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Como calcular o resistor da corrente de repouso


Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

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Bom pessoal, o circuito abaixo é uma adaptação de um circuito que funcionava com fonte simétrica de +/-9vdc para funcionar com fonte assimétrica de 9V, procurei mas não achei na internet alguma coisa a nível de calculo relacionado para esse circuito em específico que usa dois diodos e dois resistores.Como calculo o valor dos resistores R9 e R8 (na imagem eles estão com valores aleatórios)?.

E sobre o os 4,5v dc que está entre os diodos ele influência em algo?.

 

amp de phone.png

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  • Solução

@Felipe Alves 2207

Vamos lá:

0 - A potência de áudio vai cair muito, mas...

 

1 - Tente simular o circuito com R8 = R9 = 390 Ohms. 

2 - R5 e R6 estão com valores muito altos. Mais da metade do sinal é usado para aquecer R5 e R6.  Tente reduzir para 1 Ohm cada.

3 - Eu trocaria o resistor R1 por dois resistores de 47k em série e entre eles eu colocaria um eletrolítico de 22uF para terra (ou valor próximo, não é crítico). Isso vai retirar boa parte do ruído que vai aparecer na fonte quando a corrente na saída aumentar. 

 

Simule antes de montar.

MOR_AL

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@aphawk  A minha ideia era colocar pelo menos uns 350mVrms ''de pico'' na carga, isso já é suficiente para mim. Na verdade eu vou usar um NE5534 que aparentemente é original (comprei na indonésia kkkk), vou montar esse circuito na vida real agora é só esperar pelos componentes.

@MOR Simulei e funcionou bem, até demais, vamos ver na prática qual será o resultado, como dito anteriormente a minha ideia é jogar aprox 350mVrms na carga. No simulador chegou a passar de 1vrms então a chance de dar certo é grande.

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@aphawk, teria como indicar alguns ampops que são rail-to-rail real? Uns talvez não tão caros e que a gente encontra mais fácil, no comércio?

 

O 358, por exemplo, mesmo quando a alimentação é assimétrica, ele chega bem perto do 0v para saída "0"... Dá para dizer que ele é rail-to-rail?

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@rmlazzari58 ,

 

Olha esta imagem do datasheet :

 

image.png.07c2bc8c07cbbd5f08a0d751687a5041.png

 

 

Alimentando com 5V, a saída fica entre 20mV máximos e 3,3V mínimos. Mas a prática mostra que perto desses limites ele já perdeu a linearidade. Tecnicamente, longe de ser um rail to rail. 

 

Mas se no eu caso basta uma tensão de saída entre 0,2 e 3V ele pode ser usado com bons resultados.

 

Existe a versão rail to rail que é a LMV358, mas também é difícil de se achar ....

 

Quanto a indicar ..... até hoje não se acha nenhum deles facilmente em nosso mercado. Eu comprei via Ebay alguns modelos dual e quad, e são os que eu uso quando preciso de algo desse tipo. Tenho alguns LM6XXX e uns OPAXXXX , mas uso tão pouco que nem me lembro dos modelos exatos kkkkkk.

 

Paulo

 

 

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22 horas atrás, aphawk disse:

LMV358, mas também é difícil de se achar

 

Tava dando uma espiada e é difícil até no exterior, Paulo... Difícil, raro e caro. Vi uns, se não me engano, por algo como US$ 20 para residente nos EUA, o lugar da loja. Encontrei também uns por US$ 1, na Mouser, mas só SMD, da TI. Mas aí o frete é que é proibitivo: só UPS, Fedex, DHL, mínimo de US$ 35, pelo menos enquanto o real estiver nessa desvalorização absurda.

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  • 2 semanas depois...

Funcionou pessoal,com algumas ressalvas, montei conforme o @MOR indicou com exceção do TL082 que foi trocado por um  NE5534 e do capacitor de 470pf.

 

A corrente de repouso com ele frio ficou entre 50 e 60mA aproximadamente.

 

O resistor que vai entre o divisor de tensão e o terra é essencial, sem ele fica um ruído bem chato, porém, ao coloca-lo o ruído some.

 

O problema é que, ao ligar um potenciômetro para regular o volume, ele vira um controle de tom, ao abaixar o volume somem as frequências altas e passam somente as baixas, ao abrir o volume no máximo os agudos aparecem. Já pensei, em algumas possibilidades para resolver, porém em quase todas eu precisaria de mais um op amp, e pelo fato do NE5534 ter um ruído muito baixo não queria acrescentar outro para tentar resolver isso, aumentando assim o ruído.

 

Observação: a carga usada foi de aproximadamente 10 ohms. O sinal eu acredito que ficaria um pouco mais alto, o nível celular não conseguiu clipar a onda.

WhatsApp Image 2022-02-07 at 19.29.55.jpeg

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@Felipe Alves 2207 ,

 

Eu acho mais seguro um circuito clássico :

 

https://sound-au.com/project113.htm

 

Sua tensão de alimentação é

diferente, então recalcule os resistores para que circule a mesma corrente neles.

 

Eu montei esse circuito e uso um TDA8425 como pré, ficou muito

bom.

 

Paulo

 

 

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@Felipe Alves 2207 ,

 

Existe uma gambiarra legal nesse mesmo site do Elliot.... ele tem um esquema usando um terra virtual através do uso de dois reguladores, que permite usar uma fonte de 24V dessas comuns de parede e obter 10+10 Volts e é justamente para usar esse circuito de headphone que postei , e funciona muito bem. Tem muita coisa legal sobre áudio nesse site, pode brincar bastante !

 

Paulo

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Quem sabe alguém aproveita alguma coisa... esse é o meu amplificador de fone de ouvido para o meu próprio uso :

 

56258519_headphonenovoroteado.thumb.png.432fc3f8ae32df48306b2fa35c87978e.png

 

Os resistores de 100 ohms na saída de fone de ouvido podem ser alterados conforme a impedância dos fones.

Na verdade dá para tirar mais de 2 Watts em um alto falante de 8 ohms, zerando esse resistor, mas aí tem de colocar dissipador de calor nos reguladores de tensão.

Reparem que existem dois terras, um digital e um analógico, e os dois se juntam no Jumper J1, fiz assim para facilitar o meu layout....

Uma das grandes vantagens desse circuito é a ausência total de zumbidos e ruídos, já que os potenciômetros são usados como divisores de tensão da parte digital ...

Quanto ao programa para controle do TDA8425, existe uma versão prontinha para Arduino na Internet !

Eu fiz a minha em Bascom para colocar algumas coisas como guardar em Eeprom a ultima posição dos potenciômetros...

Os 4 conectores na parte debaixo do circuito são Leds indicadores de Estéreo, Espacial, Pseudo Estéreo e Mono.

Ah a tal da "Gambiarra" que eu citei no post anterior está na parte debaixo lado direito, é o truque do terra virtual com a fonte de 24Vdc.

 

Paulo

 

 

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@aphawk @aphawk Eu ainda vou tentar extrair alguma solução para a minha gambiarra, eu vou usar outro amp op como ''pré amp inversor '' ganho 1 mesmo, e vou jogar a saída dele no circuito acima na entrada inversora. No Multsim resolveu o problema de atenuar as frequências baixas vamos ver na vida real. Eu vou tentar fazer pré com o TL072 que me parece ser original, se der certo e pouco ruído, eu compro outro NE5534 faço esse pré de novo kkkkkk.

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Para ajudar a alguém fazer o layout :

 

image.png.415c5a9e3c38c78ef8251a6246541a42.png

 

image.png.4aee815eb018de758f634d36cb7f772e.png

 

Não sou bom de layout, mas ficou bom o projeto, sem zumbidos. 

 

Tudo foi feito no Proteus, a simulação do software de controle, a visualização dos comandos I2C enviados ao TDA, a análise em DC do amplificador, e a placa PCB.

 

Em tempo, o conector Função é para colocar um botão, e conforme ele é pressionado o s modos mudam de Estéreo para Espacial, depois Pseudo Estéreo e finalmente Mono.

 

O conector verde no canto superior direito ALIM1 é onde entra a tensão de 24Vdc, e o conector PWR é uma chavinha liga/desliga.

 

Paulo

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Numa sucata de TV velha acho que eu tenho um tda8425 desses, parece que em outra também tem o TDA8421 que é uma versão mais simples. 

Vendo esse projeto do @aphawk até me animei em fazer alguma coisa com eles. 

Depois vou ver se consigo controlar eles com um pic16f628, pois tenho muitos deles sobrando... 

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  • 2 semanas depois...

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