja úmida como no caso da sugestão/comentário abaixo

 

Não quiseste adquirir esponja vegetal para ferro de solda junto com seu kit de ponteiras? Ela deve ser mantida úmida.

D_NQ_NP_978283-MLB41909381301_052020-O.w

 

E vê se as ponteiras são de cobre: passe um ímã.

 

off..

O amiguinho acima tá igual cego em tiroteio 😁. Amigo .. publique no forum apropriado ok? Tenta este:  https://www.clubedohardware.com.br/forum/277-jogo-x-configuração-do-pc/

 

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6 horas atrás, MOR disse:

Usando o ferro com um dimer comum

Talvez off topic, mas quem sabe serve para mais alguém preocupado com soldador...

 

Gostei da ideia do @MOR porque meu soldador toda hora fica com a ponta azulada. Chama 40 mas é de 34w:

 

ferro-de-soldar-hikari-plus-40w-127v.jpg.9cc520414cbdc3e70a1feee1bc4ea6e4.jpg

e aí eu fico no liga-desliga porque muito quente é aquilo que você falou, MOR: muito quente, a solda não gruda na ponta, fica como gota de água numa frigideira muito quente, flutuando...

 

Pois bem... dei uma procurada pela Internet e achei vários esquemas para montar um dimmer adequado, uns bem complicados, com PWM, outros me parecendo mais fáceis, com um chip do tipo TO220, uns para motores, outros para LED, outros para, sei lá... liquidificador, lâmpada etc.

 

Se não for abuso, será que alguém indicaria um esquema que não fosse complicado de montar e que seja adequado para o soldador que tenho? Ou não, será que esses circuitos são sempre complexos por sua natureza?

 

Grato.

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1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Se não for abuso, será que alguém indicaria um esquema que não fosse complicado de montar e que seja adequado para o soldador que tenho? Ou não, será que esses circuitos são sempre complexos por sua natureza?

Pra soldador, por ter uma potência baixa aquele dimmer comum com apenas 4 componentes serve. 

Tem aos montes tópicos falando sobre eles aqui caso queira saber dos detalhes, mas o circuito é esse aqui:

images?q=tbn:ANd9GcTJ32KcqoiM9WFvCfibooU

O diac se for difícil achar pra comprar, sempre tem naquelas lâmpadas fluorescentes compactas. 

 

Em tempo... 

Eu tinha uma revista antiga que tinha um circuito interessante pra descansar o ferro quando ele está em espera na bancada. 

Consiste de um botão preso ao suporte de descanso do ferro, ao colocar lá a corrente diminui ao retirar volta ao normal. 

Se eu achar posto aqui. 

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Ponta azulada o ferro tá quente pra k7. O fluxo evapora rapidão e nem cumpre direito sua missão: facilitar a aderência, além claro de reduzir a vida da ponteira. Uma alternativa minimalista é um simples 1n4007 em série. Vai passar 50% da potência mantendo quase bem quente quiçá soldável. Pra um aquecimento rápido temporário: uma chave LD em paralelo com o diodo... o provável botão do @Renato.88  😁

 

Na outra extremidade da questão... era uma vez um ferro que aquecia pouco pra determinado propósito. A V da bancada era baixa. A luz que me foi concedida: retificar onda completa e filtrar 220uF/250V: a V ia pra uns 150Vdc e a missão era cumprida.

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8 horas atrás, Renato.88 disse:

Em tempo... 

Eu tinha uma revista antiga que tinha um circuito interessante pra descansar o ferro quando ele está em espera na bancada.

Tem aquela opção de usar apenas um diodo 1N4007 com uma chave. Com o diodo a potência cai à metade, apesar de ser demais. A chave pode ser atuada pelo descanso do ferro em sua posição normal.

Mas acho que é mais simples e barato um dimer daqueles de ventiladores de teto.

MOR_AL

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Achei uns dimmers no ML, por exemplo

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680839506-mini-dimmer-universal-1000w220v-650w127v-dimer-bi-volt-pt-_JM#position=8&type=item&tracking_id=c65c87cd-391e-4510-b800-5a9ddfe26967

 

Mas tô achando que vou tentar montar um baseado no esquema do amigo Xará

 

images?q=tbn:ANd9GcTJ32KcqoiM9WFvCfibooU

 

Não achei difícil encontrar o diac, @Renato.88, achei  marcado como DB3. Será que esse serve? O triac TIC226 também não é difícil.

 

O esquema só com um 1N4007 funciona mas aí o ferro não esquenta o suficiente. Tem, como diz a @.if, o botão que esquenta o ferro, rs...

 

Mas tô pensando que esse diodo pode ser usado em conjunto com o dimmer: se der para dar uma adaptada no suporte, quando fora dele a temperatura ficaria limiada ao dimmer; quando no suporte, dimmer + diodo, no lado da alimentação que está indo direto para a carga, será que funciona?

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3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

achei  marcado como DB3

Sim, é desse mesmo que usa. 

 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Mas tô pensando que esse diodo pode ser usado em conjunto com o dimmer: se der para dar uma adaptada no suporte, quando fora dele a temperatura ficaria limiada ao dimmer; quando no suporte, dimmer + diodo, no lado da alimentação que está indo direto para a carga, será que funciona?

Pode, mas tem que ser independente (dimmer + diodo não dá). 

Você não pode ligar o diodo em série com o dimmer. 

Use uma chave com dois contatos pra ligar o dimmer de um lado e o diodo do outro. 

 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Achei uns dimmers no ML, por exemplo

 

São praticamente os mesmos desses esquemas aí. 

As vezes sai mais barato que comprar as peças. 

17 horas atrás, rmlazzari58 disse:

meu soldador toda hora fica com a ponta azulada. Chama 40 mas é de 34w:

 

ferro-de-soldar-hikari-plus-40w-127v.jpg.9cc520414cbdc3e70a1feee1bc4ea6e4.jpg

e aí eu fico no liga-desliga porque muito quente é aquilo que você falou, MOR: muito quente, a solda não gruda na ponta, fica como gota de água numa frigideira muito quente, flutuando...

Os meus ferros desse borracha azul não esquenta tanto assim. 

Fica muito tempo ligado e nunca vi a ponta azular. Fica somente escura quando o fluxo seca, aí passo o dedo rapidinho por cima e volta a ficar prata. 

 

Só vejo a ponta azul quando uso o ferro de borracha verde que é maior e mais potente:

images?q=tbn:ANd9GcSg_RtcUA1P1TfIEiHUGpD

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15 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Desculpe a minha ignorância, mas o que significa a "borracha verde"?, eles são definidos em wats, pela cor da borracha?

 

Somente nessa marca (hikari) a potência é definida pela cor da borracha. 

Amarelo 25W

Azul 34W

Vermelho 42W

e o verde de 50W. 

Os valores de potência parecem pouco, mas aquecem bem. Com esse de 50W já soldei fio grosso (4,6,10 e 16mm²) no padrão de entrada aqui em casa. 

 

 

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Para o triac, @Renato.88, encontrei um BT137-600E.

Mas como nunca usei nem esse triac nem o diac, bom... desculpe se a dúvida é muito básica mas

 

images.png.22f6312e062304dcb19aa11bc7f60e47.png

 

o diac não tem polaridade, é isso?

 

e o triac? Pelo que entendi o T2, que é o pino do meio, vai para a carga e o T1, que é o pino 1, vai na alimentação, tá certo assim?

 

Por fim, R1 pode ser de 1/4w?

 

Grato!

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21 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

encontrei um BT137-600E.

Esse aí serve. 

21 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

o diac não tem polaridade, é isso?

Não tem mesmo. 

22 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

e o triac? Pelo que entendi o T2, que é o pino do meio, vai para a carga e o T1, que é o pino 1, vai na alimentação, tá certo assim?

Sim, o pino do meio vai na carga. 

23 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Por fim, R1 pode ser de 1/4w?

Pode. 

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@Renato.88, que você acha de colocar um led em paralelo com a carga para monitorar a tensão que está indo para o ferro?

 

Pensei num led porque vi que no filtro de linha aqui, entre os dois pinos (fase-fase ou fase-neutro) tem um led e um resistor em série. Será que esse led é um led comum ou é um led especial, que suporta tensões como 110v e até 220v? O resistor é pequeno, parece desses de 1/4w, não dá para ver o valor porque, talvez de tanto esquentar, está escurecido.

 

Poderia dar um sugestão?

 

Grato!

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3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Pensei num led porque vi que no filtro de linha aqui, entre os dois pinos (fase-fase ou fase-neutro) tem um led e um resistor em série. Será que esse led é um led comum ou é um led especial, que suporta tensões como 110v e até 220v?

É um led comum mesmo. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

O resistor é pequeno, parece desses de 1/4w, não dá para ver o valor porque, talvez de tanto esquentar, está escurecido.

Eu tenho um "filtro de linha" com isso, pra mim led com resistor na rede é gambiarra. Pois o resistor esquenta muito. 

O resistor costuma ser acima de 10k. Encontre um resistor que faça brilhar no máximo quando aumentar tudo. 

 

Pode colocar no dimmer, só que põe um diodo 1N4007 em série pra retificar e não queimar o led. 

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Em 12/03/2021 às 00:06, Renato.88 disse:

Em tempo... 

Eu tinha uma revista antiga que tinha um circuito interessante pra descansar o ferro quando ele está em espera na bancada. 

Consiste de um botão preso ao suporte de descanso do ferro, ao colocar lá a corrente diminui ao retirar volta ao normal. 

Se eu achar posto aqui. 

Aí está...

Ferro de Soldar.pdf

O circuitinho eu achei meio complexo pra fazer uma coisa tão simples, mas vale o material didático que ainda pois pode servir pra outra coisa pois vale a criatividade!

O artigo veio da revista Elektor Eletrônica Nº1 de Julho de 1986.

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O circuito é bem bolado mas um pouco complicado, mesmo. Pelo que entendi, ele usa um lado do 4013 como temporizador para cutucar a base de um 547 que, por sua vez, dispara o outro lado do 4013 que por sua vez cutuca a base de outro 547 que por sua vez (ufa! finalmente) cutuca o gate do triac... Parece bem rebusto. E sofisticado, tem até um led monitor, dois ajustes de temperatura, um para quando o ferro estiver no repouso e outro, quando estiver fora do repouso. Por fim achei a ideia de fixar o botão na mesa bem bolada, mas aí tanto a mesa precisa ser apenas bancada quanto o circuito precisa de trafo e retificador.

 

Vou tentar fazer as duas caixinhas de MDF. A que tem um fio que vai na tomada, um pot, um led e um botão, que explico mais adiante, é quadrada, normal. Nela tô pensando em botar um jack RCA, para ligar no interruptor do suporte.

 

Para a de descanso do ferro, fiz uma espiral com um arame de cabide enrolando o arame num cabo de vassoura e deu um diâmetro bom. Vou tentar fixar essa espiral num furo do MDF com silicone para junta de motor, que diz que aguenta até uns 300°C. Esse silicone, Renato, quando cura não é bom transmissor de calor, acho que vai dar para fixar no MDF sem queimá-lo. E para firmar a espiral na caixa, a espiral fica mais apertada no furo.

 

Do projeto que você mandou, achei utilíssima a ideia de uma dobradiça. Imagina uma caixa cuja tampa, em vez de abrir para fora, abre empurrando a tampa prá dentro, assim:

 

suporte.thumb.jpg.0ab80c75b01c8081e350329c6f418d27.jpg

 

O fundo dela está cheio de cimento. Tenho uma mola, aqui, mas não testei se vai servir. Se não servir, vamos ver o que dá prá fazer com grampo de prender roupa no varal... Precisa ver o peso do ferro. Quanto mais vertical ele ficar, menos pressão sobre a mola ele fará.... Acho que vai tendo que adaptar na medida em que for fazendo.

 

Bom... quanto ao led, naquele esquema que você postou, não sei se estou exagerando mas, pô... um ledizinho tão delicado, 2v, nos 110v! Pensei no seguinte, para proteger o led, tirar dele, no máximo que der, a função de diodo exceto a de um diodo que brilha, que você acha?

 

2diodos.thumb.jpg.856f4217864f6371e8c6536e8e98cce1.jpg

 

10k é chute, talvez precise ser mais... a potência desse resistor pode ser baixa? Pode ser 1/4w, por exemplo?

 

Outra coisa é que tenho visto umas montagens no Youtube e pelo que percebi, depois de ligar o dimmer na tomada, precisa fazer a R do pot ficar quase zero para o circuito começar a funcionar. E como ali é quase zero, o ferro recebe o máximo de tensão disponível. E aí é ir aumentando a R aos poucos até que chegue naquele ponto que o MOR disse:

 

Em 11/03/2021 às 16:02, MOR disse:

começar a derreter a solda

 

Mas ter que fazer isso toda vez que ligar o ferro é meio chato, hein?

 

Então, para deixar o pot no ajuste bom e poder ligar e desligar o ferro, pensei em colocar um botão em paralelo com o pot, assim:

 

778478465_boto.thumb.jpg.e162049143babbf11358f60af0ca3f8d.jpg

 

Ligo ferro na tomada e mantenho o botão apertado até o led brilhar. Aí posso soltar o botão, que o pot se encarrega de manter a temperatura no ajuste anterior.

 

Que você acha? Será que precisa daquele R de 10ohm que coloquei (no chute, confesso) lá? Será que funciona sem esse R? Ou, afinal, será que isso aí funciona?

---

 

Ops! Quase esqueci de perguntar: aquele triac, BT137-600E, será que esquenta muito? Dá prá dispensar dissipador? Tem que ter uns furos na caixa?

 

'brigadão!

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