Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como conseguem ler a letrinhas dos diodos zenner?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Olá pessoal!

As vezes eu compro diodos zenner de sobra pra resolver meu problemas, os guardo (se perdem na caixa com outros), mas depois, quando pego eles de novo pra trabalhar não consigo identifica-los. Como vcs fazem para identifica-los sem precisar testar um por um?

Obrigado pela atenção, abraços e sucesso à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 horas atrás, codigo rápido disse:

Como vcs fazem para identifica-los sem precisar testar um por um?

Eu acabo testando um por um mesmo, as letrinhas são difíceis de ver até com lente de aumento. Isso quando elas não se apagam. 

 

Até desenvolvi um dispositivo pra testar, consiste de uma fonte de 30V com um resistor de 10k e um voltímetro. 

Ligo o zener em série com o resistor e a fonte, o voltímetro fica em paralelo com o zener. 

Quando é um diodo zener de um lado indica 0,7V do outro lado indica a tensão zener. 

Diodo comum indica 0,7V de um lado e os 30V da fonte quando inverso. 

 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Renato.88 disse:

Eu acabo testando um por um mesmo, as letrinhas são difíceis de ver até com lente de aumento. Isso quando elas não se apagam. 

 

Até desenvolvi um dispositivo pra testar, consiste de uma fonte de 30V com um resistor de 10k e um voltímetro. 

Ligo o zener em série com o resistor e a fonte, o voltímetro fica em paralelo com o zener. 

Quando é um diodo zener de um lado indica 0,7V do outro lado indica a tensão zener. 

Diodo comum indica 0,7V de um lado e os 30V da fonte quando inverso. 

 

Valeu Renato! Eu não tava muito afim de testar... mas acho que vou ser obrigado.
Eu pansei que pudesse existir outras caracteristicas visuais que poderiam me ajudar.
porque esse pessoal não faz a identificação esses diodos de uma forma menos porca?


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, codigo rápido disse:

porque esse pessoal não faz a identificação esses diodos de uma forma menos porca?

Pois é, né... 

Alguns tem a nomenclatura muito grande, fica difícil escrever de maneira legível num pedaço de vidro tão pequeno. Como por exemplo os BZX79Cxx. 

Poderiam quem manter o padrão de cores que existe nos resistores. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2021 às 08:48, codigo rápido disse:

Eu to com um problema chato aqui em casa.... as vezes compro diodos zenner para resolver meus problemas, mas com o tempo os guardo e esqueço as numerações. E o problema é que não consigo ler essas porcarias. São muito pequenas as letras neles. Como vcs fazem pra identificar os diodos sem precisar testa-los? tem como?

 

Isso é realmente um problema. 

As tintas usadas na identificação do componente (diodos e zeners para pequena corrente) não são apropriadas para tal. Começam a descascar etc.

 

Eu faço o seguinte, com uma lupa de 30X comprada no camelô:

 

1 - Vou a um espaço aberto, tipo janela. A luz sendo difusa melhora a visualização.

2 - Procuro ler o que está escrito (óbvio, né?).

2.1 - Quando consigo ler e ter certeza do que leio, escrevo o código em fita crepe e prendo no terminal do componente.

2.2 - Quando não consigo ler ou não tenho certeza do que significa, eu testo (corretor ortográfico reclamou, mas está correto) o componente. 

Aplico uma corrente de uns 10mA (são componentes do tamanho de um grão de arroz). Coloco um resistor de 1K em série, ligo a fonte de tensão regulada, variando a tensão desde o zero volt.  Meço a tensão sobre o componente. Inverto o componente no circuito e repito o teste.

Se for diodo ....você já sabe.

Se for zener, pode ou não conduzir com a tensão reversa. Na tensão direta fornece a tensão zener.

Anoto com fita crepe e problema resolvido para futuras necessidades. 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez uma lente macro barata, para usar com um smartphone de câmera boa, dê resultado satisfatório.

 

Update

 

IMG-20210706-WA0037.thumb.jpg.1ebf0a256245578a5aa1d211e48228f0.jpg

 

Xiaomi Mi A3
Câmera frontal
Lente macro
Zoom 8x digital
Laterna ligada
HDR ativado
Corte
Filtro: Bazaar

 

Obs.: trata-se de uma foto capturada à noite, em quarto, sob luz LED de 18W, em cima de lençol de cama.

 

@codigo rápido

 

Na minha opinião, dadas as condições de luz precária do ambiente, está excelente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A desvantagem que eu vejo no conta fios é a limitação de vão para objetos maiores tais como placas-mãe.

 

2006190360_3SZ.jpg.638fc2b4c15d4f790b26d17056e803cf.jpg

 

O campo de visão também é pequeno, que nem microscópio para biologia.

 

@codigo rápido, realmente a ampliação do conta fios fará toda a diferença!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Reaprendizado do dia:

 

IMG-20210708-WA0003.thumb.jpg.fcfa4ad206f4081e915b262ec5e27304.jpg

 

Fotos com lentes macro devem ser capturadas em 1x digital.

 

Registrando o óbvio:

 

Essa lente não faz ampliação; servindo apenas para "obter foco".

 

Smartphone não faz zoom analógico; e zoom digital implica degradação na resolução.

 

Corte

 

IMG-20210708-WA0003.jpg.8884a08166bce61ab574c7cb8997fa47.jpg

 

Obs.: essas imagens compartilhadas no Fórum já receberam múltiplas compactações JPEG.

 

Em screenshot de zoom na imagem original:

 

IMG-20210708-WA0010.jpg.0d87556a40921cbe973f76c240068426.jpg

 

Update

 

@codigo rápido, isso aqui é "pra ninguém botar defeito":

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sempre um jeito de resolver o problema.

Fotografei com uma câmera relativamente antiga (comprada a mais de 10 anos).

Peguei uma base de fita "Durex", que encaixava no cilindro que projetava da câmera quando ligada e que continha a lente objetiva e coloquei uma lente biconvexa. O diâmetro da lente coincidia com o da base que continha a fita "Durex". Com isso consegui uma ótima ampliação.

A figura seguinte mostram 9 cristais de ultrassom, quadradinhos. Cada um com 1mm de lado e o espaçamento entre eles é de 0,1mm. 

Tive que soldar para poder usar as propriedades eletroacústicas da matriz formada.

957086799_Fio2010Ed.thumb.jpg.a80e8874d39dd541bf57e9fc397dfbb0.jpg

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
6 horas atrás, Venancio Miranda disse:

Eu uso uma lupa com luz, ela tem zoom de 40X

https://proesi.com.br/lupa-de-m-o-solver-slp-181-com-led.html


eu uso uma esfera (valvula de dosagem) de tampa dosadora de garrafa de bebida.
Uma bolinha de gude bem cristalina que quando colocada perto da lente do celular, faz uma ampliação gigantesca. É usado nas escolas
Mas percebi que aqui o maior problema é que a impressão está muito desgastada ou completamente apagadas e não existem cores como no resistores para identifica-los.

com essas lentes você pode fazer um foldscope:


https://www.foldscope.com/

https://www.youtube.com/results?search_query=foldscope+lens

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!