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Tenho alguns televisores antigos e conheço as opções de adaptadores que ligam no RF e permitem conectar aparelhos RCA em televisores que tem somente RF.

Mas não quero utilizar estes aparelhinhos prontos, pois de qualquer forma vai passar pelo RF... e teremos todas aquelas interferências....

 

O que eu pretendo é o seguinte... adicionar entradas RCA nativas...

Não entendo muito sobre o funcionamento das TVs, mas acho que o tal varicap deve pegar o sinal e enviar por algum fio para a TV.

Então eu não poderia tirar o varicap e injetar o sinal de vídeo em algum dos pinos?

 

Obrigado.

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@Blumer Celta Tarde

 

Você tem duas maneiras,que seria isso 👇🏿, conversor RF ou conversor de HMDI para RCA.

D_NQ_NP_963692-MLB27598577485_062018-O.j

Um transforma conexão analogia para analogica e outra transfora sinal digital para analógico, então qualquer um deles corre o risco de dar interferência.

Para evitar interferência só usar cabos de boa qualidade e bem conectado.

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1 hora atrás, Blumer Celta disse:

adicionar entradas RCA nativas...

Não entendo muito sobre o funcionamento das TVs, mas acho que o tal varicap deve pegar o sinal e enviar por algum fio para a TV.

Permita-me comentar sobre isso.

De fato em algum lugar no circuito da tv há este sinal advindo do sintonizador e tal. O problema é você saber onde ele está sem muito conhecimento do circuito ... este aliás não é totalmente genérico ou seja não é idêntico pra todos televisores. Mesmo pra quem é do ramo já não é totalmente fácil achar (acho) por isso percebamos que seu comentário está simplista d+😉

Já o áudio é quase bem fácil: basta adaptar na entrada do circuito de saída de som, no pot de volume, na entrada do ci de saída e afins... mas não esqueçamos da questão da isolação em ambos os casos.

 

Por fim permita-me observar que ao usar o adaptador pra rf não há perda significativa da qualidade da imagem.

 

Agora.. se sua tv não tem entrada AV afff... é mais velha que eu kk ... já fizemos hora extra d+... profissionalmente falando claro😁

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Então, se achar a entrada deste sinal poderia ser possível?

 

vi casos de alguns televisores que são muito semelhantes (da mesma marca e praticamente o mesmo modelo)

a diferença entre elas é que uma tem AV e outra não...

acredito que devem utilizar os mesmos CIs... então talvez uma olhada em uma e outra (seguindo a linha do vídeo RCA), possa mostrar a diferença entre elas.e achar o ponto de entrada do vídeo...

Vou dar uma estudada nisso.

 

Obrigado

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18 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Então, se achar a entrada deste sinal poderia ser possível?

Vale mais pela adrenalina e curiosidade mesmo. Toma recursos técnicos e tempo considerável. Há questões como impedâncias, amplitude do sinal e etc. Mas não vá por mim não. Toca o barco 😁 e cuidado com choque 💀 😁

  • Obrigado 1
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3 horas atrás, Blumer Celta disse:

vi casos de alguns televisores que são muito semelhantes (da mesma marca e praticamente o mesmo modelo)

a diferença entre elas é que uma tem AV e outra não...

acredito que devem utilizar os mesmos CIs.

Existem casos e casos.... 

O mais comum é que as vezes deixam sem o conector AV e os lugares na placa ficam vazios, se tiver o esquema dá pra colocar os componentes que faltam e colocar a entrada, no ci existe um pino pra ativar ou não a entrada AV. 

Outro caso é quando essa entrada não existe no determinado chassi, sendo assim não é possível colocar em todos os modelos. Tem que analisar o esquema com calma e ver onde estão os detectores de vídeo e áudio, é nessa parte que se põe as entradas. 

 

E por último, existem uns televisores mais antigos que eram conhecidos como "rabo quente" eles não tem um trafo isolador. Funcionam com a tensão direto da rede apenas retificada, filtrada e estabilizada por um regulador step down. 

Nesses eu não recomendo fazer esse tipo de conexão, pois pode dar choque nas conexões, além de queimar os aparelhos conectados. 

Os primeiros TVs com entrada AV foram montados nesse tipo de chassis, pra contornar o problema a entrada AV tinha acopladores óticos (acho até que já postei o esquema aqui). 

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Andei vendo a placa das duas e realmente são bem diferentes neste caso.

Até o processador das duas é bem diferente...

acho que vou estudar um pouco mais antes de avançar. Obrigado pelas dicas.

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Só uma observação, adicionar RCA em TV com apenas RF realmente é possível, só não sei como fazer (porque nunca tentei kkk). Uma vez peguei uma TV que só tinha RF e um outro técnico adiciou RCA tanto vídeo como áudio , soldando os fios em algumas bobinas do varicap.

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Em 23/10/2021 às 11:23, lucas35 disse:

Só uma observação, adicionar RCA em TV com apenas RF realmente é possível, só não sei como fazer (porque nunca tentei kkk). Uma vez peguei uma TV que só tinha RF e um outro técnico adiciou RCA tanto vídeo como áudio , soldando os fios em algumas bobinas do varicap.

Obrigado. Na minha TV achei o esquema na internet (um PDF bem ruim), mas mostrava o pinout do processador. Peguei o datasheet do tal processador e no datasheet não mostrava os mesmo pinos 
(dá a entender que o tal processador é uma espécie de microcontrolador onde cada fabricante coloca seu código dentro)... Partindo disto, fiquei com o esquema da TV mesmo (SEMP1022 versão sem AV) e no esquema mostra um pino no processador nomeado como "TV/VIDEO"...

Na TV propriamente dita, este pino está flutuando...

liguei ele em 5v ou no GND para fazer testes, mas não mudou nada na imagem da TV, pensei que entraria em modo "AV"... mas não mudou nada.

Acredito que tenha que mudar o conteúdo da eeprom também para que esta função funcione.

Enfim, vou estudar mais e se ficar muito complicado vou comprar o equipamento sugerido na primeira resposta.

 

249271961_semp1022E.pdf

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Se esse televisor tiver menu de serviço, pode ser possível ativar o canal AV nos option bytes... Porém não mexa neles se não souber exatamente o que está fazendo.

E se essa tv for apenas pal-m não adianta tentar ligar aparelhos ntsc que vai ficar preto e branco. Já tentei ligar um ps2 (apenas ntsc) através de um modulador rf que tirei de um console antigo estragado em uma tv que era apenas pal-m. Funciona comprando um conversor próprio pro console que geralmente já inclui modulador rf. Consoles mais antigos nacionais (snes, sms, mega drive, nintendinho) funcionam bem por virem de fábrica em pal-m. Também é possível converter uma tv pal-m para ntsc trocando o ci de croma e mais alguns componentes.

E tem que se atentar na questão do "rabo quente" ou "terra vivo" pra não queimar o aparelho que vai ser ligado na TV.

  • Obrigado 1
  • 3 meses depois...
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Em outro tópico:

que era sobre o conserto desta TV, acabei recebendo varias dicas, e também com a ajuda de um amigo que deu uma boa adiantada no processo, para este televisor chegamos em um bom resultado com a imagem, agora falta a parte do som.

RESUMINDO:

O primeiro ponto que usamos foi a saída de vídeo do chip: CHIP = T51496P ou M51496P, mas não ficou muito legal (talvez pela falta dos componentes que citarei mais adiante)

 

chipdatasheet.jpg

primeira entrada de video.jpg

 

Depois refizemos s trilha cortada neste chip e pegamos o ponto de vídeo mais adiante (como não sabemos onde deve ser exatamente, estamos indo pela intuição e tentativa e erro:

 

segundo ponto de entrada de video.jpg

 

Com este novo ponto de vídeo, a imagem ficou boa (com a primeira gambiarra usando capacitores cerâmicos e a resistência), mas ficava borrada em cima (usamos um portátil chinês para os testes, pois se queimasse não daria muito prejuízo) mas a resistência se fazia necessária para que o portátil mandasse a imagem para a TV (sem isso a imagem ficava somente na própria tela do portátil). 

 

 

borrado em cima.jpg

primeira tentativa.jpg

 

Depois (testando com outros consoles), removemos a resistência e desistimos dos portáteis (vamos deixar somente para consoles de mesa mesmo, pois a resistência dava uma pequena piorada na imagem.

 

Por fim trocamos os CAPs cerâmicos por um eletrolítico (o valor não fez muita diferença, pois testamos vários e pareceu igual a imagem
) fato é que agora a imagem parece muito boa, beirando a perfeição que se pode esperar deste televisor, ficando somente a dúvida se o ponto final de entrada de vídeo que utilizamos realmente é o correto ou se pode queimar alguma coisa.

segunda tentativa.jpg

 

E ainda falta cuidar do SOM:

Conseguimos inserir perfeitamente o som na TV através da entrada direta do CI de áudio (desabilitando o mute que parece atuar por conta da função tela azul), mas com isso não temos controle do volume (sem o uso de um potenciômetro).

 

O que gostaria mesmo é de utilizar os controles de volume já existentes na TV (estão funcionais / a barrinha movimenta)

Mas ela ergue o som do chiado da TV, gostaria de achar um ponto de entrada para o audio e que cortasse o chiado (sei lá que peça produz ele (talvez o varicap) alguém tem alguma ideia? segue datasheet. Obrigado.

entrada direta.jpg

114257740_ToshibaTVC-102CrUnivIII.pdf

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  • 1 ano depois...
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Em 21/10/2021 às 22:17, Renato.88 disse:

televisores mais antigos...

que eram conhecidos como "rabo quente"...

Funcionam com a tensão direto da rede apenas retificada...

Nesses eu não recomendo fazer esse tipo de conexão...

pois pode dar choque nas conexões,

além de queimar os aparelhos conectados. 

Quando citou isso, pensei que se tratava de TVs bem mais antigas, como o caso das de válvulas etc...

Mas através de respostas ao outro tópico que postei aqui no fórum... infelizmente a TV onde fizemos tal gambiarra, é do tipo "rabo quente"

 

Atualmente o sistema funciona perfeitamente, até o som está funcional (sem chiado e sendo controlado pelas barrinhas da TV).

Não tem ocorrido choques nas conexões AV (ainda).

O GND das conexões é o mesmo dos CIs mais delicados (não vem diretamente da fonte). E o ponto de vídeo e áudio ele colocou mais lá pro meio da placa principal (esta TV tem 2 placas uma é a fonte separada).

 

No manual técnico da TV tem uma recomendação (que deves sempre verificar as conexões do televisor se não estão dando choques, antes de entregar ao cliente).

 

Mas agora fiquei com medo.. Qual a probabilidade (em uso normal do aparelho) de acontecer o tal choque nas conexões que poderia ferir o usuário e queimar os aparelhos (usando assim como foi feito com o GND dos CIs)

 

Obrigado.

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Em 25/10/2021 às 13:00, Blumer Celta disse:

Partindo disto, fiquei com o esquema da TV mesmo (SEMP1022 versão sem AV) e no esquema mostra um pino no processador nomeado como "TV/Vídeo"...

Na TV propriamente dita, este pino está flutuando...

liguei ele em 5v ou no GND para fazer testes, mas não mudou nada na imagem da TV, pensei que entraria em modo "AV.

Nesse caso, esse pino é uma saída. Ele muda de 0 a 5V conforme o botão do controle remoto. 

O controle dessa TV não tem o botão, mas se tiver o de uma outra TV semp toshiba funciona, escreve "vídeo" na tela. 

Essa saída serve pra ativar um CI que comuta as entradas av. 

1 hora atrás, Blumer Celta disse:

Quando citou isso, pensei que se tratava de TVs bem mais antigas, como o caso das de válvulas etc.

Por incrível que pareça, as TVs a válvula tinham transformador. Isso porque as tensões eram muito mais altas do que a fornecida pela rede. 

As que referi são as intermediárias, já coloridas e transistorizadas fabricadas na década de 80. Muitas delas, ainda em caixa de madeira. 

  • Obrigado 1
  • 3 semanas depois...
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Em 16/02/2022 às 13:13, Blumer Celta disse:

Com este novo ponto de vídeo,

Para que acompanha o tópico, na verdade houve um erro aqui, fui tentar refazer em outra TV e não deu certo, o cara que fez pra mim viu o esquema apontado na imagem e mostrou o erro. O erro se deu pela qualidade dos PDFs dos esquemas o "zero" escrito no esquema é daquele tipo de fonte onde ele tem um risco no meio.... e confundi com um "8".

Segue correção:

CORRETO.jpg

ERRADO.jpg

  • 5 meses depois...
Postado

@Blumer Celta  Eu sei que esse tópico já tem um bom tempo, mas estou tentando fazer esse mod numa tv igual e tenho algumas dúvidas:
Ainda está funcionando bem? Sem danos à tv ou aos equipamentos nela instalados?

Como você resolveu a questão do som, pra que ele funcione sem ruído e controlando o volume pela tv?
Qual o valor de capacitor que você usou na placa? E qual a polaridade? (o negativo do capacitor está conectado no conector AV ou no ponto de conexão da placa?)

 

Postado

Eu consegui fazer na minha TV Philco Hitachi 20" com transistores BC547. Segue o esquema que usei. 

Lembre-se que para cada TV o circuito pode variar.

aranha nova.jpeg

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@dirsors Deixe me ver se entendi. Esse circuito seria pra amplificar o sinal de vídeo? Se for o caso, acredito que nessa Semp 102 não seja necessário, já que o vídeo já fica bom injetando o sinal composto direto no ponto que @Blumer Celta indicou. Mas estou com uma Semp TVC100 que estou com dificuldades de fazer esse mod, e acredito que o culpado é justamente o sinal de vídeo fraco.

Tenho algumas dúvidas em relação a esse circuito que você postou. 12 V1 seria uma alimentação de 12v? O que seria V2? Onde estão a entrada e saída de vídeo composto? E o que seriam os pontos numerados?

De qualquer forma agradeço a resposta.

Postado

Sim, esse circuito é um amplificador de vídeo. Necessário para a Philco Hitachi PC2028U que tenho pois injetar o sinal "puro" não surte efeito - ele é muito fraco. Por isso o fiz. Pode procurar por "Vídeo amp circuit" na internet que vai achar semelhantes. Só que esse que fiz trabalha com os 12V que a TV fornece e por aí existem outros circuitos que trabalham com tensões diferentes.

Pode ver que no segundo transistor possui alguns resistores. Para achar o valor "correto" fiz testes usando potenciômetros e vendo na hora como ficava a imagem, até deixar assim que ficou bom.

V1 é a alimentação - 12V pegos de qq lugar da placa que forneça.

V2 é a entrada de vídeo. A saída desse circuito fica no emissor do Q2 - que vai na trilha do sinal de vídeo, mas antes tem que ser cortada para receber apenas o sinal injetado.

Postado
Em 25/01/2024 às 16:51, rgs011 disse:

Eu sei que esse tópico já tem um bom tempo, mas estou tentando fazer esse mod numa tv igual e tenho algumas dúvidas:
Ainda está funcionando bem? Sem danos à tv ou aos equipamentos nela instalados?

Como você resolveu a questão do som, pra que ele funcione sem ruído e controlando o volume pela tv?
Qual o valor de capacitor que você usou na placa? E qual a polaridade? (o negativo do capacitor está conectado no conector AV ou no ponto de conexão da placa?)

No final foi o outro cara que terminou.

Mas, precisa resolver ainda a questão do tal "Rabo quente". Mas pra frente vou tentar aprender isso (parece que tem que adicionar uns capacitores de alto valor. vou tentar aprender a lógica, se descobrir posto aqui).

Não sei se ele adicionou, mas a TV foi passada pra frente e que usa não reclamou de nada ainda. Parece estar funcionando bem.

No meu caso ainda preciso aprender muito sobre isso, e as impedâncias que ainda preciso entender.

O outro cara manja mais e fez varias partes sozinho. mas na parte do som (naquela TV em especifico, lembro que ele mexeu num chip que ficava lá atrás perto do varicap (T51496P). foi ali que ele mexeu, e tem alguma coisa também parece de desativar o mute do som (que neste modelo vai num cabinho que vai pra placa da fonte conde fica o CI amplificador), foi mexido algo ali também. Alguma coisa sobre a Tv cortar o som em caso de não entrar o sinal que ela espera (o sinal original dela de TV analógico).

 

Quanto aos capacitores, faz tempo que mexemos com isso, não lembro exatamente quais foram usados no final, mas foi feito o cálculo assim: Pegou-se uma caixinha de capacitores de sucata e foi tirando e colocando um a um até ver um que ficou decente. nada muito técnico não.

Em 25/01/2024 às 16:51, rgs011 disse:

Sem danos à tv ou aos equipamentos nela instalados?

Quem está usando não reclamou, mas é de extrema importância o aval de um técnico de verdade (categoria na qual não me encaixo de forma alguma), que possa resolver com perícia o tal do aterramento vivo da TV de rabo quente (se for o caso da sua).

Em 25/01/2024 às 21:32, rgs011 disse:

sinal de vídeo fraco.

Lembro que em alguns videogames o sinal ficou um pouco mais fraco do que em outros, (nos primeiros testes), no final ficou bom com todos em geral. Exceto e MD-Play que precisa ligar um resistorzinho em paralelo para que (o MD-Play), entenda que está conectado em uma TV, e solde o vídeo pela saída externa. *Talvez outros portáteis também precisem disso.

Fato é que este resistor extra estragou um pouco a imagem quando em uso com consoles de mesa, então deixamos os portáteis de fora (deve ser a tal da impedância que falta casar)

 

 

Postado

Esqueci de mencionar também:

Caso sua TV tenha a função  "tela azul", em alguns casos é preciso desliga-la até se obter um sinal de vídeo decente, pois as vezes a TV se recusa a sair do modo tela azul se o sinal for fraco.

Postado
Em 21/07/2023 às 14:10, Blumer Celta disse:

Mas agora fiquei com medo.. Qual a probabilidade (em uso normal do aparelho) de acontecer o tal choque nas conexões que poderia ferir o usuário e queimar os aparelhos (usando assim como foi feito com o GND dos CIs)

Sobre choque, não sei. 

Mas tem algo que já fiz e não contei nos meus posts antigos ali em cima.... 

Certa vez, meu tio trouxe uma TV Sharp 14" lá dos anos 80. Pediu pra eu colocar o AV nela porque ele queria ver TV por assinatura e o decodificador não tinha RF. 

Quando fui ver, a TV era rabo quente e pra piorar a parte do som é que me complicou, pois era volume eletrônico. 

No ci que recebe a FI do seletor, tinha o volume incluso. O que o potenciômetro do painel fazia era somente controlar um nível de tensão entre 0 e 12V num pino desse ci, a partir daí o som seguia para o amplificador. 

O vídeo era um pouco complicado, também. 

A solução simples que encontrei, foi colocar um modulador de RF (retirado de Vídeo K7) dentro da TV. 

Me esqueci que a TV era "rabo quente" e peguei 12V pra alimentar o modulador em algum ponto da placa. 

Fui testar naqueles aparelhos de "TV a gato" tinha antes e pra minha surpresa deu um curto. 

Aí descobri que o terra da TV a cabo era aterrado lá no poste da rua (mesmo potencial do neutro da tomada). 

No aparelho queimou apenas um resistor que fazia conexão entre os terminais AV e terra, na TV não aconteceu nada. 

Resolvi o problema, fazendo uma fonte a parte. Colocando voltas de fio rígido no ferrite do fly back. 

2 horas atrás, Blumer Celta disse:

Mas, precisa resolver ainda a questão do tal "Rabo quente".

Conforme disse acima, nas TVs CCE resolveram esse problema com o uso de foto acopladores. Encontrei o tópico onde eu já tinha comentado esse assunto, mas como estavam falando sobre áudio, não postei a parte do vídeo. 


    E aqui, o esquema completo da TV:

CCE HPS-1470.zip

 

3 horas atrás, Blumer Celta disse:

Quanto aos capacitores, faz tempo que mexemos com isso, não lembro exatamente quais foram usados no final, mas foi feito o cálculo assim: Pegou-se uma caixinha de capacitores de sucata e foi tirando e colocando um a um até ver um que ficou decente. nada muito técnico não.

Percebi que algumas TVs precisam de uma tensão de polarização junto ao sinal de vídeo. Se essa tensão estiver errada, a imagem pode ficar escura, muito clara ou então com aquela distorção no topo da tela igual aparece na foto acima. 

Teve uma TV que resolvi esse problema colocando um trimpot de 10k. Com uma ponta no 12V, a outra no terra e o meio junto ao sinal de vídeo. Um capacitor de 470uF ligado à entrada adicionada corta essa tensão dc para o equipamento que fornece o sinal. 

    
  

  • Obrigado 1
Postado
17 horas atrás, Renato.88 disse:

A solução simples que encontrei, foi colocar um modulador de RF (retirado de Vídeo K7) dentro da TV. 

Com isso, o cara precisaria sintonizar nos canais 3 ou 4, para tal aparato funcionar, certo?

 

17 horas atrás, Renato.88 disse:

Me esqueci que a TV era "rabo quente" e peguei 12V pra alimentar o modulador em algum ponto da placa. 

O problema no caso teria acontecido pois o GND deste "ponto da placa", era comum com o neutro que vinha da tomada, certo?

17 horas atrás, Renato.88 disse:

Conforme disse acima, nas TVs CCE resolveram esse problema com o uso de foto acopladores.

Estou estudando ainda e tentando aprender o esquema, mas a resolução com fotoacopladores ainda está num nível diferente do meu.

 

Não tenho fotos aqui agora, mas depois tentarei postar uma coisa que tenho observado em várias TV que tenho aberto:

Quando me deparei com a existência das "TVs de rabo quente", me veio a seguinte questão:

como eu não posso ligar o AV nas TVs e o cara me liga um varicap que é todo metálico e ligado no GND da TV? não daria o mesmo problema? Quando me dei conta desta questão filosófica, resolvi abrir a TV para ver como era feita a tal ligação RF.

E percebi que: O varicap era definitivamente ligado ao GND da placa (o mesmo que vais nos CIs), mas, do varicap até a saída RF tinha um cabinho com uma plaquinha na ponta (na qual tem o conector RF em si), e nesta plaquinha o GND é ligado por intermédio de 3 capacitores para alta tensão juntos (percebi isso em vários aparelhos de TVs).

Por isso me questionei se não poderia fazer assim para o AV também (ligar o centro do plugue AV no ponto de inserção de vídeo da placa), e o GND por meio destes capacitores.

17 horas atrás, Renato.88 disse:

Percebi que algumas TVs precisam de uma tensão de polarização junto ao sinal de vídeo. Se essa tensão estiver errada, a imagem pode ficar escura, muito clara ou então com aquela distorção no topo da tela igual aparece na foto acima. 

Teve uma TV que resolvi esse problema colocando um trimpot de 10k. Com uma ponta no 12V, a outra no terra e o meio junto ao sinal de vídeo. Um capacitor de 470uF ligado à entrada adicionada corta essa tensão dc para o equipamento que fornece o sinal. 

Muito obrigado por mais esta dica e das anteriores.

Postado
1 hora atrás, Blumer Celta disse:

Com isso, o cara precisaria sintonizar nos canais 3 ou 4, para tal aparato funcionar, certo?

Isso. Mas como ele ia assistir só a TV a cabo, nem precisava ficar mexendo na TV. 

1 hora atrás, Blumer Celta disse:

O problema no caso teria acontecido pois o GND deste "ponto da placa", era comum com o neutro que vinha da tomada, certo?

Não importa muito se é o neutro ou a fase. Tem um esquema com diodos lá dentro que ignora isso, deixando sempre a mesma polaridade. 

1 hora atrás, Blumer Celta disse:

Por isso me questionei se não poderia fazer assim para o AV também (ligar o centro do plugue AV no ponto de inserção de vídeo da placa), e o GND por meio destes capacitores

Não dá, os capacitores são de baixo valor. Permitem passar o sinal de antena porque a frequência é alta. 

O áudio e vídeo é bem mais lento e não passa, aí teria que subir o valor dos capacitores, só que aí a tensão da tomada também vai passar. 

 

  • Obrigado 1
Postado
11 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não dá, os capacitores são de baixo valor. Permitem passar o sinal de antena porque a frequência é alta. 

O áudio e vídeo é bem mais lento e não passa, aí teria que subir o valor dos capacitores, só que aí a tensão da tomada também vai passar.

Vivendo e aprendendo, Valeu por mais esta dica.

 

Quanto ao esquema da CCE HPS

Estive olhando e parece tranquilo de replicar (entender já é outra história), o problema é que teria que modernizar, andei pesquisando e aqueles foto acopladores não achei pra vender, talvez nem fabriquem mais.

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