Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pode queimar, dar choque, danificar peças como placa-mãe, etc ou o que?

sistema-aterramento-eletrico-residencial

O PC e equipamentos elertonicos em geral precisa de aterramento? Posso puxar um fio e comprar uma barra de ferro ou haste de cobre?

• Curtir 1
Postado

Se a fonte ATX do PC for boa com certificado 80plus não a necessidade de aterramento , o que pode ocorrer se não tiver aterramento é levar um pequeno choque ao encostar no gabinete do computador , caso de uma descarga elétrica o computador vai queimar com ou sem foi terra , para evitar a queima de equipamentos vai ter que comprar DPS da Clamper e colocar no quadro de distribuição da casa  e colocando DPS na tomada do computador , assim vai ter função o aterramento de proteger os equipamentos.

• Curtir 2
  • Confuso 2
Postado
20 minutos atrás, EDrosso Nirvana disse:

Se a fonte ATX do PC for boa com certificado 80plus não a necessidade de aterramento

??

Indo de encontro com justamente o contrário.

Claro que é recomendado um Aterramento, seja lá como for a fonte, selo 80+ não atesta qualidade.

Não tem sentido essa recomendação de deixar sem Aterramento só porque a fonte é de qualidade, ainda é propenso a queimar da mesma forma.

Se fosse assim, eu, o amigo @KairanD, @Jasiel, @Frib 2K4, e muitos outros que entendem do assunto, iriamos falar para não perder tempo fazendo Aterramento porque é algo que não tem necessidade se a fonte é de qualidade.

• Curtir 6
  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

@kifirefox O aterramento é bom, mas não é algo obrigatório, ele serve para drenar a energia excedente para o terra e fazer com que o usuário não tome choque ao encostar no gabinete, por exemplo. Também serve para proteger no caso de raios, para poder absorver a "pancada", mas também não garante em nada de que o equipamento seja protegido mesmo com um bom filtro de linha junto com aterramento, mas é uma barreira a mais de proteção.

O colega @faller tem propriedade no assunto, em outro tópico ele deu uma explicação para isso:

Citação

Surtos de tensão podem aparecer na rede elétrica de dois modos distintos.

Modo diferencial: Isto é, entre fase e neutro dessa rede elétrica. Esses surtos são originados pelas diferentes máquinas elétricas que passam pelo simples liquidificador até o motor do elevador de seu prédio ou a máquina de solda elétrica da serralheria da esquina..  Para eliminação desses surtos basta atacar com bons supressores, centelhadores ou dispersores a gás entre o fase e o neutro da rede.

Modo comum: Isto é, quando esses surtos de tensão se estabelecem entre os fios da rede elétrica e o aterramento ou massa. Geralmente derivados de descargas elétricas (raios) eles necessitam do aporte de aterramento para absorver os mesmos.

Sorte a nossa que a probabilidade da agressão por surtos em modo diferencial é muito mais frequente que aquela em modo comum.  Desse modo uma proteção contra surtos é bastante efetiva e em grande parte do tempo mesmo sem o aporte de aterramento..

Fonte: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1431134-usar-filtro-de-linha-sem-aterramento-é-o-mesmo-que-não-usar-filtro-de-linha/?tab=comments#comment-7714116

1 hora atrás, EDrosso Nirvana disse:

Se a fonte ATX do PC for boa com certificado 80plus não a necessidade de aterramento , o que pode ocorrer se não tiver aterramento é levar um pequeno choque ao encostar no gabinete do computador , caso de uma descarga elétrica o computador vai queimar com ou sem foi terra , para evitar a queima de equipamentos vai ter que comprar DPS da Clamper e colocar no quadro de distribuição da casa  e colocando DPS na tomada do computador , assim vai ter função o aterramento de proteger os equipamentos.

O aterramento não tem a ver com o tipo de fonte utilizada, como disse, serve para que o usuário não leve choque ao encostar no gabinete ou para auxiliar na proteção contra raios. O filtro da Clamper funciona tanto em modo comum quanto em diferencial.

Eu mesmo não tenho aterramento e nunca tive problemas, vejo que o pessoal ainda cria muito "misticismo" quanto ao assunto de levar o PC à rede elétrica, quando na verdade basta ligá-lo direto na tomada ou em um bom protetor de surtos (mais recomendável) igual se faz com qualquer aparelho em casa (TV, videogame, etc), mas o aterramento é recomendável a fazer, se possível.

• Obrigado 1
Postado

Pode me informar a marca e modelo do dps? onde comprar?

já tenho filtro de linha generico e fonte atx 80 plus corsair, quero saber se preciso de algo a mais para mais proteção.

Me recomende algum filtro de linha reforçado com centelhador a gás e tudo mais.

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, kifirefox disse:

Pode me informar a marca e modelo do dps? onde comprar?

DPS que fica lá perto do disjuntor necessita de aterramento. Um bom filtro da Clamper já protegerá seus equipamentos, se sua tomada for do padrão antigo, sugiro trocar também.

• Curtir 1
Postado

Sem aterramento, já tive problema no áudio: tinha um zumbido constante que vinha do PC para o amplificador, e que sumiu depois que aterrei o gabinete.

Como era apartamento antigo não tinha onde enfiar uma barra de cobre. Então preguei um prego bem comprido na parede, soldei um fio entre a cabeça do prego e um dos parafusos do gabinete.

(Por sorte o prego caiu bem entre dois blocos de concreto, e não no meio de um único bloco, o que teria feito com que o prego ficasse com parte de seu comprimento no ar.)

Acho que se medisse não ia ter zero volts ali... Mas usando o impreciso ouvido como medidor, o zumbido sumiu.

• Curtir 2
Postado

para quem acha que não precisa de aterramento, mude de opinião, porque o PC que instalei não tinha aterramento e levei vários choques mesmo que ele desligado no filtro de linha, ainda passa alguma energia no gabinete.

obs

(acabei de testar no PC do amigo esse defeito...)

Postado
7 minutos atrás, kifirefox disse:

para quem acha que não precisa de aterramento, mude de opinião, porque o PC que instalei não tinha aterramento e levei vários choques mesmo que ele desligado no filtro de linha, ainda passa alguma energia no gabinete.

obs

Isso aí é problema com o microdisjuntor do filtro. Desligado, não deveria passar corrente nenhuma.

Postado
13 minutos atrás, Shaman93 disse:

Isso aí é problema com o microdisjuntor do filtro. Desligado, não deveria passar corrente nenhuma.

vai ter que comprar outro filtro de linha? qual recomendação? (marca e modelo).

Postado
2 minutos atrás, kifirefox disse:

vai ter que comprar outro filtro de linha? qual recomendação? (marca e modelo).

Clamper.

Pega o Energia 5 ou o Energia 8.

Eu tenho 2 Energia 8, um deles está no meu PC mesmo, e o outro em TV, console e outro PC de empresa.

E quanto a passagem de energia e choque, já verificou se os fios na tomada está certo ? Tem caso as vezes que mesmo desligando o filtro na chave, a tensão passa ainda, pois os fios da tomada podem estar invertidos.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, kifirefox disse:

obs

Estranho, aqui não tenho aterramento e nunca levei nenhum choque assim, ainda mais com a chave do filtro desligada, se bem que aqui em casa nós usamos chinelo, você estava descalço?

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

E quanto a passagem de energia e choque, já verificou se os fios na tomada está certo ? Tem caso as vezes que mesmo desligando o filtro na chave, a tensão passa ainda, pois os fios da tomada podem estar invertidos.

acho que não tem como inverter o fase e neutro, nunca dá esse problema, sempre funciona de qualquer forma.

9 horas atrás, Frib 2K4 disse:

Estranho, aqui não tenho aterramento e nunca levei nenhum choque assim, ainda mais com a chave do filtro desligada, se bem que aqui em casa nós usamos chinelo, você estava descalço?

usei chinelo e encostei o dedo no HD e deu choque, no espelho da placa-mãe, etc.

Postado

posso fazer um aterramento sem a caixa de inspeção, pois ela não é necessaria para aterramento residenciais de casa.

como na imagem do inicio do topico.

quero só fazer um buraco e conectar o fio terra na haste de cobre, isso já é o suficiente para o aterramento funcionar, não precisa de acabamentos.

• Confuso 1
  • Triste 1
Postado
Em 08/07/2021 às 12:17, kifirefox disse:

posso fazer um aterramento sem a caixa de inspeção, pois ela não é necessaria para aterramento residenciais de casa.

como na imagem do inicio do topico.

quero só fazer um buraco e conectar o fio terra na haste de cobre, isso já é o suficiente para o aterramento funcionar, não precisa de acabamentos.

Poderá para tirar o zumbido e alguma eletricidadezinha estática. Ao fazer uma haste de cobre no quintal e jogar o fio de lá para o terra da tomada do PC você não vai ter aterramento, nem condutor de proteção, apenas um "zumbido-less" gambiarration do esquema "TT". Só isso. Se cair raio é até mais perigoso. 

Outra coisa importante: uma haste é suficiente desde que tenha pelo menos seccionamento automático por IDR e toda instalação esteja equipotencializada na entrada do padrão de energia (entrada). O padrão (de entrada) tem de estar c/ neutro aterrado, e essa haste "extra" tem de estar no mesmo potencial do neutro aterrado. Aí sim você terá algo mais parecido com aterramento e proteção contra morte

A haste de cobre serve apenas como referencial. O aterramento verdadeiro tem o cabo de cobre nu enterrado no minimo 2 metros interligado a outra haste.

Porém dá para fazer só com uma haste sim igual na foto do post #1, desde que siga a norma: equipotencialização e seccionamento automático, levando esse cabo de 10mm da haste ao quadro geral onde está o neutro aterrado e depois ao QDC. Lá no QDC deverá ter o barramento de terra e de lá sairão os condutor de proteção, presumindo que no QDC tenha IDR geral de 30mA para todo circuito

Postado
1 hora atrás, donzmaker disse:

Poderá para tirar o zumbido e alguma eletricidadezinha estática. Ao fazer uma haste de cobre no quintal e jogar o fio de lá para o terra da tomada do PC você não vai ter aterramento, nem condutor de proteção, apenas um "zumbido-less" gambiarration do esquema "TT". Só isso. Se cair raio é até mais perigoso.

É perigoso tomar choque em caso do chão de terra, mas se furar o chão de cimento e por uma barra de cobre, só vai dar choque no fundo da terra, e não no chão de cimento. se possível quero fazer algo seguro. a vida é o mais importante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!